O Mosteiro Redentorista Transalpino de Papa Stronsay, ilha localizada no norte da Escócia, foi uma das primeiras comunidades religiosas a pedir auxílio a Mons. Marcel Lefebvre. Esperamos logo mais publicar um trabalho a respeito da colaboração de diversas ordens religiosas com o saudoso Monsenhor.
As suspensões dos padres de Papa Stronsay foram levantadas. Encontram-se agora em processo de aquisição de uma estrutura canônica própria. Como, além do mosteiro de Papa Stronsay, eles têm ainda instalações na Nova Zelândia, França e em outros países, é provável que seja concedida uma espécie de Abadia, a exemplo do mosteiro benedito do Barroux.
Padre Michael Mary, Vigário Geral, diz que eles simplesmente pediram o levantamento das suspensões e a Santa Sé concedeu, sem pedir nada em troca.
Basta lembrar que recentemente o mesmo Padre envolveu-se em uma polêmica com um norte-americano favorável a manutenção do status quo e de um distanciamento de Roma, julgando não ser o momento adequado para um “acordo” de Papa Stronsay e que deveriam, dessa forma, agir em união com a FSSPX. Aliás, os Redentoristas já davam sinal que não formalizariam uma espécie de submissão à FSSPX ao aceitar prontamente a Nova Oração para os Judeus na liturgia da Sexta-Feira Santa. Ainda mais, os fatos se agravaram quando irmãos redentoristas que estudavam no Seminário da FSSPX na Austrália receberam proposta, por parte do Reitor do seminário, de fundar outra casa redentorista para assim frear o desenvolvimento das relações Papa Stronsay x Santa Sé.
Em 28 de abril deste ano, Padre Michael Mary fez uma declaração sobre o relacionamento com Roma que, entre outras coisas, dizia:
Por outro lado, nós sempre recusamos seguir as tendências da Roma Neo-modernista e Neo-Protestante que se tornaram evidentemente manifestas durante e após o Concílio Vaticano II nas reformas dele surgidas.
Nesse período o processo de regularização já estava em andamento e, é claro, o Superior não faria esse tipo de declaração caso soubesse que atrapalharia as negociações. Logo, pode-se crer que a Santa Sé, se não aprovou, obviamente consetiu a respeito do conteúdo dessa declaração pública. O que legitima a posição adotada por esses Padres: contrários ao modernismo que se fez evidente no Concílio e em suas reformas posteriores, mas aceitos e em situação regular diante da Santa Sé. Para a tristeza dos modernistas.
Informações de SecretumMeumMihi:
1 de Julio, 2008
Fiesta de la Preciosa Sangre
Mis queridos amigos,
Estoy feliz de informales que el pasado Junio 18, frente al Cardenal Castrillón y a los miembros de la Pontificia Comisión Ecclesia Dei en Roma, Yo humildemente pedí a la Santa Sede de mi parte y de parte del concejo del monasterio que nuestras suspensiones fueran levantadas.
En Junio 26 recibí la palabra de que la Santa Sede había concedido nuestra petición. Todas las censuras canónicas han sido levantadas.
Nuestra comunidad ahora realmente se alegra de la indiscutible y pacífica posesión de la Comunión con la Santa Sede porque nuestros sacerdotes estan ahora en buena reputación canónica.
Estamos muy agradecidos con nuestro Santo Padre Papa Benedicto XVI por publicar, el pasado Julio, el Motu Proprio Summorum Pontificum que nos llamó a venir a una indiscutible y pacífica comunión con El.








"... muitos dos que se dizem católicos ajudam os «revolucionários» . São esses, sempre «moderados», que estimam a «tranquilidade pública» como o bem supremo. Esses católicos tolerantes, condescendentes, brandos, doces, amáveis ao extremo com os maçons e furiosos inimigos de Jesus Cristo, guardam todo seu mal humor para os que gritam «Viva a Religião!» e a defendem sofrendo contínuas penalidades e expondo suas vidas. Para eles, esses últimos são «exagerados e imprudentes, que tudo comprometem com prejuízo dos interesses da Igreja» ".
Que tenho eu, Senhor Jesus, que não me tenhais dado?… Que sei eu que Vós não me tenhais ensinado?… Que valho eu se não estou ao vosso lado? Que mereço eu, se a Vós não estou unido?… Perdoai-me os erros que contra Vós tenho cometido. Pois me criastes sem que o merecesse… E me redimistes sem que Vo-lo pedisse… Muito fizestes ao me criar, muito em me redimir, e não sereis menos generoso em perdoar-me. Pois o muito sangue que derramastes e a acerba morte que padecestes não foram pelos anjos que Vos louvam, senão por mim e demais pecadores que Vos ofendem… Se Vos tenho negado, deixai-me reconhecer-Vos; Se Vos tenho injuriado, deixai-me louvar-Vos; Se Vos tenho ofendido, deixai-me servir-Vos. Porque é mais morte que vida, a que não empregada em vosso santo serviço… - Padre Mateo Crawley-Boevey