Arcebispo suspende movimento da Renovação Carismática. Professor Felipe Aquino comenta.

Link para o originalNairóbi, 25 mai – O cardeal-arcebispo de Nairóbi, Quênia, John Njue, suspendeu em todo o território arquidiocesano, as atividades do movimento católico de Renovação Carismática. A decisão do purpurado remonta a 20 de fevereiro, após um seu encontro com 200 expoentes do movimento. A Renovação Carismática está presente com as suas atividades em 50 paróquias de Nairóbi. O predecessor do Cardeal Njue, Dom Raphael Ndingi Mwana’a Nzeki, havia nomeado, quando estava à frente da arquidiocese, um capelão para o movimento. A suspensão das atividades é ditada pela necessidade de melhor conhecer as características do movimento. (SP)

Felipe Aquino[Atualização - 26 de maio de 2009, às 19:16] Recebemos do Professor Felipe Aquino o seguinte comentário:

“Autor: Felipe Aquino – Enviado em 26/05/2009 às 18:11: Não é porque um arcebispo suspendeu temporariamente a RCC em sua arquidiocese que o movimento está proibido pela Igreja. Ela [t]em cerca de 4000 bispos.”

75 Comentários para “Arcebispo suspende movimento da Renovação Carismática. Professor Felipe Aquino comenta.”

  1. uruuuuuuuullll fogueira no circo!!!

  2. 1) Interessante essa notícia ser publicada pelo setor brasileiro da Rádio Vaticano. Mostra que eles não têm muita simpatia pela RCC. 2) Sugiro aos amigos que encham a caixa postal do prof. Felipe Aquino. Toda quinta no programa dele da Canção Nova ele lê notícias sobre a Igreja. Vamos lotar a caixa dele com esta notícia para ver se ele vai citá-la… felipeaquinoc@uol.com.br

  3. O problema é, pelo fato de a RCC ser muito popular a maioria dos padres e bispos fecham os olhos para os seus erros ,principalmente liturgicos,assim passa uma falsa impressão de que a RCC é infalivel, este bispo da Africa ao meu ver é muito corajoso ao barrar a rcc em sua diocese,para combater os abusos liturgicos é necessario cortar na raiz.Ao demais não é o primeiro bispo da Africa que dá o exemplo de zelo pela Igreja e fidelidade ao Papa, Isso é um sinal de uma igreja que embora pobre é fiel…

  4. Taí mais um grupinho que vai sair da Santa Igreja e fundar uma nova denominação protestante…
    Se forem, falta algum hão de fazer.

  5. Basta de pentecostalismos pseudo-católicos

  6. Pois é, suspensão temporária enquanto se conhece, depois que o véu da RCC tiver caído, que a suspensão seja definitiva.

  7. Boa tardes aos caros (a).

    Estou fazendo uma matéria sobre o impacto do padre de batina em meio aos fiéis e pessoas em geral.
    E gostaria que você me ajuda-se respondendo estás perguntas.
    Pode por gentileza mandar para meu email :tavaresdanilo@terra.com.br
    Qual sua primeira impressão ao ver um sacerdote de batina ?
    Conhece alguma história que monstre a importância do padre estar de batina ?
    Como as pessoas se comportão estando perto de um padre que a veste ?

    Sei que este não é o lugar correto para fazer estás perguntas, por isso peço desculpas.

    Pax Domini !

  8. Parece que finalmente chegou a vez da RCC prestar contas. Ela é tão prejudicial às almas católicas quanto a falecida e penada TL – esta sim devidamente inquirida pelo Vaticano na época do prefeito Cardeal Ratzinger. Está na hora de os líderes carismáticos explicarem diante das autoridades vaticanas as motivações deste estranho movimento dentro da Igreja.

  9. Não é porque um arcebispo suspendeu temporariamente a RCC em sua arquidiocese que o movimento está proibido pela Igreja. Ela em cerca de 4000 bispos.

  10. A RCC é uma tremenda fraude. Ninguém, em sã consciência, pode ser católico e defender os desatinos da RCC. Estou falando em português claro e não na língua dos anjos.
    Basta que um bispo, defendendo a verdade em consonância com o magistério infalível e perene da Igreja esteve revestido de autoridade.

  11. Mais uma vez o senhor Felipe Traquino nega em ver o que está na cara:

    Começou a cair a máscara do ”movimento carismático”!

    Como o pior inimigo do catolicismo é aquele que insiste no erro, o Traquino se comporta como um relaxado e um interesseiro lambedor de botas do Jonas Abib.

    Aliás, o senhor Felipe já criticou a vergonha que os ”padres” Marcelo Rossi e Fábio de Melo fizeram recentemente.

  12. Que o movimento n está proibido isso qualquer um sabe, mas que é um passo importante É. alguém teria que dar esse passo, e n foi um arcebispo qualquer ele tb é CARDEAL!!!!!!

    E quando uma pessoa qualquer nos confins do mundo escreve algo apoiando a rcc vira dogma para rccistas, se é contra correm com eclarecimentos.

    PAZ E FOGO, MUITO FOGO NO CIRCO!!!

  13. O sr. está CERTO em seu raciocínio, professor Felipe Aquino!

    Do mesmo modo que NÃO É PORQUE UM ARCEBISPO OU BISPO PROÍBE AS MAIS TÍMIDAS MANIFESTAÇÕES DE TRADICIONALISMO NA SUA DIOCESE, que o Tradicionalismo católico signifique um “cisma” com a Igreja; não é porque um Bispo proíbe CRÍTICAS ao Concílio Vaticano II, que as críticas a este Concílio representem um “afastamento” da Igreja. Críticas estas que foram permitidas pelo próprio Papa quando da criação do IBP. Paz e bem.

  14. Pode até ser a intervenção de apenas um único prelado…mas que é motivo de estrondosa comemoração e júbilo, ahhhhh… isto é!

    Hão de vir os dias de condenação para os inimigos da Cruz!

    Malditos protestantes!!

  15. Pessoal, tem um artigo muito bom no contra impugnantes sobre o Fábio de Melo:

    http://contraimpugnantes.blogspot.com/2009/05/padres-do-mundo-e-padres-no-mundo.html

  16. Deus Meu! ainda nos vemos como membros da mesma Igreja? Condenar um Movimento completo e não apenas seus abusos não é uma contradição quando se diz como fizeram comigo numa certa comunidade, que o Capitalismo não é mal em sim se mesmo, mas Só NOS SEUS ABUSOS…ora pra ser católico ninguém está obrigada a ser da Renovação. Eu, particularmente não gosto e não participo desse movimento. Mas não fico animado com a possibilidade de mais um cisma, mas divisão, mais rixas entre irmãos que professam a fé no mesmo Senhor. Que esta interdição sirva sim, pra Renovação corrigir seus erros, seus abusos e sua prostetantização. E que dessa forma contribua com a unidade da Igreja conforme seu Carisma e Espiritualdiade. É que falta de caridade cristã debochar de irmãos em Cristo, chamando um professor que no aspecto econômico e histórico, doutrinal e moral é tão tradicional quanto os postadores do site, de Traquino…não é este o caminho para uma Igreja Unida e Forte. É o que penso.

  17. Felipe Aquino tem razão, e Pedro Pelogia tem mais razão ainda.

  18. Pás e picaretas!!! Está na hora de se botar abaixo o edifício protestante da RCC e junto com ela os seus “mentores”.
    O sr. Felipe Aquino fez um comentário bem esdrúxulo para quem sempre se arvora a grande sábio e teólogo.
    O mal dele ( e de outros rccistas) é o orgulho cego. Tomara que acorde antes que seja tarde demais.

  19. Caro Francisco,

    Creio que o Professor AQUINO merece todo o nosso respeito. Penso ser falta de caridade tratar uma pessoa publicamente por apelidos que a ridicularizem.

    Agora quanto à Renovação Carismática em si, temos que admitir que ela já nasceu no seio protestante. Leia quando estiver com tempo o livro “They Speak With Other Tongues”, que conta como tudo aconteceu no seio de uma universidade com alunos protestantes.

    Agora gostaria de comentar a sua frase: “Que esta interdição sirva sim, pra Renovação corrigir seus erros, seus abusos e sua prostetantização”

    O problema meu caro é que se existe Renovação sem uma dose de protestantismo, não conhecemos, pelo menos em nossas igrejas aqui do RJ. É ela que enche as igrejas em todos os sentidos (inclusive $$$$). Para os nossos bispos o sinal de “vitalidade” não é a ortodoxia da Fé que se ensina dos púlpitos, mas a afluência de pessoas às igrejas e nisso a Renovação cumpre o seu papel.

    A missa como sacrifício e os papéis de sacerdote e leigo foram completamente alterados por este movimento. E o que dizer de corrigir abusos da Renovação? Uma Renovação Desnatada seria algo hilário para os renovados. Basta Ler Coríntios 13, que eles utilizam para explicar a diferença entre o dom das línguas e o dom da profecia, para percebermos a salada que eles fazem para justificar a confusão sonora que fazem nos encontros.

    Pessoalmente tenho muitos amigos da Renovação. Vejo que muitas pessoas tiveram suas vidas transformadas para melhor ao entrarem para a Renovação, mas não podemos deixar de admitir que foi uma protestantização enorme para a Fé Católica. Aqui no RJ a Renovação não ocupa um espaço, ela simplesmente tomou conta das igrejas, da Rádio Catedral, do jornal diocesano e de tudo.

    Na Europa a Renovação é mais branda e pode ser até agradável ouvir algum programa de renovação carismática na Rádio Maria e etc., mas aqui a coisa é flagrantemente protestantizada. E aí de você se for dizer para alguem numa missa que ele ou ela deve ficar de bico calado depois da Comunhão para você poder fazer suas orações sossegado. Como já aconteceu comigo, eles porão todos contra você e dirão que fazem aquela lenga lenga depois da Comunhão para que aqueles que não sabem rezar possam absorver as orações.

    De uma coisa temos certeza, Deus permite. E os bispos mais ainda.

    Eu só posso entender que ela pegou mais aqui no Brasil por causa da aridez da Teologia da Libertação. Por outro lado, creio que isso tudo está ligado em nível mundial com a agenda ecumênica.

  20. O Anuário Pontifício de 2008 informa que a Igreja tem 4.898 Bispos, se a RCC tem mais de 4000 Bispos com ela, então tem mais de 80% do episcopado mundial em suas fileiras. O que é um desastre não para os tradicionalistas, mas para o ocidente e para Igreja.

  21. Nosso Senhor já dizia que pela árvore conheceríamos os frutos. Bem, há conversões à Santa Igreja através da RCC? Podem dizer que sim, que há tais conversões. Mas serão conversões verdadeiramente ortodoxas ou, ao contrário, heterodoxas? Até que ponto um carismático está em total acordo com o Sagrado Depósito da Fé, com o Magistério da Igreja se ele pratica o que não faz parte da Tradição da Igreja?
    Orar em Línguas e outros carismas mais, foram comuns no começo da pregação do Evangelho como atestam os Atos dos Apóstolos, entretanto, no período imediato não se ouve mais falar de tais carismas. Sinal de que eles não são a essência da fé católica, mas vias marginais que deixaram de ter sua utilidade.
    Insistir nisso é permanecer estagnado em algo que não produz frutos. Mesmo assim, não se pode crer que haja ortodoxia na RCC, a começar pelas profanações litúrgicas, as missas-show, os padres que aderem ao século, à moda.
    É preciso vigilância para frear esse movimento tão “simpático” aos inimigos da Santa Igreja e aos frívolos que preferem uma fé self-service à crueza do Calvário.

  22. O orar em línguas dos apóstolos era muito diferente do enrolado de línguas dos carismaticos, assim como os protestantes, eles recorrem ao livre- exame, embora muitos carismáticos sinceros o fazem sem saber. A outra língua falada pelos os apóstolos era idioma e todos compreendiam. O apóstolo Paulo cita a presença de intérpretes, ou seja, de tradutores. Ao contrário, porém, a malfadada “língua dos anjos” ou do “Espirito Santo” dos carismáticos, ninguém entende e nem há intérpretes.

  23. Olha só pessoal a resposta que o professor Felipe mandou para mim:

    Renato,
    será essa a minha útlima resposta a você se não usar palavras mais respeitosas para comingo; não me lembro de ter-lhe chamado de ateu – se você se refere à frase que está no final do email, de Francis Colling – saiba que a envio a todos.
    Nossa Igreja tem o Papa e Bispos. Eu deixarei a RCC quando o nosso bispo D. Beni, e os papas a condenarem. Peço que veja os anexos. Com TODO RESPEITO.
    Prof. Felipe Aquino
    Site: http://www.cleofas.com.br
    Tel 0xx12 – 31526566 – Lorena – SP

    “Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas”.
    Dr. Francis Collins, médico, químico e biólogo americano, Diretor do Projeto Genoma (VEJA 24.01.2007)

  24. E no final ele mandou estes anexos:

    RCC e Bento XVI.doc
    23K Exibir como HTML Download
    02.10.2003.doc
    31K Exibir como HTML Download
    Bento XVI e RCC.doc
    20K Exibir como HTML Download
    Bento XVI elogia Renovação no Espírito – 2008.doc
    22K Exibir como HTML Download
    Bento XVI nomeou novos membros para o Pontifício Conselho para os Leigos.eml
    6K Visualizar Download
    Bento XVI recebe o representante da RCC na Itália.doc
    21K Exibir como HTML Download
    Bento XVI recebe o representante da Renovação.doc
    22K Exibir como HTML Download
    Bento XVI recebe representante da Rcc.doc
    22K Exibir como HTML Download
    D. Alberto – Dom de Linguas e Repouso no Espirito.doc
    67K Exibir como HTML Download
    Declaração do Papa à RCC.doc
    23K Exibir como HTML Download
    Entrevista com o padre Raniero Cantalamessa.doc
    27K Exibir como HTML Download
    OS PAPAS FALAM SOBRE A.doc
    90K Exibir como HTML Download
    PAPA 1998.doc
    33K Exibir como HTML Download
    Papa – RCC -Novos Movimentos.doc
    23K Exibir como HTML Download
    Papa a carismáticos italianos 2004.doc
    23K Exibir como HTML Download
    Papa a carismáticos italianos 2009.doc
    21K Exibir como HTML Download
    Papa Bento XVI concede Indulgência Plenária aos Carismáticos.doc
    21K Exibir como HTML Download
    Papa Bento XVI envia saudação à Fraternidade Católica – Eventos Canção Nova.htm
    102K Visualizar Download
    Papa pede à RCC promover a Eucaristia.doc
    22K Exibir como HTML Download
    PAPA RCC.doc
    27K Exibir como HTML Download
    PAULO VI E A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA.doc
    61K Exibir como HTML Download

  25. Nos tempos em que eu buscava a Religião Católica, cheguei a assistir uma palestra do professor Felipe Aquino aqui em Salvador, e quando os carismáticos ficavam fazendo aquela barulheira, ele orava em silêncio, isso para mim foi até bom, porque vi que não era estritamente necessário um “dom das línguas” como os outros, já que ele mesmo, que é muitíssimo conhecido, não procedia assim.

    Ele sempre demonstra muita educação, não sejamos nós a fazer escândalos com mau comportamento.

    Bem, a RCC carece de legitimidade, é culpada por insuflar ainda mais o sentimentalismo e o protestantismo prático na vida dos católicos brasileiros, tudo isso com ênfase muito pouca na doutrina católica (vejo alguma seriedade apenas no programa do professor) e uma grande responsabilidade por desviar o foco sacrifical e teocêntrico da Santa Missa e das coisas de Deus, por cerimônias muitas vezes bizarras, estrelismos, faltas de compostura e mesmo fanatismo (porque onde os carismáticos se instalam, não demora a tentarem impor comportamentos e atitudes deles nas outras pessoas).

    Só o espetáculo diário das Missas que deserespeitam todos os conselhos da Igreja, apenas isso já é forte indício para antipatizar com o movimento.
    E se levarmos em conta de onde ela nasceu… Dos inimigos da Fé, dos hereges negadores da Presença Real, dos protestantes… PORQUE PRECISAMOS ASSIMILAR A MENTALIDADE E OS GESTOS DOS PENTECOSTAIS PARA QUE A IGREJA SE RENOVE? Porque essa apelação?

    É para lotar estadios?
    Para ganhar dinheiro?
    Para passar uma falsa imagem de influência católica na sociedade?

    Não precisamos de estadios lotados, não precisamos de dinheiro a todo custo, não precisamos de aparência. Precisamos apenas ser fiéis ao nosso batismo e à TRADIÇÃO, porque Nela estão todas as formas corretas de se agir…

    Basta de padres galãs, basta de padres surfistas, basta de padres que se comportam como moleques que não amadureceram. Precisamos urgentemente de padres sérios, que se pareçam e se comportem como padres. Precisamos de homens firmes, e não de mundanização da Igreja.

    Espero que os muitos católicos fiéis e sinceros que batem na porta da RCC hajam de forma madura para refletir bem se é o que querem. O arcebispo fez um meio-favor não permitindo que a RCC ficasse por lá. Para fazer o favor inteiro, espero que ele compense com religião e práticas católicas simples e PURAS.

  26. Ricardo, você tocou no ponto exato que eu mencionei. Em Coríntios 13 eles fazem uma distinção clara no dom de línguas (que só deve ser usado com a presença de intérpretes) e o dom da profecia. Nos encontros carismáticos todos falam em linguas ao mesmo tempo, numa zorra total. Mesmo que tenha um intérprete não entenderia a confusão. Na Bíblia o mandamento é claro que de cada uma deve falar de uma vez e ser interpretado para que os demais entendam. Ademais, isso seria um dom e não um exercício.

  27. Muito sensatas e, na minha modesta opinião, praticamente definitivas palavras do BRUNO SANTANA sobre este assunto.
    É preciso que seja banido o sentimentalismo e a falta de conteúdo da “religião” carismática. Ela, assim como outras vertentes do progressismo pós conciliar, praticamente se envergonham da Igreja de Sempre, como bem notou um grande amigo meu quando viu num programa de TV onde um padre-cantor (?) era entrevistado e o apresentador fazia as já repetitivas e requentadas críticas à Igreja (celibato, Missa, dogmas, aborto, AIDS, etc.) e o padre, até então, carismático e falador (do seu sucesso como vendedor de CD’s), se calou.

  28. Caros irmãos (as) boa noite.

    Sempre quando vamos defender a fé devemos fazer com humildade e educação e não com prepotência e arrogância.

    Assim como na RCC tem abusos(não gosto muito desse movimento).

    No meio tradicionalista também há !

    Muitos tradicionalista se comportão como se fossem mais católico que o papa.

    Não queiramos nos colocar-se no trono de Pedro, não nos foi dado este poder.

    Defeitos e erros existem dos dois lados.

    Mas uma coisa é certa, todos somos católicos.

    E para todos vale a máxima de Nosso Senhor.

    “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave que está no teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”

    Pax Domini !

  29. Falou em renovação carismática, logo vem a defesa padronizada: “Não julgueis, e não sereis julgados”…

  30. Caro Danilo,

    Concordo com você no que tange defender a fé com humildade e educação. Devemos sempre nos policiar para não cair nos opostos, principalmente quando tivermos que explicar nossas posições para aqueles que de antemão já nos olham com preconceito.

    Creio, pessoalmente, que entre os trads o problema maior não seja tanto a questão de abusos (embora não estejamos isentos), mas do amargor e ressentimento e algumas vezes arrogância, visto que por tanto tempo instalou-se um clima de desconfiança e rechaço do movimento tradicional. Estamos lutando contra a maré dentro da própria Igreja e isso nos deixa a todos exaustos. Nossa causa não é apenas a luta pela verdadeira implementação da Missa Gregoriana, queremos ter acesso a um Catolicismo sólido.

    Agora quanto a questão do julgamento, podemos também pensar em discernimento. Queremos entender o que se passa ao nosso redor. Estudamos, lemos e discutimos e percebemos que algumas coisas atuais contradizem outras que foram ensinadas pelos padres há algumas décadas atrás.

    Veja que se todos os santos ficassem quietinhos sem “julgar” o que ou quem estava a sua volta teríamos ainda hoje grandes heresias.

    Santo Atanásio por exemplo brigou com meio mundo. Metade dos bispos da época eram hereges arianos e provavelmente o povo bem intencionado. O papa segundo grande parte dos historiadores era meio passivo. Vá que ele ficasse na dele sob o pretexto de “não julgar”. Vá que ele esperasse o Papa Libério tomar uma atitude contra o arianismo para não querer parecer “mais católico do que o Papa”, então, teríamos mais arianismo do que ainda temos.

    Como disse o autor do blog Athanasius contra mundum há mesmo casos em que católicos praticantes foram mais católicos dos que os papas da época (veja por exemplo o caso do Papa Estevão VII que desenterrou seu antecessor Formoso e o mandou julgar num tribunal surreal e depois jogar o corpo do pobre coitado dentro do rio, ou Alexandre VI com sua vida depravada e por aí vai).

    Creio que não devemos atacar as pessoas, usar apelidos pejorativos, gritar, utilizar palavras grosseiras, mas uma indagação séria do que está ao nosso redor faz parte do processo de aprendizado de nossa Fé (aliás os modernistas usam exatamente esse método “ver, ouvir e julgar”).

  31. Digo “ver, julgar e agir”

  32. Danilo bateu a cabeça? já esqueçeu sua discussão com o monge herege? eu hein!

  33. Professor Felipe Aquino, ao invés de entrar nos blogs católicos para fazer comentários impertinentes e que em nada contribui para a Igreja, por que o senhor não chama a atenção desses Padres que só querem se aparecer como esse tal Padre Fábio de Melo, um vaidoso que faz de tudo para se aparecer e já foi até no faustão e no jo soares? O senhor disse alguma palavra sobre a presença da guerrilheira petista e pró-aborto Dilma Roussef que usou a Missa como comício político, sob as bençãos de Padre Marcelo Rossi.

  34. Caro Sr. Danilo,

    Colocar a Tradição Católica no mesmo nível que a RCC é forçar muito a barra. Se os tradicionalistas cometem erros, pode ter certeza que dentre esses pecados não está a irreverência, a vaidade e a insubordinação de gente que só quer ganhar notoriedade como Jonas Abib, Marcelo Rossi e o tal Fábio de Melo. A RCC é muito pior do que o próprio protestantismo, porque esse assume a sua aversão à Igreja de Cristo, já a RCC é grupelho protestante disfarçado de catolicismo. Tenha Paciência!!!!!!!

  35. Para todos também há a seguinte máxima de N. Senhor:

    “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” (Jo VII, 24).

    Porque emitir juizos é inevitável. Nem todo o juizo é mal. Quando dizem que nós, tradicionalistas, estamos agindo mal, quero crer que este JULGAMENTO de que estamos em erro venha acompanhado da Caridade em corrigir-nos.

    Mas, se querem nos corrigir, então fomos JULGADOS como estando em erro, ou não precisariamos de correção.

    Cristo também disse: “Se errei, mostra-me onde. Se não, porque me bates” (Jo. XVIII, 24).

    Bem, antes de tudo, ao tratar do carismatismo, não visamos a pessoas em particular. O movimento nasceu com defeito de fábrica… Será que é difícil compreender que ele nasceu da HERESIA? O que mais nos falta? Que alguém diga que a Igreja deve sua renovação a um elemento externo, uma sinagoga de Satanás?

    Basta assistir tantos e tantos vídeos espalhados por aí: as contorções, os espasmos, a alienação da realidade, a presunção de serem diferentes dos outros “por terem feito uma experiência pessoal com o Espírito”, as horríveis profanações, até mesmo os desvarios doutrinários, somados a toda uma mundanização vergonhosa estilo cristotecas, raves, shows de rock “católico”, histerias, super-stars…

    Então, para que o homem se aproxime de Deus, deve-se vender uma imagem mundana, protestante de fé?

    O tradicionalismo certamente, e Deo Gratias, não lota estádios, porque tudo o que faz é repetir as mesmas verdades de sempre, bater na mesma tecla… Porque depois de mais de 2.000 anos, ainda estamos no mesmo dilema da Cidade de Deus x Cidade do homem. Não queremos uma Igreja elitizada, mas certamente queremos viver como católicos, com teoria e prática, e finalmente: não queremos olhar para o passado e descobrir que nada temos em comum com os fiéis de outros tempos… Todo desenvolvimento na Igreja é bem-vindo. Desenvolvimento, eu disse: não revolução, ou enxerto mundano a pretexto de “cristianização”. Tudo no crivo da Tradição, nada sem Ela… E sempre com o espírito ancioso para obedecer nossos superiores, mas com a consciência de não aceitarmos um Evangelho diferente daquele que SEMPRE nos foi ensinado. Deixemos aos perversos a obediência cega que contraria a reta razão e a consciência.

  36. Salve Maria

    Há muitas diferenças entre erros modernistas e erros de quem segue a tradição da Igreja.

    Os erros modernistas são de nível doutrinário, é a introdução de heresias e comportamentos estranhos a Igreja Católica como a introdução do pentecostalismo protestante.

    Os erros cometidos pelo “tradicionalismo” não afetam a doutrina, não afetam o comportamento católico.

    Pax et bonum

  37. vomos separar o joio do trigo, exisrem boas pessoas na rcc e até padres sérios , entretanto o problema vai alem disso,a influencia protestante da RCC é um enorme perigo,não podemos nos comparar ao protestantismo só porque seus cultos estridentes são populares não quer dizer que tenhamos que fazer igual, nos católicos não precisamos parecer com nenhuma outra igreja,nossa tradição é eterna .

  38. Sabe pessoal o que torna pior a meu ver a situação do professor Felipe Aquino é justamente a sua erudição.
    O professor tem todos os meios sejam eles material ou intelectual para saber os horrores e da não ortoxia da RCC e não só da TL que ele tão ferrenhamente combate.
    O que leva o professor a permanecer defendendo esse movimento desastroso que se por um lado trouxe de volta católicos para o seio da Igreja, os espantou em número muito maior? E as conversões meteóricas? As pessoas que começam a frequentar os “cultos” católicos!!?? E derepente se debandam pra seitas outras em busca de novas emoções, sim, porque além das profanações e histerias tão conhecidas é isso que a Rcc tem a oferecer muita, muita emoção. É isso.
    Bem, acabei desviando do que realmente queria dizer que é: o que fará o tão ilustre professor sem a canção morna do Pe. protestante Jonas Abib? Acredito que para além do orgulho de ter que admitir que apoia o erro, financeiramente falando acredito que seria um tremendo prejuízo para esse senhor. É isso caríssimos. Esta é minha opinião. Senão o que justificaria?

    Em tempo: Fiz parte da RCC por muito tempo, acabei por abandonar o movimento pois corria o risco de deixar o catolicismo.

  39. Realmente a luta por uma fé que não contradiga a Tradição é exaustiva porque ela se dá dentro do próprio edifício da Igreja. O Dilema Cidade de Deus X Cidade do homem existirá enquanto existir a Igreja Peregrina. A fé não contradiz a razão nos dirá a Suma Teológica e o Espírito Santo não causa perda da consciência e a histeria como nos dirá a Teologia Mística dos Doutores Santa Tereza D’Avila e São João da Cruz.

    Vemos que infelizmente a RCC cita aos montes Santa Tereza para fazer dela uma carismática naquilo que ela justamente não é. A virtude da Prudência é solapada diariamente e em todas as horas nos Grupos de Oração da RCC.

  40. Boa noite aos Caros(as).

    Vejo que fizeram deduções erradas do que escrevi, explico o que queria dizer.

    Os carismaticos apesar de seus abusos e até “heresias” são católicos.

    E tenho que reconhecer que em temas morais eles são bastante obedientes a Igreja.

    E no meu meio (tradicionalista) existe muita prepotência e auto-piedade; já li que o papa (atual) é modernista, que Roma perdeu a fé etc…

    Com que autoridade atacamos o Vigário de Cristo ?

    Temos qe parar de se comportar como crianças mimadas e birrentas.Pois o máximo que crianças assim recebem
    é uns tapas de sua mãe.

    E é isto o que está acontecendo no meio “tradicional”.

    Apontamos o dedo para todos na Igreja e esperados em troca afagos e dengos.

    Só iremos receber hostilidade tendo este tipo de comportamento; invés de usar de educação e dialogo lançamos mão de insultos e agressividade.

    Condenanos tanto o sentimentalismo da RCC e vivemos usando do mesmo.

    Em situações difíceis e complexas devemos utilizar a razão e não ser guiados pela emoção,infelizmente a segunda domina em nosso meio.

    Devemos ter sabedoria e não só conhecimento.

    As duas parece ter o mesmo sentido mas não tem.

    Conhecimento como o nome diz é ser bem informado,estar por dentro do assunto.

    Já sabedoria é saber usar este conhecimento nos momentos certos e da forma correta.

    Está sobrando conhecimento e faltando sabedoria a nós !

    Se não buscarmos dialogar com a Igreja seremos sempre tachados de fanáticos e fundamentalistas.

    E nossos argumentos desqualitificados por terem
    vindos de “alienados religiosos”.

    Devemos respeitar para também ser.

    Darmos o respeito para sermos respeitados.

    Devemos buscar o debate, o que não quer dizer que abandonaremos a verdade.

    E não é aconselhavél ficar a trocar farpas com católicos de movimentos que não aceitamos em publico.

    Pois os inimigos da Igreja vai buscar utilizar de nossas desavenças para nos destruir.

    E não nos esquecemos que somente Pedro tem o poder e autoridade de julgar,condenar ou aprovar.

    Pax Domini !

  41. Bom exemplo do mau que a RCC provoca nos católicos é o caso do Seminarista que faleceu no Rio de Janeiro. O Seminarista Guido Vidal Franca Schaeffer faleceu no dia 01/05/09, uma sexta-feira feriado do dia do trabalho, às 15 h, “vítima de uma contusão provocada por uma prnacha, ENQUANTO SURFAVA NA PRAIA do Recreio dos Bandeirantes” (!!!)
    O Jornal “O Testemunho de Fé”, da Arquidiocese do Rio, que patrocina eventos da RCC e da TL, cita o caso do Seminarista morto e podemos verificar a estranha situação espiritual do falecido:

    “Guido era médico formado (…) se destacava pelo profundo ardor e uma fé intensa (…)Era conhecido dentro e fora da Arquidiocese pelas palestras e retiros que pregava para jovens, grupos de oração e religiososas. Exerceu durante muito tempo sua profissão médica junto aos pobres e moradores de rua. Tinha o desejo de, uma vez ordenado, trabalhar com os doentes mais pobres e abandonados. (…) Dom Orani (…) ressaltou o exemplo do seminarista Guido para os jovens, especialmente seus colegas seminaristas.”

    Apesar da vida de dedicação do seminarista, ele não abandonou a praia e o surfe, e é “exemplo” para seus colegas, segundo Orani.

    Padre Jorjão, conhecido como “sabichão” e parceiro do ex-Padre Zeca “Deus é Dez”, dá testemunho sobre seu discípulo:

    “(…) acompanhei (Guido) como um filho espiritual.(…) sua experiência na Canção Nova. (…) a fundação do grupo de oração fogo do Espírito Santo.(…)Durante todos estes anos, nunca deixei de me impressionar pelo testemunho e pela fé desse jovem de inteligência brilhante, humilde, sempre alegre e de uma santidade inquestionável.(…) um jovem que sem renunciar ao que é próprio de sua idade (esporte, gíria), sempre foi para nós um testemunho vivo de santidade. Agredeço ao Bom Deus por ter encontrado o Guidinho em minha vida. Ele seria o Sacerdote que eu gostaria de ser.(…) Em vida, ele tinha dois grandes desejos: ser Sacerdote e ser Santo; o primeiro não conseguiu realizar.(…) Que um dia tenhamos a graça, se o Bom Deus permitir, segundo o juízo da Santa Igreja, de termos esse seminarista como modelo e intercessor dos nosso jovens e dos vocacionados.”

    É este o modelo de seminarista para o Vaticano II: pratica surfe, fala gíria, membro da RCC, dividido entre servir à Deus e viver “como um jovem normal” que não abandona totalmente seus antigos hábitos. Já virou santo para Padre Jorjão e a RCC. Guido “era uma grande esperança para a Igreja”, segundo uma religiosa…
    A RCC dominou tudo… É este o modelo de seminarista que a Igreja? Dom Bosco, nos acuda!

  42. O Prof. Felipe Aquino, como bom liberal, apela para a quantidade de bispos que apoiam a RCC, como se a verdade dependesse do número dos que acreditam nela. Devemos lembrar a ele que o arianismo também já teve a maioria dos bispos, mas nem por isso a Igreja ficou ariana.
    Um abraço.
    Carlos.

  43. Da mesma forma que foi com o Arianismo, como hoje a maior parte dos bispos e padres é modernista, esperemos que a Igreja não fique Modernista…

  44. Caro amigo Danilo.
    Discordo totalmente de você quando escreve: “Condenanos tanto o sentimentalismo da RCC e vivemos usando do mesmo.”
    Não vejo na defesa da Fé e da Ortodoxia Católica nenhum traço de sentimentalismo, pelo contrário, denunciar o erro, apontando seus fautores é uma obra de caridade, pois como dizia S.Pio V: “Aquele que conhece a Verdade e não a proclama é um covarde miserável e não um cristão”. Ora, qual é a Verdade?
    A meia verdade que os rccistas proclamam com suas tropelias pentecostais em total desacordo com tudo o que a Santa Igreja sempre ensinou, sem romantismos, sem emocionalismos ou a Verdade que defendem os que amam a Tradição, verdade imorredoura e incômoda aos moles, aos inimigos da Fé?
    Todos aqui expõem o escândalo e a indignação diante das barbaridades que todos os dias vemos dentro dos átrios da igrejas, perpetrados por tantos bispos, padres e leigos que se apoderam da liturgia e fazem dela uma colcha de retalhos, pervertem os ensinamentos da Santa Igreja, seus dogmas, a Tradição Apostólica.
    É impossível, caro Danilo, ficarmos calados diante de tanto descaramento. Por isso, devemos sim mostrar o erro e seus fautores para que, tudo o que fazem nas trevas seja revelado na claridade.
    Abraços

  45. Danilo, Salve Maria!

    É absurdo isso que você diz de “dialogar com a Igreja”. Nós, Católicos, aprendemos e obedecemos e nos deixamos santificar pela Santa Madre, não temos nada que “dialogar” com Ela, como filhos malcriados respondões, francamente!

    Carlos, Salve Maria!

    Por mais que eu concorde com sua posição anti-RCC, só posso deplorar a leitura seletiva que você fez do argumento do professor da Canção Nova, que nos faz parecer desonestos: o argumento principal dele não é o número de bispos que apóiam a RCC, mas sim a aprovação constante da RCC por Bento XVI, que infelizmente é uma dura realidade: dê só uma olhada no nome dos anexos citados acima pelo Renato Lima!!

    É vigiar e orar, e fazer penitência, senão todos pereceremos!

    Salve Maria!

  46. MISSA TRIDENTINA REGIÃO DE MARINGÁ. Peço desculpa aos amigos por mudar o assunto, mas como este post está bastante comentado, algum dos amigos talvez poderia me ajudar. Há alguma missa tridentina na região de Maringá, Paraná? Ou ao menos uma missa no rito oriental?

  47. Caro Augusto,

    Sou de Maringá e freqüento uma igreja de rito católico oriental. Estamos (eu e amigos) tentando trazer a missa tridentina para nossa cidade.

  48. Prezado sr. Luis, muito obrigado. Você poderia me informar o endereço de lá e os horários de missas aos sábados e domingos? Trata-se de qual rito?

  49. O rito é ucraíno-católico. Melhor nos falarmos via e-mail! O meu é luizcarlosmf[ad]gmail.com (substitua [ad] pelo arroba).

  50. Prezado Rodrigo Ruiz, boa noite.

    Quando eu falo “sentimenlismo” não estou a falar dos exageros da RCC que ocorrem em seus encontros.

    E sim de agir e falar de um forma prepotente e até com um certo rancor; como está acontecendo constantemente aqui !

    Devemos sempre falar a verdade mas de forma sábia e prudente.

    Não devemos se acovardar e também não podemos ser arrogantes.

    Invés de combater “erros” muitos ataca as pessoas que os cometem.

    Pax Domini !

  51. Estimado Vicente,boa noite.

    Salve !

    O que a FSSPX está fazendo ?

    Não é conversar com o Vaticano ?

    Não se esqueça de quem está por trás de todas as crises e heresias que a Igreja está a sofrer não é humano !

    Da forma como você fala quem vai lhe dar atenção ?

    Os erros de alguém a gente deve monstrar com firmeza e amor.

    Pois não queremos a condenação do errante e sim sua conversão, não é ?

    E partindo com tudo para cima da pessoa certamente você vai à afugentar e fazer ela ter raiva de você.

    E sendo odiado por ela como você vai libertar ela do erro ?

    Pax Vóbis !

  52. Sobre padres mundanizados tratou S.S. Leão XIII na Enciclica Fin dal princio. Este trecho é bem interessante e se aplica bem a certos moderninhos:
    “(…)For those who watch the times and the changeable condition of society, these are the right and the greatest gifts that could shine in the Catholic priest, together with the principles of faith; every other quality natural and human would certainly be commendable, but would not have with regard to the sacerdotal office anything but secondary and relative importance. If, therefore, it is reasonable and just that the clergy should accommodate themselves as far as is permitted to the needs of the present age, it is still more necessary that the present depravity of the century should not be yielded to, but strongly resisted; and this while corresponding naturally to the high end of the priesthood, will also render their ministry still more fruitful by increasing its dignity, and therefore gaining it respect. It is seen everywhere how the spirit of naturalism tends to penetrate every part of the social body, even the most healthy; a spirit which fills the minds with pride and causes them to rebel against every authority; depraves the heart and turns it after the desire of earthly goods, neglecting those eternal.(…)”

    é… está em inglês…

    A enciclica comlpeta está no site do vaticano:

    http://www.jesus.2000.years.de/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_08121902_fin-dal-principio_en.html

  53. Corrigindo… faltou um peda~ço do trecho

    For those who watch the times and the changeable condition of society, these are the right and the greatest gifts that could shine in the Catholic priest, together with the principles of faith; every other quality natural and human would certainly be commendable, but would not have with regard to the sacerdotal office anything but secondary and relative importance. If, therefore, it is reasonable and just that the clergy should accommodate themselves as far as is permitted to the needs of the present age, it is still more necessary that the present depravity of the century should not be yielded to, but strongly resisted; and this while corresponding naturally to the high end of the priesthood, will also render their ministry still more fruitful by increasing its dignity, and therefore gaining it respect. It is seen everywhere how the spirit of naturalism tends to penetrate every part of the social body, even the most healthy; a spirit which fills the minds with pride and causes them to rebel against every authority; depraves the heart and turns it after the desire of earthly goods, neglecting those eternal.

  54. Caro amigo Danilo.

    Compreendo seu ponto de vista, mas não concordo.
    Por que a Santa Igreja se utiliza da excomunhão? Por ódio? Obviamente que não. Até a excomunhão é um gesto de caridade, pois visa levar o excomungado à conversão e reintegrar-se ao seio da Igreja. Assim sendo é muito útil combater aqueles que solapam o Sagrado Depósito da Fé, apontando seus erros e levando-os a uma sincera reparação dos mesmos. Mas, e quando estes, mesmo conhecendo a Verdade a rejeitam? Devemos ser doces com eles enquanto pervertem a Fé? A doçura vai fazê-los retornar? Não! Nosso Senhor usou de energia e dureza para condenar os fariseus, inclusive chamando-os de “sepulcros caiados por fora e podres por dentro”. Usou do chicote para expulsar os vendilhões do Templo. Foi, por isso, odiado por eles, mas, o que é o ódio de nossos inimigos diante do sagrada dever de se defender a Fé Católica das heresias e mentiras que se espalham confundindo a cabeça de tantos católicos?
    A Fé Católica não é para os moles, caro Danilo, mas para aqueles que, longe de todo respeito humano, defendem-na com a postura de soldados de Cristo. O que todos somos pela graça do Sacramento da Crisma.
    Abraços!

  55. Caro Danilo Augusto, bom dia

    Quando você diz “Os carismaticos apesar de seus abusos e até “heresias” são católicos”, bem, não seremos nós a nos arvorar como juizes, para definir quem é católico ou não.
    E obedecer os temas morais da Igreja é correto. Mas é obrigação de todos. Mas a crítica contra a RCC é justamente no que ela destoa, não no que ela faz direito.
    Porque não existe mal absoluto em coisa alguma, Danilo. Qualquer seita possui algo de bom, no meio de um caminhão de mentiras…
    Então a questão não é aplaudir o Santo Padre, ou atrair pessoas de boa vontade, ou seguir a Moral Católica. A questão está no que fazer nos erros que nos distanciam: aceitá-los em detrimento da pureza da fé? Ou combatê-los em nome da Verdade, que é algo mais precioso?
    Porque é melhor sermos poucos e termos uma unidade de fé e de pensamento, do que sermos muitos e não chegarmos a um consenso da própria fé que dizemos praticar.
    Dar ouvidos ao que dizem, como “o papa atual é modernista, Roma perdeu a fé”, e coisas do gênero, bem, na melhor das hipóteses é sair do foco principal, e gravitar em torno de declarações irresponsáveis ou inadequadas para o momento em que vivemos.
    Assim como não se deve combater os erros do carismatismo através das pessoas, o mesmo se aplica ao tradicionalismo: os extremistas são pessoas, e não o movimento como um todo.
    E é igualmente reprovável direcionar as críticas às pessoas dos romanos pontífices ou à Sé Romana. Porque antes de tudo, isso não contribuiria para combater os problemas, antes serviria para fazê-los parecer ainda maiores do que são, e traria antes discordâncias e confusões, do que esclarecimentos.
    Se o problema é o Modernismo, deve-se atacar o Modernismo. Pode-se apontar exemplos no comportamento alheio, mas nunca sair fulminando as pessoas com anátemas, pois a imensa maioria dos tradicionalistas são leigos sem autoridade. E mesmo os religiosos, padres e bispos não podem usurpar esse direito de declarar heresia, pois em última análise isso cabe aos ordinários locais e ao Santo Padre.
    Pois então, concordo. Não temos, nem devemos atacar o Vigário de Cristo. O que não significa que devamos omitir seus erros, quando este os tem. E por um simples motivo: 1)Causa escândalo; 2)Sai do foco do problema verdadeiro.
    Quanto a “dialogar com a Igreja”, deixemos isso a cargo da FSSPX, e torçamos para a Jornada de estudos teológicos que o IBP iniciou. Não somos nada além de leigos sem autoridade. O que sabemos é simples: se temos um copo de água destilada, puríssima, e deixamos tocar a pontinha do nosso dedo nessa água… Bem, então a água pode parecer pura, mas já não é mais… Misturar doutrina católica com elementos liberalizantes, modernizantes, em última análise é misturar verdade com mentira, e a verdade sempre saí prejudicada. Então, se Roma quiser nos conceder unilateralmente uma Prelazia, e isso não implicar nenhum tipo de mistura (como Campos tanto gosta de fazer), então Deo Gratias! E o que digo já não parece tão absurdo, pois Roma tem feito exatamente isso nos últimos tempos: em troca de pouco ou nada, tem aceitado este jogo.
    1)Com o Summorum Pontificum;
    2)Com o levantamento das excomunhões em troca de um simples apelo;
    E a idéia da prelazia ou administração apostólica partiu deles, não de nós.
    Sendo assim, cabe-nos apenas esclarecer a quem nos pergunta, os motivos de nossa fé. Tudo com muito respeito, tudo com muita calma, sem pressa alguma. Porque quem está com a Verdade não teme o tempo. Tudo o que espero é que nós nunca deixemos esmorecer o desejo de uma união real, porque não é bom viver como se Roma não existisse!

  56. Caro Rodrigo Ruiz,boa tarde.

    Concordo plenamente com seu ponto de vista!

    Só que a maioria ou grande parte não sabe que está distorcendo a ordotoxia católica, ou a combatendo através de suas atitudes, está “inocênte” !

    E é sobre esses “inocêntes” que eu falo para usar de sabedoria ao combater energeticamente seus erros.

    E também não podemos esquecer dizer ao errante ou “herege” que é para o bem de sua alma,(que lutamos contra seus ensinamentos).

    Pois se não o falar certamente ele vai tirar conclusões precipitadas e fazer deduções erradas, do
    que ele está a ouvir.

    Cristo foi firme ao combater os “doutores e poderosos” de sua época, mas calmo e sereno ao mostrar a falha dos humildes, apesar de usar de palavras duras as vezes.

    Assim também devemos ser, usar de palavras duras quando necessário e de serenas quanto também o for !

    Pax Domini !

  57. Estimada Bruna Santana,boa tarde.

    “Danilo Augusto ” ?

    Eu ?

    Você minha cara foi a pessoa que deduziu completamente o que eu estou tentando dizer !

    Só o Pontífice de Roma tem o poder de ligar ou desligar na Igreja, mas parece que a maioria dos católicos (como um todo) não entende isso.

    E o problema é que muitos tradicionalistas fica se apoiando nos slogans (papa modernista e outros), para viver fora da comunhão com Roma.

    Muitos do movimento tradicional está gostando da “autonomia” que tem sem Roma e não deseja perdê-la tão cedo.

    E parece que aqueles que busca a reconciliação não estão conseguindo se distanciar dos “autônomos”.

    Os que busca ficar sobre a sombra da férula papal está sendo atacado e acusado de traição pelos que não quer a união com à Sé de Roma.

    Deve ser separado e tirado do tradicionalismo os cismáticos e inclusive hereges, para que assim não aja generalização por parte de quem está de fora.

    Pax Vóbis !

  58. Caro Bruno (com o) boa tarde.

    Você arrumou Augusto de sobre nome para mim e eu lhe chamei de ela sendo que você é ele.

    Desculpa não tinha reparado, não prestei a atenção direito.

    A Ana Maria que me avisou .

    Pax et Bonum !

  59. Prezados,

    Salve Maria!

    Entre os vários e bons comentários aqui postados, sem dúvida um chamou-me deveras a atenção: “E tenho que reconhecer que em temas morais eles (os carismáticos) são bastante obedientes a Igreja.”

    Pediria aos senhores que acessem algum vídeo de um show do Pe. Fábio de Melo, ou de uma banda carismática agora muito em voga, a “Rosa de Saron”. O Youtube está repleto desses vídeos, inclusive o da entrevista do Pe. Fábio de Melo ao programa de Jô Soares.

    Pergunto: Onde está nesses, e em tantos outros fatos (contra os quais não há argumentos!), a obediência aos temas morais da Igreja pelos carismáticos ou seus expoentes??

    Em tempo, peço que leiam sobre a realização das famosas “Cristotecas”, nas quais ritmos mundanos utilizam-se de expressões bíblicas com o propósito único de tentar conciliar Cristo a Baal, o que é impossível. Isso sem falar da “escuridão” (no sentido propriamente dito) dessas festas (noturnas!), e que despertam nos jovens a sensualidade que os levam desde tenra idade (11…12 anos), a ficarem de mãozinhas dadas e se beijando no escuro, como se noticiou em minha cidade, Anápolis, no mês de maio, numa festa denominada BALADA SANTA!!!!

    Nunca fui da RCC, mas acompanhei bem de perto todas as sandices e imoralidades praticadas neste movimento, em especial, os abusos contra o Santíssimo Sacramento.

    Desta forma, defendam como quiserem esse “movimento protestante milimetricamente projetado para contribuir nas vãs tentativas maçônicas de destruição da Igreja”, mas, por favor, não mencionemos a suposta ortodoxia moral deste movimento. Façam-nos o favor!

    Deus os abençõe!

    Ad Maiorem Dei Gloriam

  60. Carissímo Frederico Aleixo,boa tarde.

    Creio que você está direcionando seu comentário a minha pessoa.

    O caro colega está generalizando !

    Não podemos nívelar todos os carismáticos ao mesmo nível, pois estaremos sendo levianos e demagogos.

    Já assisti a programas deles e posso lhe dizer que em matéria de moral(homossexualismo,aborto,masturbação)são sim submissos a Igreja.

    E é claro que vai existir “rebeldes” no meio dele assim como existe no nosso.

    Não podemos julgar a todos pelos erros (moral) de alguns é errado.

    Pax Domini !

  61. A submissão carismática à Santa Igreja, caro amigo Danilo, deveria também ater-se ao campo litúrgico, tendo em vista que a liturgia é a principal expressão da Fé Católica e uma liturgia deturpada provoca a derrocada da fé. Além disso, os arautos do carismatismo deveriam mostrar sua submissão obedecendo inclusive ao Motu Proprio Summorum Pontificum. Neste caso, refiro-me à Canção Nova. Porque até agora não se celebrou por lá a Santa Missa no Rito Dâmaso-Gregoriano. O Monsenhor Jonas Abib deveria, por ser o fundador e líder desta comunidade, dar o exemplo de obediência às diretrizes de Roma. Certamente, se o fizesse, seria motivo para que outros sacerdotes ligados à RCC também o imitassem.

  62. Pois é, cometemos enganos, desculpe…
    Acho que vi algum blogueiro com esse nome, e acabei transportando… Ficou “Danilo Augusto”, quando eu deveria dizer “Danilo Tavares”.

    É isso. Reitero o que disse.

    Nem se trata de nenhuma espécie de ecumenismo, porque eu tenho o carismatismo (e que se estende para todas as novidades estranhas à Tradição e que a contrariam) como obra de Satanás. Mas não quer dizer que vou sair numa cruzada contra as pessoas envolvidas, como se fosse um cristão combatendo os sarracenos… Tem que se ter algum critério, saber “segurar a onda” para não se jogar a água fora da bacia com o bebê junto!

  63. No meu tempo de criança a participação do católico na Igreja era, claro, pelo Batismo, e, se concretizava no Crisma e na Eucaristia. A vida de apostolado e de piedade era nas Associações religiosas de piedade aprovadas e indulgenciadas pela Igreja. Para os homens, a Liga Católica ou a Congregação Mariana; para as senhoras, as Confrarias de Mães Cristãs, Apostolado da Oração, etc.; e para as crianças, a Cruzada Eucarística do Coração de Jesus, coroinhas, marianinhos, etc. A proliferação de “Movimentos” na década de sessenta além de esvaziarem as Associações de piedade, criou uma brecha onde entraram desvarios dos “cursilhistas”, “comunistas (CEB´s, TL), e, também o carismatismo.

    No carismatismo há também a chamada democracia tão pedida pelos modernistas quando se incentiva a formação de “grupos de oração”, que, mais na frente, se transformam em “comunidades” disso e daquilo, e, a partir daí podem obter reconhecimento canônico. Já são conhecidos os estatutos provisórios do neo-catecumenato, focolares e da RCC, mas, e os desvios de formação desses grupos formados quase à margem da Igreja? Como serão consertados agora?

    Tem-se a impressão que os bispos, quando vêm formados esses movimentos em suas Dioceses, não têm força suficiente para analisar a fundo seus princípios e possíveis consequências, no máximo, nomeiam um Diretor Espiritual… simpático ao movimento.

    Há que se lembrar também que o documento “Apostolicam Actuositatem” do Conc. Vaticano II, muito incentivou os “movimentos” leigos e que, segundo os entusiastas modernistas, tinha o mérito de “desatrelar os leigos do clero” (sic!). Os frutos defeituosos estão vindo agora.

  64. Prezado Rodrigo Ruiz, concordo com você.

    Prezado Bruno Santana, errar é humano, concordo em parte com seu comentário.

    Pax Vóbis !

  65. Prezado Danilo,

    Salve Maria!

    Na verdade não julguei a todos da RCC. Creio que você se equivocou na interpretação.

    Vejamos o que eu disse: “Onde está nesses, e em tantos outros fatos (contra os quais não há argumentos!), a obediência aos temas morais da Igreja pelos carismáticos ou seus expoentes??”

    Veja você que não me referi a “TUDO”, mas a “ESSES E TANTOS OUTROS FATOS”, o que é “MUITO” diferente!

    Tenho amigos dentro desse “pseudo-movimento católico”, o qual, como é óbvio, se utiliza de mil devoções e de muitos comportamentos morais ortodoxos, afinal de contas, se tudo na RCC fosse ruim, por mais inocente que fossem as pessoas, jamais cairiam nessa armação!!! Julgo o comportamento de seus expoentes… e dos TANTOS FATOS ligados a eles, àqueles que servem de exemplo a todos os demais “idiotas úteis” (como dizia Chesterton).

    Só se resolve um problema agindo sobre sua causa. Caso contrário a reincidência é certa!

    A Canção Nova, por exemplo, com a proximidade de Petistas (muito antiga, diga-se de passagem), está instigando seus fiéis a elegerem uma abortista à presidência. Cabe a pergunta: adianta que as pessoas que conheço dentro da RCC sejam contrárias ao aborto, ao homossexualismo, à masturbação se, influenciadas por líderes da RCC votarem a favor de defensores dessas máculas, simplesmente por acreditarem numa fachada de ortodoxia imposta por uma TV de grande permeabilidade em seus lares?

    Perdoe-me, mas não me apoiarei no que a RCC tem de bom, colocando uma venda sob os olhos para o que ela tem de ruim, e que é proporcionalmente maior. Neste caso, o que ela tem de bom só atrai mais incautos!

    Ad Maiorem Dei Gloriam

  66. Estimado Frederico boa tarde.

    Salve !

    Eu entendi o que você quiz dizer escrevendo “esses e tantos outros fatos”, deu a que não estava julgou a RCC como um todo.

    Mas completando a frase sua da a entender que sim.

    “Onde está nesses, e em tantos outros fatos (contra os quais não há argumentos!), a obediência aos temas morais da Igreja pelos carismáticos ou seus expoentes”?

    Você deveria ter escrito “…a obediência aos temas morais da Igreja da parte de alguns dos ….

    Destá forma eu não teria tirado conclusões erradas.

    Também não acho que a RCC é perfeita e completamente correta em suas ações.

    Só que gosto de separar o “joio do trigo”.

    Glória excelsis Deo !

  67. A questão é: O movimento carismático em si (sem levar em consideração as pessoas) é bom ou mau?

    Essencialmente falando, esse movimento possui “defeito de fábrica” ou apenas desvios de rota, podendo ser passível de reforma, como uma Ordem Religiosa?

    É neste ponto inicial que se deve chegar a um consenso, para daí chegar às consequências.

    A RCC nasceu de um ambiente católico? Aliás, a RCC é fruto de um desenvolvimento legítimo de espiritualidade da Igreja?

    O que dizem seus teólogos? Por acaso se coaduna com a Igreja? Ou está no campo da experiência de laboratório, como tem sido tão comum nestes últimos 40 anos?

    O modelo de sacerdote, religioso e leigo saído da RCC: é o perfil do “homem novo”, forjado pelo espírito da oração, do despojamento das coisas do mundo, da capacidade de transformação que começa no interior (conversão) e irradia?

    Todos sabem meu parecer no assunto: a Igreja Católica, no silêncio dos claustros construiu uma civilização no Ocidente. E em que garagem protestante dos EUA deve ter nascido a(s) denominação(ões) protestante(s) que originou a RCC?

    Que época confusa… Como se perder tempo para discutir a liceidade de um movimento nascido de uma sinagoga sem legitimidade alguma. Se considerarmos que, mesmo a heresia anglicana, que aparentemente se PARECIA com o catolicismo, foi estudada e suas ordens foram declaradas inválidas (ou seja, ilegítimas, sem valor sacramental algum), muito pior é o caso da RCC, que nem em aparência possui elementos de catolicismo. É um movimento artificial, não se detecta no tempo a inspiração do Espírito Santo! Foi instantâneo: visitaram uma seita, receberam passe dos pastores, e vieram transmitir essa maldição para a Igreja.

    Mas o Vaticano aceitou?
    E o que o Vaticano NÃO aceitou de estranho, nesses últimos 40 anos? O Vaticano aceitou o comunismo da TL, aceitou o ecumenismo condenado pelos papas, como Pio XI, a construção de uma missa que o atual papa chamou de “produto de intelectuais”…

    Então, a questão não é o que as autoridades de modo falível aceitam ou não, desgraçadamente… A questão é: deve-se aceitar tudo irrestritamente, aposentando a reta razão, em nome das autoridades?
    Um não bem redondo!
    Se o que nos propõem vai de acordo com o que sempre foi ensinado, ótimo. Mas se Deus nos deu discernimento e juizo, com certeza não foi para que o sacrificassemos, alegando obediência e docilidade.

  68. A Teologia da Libertação também foi elogiada pelo Papa João Paulo II e no que deu?
    Até que enfim um Bispo, sucessor dos Apóstolos (portanto mesmo que ele seja apenas um entre tantos bispos, merece respeito, assim como se reivindica respeito ao Felipe Aquino), teve essa iniciativa, porque não é possível que ninguém veja os abusos cometidos pelos “católicos pentecostais”.

  69. BOA NOITE !!!!

    Sou católico praticante e engajado desde a tenra idade. Mas, desde 2008, aqui em Fortaleza-CE, estou me dedicando a promoção da Missa no rito Tridentino, toda em latim e com cantos gregorianos, conforme pedido de SS. Papa Bento XVI.

    Não assito somente em latim, que se restringe aos domingos, mas, já testemunhei em algumas igrejas onde atua a RCC, exageros:

    1) Adoração ao SS. Sacramento, durante 1 hora temos de aturar um leigo no microfone, gritando que Deus nos ama e que as graças serão atendidas, sem praticamente podermos fazer orações, nem o Pai-Nosso ou Ave-Maria, são rezados é só pregação. Na minha opinião é desrespeito ao SS. Sacramento exposto pra adoração. Parecemos mais uma igreja protestante. Nem isto os membros da RCC visualizam;

    2) Durante as missas, o sacerdote sobe ao altar com pelo menos 5 mulheres (ministras da eucaristia). Além, disso no ofertório, o Celebrante se senta e as ministras colocam o vinho e água no cálice, faltando apenas elas mesmas consagrarem (gostaria que o Papa atual visse essa cena e me esclarecesse este quadro, que muito me intriga);

    3) Na comunhão é uma fila imensa de ministras, cantores e funcionários pegando a HOSTIA e molhando no cálice, mais uma vez queria a opinião do PAPA (Chefe da Igreja ou Doce Cristo na Terra)

    Na minha opinião, as celebrações da TV Canção Nova e missas na RCC são sem piedade, naõ incute o recolhimento, despredimento e oração. Em tudo tem de pegar, falar frenquentede si, e em línguas, bater palma, chorar, rir, dançar e etc.

    TODOS PROCURANDO TUDO, MENOS A DEUS !! DESCULPEM PELA MIHA PINIÃO.

    QUE DEUS MANTENHA MISSAS sem RCCs OU CANÇÃO NOVA ATÉ MINHA MORTE, POR NÃO CONSIGO PARTICIPAR DELAS APESAR DE TODO O ESFORÇO, E UM SOFRIMENTO PRA MINHA FAMÍLIA !

    NÃO MUDA QUASE NADA NO RITUAL DE UMA IGREJA PROTESTANTE, EXCETO A COMUNHÃO E CONSAGRAÇÃO DA HOSTIA

  70. O mais lamentável de tudo isso é que a RCC tem a simpatia e conivência de muitos prelados, o que faz com que tal movimento esteja em todas as dioceses brasileiras. O que não acontece com a implantação do Motu Proprio Summorum Pontificum e a celebração do precioso Rito Dâmaso-Gregoriano. A impressão que tenho é que os carismáticos tem medo da Missa Gregoriana justamente por ela não comportar e permitir as extravagâncias tão corriqueiras nas celebrações nauseantes da RCC. A Missa Gregoriana é uma muralha doutrinal invencível para esses iconoclastas e profanadores. Assim, devemos rezar muito para o Motu Proprio triunfe em todas as paróquias do Brasil e que, por meio dele e de uma catequese mais ortodoxa, os olhos se abram para enxergar a Verdade.

  71. Caro Switz,

    Você relatou exatamente o que acontece aqui no RJ. Essa tagarelice nas adorações impedem que façamos as nossas próprias adorações. E além disso também já vi palestras conduzidas com o Santíssimo exposto, onde uma leiga falava tranquilamente passando para lá e para cá na frente do Santíssimo exposto.

    É por essas e outras que eu prefiro ir para os santuários de adoração perpétua. Felizmente moro perto de um. Mesmo sós ou em pequenos grupos as pessoas fazem suas oraçoes com mais piedade.

  72. Caros,

    Salve Maria!

    Faço meus os comentários de Bruno Santana e Swytz Tavares.

    Ad Maiorem Dei Gloriam

    Frederico

  73. Caro Vicente, Salve Maria!
    Agradeço por apoiar minha posição anti-RCC.
    Você me acusou de ter feito leitura seletiva da resposta do Prof. Felipe Aquino, dizendo que eu refutei o argumento da quantidade de bispos, quando na verdade o principal argumento do referido Professor é o que fala do apoio de Bento XVI ao carismatismo. Mas acho que vôcê se engana, pois o que eu refutei foi a mensagem do dia 26 de maio, que diz o seguinte:

    “Não é porque um arcebispo suspendeu temporariamente a RCC em sua arquidiocese que o movimento está proibido pela Igreja. Ela [t]em cerca de 4000 bispos.
    Felipe Aquino
    Maio 26, 2009 em 6:11 pm”

    Aqui, como você percebe, ele só tratou da quantidade de bispos que supostamente apoiam a RCC. Portanto, não fiz leitura seletiva, data venia.
    Um abraço,
    Carlos.

  74. Quanto ao que o prof Felipe Aquino falou, e interpretado pelo Carlos:

    “Aqui, como você percebe, ele só tratou da quantidade de bispos que supostamente apoiam a RCC.”

    Lendo melhor a frase do prof supra citado, o pronome “Ela” pode também se relacionar ao substantivo “Igreja” usado na frase anterior. Então ficaria assim:

    “Não é porque um arcebispo suspendeu temporariamente a RCC em sua arquidiocese que o movimento está proibido pela Igreja. Ela (a Igreja) [t]em cerca de 4000 bispos.”

    E, dos cerca de 4000 bispos, quantos realmente apoiam a RCC? Creio que nem metade…

    Pax Christi!

  75. Certa vez um púrpurado espanhol enviou dois grandes padres jesuítas especializados em línguas antigas, para um grupo de oração, depois exigiu saber se eles conhecedores das línguas antigas, como aquelas que os apóstolos falaram em Pentecostes, entenderam algo do que se passava, o primeiro disse que não entendeu nada, já o segundo disse que havia entendido uma pessoa, pois esta blasfemava em caldeu antigo. Será mesmo o divino espírito Santo que desse nos grupos da RCC? Eu fui de um dos mais famosos grupos e oração da minha cidade, me lembro que em minha inocência de criança perguntei:”Como eu consigo falar que nem vocês?”, a resposta foi fala qualquer coisa que Deus entende. Tomando este caminho imaginei que tinha que ser qualquer coisa que não parecesse com a língua que eu falava. Muito tempo depois descobri que tudo era uma grande farsa, repouso no espírito, língua dos anjos…Isso não é católico, se fosse a Sagrada tradição teria preservado, e nem os protestantes Luteranos os mais antigos tem isso, quem dirá a Igreja Ortodoxa que ri de nós católicos por tolerarmos tamanha imbecilidade? Agora 4000 mil bispos apoiam a RCC? devem ser Bispo Macedo, Bispo Crivella, Bispo Amado…todo o clero protestante…

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 810 other followers