Summorum Pontificum no Brasil: preparativos para Missa Tradicional em Blumenau, Santa Catarina.

Associação Santa Catarina de Siena

Nossa leitora Natalia Prado pede que divulguemos a iniciativa da Associação Santa Catarina de Siena, que está coletando os nomes dos interessados na Missa Tradicional que será celebrada em Blumenau, Santa Catarina.

Salvo engano, se trata da primeira missa gregoriana a ser celebrada no estado de Santa Catarina. Por este motivo, pedimos aos outros blogs que ajudem a difundir esta informação.

Deo gratias!

8 Comentários to “Summorum Pontificum no Brasil: preparativos para Missa Tradicional em Blumenau, Santa Catarina.”

  1. Algumas vezes se comete este engano de pensar que em Santa Catarina não se celebrou ou se celebra a missa na sua forma extraordinária. Por vezes não públicamente. Mas temos, da cidade de Imbituba um padre Adm. Apostólica S. João Maria Vianney (Pe.Ivoli), ja tendo celebrado por vezes na cidade. Além disto existem alguns padres da arquidiocese de Florianópolis que a celebravam particularmente em suas casas. Caso é do Padre José Edgar de Oliveira, primeiro padre a celebrar em vernáculo no estado, foi severamente admoestado por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, então Arcebispo Metropolitano. O Arcebispo, tendo participado de várias ceções do Concílio Vaticano II abandonou-o por certas discordancias e retardou a aplicação da Novus Ordo no estado.
    Como Padre Edgar, outros também que conviveram com Dom Joaquim, mantém certa familiaridade com a missa extraordinária.
    Também Dom Fernando Rifan celebrou aquela missa em Florianópolis por ocasião do Congresso Eucarístico nacional.

  2. Faço votos que se mantenha a celebração da Missa tradicional em Santa Catarina. Claro, que o ideal seria um sacerdote permanentemente para acompanhar a formação espiritual, doutrinária e litúrgica dos fiéis. Mas, a messe é grande e os operários são poucos!

  3. Caro Sr. Maycon Vieira,
    Agradeço pelas informações que o senhor nos traz.
    Infelizmente, os tempos de Dom Joaquim já passaram. A mim e ao pequeno grupo que conseguimos reunir, Dom Murilo Krieger sonegou a Missa Gregoriana nos termos do Motu Proprio Summorum Pontificum, por duas vezes. Ainda que tivéssemos apresentado o nome de um Padre disposto a rezá-la.
    Felizmente, surgiu-nos um Padre resoluto em Blumenau.

  4. Sr. Maycon, Salve Maria!

    Sabe me informar se o Rev.mo Pe. Ivoli reside em Imbituba de forma permanente, ou ele lá vai apenas ocasionalmente?

    In Christo et Maria,
    Marcel.

  5. Os PAIS do Pe. Ivoli moram em Imbituva. Então eventualmente ele pode ir para lá. Ao menos é o que eu sei.

  6. Salve Maria a todos!

    Eu sou natural de Imbituba mas moro fora a 13 anos…nao tinha nenhuma informacao de missas tradicionais por la!
    Alguem tem mas alguma informacao do Pe. Ivoli, esta localizado em que paroquia etc…?
    Muito obrigado!
    In Iesus et Maria

  7. Prezada Pricila

    O P. Ivoli é natural do Estado de Santa Catarina, mas é incardinado na Administração Apostólica, em Campos-RJ. Acredito que ele visite seus constantemente, e nestas ocasiões celebre a Santa Missa.

  8. Caro Antonio

    Muito obrigado pelas informacoes…Muito bom saber que mesmo nao sendo constante, esta tendo a Missa de smpre na minha terra querida. Tentarei saber algo mais com meus parentes que ainda residem por la.

    In Iesu et Maria