Diocese de Garanhuns promove encontro sobre o motu proprio Summorum Pontificum.

Da esquerda para a direita: Padre Claudiomar, Dom Fernando Guimarães e Dom Fernando Rifan.

Da esquerda para a direita: Padre Claudiomar, Dom Fernando Guimarães e Dom Fernando Rifan.

Dom Fernando Guimarães, bispo diocesano de Garanhuns (Pernambuco), antigo “capo ufficio” da Congregação para o Clero, promoverá em sua diocese, entre os dias 17 e 19 de junho,  um “encontro informal” de formação para sacerdotes que celebram a Santa Missa no rito latino-gregoriano.

Segundo o comunicado publicado no site da diocese, o encontro contará com o auxílio de Dom Fernando Arêas Rifan e Padre Claudiomar Silva Souza, da Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Conforme o anúncio, “este encontro informal é reservado àqueles Sacerdotes que já atendem pastoralmente” os grupos estáveis previstos no Motu Proprio do Papa Bento XVI. Portanto, os  padres interessados em aprender a celebrar a Santa Missa cujos superiores não dão seu apoio  — a imensa maioria –  terão de aguardar uma próxima oportunidade.

O encontro conta também com o apoio da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei. Dom Fernando Guimarães enviou a seguinte carta aos senhores Bispos Diocesanos em cujas dioceses acontecem celebrações de Santas Missas segundo o rito latino-gregoriano:

Prot. N. xxxx∕10

Garanhuns, 10 de março de 2010

Caríssimo Irmão Dom NN.,

Alguns sacerdotes que, em comunhão com os próprios Ordinários diocesanos, acompanham grupos ligados à Forma Extraordinária do Rito Romano, pediram-me um encontro de formação, cientes de que, em Roma, trabalhei também com a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei nesta área. Aceitei de bom grado, com o desejo de fortalecer sempre mais – como é o desejo do Santo Padre Bento XVI – os laços eclesiais daqueles que se sentem ligados à forma anterior da Liturgia Romana.

De comum acordo com nosso Irmão Dom Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, de Campos, e referencial no Brasil para a Forma Extraordinária do Rito Romano, preparei um encontro informal para os dias 17 a 19 de junho próximos, aqui em Garanhuns. O encontro conta também com o apoio da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei. Envio-lhe em anexo o programa.

Segundo informações que me foram transmitidas, em sua (Arqui)diocese, os Padres NN. (Paróquias N. e N.) celebram na Forma Extraordinária, com o apoio do seu Bispo. Caso V.Excia. esteja de acordo, eles poderiam participar de nosso encontro.

Com a expressão da minha cordial estima, desejo-lhe uma santa e feliz Páscoa.

Em Cristo e Maria, seu

+ Fernando Guimarães
Bispo Diocesano de Garanhuns

2 Comentários to “Diocese de Garanhuns promove encontro sobre o motu proprio Summorum Pontificum.”

  1. Por que tanta covardia? Enquanto isso, os modernistas deitam e rolam.

  2. Senhor jean, por que covardia? quem dera que em todas as dioceses do Brasil houvesse encontros como esse,os tradicionalistas precisam estar unidos e combativos e não tagarelando contra a atual situação da Igreja mas sem fazer nada,