Luta fratricida na CNBB (IV): “Quem está a favor da vida? Não são os que gritam contra o aborto e, sim, os que implementam políticas sociais que acabam beneficiando e trazendo mais dignidade para a vida das pessoas”.

Reveladora entrevista de Dom Demétrio Valentini, cuja íntegra pode ser vista em IHU:

“Penso que a credibilidade da CNBB está sendo colocada em xeque. A CNBB, tradicionalmente, sempre marcou presença na realidade brasileira como uma entidade responsável que colaborou para a implantação da democracia no Brasil, ciente, claramente, da sua responsabilidade própria. Agora, corre o risco de ser mal interpretada por equívocos acontecidos por manobras em andamento. Existe uma espécie de falácia que precisa ser desmontada e esclarecida. Essa falácia consiste, em primeiro lugar, em invocar o nome da CNBB sobre posições que não são dela. Foram impressos milhares de folhetos com a mensagem: “CNBB proíbe católicos de votarem em Dilma, do PT”. Isso não é verdade. Foi feito um estratagema para vincular opiniões pessoais de alguns bispos à imagem da CNBB. O equívoco maior se deu no Regional Sul I da CNBB: a presidência recomendou que todos lessem e levassem em consideração uma manifestação de duas comissões diocesanas, onde se manifestava, claramente, posições preconceituosas contra Dilma e o PT. A solicitação de que esse documento deveria ser levado em conta comprometeu o posicionamento do Regional. Com isso, se criou a ambiguidade e o equivoco de que todo o Regional estava de acordo com esse posicionamento, o que não é verdade. Isso influenciou o resultado das eleições.

Outra falácia mais séria e difícil de ser compreendida foi o fato de lançar a condição de abortistas a todos aqueles que propõem políticas sociais que levem em conta a situação do aborto para melhorar a legislação e as providências para favorecer a vida e evitar situações de aborto. Foi montada uma acusação, a qual foi vinculada o voto dizendo que quem é católico não pode votar em quem é abortista. Quem disse que determinada pessoa é abortista? O próprio acusador se vê no direito de estabelecer alguém como abortista, sem levar em conta as ponderações que ele faz.

[…] Enviei um apelo à CNBB. Estou aguardando um pronunciamento da presidência da CNBB. Fiz questão de ressaltar a Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB, que se fazia necessária uma clara tomada de decisão da presidência, esclarecendo que ela não tem posição partidária, não tem restrições a nenhum dos dois candidatos, de modo que se torna urgente enfatizar a posição de neutralidade em termos de opções partidárias e eleitorais. Espero que esse pronunciamento seja feito ainda hoje (6-10-2010) e coloque com muita evidência que a posição da presidência do Regional Sul I da CNBB foi fruto de um equívoco, que, me parece, deveria ser esclarecido pelos próprios autores que elaboraram a declaração.

[…] Quem está a favor da vida? Não são os que gritam contra o aborto e, sim, os que implementam políticas sociais que acabam beneficiando e trazendo mais dignidade para a vida das pessoas”.

16 comentários sobre “Luta fratricida na CNBB (IV): “Quem está a favor da vida? Não são os que gritam contra o aborto e, sim, os que implementam políticas sociais que acabam beneficiando e trazendo mais dignidade para a vida das pessoas”.

  1. nunca vi tanto cinismo em uma só pessoa. dom demétrio é um comunista, mentiroso, embusteiro, e outras coisas que não fica bem falar aqui.

    Curtir

  2. vou me dirigir ao ETO e LUZIA SANTIAGO, por favor a canção nova e a maior rede católica do país, muito bem dirigida por voces, um grande projeto de DEUS.Minha esposa contribue como milhões, por isso acho muito díficil voces estarem apoiando o PT, partido que vai na contramão dos principios cristãos. Estranha é a atitude de GABRIEL CHALITA, amigo do PADRE FÁBIO DE MELLO, apoiando esse partido, um homem que tem um programa na canção nova, amigo do saudoso PADRE LÉO, onde era totalmente contra o PT. PADRE JOSÉ AUGUSTO estava certo, é um verdadeiro cristão, parabéns. Sempre vou citar esta passagem da BÍBLIA: DE QUE ADIANTA O HOMEM GANHAR ESTA VIDA, SABENDO QUE ESTA FAZENDO AS COISAS ERRADAS E PERDER A SUA VIDA ETERNA? Ou sera que tudo que os padres e pastores pregam é mentira? EU ACREDITO QUE NÃO.

    Curtir

  3. Roma? Roma é que precisa de intervenção…

    *********************

    A coisa vai depender de grandes blogues como o Fratres postarem essas barbaridades. Vejam quantos rccistas vieram postar aqui.

    Os blogueiros Católicos estão com a faca e o queijo na mão, por isso o pt quer censurar os blogues, nos postamos informações e trocamos informações que n tem por aí.

    **********************

    Um amigo me informou que dias 6 e 7, caíram absurdamente as doações no celeiro.

    ********************

    Morro de rir desse povo ficar mandando recado para os líderes rccistas kkkkkkkkkk Pára de perder tempo, manda direto para eles!

    Curtir

  4. […] Quem está a favor da vida? Não são os que gritam contra o aborto e, sim, os que implementam políticas sociais que acabam beneficiando e trazendo mais dignidade para a vida das pessoas”.
    Que falácia horrorosa e suja…
    Os Bispos não podem falar contra o aborto, mas, o doutotttttorrrr dom demétrio, “presidente” da cnbb morta, pode….RSSSSSSSSSSS
    Isso D. Valentini…
    Espuma mesmo….
    O sr. tem 70 anos…Não se esqueça disso…
    Tenta mostrar que, a ala frustrada e fadada ao extermínio da donaaa cnbbbbb, aiiiiindaaa, desgraçadamente, está dando o último suspiro…RSSSS.

    Curtir

  5. Ana Maria Nunes, lembra quando eu colocava lá seu blog, é claro que eu não fui o único a escrever isso, e se eu não me engano cheguei a colocar aqui também, que seria nessas eleições que a Cnção Nova iria mostrar a sua cara?

    Lembra quando eu escrevi que aqueles escândalos que estavam acontecendo naquele momento seria fichinha para os escândalos que aconteceriam nesse ano de eleições promovido pela Canção Nova?

    Me lembro o que escrevi: “Vocês vão ver o que é escândalo vindo da Canção Nova (RC”C” EM GERAL) durante as eleições de 2010!”

    Pois é taí!

    Curtir

  6. A vontade que dá é de meter um “murro de roça” na cara deslavada desse bispo paspalho, pena que a condição principesca do mesmo me impeça de tanto. Falta de vontade não é.

    Curtir

  7. Prezados,

    Sou autor daquela “Carta aberta a Dom Demétrio Valentini”. Esse Bispo não respondeu minha carta (por mais insignificante que eu pessoalmente seja, ela contém palavras claras do Magistério, portanto deveria ser respondida), ao invés disso vejo no site da Diocese que se acrescentou uma outra “carta aberta a Dom Demétrio”, do Padre Coblin.

    Ou seja, agora nos sistemas de busca quando se digita carta aberta a Dom Demétrio, aparecem links com a carta aberta do Padre Coblin, que – filo-socialista como também é – apoiou Dom Demétrio.

    Não duvido nada que tenha sido por querer.

    Dom Demétrio está com 70 anos… espero que logo se aposente. O que me entristece é que o horizonte dele parece ser da utópica revolução marxista, totalmente descabido. Mas, Graças a Deus, o que ocorrerá verdadeiramente será algo muito diferente, será a Vitória do Imaculado Coração de Maria.

    O melhor seria mesmo Dom Demétrio se recolher, pois errado sobre o futuro da humanidade na terra, pode também estar errado sobre o futuro para o qual se dirige na eternidade.

    Peço que divulguem a carta aberta… caso queriam a versão corrigida quanto a erros de português, mandem-me e-mails para apologista_@hotmail.com

    Fiquemos com Deus.

    AMDG

    Diogo.

    Curtir

  8. O que o Bispo quis dizer com sua conclusão? Ou é isso: que as políticas públicas são mais importantes do que lutar contra o aborto. Ou é isso: que as políticas públicas são tão importantes quanto lutar contra o aborto.

    Falácia? Contra quem? Contra Dilma e o PTCNBB? Oh, Excelência! Parece-me que o senhor aprendeu direitinho (ou esquerdinho) a inverter as situações, do jeito bem comunista, como o diabo gosta!

    Curtir

  9. Não sei de onde é esse tal Dom Demétrio, nem me interessa. Graças a Deus não é o meu bispo, nem bispo de lado algum.
    Sei que ele não é bispo. Não é por uma pessoa se dizer católica que é católica; não é por uma pessoa ser bispo que é de fato bispo. Um bispo, para o ser, tem de viver, cumprir, ensinar, esclarecer a doutrina de Jesus Cristo e estar em união com o Papa. Dom Demetrio não propaga a doutrina de Cristo e não está em união de pensamento e ação com o Papa.
    Logo Dom Demétrio não é bispo. Melhor é bispo pois foi sagrado, mas não pode falar como bispo, pois está fora da Igreja.
    Jesus é muito claro com esta “raça” que se diz de Deus e não o é: “Nem todo o que Me diz’Senhor Senhor’ entrará no reino dos Ceús, mas sim aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus”
    Sendo assim, porque gastar cera com “tão fraco defunto”.
    A única coisa que me importava era ter o e-mail do Presidente da CNBB para lhe dar a minha opinião sobre o tal Demétrio

    Curtir

  10. Faço minhas ao bispo Demétrio as mesmas palavras que Pio VI fez na Áustria, diante do conde de Kaunitz, ministro que encorajava o imperador José II a ser o “papa” da Áustria: “Sois já bastante velho, Príncipe, e não vos sobra muito tempo para vos emendardes”.

    Sua preferência pelo PT salta aos olhos, seu pretexto de que se deseja salvar a “neutralidade” não engana ninguém. Sois já bastante velho, príncipe, e não vos sobra muito tempo para vos emendardes!

    Curtir

  11. Imaginem só a situação dos católicos da Diocese
    de Jales.

    Aguentar esse arenga comunistóide por mais 5 anos !!!

    Chega a dar nojo.

    Curtir

  12. Cretino, maquiavélico e hipócrita. O sr. não pode ser bispo e nem merece o adjetivo de cristão. A CNBB não influenciou resultado de eleição nenhuma, porque a CNBB está desmascarada não é de agora. O que influenciou o resultado da eleição foi a postura oficial do PT como partido ditador que puniu seus deputados e cassou a livre consciência de seus partidários. Aliado a este fato, somou-se a divulgação entre católicos, e mais pela Internet, de que a Igreja impõe a excomunhão a todos que de qualquer forma coloboram com a defesa e a prática do aborto. E, isso, mesmo por omissão. O sr. não se vê como um destes? Não? Pobre do sr. com sua cegueira de difícil defesa. Que CNBB coisa nenhuma. Nem o bispo de Guarulhos foi bastante ouvido. Bispo no Brasil anda valendo muito pouco para os conscientes, porque, na verdade, os conscientes descobriram há muito tempo que os bispos do Brasil evitam que se ouça Roma e, ainda mais, a Roma mais santa e mais fiel de antanho. Nem o papa anda ganhando unanimidade entre nós, quanto mais nossos bispos avermelhados. Diz, então, dos católicos rosas do meio-termo? Estes “católicos” nada lêem e nem prestam atenção em bispo algum, quanto mais à CNBB que, para eles, é apenas um sindicato (e, para nós, filiado à CUT). Bobão marxista que aproveita um evento danoso à Verdade para aumentar a mentira. Espere só e Deus lhe partirá ao meio. O sr., infelizmente, caiu no conto do criticismo e interpreta tudo materialmente ou politicamente. Que nossos bispos confundem conduta religiosa com prática ou disposição política, já não é novidade para ninguém, mas, alguns, como o sr., chegam a acreditar que a manifestação divina se submete à conduta humana que seria sempre necessariamente política. Por isso, que a CNBB, trata mais de disputas políticas e nem sabe rezar como um católico de verdade. O sr., como bispo, se mostra um político daqueles de meia-tigela que criam fatos ou fazem arruaça só para que seus nomes sejam parcamente lembrados e, no seu caso, o nome de sua candidata terrorista. Papelzinho ridículo o seu. “Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra (que sempre vigora pela Verdade) que sai da boca de Deus”, foi uma forma delicada do dizer de Deus, lembrando o ensinamento de Santo Tomás de Aquino, de afirmar que a fé e o conhecimento da Verdade valem mais do que a vida, pois são a fé e a Verdade que nos livram da segunda morte, a qual é definitiva. Mas, os marxistas acreditam que o Reino é só para a terra e para que os pobres comam fartamente e consumam com a mesma futilidade e generalidade dos porcos submersos na lama. Bela admoestação sua como guia oposta à direção da sabedoria de outros muitos mais cautelosos com o próprio destino. Acorde logo ou se descer mais a rampa pode ser que não consiga mais subi-la de volta.

    Curtir

Os comentários estão desativados.