Foto da semana.

O famoso “Espírito do Concílio” é apresentado pessoalmente ao Papa Bento XVI. Foi aberta no último dia 4 a exibição de arte contemporânea “O esplendor da verdade, a beleza da caridade”, preparada pelo Cardeal Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, em honra do 60º aniversário de ordenação do Papa Bento XVI. Entre as obras expostas Papa está também o projeto da nova catedral de Belo Horizonte. Fonte: Rorate-Caeli.

32 Comentários to “Foto da semana.”

  1. Meus Deus do Céu! Parece um rabisco de criança que está aprendendo a desenhar! Esse quadro é horrível! Não tem beleza alguma!

  2. Na verdade uma criança faria algo melhor que essa tela, tão abstrata! Uma criança faria algo mais realista, algo semelhante à realidade e não esse fantasma sem rosto, nem formas definidas.

  3. Acredito que o Papa Bento XVI, sendo um homem tão culto e fino, não gosta desse tipo de “arte”, mas vê essas coisas por educação e caridade, para não ofender seus “homenageadores”.

  4. Essa obra “espírito do concílio” é de dar medo…rs

  5. Nome sugestivo para uma obra de péssimo gosto. Lembra-me a Semana de Arte Moderna, de 1922, realizada no Brasil. Ela marca a arte modernista no Brasil, com o chamado movimento antropofágico, Era de tão péssimo gosto quanto esta tela. Parece aquela obra “Vaca branca atolada na neve”, onde se via a tela em branco. Ou então, a obra da vaca no pasto, onde não havia pasto, porque fora comido pela vaca; também não havia vaca, porque ela já fora embora. Interessante.

  6. Alex quem quer um papa que pisa em ovos para n ofender ao dizer a verdade? Precisamos de um papa que nos confirme na Fé!!!

  7. Credo que imagem horrível, me dá mal estar olhar…a impressão que tenho é que só falta o corpo para sair ‘andando’.

  8. Acho que o Papa nem sequer estava prestando atenção à conversa dos dois ao seu lado. Estava impressionado ou meio espantado com a pobreza artística do quadro… percebam como ele olha para o quadro enquanto os dois se comunicam entre si (Cardeal Ravasi e o homem à direita que não sei quem é)…
    A foto tem mais valor artístico e faz melhor ao intelecto do que o quadro.

  9. Parece o surfista prateado do quaterto fantástico. Mas… brincadeiras à parte, parece uma alusão ao “homem moderno”, que aparece em algum texto, de Paulo VI, como “puro espírito”.

  10. Traduzido da novilíngua, como fica o título da exposição?

  11. Buuuuuuuuuuu!!!!

    Fantasma!!!!!!

  12. Sério que o nome da obra é esse? hahaha
    Se for, é um excelente recurso pra catequese…Representa bem o CVII…

  13. Aqui se configura claramente aquele adágio: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Se este é o “Espírito do Concílio” e, aparentemente, o Papa aprova… o que há ainda a dizer?

    “Respeitos humanos” que se escondem atrás de uma pretensa “caridade” continuam respeitos humanos e continuam lamentáveis. E quanto mais alta a autoridade, mais alta a reprovação.

    Minha modesta opinião sobre esta “obra de arte”(sic)? Um horror, como arte. Emblemática como confissão!

    Giulia

  14. Estou aguardando o comentário da Ana para eu rir um pouco. Parece uma alma do outro mundo! Ainda bem que não apresenta nem raios nem auréola. “O esplendor da verdade, a beleza da caridade”. Mas deculpo o artista. Tarefa bem mais fácil seria representar: “Ambigüidade e ecumenismo”. Ana Maria Nunes você poderia nos dizer que trem é esse???!!!

  15. Se o espírito, que é a forma substancial é pavoroso, o que não deve ser o corpo …

  16. Beleza ?? Que coisa feia !!
    Ainda bem que o Cardeal é responsável pela cultura..
    Imaginem se fosse da Doutrina da Fé…

  17. Eu achei a obra perfeita. Não seria possível ter retratado melhor o Concílio Vaticano II, essa assombração…

  18. Faltou só um balãozinho de história em quadrinhos escrito:
    -Úúúúúhhh, eu sou o espírito do concílio, e vim para levar a sua alma! Úúúúúúúú!!!!

  19. Por essas e outras é que digo:

    Arte e vinho para mim são como as mulheres….
    Aprecio muito; embora não entenda nada.
    Olegario.

  20. O prelado que organizou a exposição é grego? Porque esta exposição tá mais pra “presente de grego” do que qualquer outra coisa…

    Acredito que o Papa Bento XVI, sendo um homem tão culto e fino, não gosta desse tipo de “arte”, mas vê essas coisas por educação e caridade, para não ofender seus “homenageadores”.[2]

    • Certamente o Papa Bento XVI não aprecia este tipo de “arte”, caro Galvão. Ele já o deixou claro em muitas ocasiões.

      Quanto à associação da obra ao “Espírito do Concílio”, é apenas uma ironia de Rorate-Caeli. Desconheço (e não tenho o mínimo interesse em conhecer) qual o título e o autor da obra.

  21. Padre Elcio, como grande escultor, fala com conhecimento.

  22. Padre Elcio Murucci, sua bênção!

    Padre, ó, fiquei com medo da foto. Que bom que o senhor sorri com os meus comentários, pq têm os que sofrem efeito inverso com raiva perdem o sono kkk Peço que o senhor reze pela saúde do meu filho, obrigada. Deus o guarde padre!

  23. ESTE É O ABOMINÁVEL MONSTRO DA NEVE.

  24. Osíres, acho que a inspiração veio daqui:

  25. Revelada a identidade do “Espírito do Concílio”: Gasparzinho, o fantasminha camarada!

  26. Ilustríssima Sra. Ana Maria Nunes
    Salve Maria!
    Rezarei pela saúde de seu filho e envio de coração minha bênção sacerdotal à Sra. e especialmente ao seu filho que está doente. Extendo minha bênção a toda a sua família. Sirvamos ao Nosso Pai do Céu sempre com muita alegria: “Servite Domino in laetitia”.
    Padre Elcio Murucci

  27. Espírito do Concílio? Uma coisa ,assim meio nebulosa e indefinida?

  28. É mais bem a ASSOMBRAÇÃO do Concilio!!

  29. Faço eco às palavras do Israel TL: se esta obra pretende representar mesmo o concílio Vaticano II, é magnífica e estupenda: a figura de uma entidade fantasmagórica sem cara, sem voz, sem definição, deixando a interpretação ao espectador: este é o Concílio!

  30. A obra expressa a realidade : o espirito do concílio é fantasmagórico , sem uma forma definida , é moldável aos ventos do mundo…quem fez esta obra entendeu bem o espirito do mesmo!

  31. O Autorretrato do CVII!! Ou uma imagem do capeta!!!