“Teóloga católica” abortista encerrará congresso “teológico” da Pontifícia Universidade “Católica” de Curitiba.

Um leitor, que prefere o anonimato por temer eventuais represálias, informa-nos sobre o X Congresso de Teologia da PUCPR – V Jornada do Pensamento Contemporâneo, promovido pela PUCPR – Curitiba, de 3 a 5 de outubro próximos.

Diz ele:

O curso de teologia da PUCPR é dirigido por um admitido teólogo da libertação, suas posições são frequentemente opostas à tudo que é ortodoxo, mas eu e alguns amigos tradicionais acreditamos que agora ele chegou a um ponto absurdo demais para nossa Arquidiocese não fazer nada. A freira abortista Ivone Gebara (foto), vinculada ao grupo Católicas pelo Direito de Decidir,  foi convidada para fechar o X Congresso de Teologia da PUCPR. Enviamos mensagens ao arcebispo, anunciamos nas redes sociais e não tivemos respostas.

O desprezo para com os simples fiéis é característica muito cara aos hierarcas atuais; com muito afinco, defendem e aplicam este dom — não do Espírito, mas do espírito do concílio, da ruptura, da “nova igreja” — reservado para os nossos tempos primaveris. Bradando por diálogo e participação dos leigos, contra uma Igreja do passado que pejorativamente chamam de clerical, agem como verdadeiros déspotas. Fazem o que bem entendem, simplesmente não respondem e ponto. Que reclamem ao Papa, aquela figura decorativa (para eles) que fica do outro lado do Atlântico.

Não causa surpresa ver as PUC’s envolvidas com o que há de oposto à Fé Católica [já denunciamos fato semelhante envolvendo a PUC-SP aqui; Dom Odilo Pedro Scherer não se pronunciou a respeito]. Ingenuidade seria pensar que algo diferente viesse da PUC de Curitiba, cidade em que abortistas são recebidas com flores pelas lideranças eclesiásticas.

A senhora Ivone Gebara é uma das signatárias do manifesto da Sinagoga de Satanás por ocasião da última eleição presidencial. Neste seu recente artigo, refere-se repetidas vezes ao aborto como “crime”. Sim, entre aspas. Compreensível, afinal, o que esperar de uma “religiosa” “católica” que se diz “teóloga”, “doutora” em “filosofia” e em “ciências religiosas” por duas “universidades” “católicas” de “renome”? Haja aspas!

O tal “congresso” “teológico” (!!!) da PUC debaterá (ou doutrinará?), basicamente, a famigerada e imoral “Ideologia do Gênero”, magistralmente dissecada pelo Padre Lodi e considerada verdadeiro atraso para as mulheres pela “machista”, “capitalista”, “imperalista”, Santa Sé. Além da “teóloga” Gebara, discursarão muitos outros “expoentes” da “nata” “pensante” da “teologia” brasileira, como, por exemplo, o senhor Glauco Soares de Lima, “bispo” primaz e presidente da “igreja” anglicana de São Paulo, que tratará das “Questões relativas às Relações Hétero e Homoafetivas”. Edificante e teologicamente profundo!

Assim, “esperando contra toda a esperança” (Ro, 4, 18), conclamamos nossos leitores a enviar seus protestos às autoridades eclesiásticas. Pode parecer uma batalha já perdida, mas mantenhamos firme e inabalável a certeza de que o Senhor governa a Sua Igreja.

ARQUIDIOCESE DE CURITIBA
Dom Moacyr José Vitti – Arcebispo
Rua Francisco Juglair, 324
Fone: (41) 2105-6300
Mossunguê – 81200-230 – Curitiba-PR
Email – Assessoria de Comunicação: vozdaigreja@arquidiocesecwb.org.br

NUNCIATURA APOSTÓLICA – DOM LORENZO BALDISSERI

Av. das Nações, Quadra 801 Lt. 01/ CEP 70401-900 Brasília – DF
Cx. Postal 0153 Cep 70359-916 Brasília – DF
Fones: (61) 3223 – 0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224 – 9365
E-mail: nunapost@solar.com.br

SECRETARIA DE ESTADO DA SANTA SÉ:

Eminência Reverendíssima Dom Tarcisio Cardeal Bertone
Palazzo Apostolico Vaticano
00120 Città Del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
1ª Seção Tel. 06.6988-3014
2ª Seção Tel. 06.6988-5364
e-mail: vati026@relstat-segstat.va; vati023@genaff-segstat.va ; vati032@relstat-segstat.va

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Eminência Reverendíssima Dom William J. Levada
Palazzo del Sant’Uffizio, 00120 Città del Vaticano
E-mail: cdf@cfaith.va – Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA.

Excelência Reverendíssima Dom João Braz de Aviz:
Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
Senhor Prefeito: +39. 06. 69884121
Senhor Arcebispo Secretário Joseph William Tobin, C.SS.R.: +39. 06. 69884584
E-mail: civcsva.pref@ccscrlife.va (Prefeito)
civcsva.segr@ccscrlife.va (Secretário)
vati059@ccscrlife.va (informação)

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA - DOS SEMINÁRIOS E DOS INSTITUTOS DE ESTUDO:

Eminência Reverendíssima Dom Zenon Cardeal Grocholewski:
Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088

SUPREMO TRIBUNAL DA ASSINATURA APOSTÓLICA

Eminência Reverendíssima Dom Raymond Cardeal Leo Burke.
Piazza della Cancelleria, 1 – 00186 ROMA
Tel. 06.6988-7520 Fax: 06.6988-7553

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Eminência Reverendíssima Dom Mauro Cardeal Piacenza:
Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel: (003906) 69884151, fax: (003906) 69884845
Email: clero@cclergy.va (Secretário)

42 Responses to ““Teóloga católica” abortista encerrará congresso “teológico” da Pontifícia Universidade “Católica” de Curitiba.”

  1. A freira abortista Ivone Gebara …. Hum… sei não…fico desconfiado.

  2. Já escrevi um e-mail estarrecido à arquidioces. Sim, um e-mail impaciente. Espero que a caixa de mensagens fique lotada! O que é isso? A Igreja virou bagunça?

  3. São manifestações complicadas, primeiro um rancor contra a Teologia da Libertação. O segundo momento um dedução perigosa em dizer que o Papa para muitos bispos representa um figura ilustrativa, com isso meu querido você manifesta uma ilustração com seu pensamento em relação a pastoral no Brasil.Sem contar a dedução perigosa contra Ivone Gebara, também fico perplexo com tal afirmação.
    Afinal um questionamento que não cala, estas denuncias são necessárias, alguém de bom senso ajudem um pobre teólogo a entender tais questões.

  4. Uns anos atrás vi a “teóloga” dona Gebara dar entrevista naquele programa “Provocações”, que o diretor teatral Antonio Abujamra apresenta na TV Cultura. Ela declarou-se amiscíssima do finado dom Helder Câmara. Declarou que dom Helder até tinha posições conservadoras sobre temas tabus como aborto e homossexualidade, mas que RESPEITAVA a opinião dela e dos demais! Assim como Boff, declarou-se perseguida pelas “forças reacionárias” da Igreja Católica e relatou ao Abu qual foi o seu “castigo”: uma viagem forçada à Universidade de Louvain da Bélgica para estudar teologia. Gabou-se de ter gozado de uma chique temporada no clima europeu às custas do Vaticano, onde passava o tempo a passear pelos cafés belgas e ouvir concertos musicais enquanto fazia sua “reciclagem teológica” financiada pelos dízimos católicos.

    Essa irmã das trevas bem merecia ter um Pio XI como Papa, mas infelizmente não tem…

    Cardeais Schonbörn, Policarpo et caterva bem merecem ter a sorte do cardeal Billot, mas estão isentos desse perigo porque não há mais pontífices como Pio XI…

  5. Que coisa!
    Moro em Curitiba e nem sabia desta Semana de Teologia na PUC. Parece-me que esta freira lecionava no Instituto Teológico do Recife quando ele foi dissolvido pela Santa Sé. Não me lembro exatamente. Creio que já tivemos muitas ideias contrárias à Doutrina da Igreja espalhadas por aí, confundindo e espalhando divisão e confusão. É hora de dar um basta!

  6. Desejaria ver a ação da Santa Sé nas UNiversidades que levam o nome de Católicas no Brasil.
    Pelo menos as PUC’S que conheçoe algumas das que ouço falar, algumas não levam em consideração o cognome “Pontificia”, dado que nao se veem um quadro do Papa em ambientes onde circulam muita gente, somente nos gabientes.
    Mais ainda algumas nem sabe que levam o nome de CATÓLICAS dado que tem em seu meio professores anti-clericais, anti-religiosos e mais ainda ANTI- Católicos.
    Será que vai ficar assim até quando!?
    Como os seus estudantes aprenderão algo SERIO sobre a Igreja já que muitas são contra elas?
    No Brasil tem muita coisa indo errada! E parece que vai demoraaaaaaaaar pra consertar! Embora nao desistir é sinal de fé!

  7. Vanderlei,você é um TL ?

    Veja que você inverte as coisas,quando coloca a TL como vitima de rancor,quando é exatamente o contrário.A TL é que tem rancor e os piores sentimentos em relação a Santa Igreja Católica de sempre,e ai quando a minoria da minoria do católicos que sabem o que se passa na Igreja e no mundo reagem você acha que isso é rancor,quando na verdade é apenas uma reação legitima em defesa da Igreja de sempre.É obrigação de um católica defendê-la.

    Portanto essa postura de posar de vitima quando na verdade é o agressor tem que ser desmascarada.
    E faz muito bem esses poucos espaços na web como o fratres que denunciam esses agrassores da Igreja que querem posar de vitima.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  8. Essa mulher precisa levar uma “Pancada forte” de aulas de Teologia de verdade, e quem sabe o professor Ratzinger poderia ensiná-la-rsrsr

  9. O sorriso dessa senhora me assusta, parece uma cremalheira….do inferno.

  10. amigos: primeiros vamos encher o céu de rezae para que isso não ocorra;
    segundo protestemos, gritemos.
    vamos mandar cartas ao vaticano e e-mails.
    Salve maria!

  11. Sr. Vanderlei(Teólogo)

    Respondo a seu comentário acreditando que trata-se de um questionamento sincero de um leitor do Fratres.
    Primeiramente, seguindo o ordenamento de seu comentário, o erro deve sim ser odiado (não é rancor, é ódio ao erro) e a TL é um dentre os tantos erros odiosos que existem no mundo chamados de Heresias. Espero que o senhor, como teólogo (o que eu não sou, diga-se de passagem), conheça bem as ligações entre TL e Marxismo e a excomunhão latae sententiae que pesa sobre o Marxismo/Socialismo e congêneres e seus apoiadores. Portanto, criticar e combater a TL não é um defeito, mas uma obrigação moral de todo católico.
    Sobre a pastoral no Brasil, encontramos aqui no Fratres muitos leitores testemunhas vivas do que é verdadeiramente significa a pastoral no Brasil: Bispos que engavetam documentos papais, Bispos que vão à Roma tirar satisfação com o Papa por causa do Motu Proprio Summorum Pontificum, Bispos que premitem todo tipo de missa-heresia (missa crioula, missa afro, missa sei-lá-o-que…) mas que proíbem com todas as forças a celebração do Santo Sacrifício conforme o Concílio de Trento. Vemos na “pastoral do Brasil” leigos (e principalmente leigAs) que almejam substituir os padres e padres que não querem agir como tal. Padres que precisam ser convencidos pelo fiel em confissão de que estão absolvendo um pecado, pois muitos nem mais acreditam em pecado, morte, inferno, julgamento. Falando em “muitos”, vemos também padres/bispos que ainda não consagram o vinho com as palavras “por muitos”, usando o perigoso “por todos” contrariando ordens emanadas de Roma. Padres/Bispos que escrevem livros e curiosamente escondem seu estado clerical nas suas identificações. Bispos que, baseados no Concílio Vaticano II (CVII), prefaciam livros espíritas…. Estes e muitos outros casos você encontrará relatados aqui no Fratres e em outros blogs católicos, como os relacionados ao lado. Os próprios abusos ocorridos em Pontifícias Universidades Católicas (que de Pontifícias e Católicas só tem o nome, e nada mais) encontram-se em links no texto acima.
    Sobre a indigitada sra. supracitada, espero que sua perplexidade se estenda também aos milhões de assassinados com apoio desta cidadã. Espero ser redundante explicar a um teólogo que as Pseudo-católicas pelo direito de matar defendem o aborto e este é um dos crimes mais hediondos da face da terra por ser assassinato sem direito à legitima defesa. Não vejo como “favorável à fé cristã” o apoio à organizações abortistas.
    Apenas dois pontos sobre sua última frase: Ajuda muito a transmitir sua ideia se o seu questionamento vier acompanhado de um ponto de interrogação. Como creio que o questionamento é “estas denuncias são necessárias?” respondo SIM, muito necessárias. Tivemos bons resultados através de questionamentos feitos aqui no Fratres, como a denúncia do uso de uma Catedral para simularco de ordenações condenadas por Leão XIII. E além disso, “Não se opor ao erro é aprová-lo e não defender a verdade é suprimi-la; com efeito, não denunciar o erro daqueles que praticam o pecado quando o podemos fazer não é pecado menor do que apoiá-los”. (I Epístola do Papa São Félix III ao Bispo Acácio, de Constantinopla, de 483.)

  12. Chega a ser cômico se não fosse triste enviar carta denúncia à Congregação do Arcebispo Aviz, essa mulher é uma herege e vindo de certas Universidades católicas, não se podia esperar outra coisa e antes de mais nada, enviar denuncia ao nuncio também não adianta.

  13. Se fossem acender uma fogueira do Santo Oficio pra queimar essa senhora, eu teria muito prazer em riscar o fosforo, ou ficar pertinho pra ver, quanto mal as almas essa mulher já não fez! Mas quem estuda na PUC sabe que esse pensamento la dentro não é novidade nem ela é a única se tiraram ele tem mais uns 40 professores que repetem o mesmo.

  14. Ainda bem que Dom Moacyr José Vitti está em plena comunhão visível com o Papa, né Robson?

  15. A PUC está tentando concorrer com a Unisinos…

  16. Caríssimo Ferreti, perdoe meu erro geográfico: é Bruxelas, e não Louvain!…

    Os concertos musicais que irmã Gebara assistia durante sua “punição” eram os mencionados shows de flamenco e, agora, reassistindo o video, a frequência aos “cafés” é pura maledicência de minha parte mesmo, coisa que ninguém merece, nem mesmo irmã Ivone Gebara!

  17. Galvão, sou sua fã!

    ****************

    Esse tal de dom vitti n é aquele que deu um vasinho de orquídea (planta cara e chata) para a senhora guerrilheira, assaltante, abortista…. presidentE da massa acéfala “descepais”….. dilmalá?

    Tb acho que ela merece uma pancada, e eu adoraria efetuá-la.

  18. Irmãos em Cristo. Para que tanto rancor em um coração quanto aos demais humanos que possuem erros e acertos? Uma viagem a Madri, para ver o Santo Padre, foi o preço cobrado a todos os que pecaram, recebendo a indulgência plena. Se o Santo Padre perdoou todos os pecados de quem foram a Madri vê-lo, inclusive quem cometeu abortos, que importância tem quem considera o aborto crime? Para ser perdoado deste crime, a partir de agora, é só começar a fazer umas economias e ver o Santo Padre, no Rio de Janeiro, em 2013. Certamente haverá mais abortantes que receberão, então, a indulgência plena. Ah, sobre esta coisa chamada indulgência, Martinho Lutero deve estar rindo; no céu. E ainda tem quem se acha o dono da verdade e imaculado…

  19. Não esqueçam de lotar a caixa do reitor, Ir. Clemente Ivo Juliatto! reitor@pucpr.br

  20. Gostaria de quem sabe poder saber como andam as situações atuais nas PUC´s por esse Brasil, alguem se habilita!?
    Ah, alguem teve resposta dos e-mails enviados?!

  21. Só uma coisinha mais: Já ouvi um comentário dito por uma dessas Excs. Revms. progressistas “raposas mitradas” (Sem ofensa ao Canidae) que “Não faz mal reclamarem enquanto os cães ladram a caravana passa”. A comparação com os dois animais é no mínimo interessante. Me sinto a vontade para falar do assunto porque trabalho com comportamento animal. As raposas são espertas, matreiras, ladinas, enquanto que os cães são como os defensores da Fé: São leais. Fies até a morte.

  22. Martinho Lutero homicida e suicida rindo no Céu, seu Bento? Quem está rindo no inferno é o diabo por ter a seu lado um dos seus mais importantes colaboradores, o heresiarca Lutero!

    Quanto ao seu desdém ao fato do Santo Padre ter concedido a indulgência plenária aos participantes da JMJ, vá reclamar a Jesus Cristo, que deu tal poder aos homens quando disse “Eu te darei as chaves do reino dos Céus, e tudo o que Tu ligares na terra, será ligado nos Céus e o que desligares na terra será desligado nos Céus” (Mateus 16,19). O Santo Padre podia, queria e fez!

    Manifestações como a sua provam realmente que a verdade não tem dono, como é o seu caso! Portanto vá estudar um pouco do Catecismo católico antes de vir aqui dizer bobagens. Afinal não somos donos da verdade, ela é que tem que ser a nossa dona.

  23. Vanderley , que não é teólogo e não tem nenhuma simpatia pela TL, mais conhecida como
    heresia da escravidão, diz:

    Tenho impressão que essas PUCs estão em pior estado ainda, que muitas dioceses.
    Domingo saiu uma matéria no Estadão, de um professor do Depto de Ciência da Religião da PUC-SP
    criticando a Igreja, Vaticano,etc,etc.

    É claro, a omissão dos responsáveis, é gritante !!

  24. Enviei para todos os e- mails indicados, a para o e-mail do reitor e para este e- mails de bispos abaixo. Consegui estes endereços no seguinte link: http://www.cnbb.org.br/bispos/visual/index.php?nome=&Submit=Pesquisar&diocese=Crato+-+CE

    Endereços que já enviei:
    dom.adriano@gmail.com ; afonsofioreze@yahoo.com.br ; agenor@wmail.com.br ; benito@proserv.com.br ; dajs2552@hotmail.com ; domalano@arquidioceseniteroi.org.br ; dcavallin@uol.com.br ; ah.eggolsheim@caritas-bamberg.de ; domalbertotaveira@gmail.com ; domalcimar2003@yahoo.com.br ; cillopagotto@arquidiocesepb.org.br ; agerna@uol.com.br ; aldo.mongiano@consolata.net ; domalessandro@diocesedecaxias.org.br ; dioc@uol.com.br ; domalfredo@veloxmail.com.br ; d.aloisio@yahoo.com.br ; aloisiopinho@gmail.com ; daloisiovitral@yahoo.com.br ; domroqueopp@terra.com.br ; mitra@mitrascs.com.br ; domandre@ecclesia.org.br ; d.angelico@terra.com.br ; domangelo@ecclesia.org.br ; domangelo@diocesequixada.org ; domantonino@hotmail.com ; domantoniosdn@hotmail.com ; bispoalbertorezende@hotmail.com ; ddiasduarte@arquidiocese.org.br ; curiarj@arquidiocese.org.br ; dombenevente@hotmail.com ; dom.altieri@diocesecaraguatatuba.com.br ; domfelix@diocesedeluz.org.br ; bispo@diocesefw.com.br ; domcelso33@bol.com.br ; secretariabasilica@gmail.com ; diocese.vilar@terra.com.br ; bispodiocesano@diocesejaboticabal.org.br ; jwilk@turboseg.com.br ; domhenrique@arquidiocesedearacaju.org ; psvppi@ig.com.br ; arcebispobh@arquidiocesebh.org.br ; domfernando@catolicosempre.org.br ; d_fernando@veloxmail.com.br

  25. Louvain não fica atrás de Bruxelas…

  26. Comentaristas e polemistas,
    Já também fiz a minha parte, medíocre, remetendo e-mails para a cúria curitibana a nunciatura apóstólica.

    @Eduardo Gregoriano,

    Seria o Robson em seu e-mail minha pessoa?
    Bem, se o for, SIM, este Bispo está em plena comunhão com a Santa Igreja. Assim como São Matheus, São Bartolomeu e Judas Iscariostes estavam em comunhão.
    Por acaso este último não estava? Certamente, quanto mais é dado, mais é cobrado e um erro é muito mais caro.
    Estar em plena comunhão não é estar impecável. Pode ser que os que não estão, tenho menos pecados pessoais, mas, temo sempre pela salvação de cada um.
    Pq. a promessa da Igreja até o fim do mundo não foi minha, mas de Nosso Senhor.

    Bem, tirando os rancores que não se dissolvem, espero que tenha algum efeito estes e-mails e mensagens. Roguemos a Nossa Senhora para este auxílio.

    EM RVGarcia

  27. Nunca fui fã do Finado Professor Orlando Fedeli, mas aquí bem cabe um trecho de seu livro carta a um Padre:

    MALDIÇÕES CONTRA OS TEÓLOGOS MODERNISTAS

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, que elaborastes uma doutrina diversa daquela a Santa igreja ensinou sempre e em toda parte!

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, que falais em termos próprios das antigas heresias gnósticas e cabalísticas!

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, porque destruístes ao máximo aquilo que era possível destruir na Santa Igreja!

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, que absorvestes, como que por osmose, o veneno de todas as heresias!

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, que na luz da verdade, procurais sempre sombras e nas trevas da heresia procurais sempre por qualquer luz fraca para a louvar!

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, “doutores de dúvidas” que nagais toda a certeza!

    Malditos sejais vós, teólogos modernistas, que conspirais nas tervas, para defender a mentira evolutiva gnóstica contra a verdade imutável ensinada pelo Magistério da Igreja de Pedro!

    E haveria tantas maldições a dizer…!

  28. Enviei um e-mail à diocese e ainda não recebi resposta e nem espero receber, pois ficarei decepcionado… certamente dirão que precisa haver debate, liberdade de opinião e expressão e que não devemos ser intolerantes com quem pensa diferente. São respostas que estou cansado de ouvir. Na CF de uns anos atrás, fui lançado um DVD sobre a tal Campanha e alertei um sacerdote amigo meu sobre a fala que aí continha (no DVD) de uma abortista do “Católico pelo direito de …”, ele me respondeu: temos que ouvir quem pensa diferente. E assim são as respostas. Mas, o mais engraçado é que se alguém pensa diferente (pensa de acordo com a Igreja, de acordo com Bento XVI, etc…) este não tem direito nem de falar e nem de ser ouvido.
    http://www.catolicosconservadores.wordpress.com

  29. emails enviados! Se tiver alguma resposta posto aqui.

    fiquem com Deus.

    Flavio.

  30. Acabei de receber uma resposta de Dom Rifan:

    Vejam:

    Caro Renan,
    Receba a minha solidariedade e meu protesto por esse absurdo. Espero que v. tenha comunicado ao Arcebispo de Curitiba, Dom Moacir Vitti. Como v. mandou para a nunciatura, espero que os responsáveis tomem as providências.
    + Dom Fernando Arêas Rifan

  31. Até agora recebi a confirmação do recebimento do meu email pela Congregação para a Doutrina da Fé.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  32. Recebi a seguinte resposta da PUC:

    “Prezado Senhor.

    Respeitamos o teu posicionamento e agradecemos a tua manifestação.

    Gostaríamos apenas de esclarecer o seguinte: Os cursos de Teologia da PUCPR tem promovido ao longo dos anos debates – por meio de Congressos e Seminários – com convidados de diferentes posturas teológicas, de diferentes denominações cristãs, de diferentes religiões, de diferentes perspectivas ideológicas, com crentes e ateus.

    Compreendemos que a teologia se faz no diálogo com a realidade, para que possamos concordar, discordar ou rejeitar sistematicamente algumas posturas e perspectivas.

    É um espaço aberto ao debate e convidamos a todos para que participem.

    Com estima

    Mário Sanches
    Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR”

  33. Mais um bispo se manifestou.
    Olhem a resposta que recebi:

    Renan,
    Aplaudo o seu apelo e me junto a seu protesto. É inconcebível que uma Universidade que se diz católica, convide ou simplesmente aceite a conferência de Ivone Gebara. É abortista. Anos passados, denunciei e rebati suas idéias, publicadas e difundidas através se não me engano pela VEJA, e logo depois ela saiu do Brasil e desapareceu… Pêsames a quem a reconduz e permite que ela, sob título de teóloga,venha defender, ao público de uma Universidade Católica, idéias abortistas. O Senhor Reitor da Universidade que a convidou ou aceitou sua vinda queira ponderar seu engano, seu erro em colaborar com propaganda abortista, e dispense, por motivo de convicção católica, o comparecimento de Ivone Gebara ao recinto da Universidade. Dom Antônio Affonso de Miranda,Bispo Emérito de Taubaté.

    Dom Antoniosdn

  34. O carácter distintivo de uma Universidade Católica é o fato de ser Católica… universidade é gênero na designação e Católica é a diferença específica que revela a quididade da Instituição de ensino.

    Ora, numa Universidade propriamente Católica, a abertura à debates e diálogos (que nunca é absoluta, pois impossível seria o ser em qualquer Universidade, sob pena de nunca avançar no conhecimento mas patinar num debate interminável artificiado pela sofística) tem arestas orientadores na Sã Doutrina. Assim, o debate e a disputatio, tão sadias quanto necessárias na Universidade, devem se dar somente quanto a pontos ainda não definidos pelo Magistério da Santa Igreja. Pode-se discutir aquilo que não é infalivelmente proclamado.

    Entretanto, as universidades católicas estão a debater publicamente temas já determinados pela autoridade magisterial, como se ela simplesmente não existisse… esse olvide ou desconsideração descaracteriza a universidade em sua “diferença específica” de ser Católica. Então peço a esses professores modernistas que tenha a decência de procurar emprego e palanque noutro lugar, pois a Igreja já é atacada ferozmente em suas posições pela mídia secular e até pelos governos… não é possível admitir que o seja também por aqueles que ela sustenta.

    Porque não se vê nessas Universidades professores católicos tradicionais, guardiães da Tradição, teólogos de estirpe romana?

    Porque não convidavam o Professor Fedeli para os debates, ou o Professor Nougué, ou o Padre Paulo Ricardo, ou o Padre Lodi?

    Porque quando convidam teólogos internacionais não chamam Dom Brunero Guardini, Dom Ranjith, Dom Galarreta, ou o Padre Calderón?

    Porque há uma parcialidade travestida de imparcialidade nas Universidades ditas Católicas, eles tomam parte pelos liberais e modernistas de todas as classes…

    Eu tomo parte na Igreja e pela Igreja… e somente essa postura honraria o nome “Católica” a uma Universidade.

    Diogo dos Santos Ferreira.

    Prof. desempregado de filosofia, mas acima de tudo e até a morte Católico Apostólico Romano. Deo Gratia!

  35. Quem acha que a foto de D. Vitti e Dilma Roussef é “prova” de qualquer coisa, deveria ler primeiro esta reportagem:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/menino+morto+de+foto+racista+no+facebook+na+africa+do+sul+estaria+vivo/n1597193441785.html

  36. Tudo isso é fruto da abertura do CV II – só não vê quem não quer.

  37. Alexandre… “non sequitur”…

  38. Afinal, se utilizássemos o princípio dessa notícia por base, teríamos que concluir que foi armação a recepção da Dilma pelo arcebispo, que ele não queria fazer aquilo… Mas… A publicação, em sítio do PT, da recepção da candidata abortista pelos prelados de Curitiba induz o povo a quê? Que mensagem se quer, abertamente, passar? Os prelados por acaso não tinham qualquer consciência do ato público e intencional?

    Comparar uma foto acidental e armada com um ato público e intencional é no mínimo um silogismo totalmente falacioso, o qual, como disse, non sequitur…

  39. Muito interessante a “foto” da “freira” ao centro, sem a “máscara” usada na foto à esquerda… O sorriso é idêntico!

Trackbacks