Faleceu Monsenhor José Possidente.

Fonte: Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Exmo. e Revmo. Monsenhor Emanuel José Possidente, Vigário Geral emérito da Administração Apostólica S. J. Maria Vianney e Diretor Espiritual de nosso Seminário.

Monsenhor José passava uns dias com seus familiares em Volta Redonda, foi internado ontem no Hospital da Unimed, e faleceu hoje pela manhã.

O corpo será trazido para Campos, será velado durante a tarde e à noite no Seminário da Imaculada Conceição, e amanhã às 05:30 da manhã será levado em cortejo para nossa Igreja Principal, onde será celebrada a Santa Missa Pontifical de Requiem por sua Exa. Revma. Dom Fernando Arêas Rifan às 08:00.

Logo após a Santa Missa será feito o sepultamento na Capela da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Cemitério do Caju, em Campos.

Elevamos ao Coração Misericordioso de Jesus nossas súplicas pelo descanso eterno de nosso muito amado Monsenhor.

Encomendamos sua alma às Mãos Maternais de Nossa Senhora de quem ele sempre se mostrou filho confiante, e apóstolo dedicado.

Campos, 06 de setembro de 2011

Pela Administração Apostólica,

Pe. Gaspar Samuel Coimbra Pelegrini

* * *

Enviamos aos familiares e à Administração Apostólica nossos sentimentos de pesar.

O leitor pode recordar as sábias palavras de Mons. Possidente neste sermão de 1996. Seu nome também foi lembrado neste blog em outras ocasiões [aqui e aqui].  Requiem aeternam dona ei, Domine, et lux perpetua luceat ei. Requiescat in pace. Amen.

12 Comentários to “Faleceu Monsenhor José Possidente.”

  1. Tive a graça de poder conviver durante dois anos e meio com o Mons. José e acompanhar de perto sua vida. Agradeço pelos bons conselhos, bons momentos vividos em comunidade e sobretudo pelo exemplo de vida. Mons José era um sacerdote santo que carregou a cruz da sua enfermidade com muita resignação. Ensinou-me muito nos últimos tempos que tive a graça de conviver com ele através do silêncio e da sua devoção à Nossa Senhora, sempre carregava o terço nom bolso.
    saudades.

  2. O céu hoje está em festa com a chegada do Monsenhor José Possidente!!!!! Mais um intercessor para todos nós que tivemos a graça de conhecê-lo, de receber seus conselhos, de vê-lo pregar a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo e morrer fiel a ela…Nossa terna Mãe, que ele tanto amava e nos ensinava a amar, hoje se alegra com a chegada de tão exímio devoto!!!!!
    Descanse em paz, Monsenhor!!!!!!!!
    “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a FÉ.”

  3. Um homem santo de Deus! Rogue a Deus por nós!

  4. Foi um grande sacerdote. Sábio, manso, humilde e enérgico. Que Nosso Senhor lhe dê a coroa da justiça. Foi meu padrinho de crisma.
    joao

  5. Quantos já morreram esse ano?

  6. Um grande santo.
    Não tem palavra,para dizer deste justo.
    De José Francisco & Família.

  7. Uma vez fui visitar o seminário da Administração, não me lembro se era ainda União Sacerdotal, estava eu quieto no canto quando de repente o padre Possidente aparece me perguntando a respeito do que ele estava lendo. O interessante é que ele nem me conhecia e mesmo assim foi logo se aproximando de mim. Ele me pareceu bastante simpático e sociável, sinal de equilíbrio. Um fiel já de idade da adminstração comentou que certa ocasião D. Antônio teria dito que pe. Possidente teria condições se ser cardeal. Que ele repouse em paz.

  8. Grande perda! Mons. (Padre) José me marcou bastante em minha juventude. Era comovente seu amor pela música, principalmente a litúrgica. Sua veia poética aflorava a todo instante, até nos sermões.

    Muitos aparecerão como intérpretes e herdeiros de seu legado espiritual e sua participação na história recente da Igreja, mas, o que marcará era a sua elegância e firmeza no embate com os progressistas e na exposição da doutrina católica, de maneira clara e simples.

    As meditações do 1.º sábado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro… Suas palestras na Igreja do Carmo comentando os artigos da Permanência e do Si Si No No era programa obrigatório aos sábados… Seus sermões na Missa das crianças da Igreja do Terço… Os passeios no Cachoeirão com sua famosa luneta para explorar os planetas…

    Me lembro como se fosse hoje da ocasião dos esclarecimentos a respeito da necessidade e liceidade de sagrar um bispo para os fiéis de Campos, as suas necessárias e inteligentes objeções prontamente refutadas por um outro sacerdote não menos brilhante que ele.

    Descanse em paz!

  9. Emoção no ultimo adeus ao Mons. Possidente
    Ontem , na igreja mãe da nossa Administração Apostólica Pessoal S. João Ma. Vianney, aqui de Campos, foi palco de um dos momentos históricos para a Igreja Católica em nossa cidade:
    ultimo adeus ao Mons. Possidente

    As 8h teve inicio a procissão inicial para a Solene missa de corpo presente:
    Seminaristas, dois diáconos quase todo clero da nossa Adapostolica, os padres diocesanos de Campos,
    Mons. Joaquim Ferreira,
    Pe. Luis Henrique (chaceler do bispado),
    Pe. Francis Jr.(vigário paroquial S.Benedito-Campos),
    Pe. Gilberto Araújo Alvim (Paróquia de Santo Antonio-Porciuncula-RJ),

    Pe. Anderson da Silva e outro sacerdote, (ambos da arquidiocese de Niterói).
    Pe Pedro (contemporâneo do mons. nos tempos de seminário)
    O bispo emérito de Campos, D.Roberto Gomes Guimarães.
    E o nosso Adm. Apostólico D.Fernando Áreas Rifan
    Após a celebração foi realizada a encomendação e em seguida os fieis puderam dar o ulimo adeus ao mons.
    Pelas 10h30 o corpo foi levado ate o Cemitério do Caju, onde foi sepultado na capela da Ordem 3ª. do carmo.

  10. Pe. José Possidente, descance em paz.
    Tive a honra de conhecê-lo ainda na Igreja do Saco, do então Pe. Fernando Rifan. Era dinâmico e fiel à Santa Igreja; não parava de percorrer Campos na sua Brasília creme, ensinando e edificando a todos, sobretudo com sua erudição e sua completa adesão a Jesus Cristo e a sua Santa Igreja Romana.
    Descance em paz, caro Monsenhor Possidente…
    Rogue a Deus por nós, rogue a Deus pela sua Santa Igreja na qual o senhor consumiu a sua vida de padre fiel às suas promessas sacerdotais…
    Obrigado, Pe. Possidente, por tudo que o senhor nos ensinou nos sermões, na direção espiritual e pelo seu exemplo de fidelidade ilibada ao seu sacerdócio, que Maria Santíssima, pela qual o senhor era apaixonado, o ajude a louvar e glorifcar o nosso Deus para sempre!!!

  11. UM GRANDE SACERDOTE! ESTOU MUITO EMOCIONADO!

  12. Monsenhor José foi o porto seguro de centenas de jovens durante décadas.
    Qual São João Bosco formou padres, bispo e fieis católicos que servem a Igreja fielmente.
    Podemos dizer que no dia seis de setembro morreu um homen realmente santo.
    Monsenhor obrigado.
    Continue nos dando santos padres.