Para bispo, ministra da Secretaria das Mulheres é ‘mal-amada e irresponsável’.

Presidente da Comissão da Vida da CNBB em SP, d. Simão ataca Eleonora

Chico Siqueira – O Estado de São Paulo, 10 de fevereiro de 2012

ARAÇATUBA – O bispo de Assis (SP), d. José Benedito Simão, presidente da Comissão pela Vida da regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse ao Estado que a nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, “é uma pessoa infeliz, mal-amada e irresponsável”, que “adotou uma postura contra o povo e em favor da morte” ao defender o aborto em declarações dadas à imprensa. Informada, a ministra não quis comentar as críticas feitas pelo bispo.

“Recebo com muita indignação as palavras da nova ministra, cuja pasta tem uma grande responsabilidade em favor da vida da mulher”, afirmou d. José – para quem a ministra abriu uma polêmicas que pode criar um confronto entre Igreja e governo. “Ela é infeliz, mas ninguém precisa ficar sabendo. Seu discurso mostra que ela pode estar reabrindo feridas que estavam cicatrizando”, disse ainda o bispo, referindo-se aos debates ocorridas no fim do governo Lula sobre aborto no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3). “Ela tem obrigação de apresentar programas que gerem vida, e não morte. Deve falar em defesa da mulher, em defesa da vida, mas se posicionou a favor do homicídio, ao defender o aborto”, protestou.

O bispo também reclamou das declarações da ministra sobre as preferências sexuais de sua filha, afirmando que ela “deveria tomar mais cuidado para não dar mau exemplo para nossos adolescentes”.

Panfletos. D. José, de 61 anos, ficou conhecido em janeiro de 2010, quando divulgou panfletos chamando Lula de “novo Herodes”, por levar adiante o PNDH 3. Os panfletos voltaram a circular em outubro, em plena campanha presidencial de segundo turno, mas foram apreendidos em uma gráfica do Cambuci, em SãoPaulo. A gráfica informou que a encomenda lhe fora feita pela diocese de Guarulhos.

Em outro trecho da entrevista de ontem, o bispo de Assis disse que vai seguir de perto os pronunciamentos da ministra. “Vamos acompanhar seu trabalho. Se os discursos forem nessa mesma linha (de defesa do aborto), vamos tomar algumas medidas de protesto, que podem ser panfletos ou manifesto público”, acrescentou. E concluiu dizendo que “foi uma escolha infeliz do governo de Dilma”, que poderia ter escolhido “uma pessoa mais responsável e equilibrada, mas colocaram essa pessoa para reacender temas polêmicos e complexos e reabrir feridas que estavam se fechando”.

25 Comentários to “Para bispo, ministra da Secretaria das Mulheres é ‘mal-amada e irresponsável’.”

  1. Concordo com o Bispo Dom José Benedito Simão . Os ovos da tartaruga são amparados pela justiça e ninguém pode destruir . E o nosso “ovo humano ” um feto , pode matar ? Quem vai defender nossa espécie ?

  2. Ontem, no Jornal da Noite, na Band, o apresentador Boris Casoy – que disse ser contra ao aborto – disse que os cristãos não tem o direito de criticar o trabalho dela, porque é missão da pasta dela é cuidar da política sobre a mulher, numa alusão a fala do senador Magno Malta que falou umas coisas certas sobre a nova ministra.

  3. Em primeiro lugar, louvemos a atitude do Bispo. Temo que ficará sozinho, porque de uma forma melancólica e covarde, de uma maneira geral os Bispos não se pronunciam a favor de absolutamente nada, e a rigor nem contra. Andam muito mornos, e Jesus quer gente fria ou quente. De gente pastosa certamente não estamos mais precisados.

    O que é uma pena esse mutismo mal explicado, ainda mais num tema tão candente, porque os evangélicos também são totalmente contra o aborto, só que eles se pronunciam, fazem questão de falar abertamente, nos templos e principalmente no Parlamento, onde têm dezenas, centenas de representantes.

    Então, a Igreja perde dos dois lados, infelizmente.

    Quanto à ministra e seu discurso pró morte, a notícia também dá conta de que em casa não tem um bom exemplo, a começar pelas opções sexuais de sua filha. Não é uma regra, mas é sintomático o fato de, via de regra, as pessoas ditas progressistas, avançadas e coisa e tal, terem sempre algo contra a natureza dentro de casa, quando não são eles próprios. O que me leva a refletir que se isso for progresso, sou e faço questão de ser retrógrado. Medieval, até.

    Catando o comentário do Leniéverson, observo que o arrogante e preconceituoso Boris Casoy perdeu uma oportunidade de ficar quieto. Avançar nisso, encontrar defesa ou tentar explicar o pronunciamento dele é dantesco, porque há certos fatos, certos comentários e certas posturas, que exigem, por si mesmas, um silêncio tumular. De minha parte, já enterrei a opinião dele.

    Enterro e aplaudo a da Myriam Rios, esta sim, que deveria ser dito não só por ele, jornalista de renome e de penetração na mídia, mas por todos.

  4. precisamos providenciar urgente um troféu para esse Bispo. Que tal o “Báculo de Aço”? Dê a sua sugestão!

  5. Parabéns Vossa Excelência Reverendíssima, pela coragem e zelo pela doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que a Virgem Santíssima o guarde e o proteja para sempre!

  6. A hostilidade do Sr. Casoy para com a Igreja Católica já é de longa data.

    Só nessa semana vi dois bispos brasileiros tomarem atitudes “politicamente incorretas”. Ainda é muito pouco mas digo: Obrigado Senhor!

  7. A grande maioria da nossa população, maioria essa que se declara cristã nos censos, tem os mesmo atributos que Dom José Benedito Simão lembrou possuídos pela ministra. Senão fôssemos assim, infelizes, mal amados e irresponsáveis, como seriam eleitos os governantes que temos? Se votamos neles é porque, de alguma forma, estamos identificados uns com os outros.
    Sou absolutamente contra o aborto e não consigo entender como se pode matar nascituros e pedir suavidade para delinquentes juvenis ou adultos.
    Quanto ao Sr. Boris Casoy, não me lembrava mais da sua existência, até esta ocasião. Não vejo TV há mais de 15 anos.

  8. Postei no meu face , para muitos verem o que o PT realmente quer fazer com a vida humana . Aproveito o comentário para dar os parabéns ao Fratres , um site excelente . Acesso todos os dias :)

  9. Que feridas estavam se fechando??

  10. Ana Maria, penso que as feridas se fecham significam o “esquecimento” da presidente dilma em relação ao aborto.

  11. Thiago, pelo amor de Deus! O aborto está nos estatutos do pt. O bispo é muito inocente.

  12. Parabéns Senhor Bispo! Continue dando voz às causas que, como católicos, defendemos!! Não desista diante das críticas!! Conte com minhas orações!

  13. Ana Maria, nós sabemos disso, a questão é não permitir a transformação de projetos partidários em projetos de nação.Você tá junto?

  14. Todos os bispos deveriam defender as Leis de Deus. É o normal. Esperamos que apareçam outros para combater o horrível pecado do aborto.

  15. “Perigosíssimos” FRATRES;
    Não creio que esse bispo seja tão inocente que “desconheça” os estatutos do ParTido…
    Bem, em minha ignorância creio que devemos elogiar essa atitude dele.
    Defender a vida humana, até a Universal defende, lógico que o interesse é diverso, pois, enquanto defendemos a vida como sinal do Amor de Deus, eles a defendem por ver no feto um possível dizimista…
    Porém, não basta aos bispos da CNB do B ficar alaerdeando contrariamente às nomeações da Presidenta que eles ajudaram a eleger!
    Tampouco difamar o ParTido que eles ajudaram a criar nas sacristias das igrejas, muitas delas na maior metrópole do país, nos idos dos anos ’80…
    Faz-se necessário atitudes verdadeiramente Católicas!
    Compromisso para com Deus e a Verdade Eterna!
    Li a notícia sobre a nomeação de um novo Bispo para Lourdes, na França, no dia consagrado às Aparições da Virgem naquele lugar…
    Ah, que inveja…
    Aqui estamos tomados de filo-anarquistas e marxistas, caso não sejam descaradamente marxistas, são, no mínimo socialistas…
    Quanto à Verdade e à Fé, bem, diante de tudo que vejo à minha frente, percebo que a apostasia é algo natural para essa gente…
    Mitras penosas, as Arapiracas da vida, padres fashion’s , clero omisso, mal preparado cultural, moral e espiritualmente… Essa é a triste realidade dessa igreja modernista do mega evento que temos aqui neste Brasil…
    Quando um bispo grita em favor da vida humana, é motivo de notícia até em jornais televisivos…
    Pobre igreja conciliar…
    Diante de tudo isso que estamos vendo, gente se esbaforindo porque a Presidenta, cujo ParTido é a favor do aborto, da união gay, do fim da propriedade privada, à favor da coletivização dos meios de produção ) exceto a corrupção, claro, essa fica nas mãos dos “camaradas dirigentes”), todos eleitos democraticamente com campanhas pró ParTido em quase a totalidade das cidades com membros do clero modernista conciliar, desde seus “agentes de pastoral, passando pelas “irmãzinhas”, pelos presidentes da assembleia cristã (antigamente se chamavam padres) e ppor bispos, muitos deles de alto escalão na CNB do B…
    E essa turma agora vem dando uma de que: “Ahhhh, eu não sabia!”
    Como diz um amigo: “vá mentir pros presos!”
    Então volto a perguntar:
    ESSA IGREJA CONCILIAR É SÉRIA?

    NB. O senhor bispo deste caso não é do tipo que incentiva ou valoriza a “Forma Extraordinária”, portanto, ele apenas fez o que um homem sério, em qualquer profissão o faria: defender a Vida Humana, desde a concepção.
    Compreendamos isso e separemos as coisas!

  16. Parabéns! dom Simão.
    É assim mesmo que se fala com essa gente canalha.

    Deus lhe abençoe e o ajude a confirmar os irmãos na fé.

  17. Parabéns ao Sr. Bispo, como ao Regional Sul 1, nesta questão!

    Quando o Direito é ilegítimo, injustiça e imoralidade, o governo some, e cada um luta como puder (moral e efetivamente) para salvar a vida ameaçada, vida à qual temos a obrigação moral de resguardar.

    Para clarear a questão, é bastante sugestivo o Discurso do Papa Bento XVI ao Parlamento Alemão em sua mais recente viagem à Alemanha: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283600. Consultado em 24 de setembro de 2011.

    Pessoalmente, acho que ninguém é tão “tapado” a ponto de não ter como perceber certos princípios “basiquíssimos” da Moral Natural. O resto, é conseqüência lógica.

  18. Parabéns Sr. Bispo!
    Deus o defenda e o torne cada vez mais destemido e defensor da vida humana. Não se preocupe de agir quase só dentro do maior episcopado do mundo. Vossos irmãos Bispos, em sua grande maioraia, estão preocupados com a terra, com o meio ambiente, com a economia, com a política, agora com a saúde, se metendo em tudo sem nada entender… e estão de olhos vedados para o que realmente é sua missão, como fez D. Bergozini e agora V. Exa.
    D. Valentini não isinuou, sorrateiramente, em um de seus artigos, que as expressões religiosas, falando sobre imenjá, são tão válidas como as nossas?
    Tirando a conclusão do artigo de D. Valentini, tanto faz Nossa Senhora da Conceição, iemanjá, S. Jorge, ogum, Jesus Cristo, oxalá, é tudo a mesma coisa, são expressões diversas que não devem ser impedidas…
    É por isso qua Diocese de Jales está uma maravilha…
    Os leigos quase concelebram com os padres, que são reduzidos a “presidentes” das comunidades… Freiras, quase não existem mais lá…Valha-me Deus…
    O que essa peste negra chamada “teologia” da “libertação” fez e ainda faz na Igreja é um verdadeiro latrocínio no patrimônio bi-millenar da Igreja de Deus!
    Rezemos para que apareçam mais D. Josés, D. Bergozinis, D. Benis, D. Rifans, D. Antônios Kelers, etc…

  19. Fidelis, acho que o prêmio “Beato von Galen” seria de bom tamanho.

  20. Parabêns ao Bispo! Mas fique atendo Bispo José,pois esse pessoal não desiste.Ás vezes eles usam uma linguagem mais clara como a da ministra,outras vezes usam uma linguagem mais camuflada,mais adoçicada,mas o interesse deles é sempre o mesmo,aprovar esses projetos que fazem parte da revolução cultural marxista.

    Que Nosso Senhor abençõe suas ações,Bispo José! E por caridade,rezemos pela conversão dessas pessoas como a ministra.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  21. Felipe Leão, o que eu disse sobre o bispo ser inocente é por ele ter dito que a ferida estava se fechando. Como assim e se isso é corre nas veias do partido (estatuto)?

  22. Leniéverson Azeredo
    fevereiro 11, 2012 às 5:35 pm

    Ana Maria, nós sabemos disso,
    Mas parece que o bispo esqueceu. Que estória é essa de ferida se fechando?
    a questão é não permitir a transformação de projetos partidários em projetos de nação.
    Vc tb é inocente, hein? O esquema partidário é o sangue dos candidatos que a massa vota. Nas eleições ( e já se vão, quase, 12 anos de petralhas!!), frequentadores de missa podem testemunhar: 99% dos padres Brasil afora fizeram campanha para o pt!
    Você tá junto?
    Junto com o quê? Com a cnbb que recebeu marta “suplício”? Ou com a cnbb que deixou Dom Sobrinho ser linchado pela mídia sozinho? Ou com a cnbb que fez dvd da campanha da fraternidade com a presidentE das ‘católicas pelo direito de decidir’?…..

  23. O bispo n fez mais que a obrigação dele de se posicionar contra o aborto, n achei certo ele chamar a mulher de mal-amada ( ainda que seja, ele não tem esse direito) e acho que a cnbb fará uma nota em apoio a ela. É isso.

  24. “Perigosíssimos” FRATRES;

    Não sejamos tão ingênuos!
    Ninguém pode ser tão “inocente”, ainda mais essa tal CNB do B!
    Creio que antes de se elogiar tanto a um discurso em prol da campanha “Pró Vida!”, não devemos nos olvidar que toda essa gente está onde está, ou seja, no poder em Brasília e em outras paragens, graças ao apoio incondicional dado pelo clero cenebebista!
    O que questiono é a “autoridade” dessa desgraçada instituiçã/ONG, caterva, sei lá como podemos chamar isso que se coloca como a única intérprete da Igreja Católica: a CNB do B.
    Faz-se necessário que ao menos os Católicos sérios, sejam eles leigos, padres, religiosos, religiosas, Bispos, comecem a perceber o embuste satânico da tal colegialidade episcopal, a “democracia maçônica” que foi instituída na Igreja, naquele que foi o grande causador de todos os males, o “tumor maligno” que foi o concílio Vaticano II, que “ocupou” através de “metástases malignas” todas as partes da Igreja, tal como um câncer violento, corroendo os órgãos vitais da Esposa do Cordeiro!
    O Bispo que se mostrar “contrário” aos “desígnios” dessa desgraça de “Cão-ferrância” é deixado de lado, é execrado! Lembram-se do Bispo Bergonzini? Teve que “engolir” sua campanha contrária à “camarada”…
    Até o Mau$$enhor$ e sua CN foram reverentes à turma da PaTota… Seriam “ordens superiores”?…
    Porém, isso é o fruto podre de um mal maior: o concílio! O câncer que corrói as entranhas da Igreja!
    Parece que o Papa e a pequena minoria dos Bispos fiéis não percebem, ou não querem perceber (o que é pior!) que enquanto não se afastar esse mal, originado no “mega evento”, acabando-se com essa “democracia maçônica” que se infiltrou na Igreja, nada restará! Tudo ruirá!
    A situação é tal que quando um bispo, ainda que com evidências modernistas, como é o caso desse senhor, que fora professor no seminário de d. Evaristo Arns, homem de “confiança” desse senhor arcebispo liberal, faz discursos defendendo a Vida humana, é motivo de notícia em jornais televisivos e de escárnio entre seus pares…
    Não sei se este senhor bispo está se “convertendo” para o lado Católico da força, ou se apenas está irritado quanto à nomeação de uma nova PeTralha, que não de sua facção partidária…
    Espero estar enganado, mas não confio nessa gente.
    Respeito, ao bispo e àqueles que o “elogiam”…
    Porém, tenho muito cuidado com esse pessoal cenebebista, não confio neles, como nunca confiaria em seu modelo de pastoreio: JUDAS ISCARIOTES.
    A atitude dele em relação à defesa da Vida é lovável.
    Ponto.
    Rezo por ele, a fim de que realmente se “converta” e seja Verdadeiramente Católico!
    Ponto final!
    Que ele e seus pares possam olhar para suas “comunidades” e perceber que são tais como ovelhas sem pastor, perdidas, presas em arbustos espinhosos, outras atacadas e devoradas pelos lobos vorazes, enquanto eles ficam reunidos, criando lindas campanhas da fraternidade… Tão liberais, maçônicas, revolucionárias e demoníacas quanto os gritos infernais dos bolcheviques destruindo, saquenado e matando nos monastérios russos em 1917, ou dos “camaradas milicianos” destruido, saqueando, estuprando e assassinando religiosas/religiosos/padres e Bispos na Espanha de 1936!!!
    Que esses bispos brasileiros possam usar o exemplo de Santo Atanásio!
    Que saiam dessa maldita apostasia e possam, verdadeiramente conduzir o Rebanho ao Único e Bom Pastor: Cristo, nosso Senhor e Rei Eterno!
    Sem divagações, sem titubear, afinal, como disse Nosso Senhor:
    Seja quente ou frio… o morno, será vomitado!
    Senhor, por amor ao Imaculado e Doloroso Coração de Maria, dai-nos Santos Sacerdotes e Bispos, livrai-nos da apostasia!