Medjugorje, a história definitiva (VI): Os videntes – Mirjana.

Mirjana Dragicevic nasceu em Sarajevo no dia 18 de março de 1965. Sua 1ª visão aconteceu no dia 24 de junho de 1981 e, depois de receber o décimo segredo no dia 25 de dezembro de 1982, ela parou de receber aparições diárias. Mirjana disse que ficar longe de Nossa Senhora lhe causava um enorme sofrimento e que elas achavam difícil se separar mesmo depois de terem estado juntas por 45 minutos [1]. Nossa Senhora garantiu a Mirjana que a vidente deveria retornar a sua rotina diária e viver no futuro sem seus conselhos maternais. Ela avisou Mirjana que os primeiros meses sem seus encontros diários seriam muito duros para a vidente, o que de fato se provou. Mirjana entrou em um estado de depressão profunda, evitou o contato com todas as pessoas e se trancou num quarto chorando, esperando que Nossa Senhora aparecesse para ela e lhe chamasse pelo nome. Nossa Senhora lhe deu um grande presente ao prometer que apareceria para Mirjana no aniversário da vidente pelo resto de sua vida. No entanto, um ano é um longo período, visitantes vinham de todas as partes e então Nossa Senhora mudou de ideia. No dia 2 de setembro de 1987, Mirjana recebeu uma locução interna e, desde então, no segundo dia de todo mês, ela recebe uma locução interna ou uma aparição de Nossa Senhora e, algumas vezes, elas rezam juntas pelos que não crêem. A partir do dia 2 de janeiro de 1997, estas visitas deixaram de ser privadas. Mirjana sabe a hora exata em que Nossa Senhora vai aparecer, das 10 às 11 da manhã, e esta reunião mensal é agora aberta ao público.

Mirjana recebeu todos os 10 segredos. Ela alega tê-los recebido de Nossa Senhora num pergaminho que foi examinado por “especialistas lingüísticos” que afirmaram que o mesmo foi escrito numa língua desconhecida. Tal fato é oportuno, pois se este não fosse o caso, os segredos não seriam mais secretos. O único precedente para um documento escrito numa língua desconhecida é o do “Livro de Mórmon”. É de se perguntar por que Nossa Senhora teria dado os dez segredos a Mirjana, que só fala croata, numa língua desconhecida e se por algum milagre a vidente consegue entendê-los. Afirma-se também que, tendo-se analisado o pergaminho via carbono para datação e análise da composição, o mesmo é feito por uma substância desconhecida [2].

Mirjana casou-se com Marko Soldo no dia 16 de setembro de 1989 e tem dois filhos, Marija (nascida no dia 8 de dezembro de 1990) e Verônica (nascida no dia 19 de abril de 1994). Ela está casada e vive em Medjugorje.

Mirjana tem a honra de ser a única vidente a receber uma aparição do demônio. Ele apareceu para ela no dia 14 de abril de 1982 enquanto a vidente esperava por Nossa Senhora. Ele vestia as mesmas roupas usadas por Nossa Senhora, tinha um rosto terrivelmente negro, porém com os traços de Maria. Ele a fitou com seus olhos incandescentes e negros e lhe ofereceu todos os prazeres do mundo, mas Mirjana recusou. Um pouco mais tarde, Nossa Senhora apareceu e disse: “Me desculpe, mas você tinha que vê-lo para saber que ele existe e que você será tentada neste mundo” [3].  Até onde sei, esta é a única ocasião em que Nossa Senhora pediu desculpas a um vidente, e nenhuma explicação é dada do porque ela não ordenou ao demônio que se manifestasse aos outros videntes de Medjugorje para prová-los da sua existência.


[1] Nota da Tradutora. Aqui, o texto não deixa claro se Nossa Senhora também “achava duro” ter que se separar da vidente. É o que parece, apesar de absurdo.

8 Comentários to “Medjugorje, a história definitiva (VI): Os videntes – Mirjana.”

  1. É difícil distinguir qual das duas estórias é mais falsa e fantasiosa: Se a de Joseph Smith com seu livro de Mormon ou as visões de medjugorje.

  2. Tudo testemunha contra estas “aparições”. Medjugourje é um dos maiores embustes pós-concílio que já foi produzido! Pelo teor das mensagens (que afronta todas as mensagens da Rua do Bac, La Salette, Lourdes, Fátima), nada ali é sério!

    Aqui na Bahia temos algo semelhante: Angüera, a alguns quilômetros de Feira de Santana! Este é noss nosso embuste baiano a pessoas de boa-fé e que procuram Nossa Senhora!

    Miserere nobis, Domini!

  3. Eu respeito quem acredita, mas, particularmente, não creio nas aparições de Medjugorje, e a Igreja não me ordena que creia nisso como ponto de fé. Essa prática das/dos videntes de Medjugorje terem data e horário específicos para receberem as mensagens e visões me parece muito com práticas comuns no meio carismático: “no dia tal, na paróquia tal, na missa de tal hora, o padre fulano estará rezando e operando curas e milagres!”. O sobrenatural opera pela agenda humana? Não apenas por esse motivo, mas eu assisti vídeos dos videntes de Medjugorje e acho aquilo extremamente absurdo. E não são poucos os casos de charlatanismo no meio católico envolvendo supostas aparições de Maria. Aqui em Minas Gerais mesmo já ouvi muitas histórias de aparições… Que Deus me perdoe, e que Nossa Senhora me perdoe, mas eu não acredito.

  4. Pelo que vejo, cada Estado possui seu charlatanismo local… Bahia, Minas e… não nos esqueçamos de Jacareí, onde dizem que a coisa também é feia!

  5. Essas esquisitices de Jacareí já teve reprovação da Diocese, n coloco o link aqui pq o site está em manutenção. O ‘vidente’ diz que só sabia rezar pai nosso, ave maria e glória quando começou a ter visão com 13 anos. O que prova conhecimento zero sobre a doutrina da Igreja e sua história, resultando nos erros crassos e absurdos nas esquisitices do ‘vidente’.

  6. Essa história do tal pergaminho eu não sabia.

    Como assim ele foi estudado?

    Por quem?
    Quando?
    Em qual laboratório?
    Onde ele se encontra?

    É muito fácil falar umas besteiras dessas, díficil é prová-las.

    O pior é que tem muita gente bem piedosa e até bons e santos sacerdotes que acreditam em Medjugorje.

    E já que se falaram dos tais pseudoprofetas/ videntes brasileiros é bom também citar o Sr. Cládio Heckert dum tal movimento salvai almas lá do RS.

    Esse pessoal anda distribuíndo livros com doutrinas heterodoxas e mensagens atribuídas a Jesus Cristo, Nossa Senhora, São Miguel e etc… além de profetizarem o fim do mundo para esse ano.

  7. Hoje, por coincidência, ao chegar no trabalho e abrir o meu -email, vi em minha caixa de entrada o seguinte recado :

    Veja no site abaixo sobre um “pergaminho” que Nossa Senhora deu a uma das videntes de Mediugore,
    as duas pessoas que leram “simultaneamente” leram textos diferentes. Só a vidente de Nossa Senhora
    consegue ler nele os 10 segredos.

    O Padre Petar, que foi escolhido para revelar os 10 segredos 3 dias antes que eles aconteçam, completou
    neste ano de 2012, 66 anos.

    Não espere a revelação dos segredos, nem os acontecimentos que são castigos de Deus para se conver-
    terem.

    Comece hoje mesmo colocando em prática as 5 pedrinhas que Nossa Senhora ensinou:

    1. Rosário, 4 terços diários; 2. Missa de preferência diária; 3. Confissão, no minimo mensal; 4. Ler e viver
    a Palavra de Deus; 5. Jejum a pão e água nas quartas e sextas feiras.

    Você esta preparado (a) para encontrar com Jesus e ser julgado por Ele ?

    Você esta preparado (a) para a MORTE, JUÍZO, INFERNO OU PARAÍSO ?

    Se não estiver se prepare pois com certeza isto não esta longe, e pode ser em segundos.

    Pense nisto !!!! É sua felicidade eterna no Céu ou infelicidade eterna no Inferno que estão em jogo.

    http://www.queridosfilhos.org.br/segredos-detalhe.phpid=5&Os+10+segredos+num+%27pergaminho%27

    Essa história desse tal pergaminho, parece aquelas histórias de pessoas que se dizem contatadas por extra terrestres e que receberam deles tais e tais coisas e mensagens…
    realmente é muito semelhante.

    No site indicado a vidente diz que o tal pergaminho se materializou em suas mãos.

    Como pode uma história dessas se sutentar por tanto tempo?

  8. Inflação de segredos e de aparições, para desvalorizar e desviar das verdadeiras…