De horroroso para feio.

Estátua de Papa João Paulo II é refeita em Roma após críticas

Segundo críticos, estátua se parecia mais com o ditador Mussolini. Artista Oliviero Rainaldi culpou os construtores pelos defeitos da obra.

G1 – Uma nova estátua em homenagem ao Papa João Paulo II foi inaugurada nesta segunda-feira (19) em Roma, depois de a primeira versão, inaugurada em maio de 2011, ter sido ridicularizada pelo público italiano e pelo Vaticano.

Primeira versão da estátua de João Paulo em 2011 e a segunda inaugurada nesta segunda (19) (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Primeira versão da estátua de João Paulo em 2011 e a segunda inaugurada nesta segunda (19) (Foto: Gregorio Borgia/AP)

O artista Oliviero Rainaldi disse que estava satisfeito com o produto final da nova versão. Ele culpou os trabalhadores pelo fracasso da primeira estátua.

Quando a estátua foi revelada em maio de 2011, foi amplamente criticada por transeuntes que diziam que ela se parecia mais com o ditador fascista Benito Mussolini do que com o Papa polonês.

A prefeitura de Roma rapidamente montou um comitê de especialistas em arte, funcionários da cultura e acadêmicos para trabalhar com Rainaldi para fazer a nova versão ficar mais parecida com os desenhos aprovados pelo artista.

Rainaldi disse que o trabalho envolveu “pequenas correções” aos erros cometidos durante a montagem inicial.

As revisões reveladas nesta segunda-feira (19) mostram que o foco foi no rosto do papa: ele agora está sorrindo e tem pescoço e queixo mais definidos, o manto aberto e curvo agora revela um gesto de acolhida e proteção.

Estátua inaugurada em 2011 e a versão aprimorada instalada nesta segunda (19) em Roma (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Estátua inaugurada em 2011 e a versão aprimorada instalada nesta segunda (19) em Roma (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Umberto Broccoli, superintendente do patrimônio cultural de Roma disse que era natural que a obra iria provocar uma gama de opiniões, dizendo que a Itália é um país de 50 milhões de árbitros de futebol, 50 milhões de críticos de arte e 50 milhões de políticos.

“Com arte contemporânea, você tem que esperar anos passarem antes de julgá-la”, disse aos repórteres no local onde fica a estátua, em frente à estação Termini de trem.

“É muito melhor do que antes”, disse Marco Felici, um trabalhador de 53 anos de idade, que assistiu a cerimônia de inauguração com o resto de sua equipe. “O rosto e o pescoço estão melhores. Eles fizeram um bom trabalho agora.”

Alberto Donella, no entanto, não estava convencido. “Não é ele”, disse enquanto caminhava próximo a estátua. “Ele era alegre. Ele não é como este. Para mim, ainda parece uma geladeira.”

21 Comentários to “De horroroso para feio.”

  1. Bota feio nisso!

  2. Um belo esconderijo de bandido!

  3. Pense num mau gosto e criatividade zero.

  4. Perdemos a noção do que é arte! Se isso for arte (sou péssimo em fazer) me torno o maior artista do universo, talvez fazendo uma geladeira com a cabeça de João XXIII em cima.

  5. Parece aquele personagem da Marvel que engole os inimigos na sua capa ou manto, esqueci o nome dele.

    É, e a Igreja aprovando tudo! Que liiiiiindoooooooo!

  6. Geladeira? Hahaha! Parece é uma garrafa pet estragada!

  7. Tá bonitinho demais da conta sô.
    Coisinha linda!
    Já pensou?
    Passear na praça a noite e dar de cara com um troço desse te olhando e dizendo: Heloooo!

  8. Que falta de minimo juízo artistico.E a beleza onde é que fica como critério para a produção de obras de arte? Realmente,chamar de horroroso está longe de corresponder ao que essa ´´obra“ realmente é.

  9. Antigamente se faziam os Beatos em Barroco; hoje se fazem os Beatos em bronze oco. “O tempora! o mores! Fazer isto em Brasília ainda se admitiria. Mas em Roma, nunca! É uma verdadeira profanação da arte. É uma aberração!!!
    Mas pensando bem! Em Roma não se fizeram aberrações litúrgicas? E isto não é contra um Beato mas contra o Altíssimo!

  10. Horrível, de mau gosto! Credo!

  11. Que susto, mais feio que isto só aquela do Senado amiga de sodomitas, após cirurgia plástica…

  12. Ai que susto!

  13. A história dessa estátua dá uma lição valiosa: fabricar santidade é errar a mão sempre.

  14. Realmente, a nova versão, mais próxima do realismo, foi uma guinada de 360º. Até que para uma arte moderna, agora está bem melhor. Vou fazer questão de tirar uma foto quando for a Roma no Natal.

  15. Realmente Vinicius, deram uma guinada de 360 graus, ou seja, voltaram à estaca zero. Continua horrorosa.

  16. kkkkkkkkkkkkkk. Boa, Ricardo. Eu quis dizer 180º, mas parece que o uso equivocado teve sua utilidade.

  17. Ah, entendi a mensagem da obra:

    JP II dá abrigo para qualquer um [maçons, B’Nai Brith, modernistas, hereges, satanistas, islâmicos, judeus, hinduistas, apóstatas e outros aventureiros], só não anima os católicos de verdade…

  18. Ah, mas esse é o Batman!!!!!!

  19. Mister Magoo, isso sim! N é possível que só eu lembre dele (do desenho).

  20. Isso só reforça minha convicção de que a chamada “arte moderna” é BASEADA NA PREGUIÇA E NA FALTA DE TALENTO. Comparem com esculturas de verdade para verem que o autor dessa porcaria aí não teve trabalho nenhum: o manto é reto, sem nenhuma dobra, ao contrário das esculturas antigas, que representavam o tecido com todas as suas dobras e detalhes, exigindo grande habilidade, paciência e árduo trabalho do escultor. Apenas o rosto exige algum talento, e mesmo assim ficou muito tosco. Claramente o escultor colocou aquele manto reto para evitar o trabalho de esculpir os detalhes do corpo. Não deixem de ver o documentário “Why beaty matters?”, apresentado por Roger Scruton e produzido pela BBC. Disponível no YouTube com legendas.

  21. Parece a sucata da 2a Guerra Mundial !
    Excelentes os documentários da BBC “Why beauty matters?” “Porque a Beleza importa?” indicados a nós pelo Henrique Lima – gratias!