Dom Odilo, que segundo família adotaria o nome de Paulo VII, teria defendido a Cúria em discussão acalorada.

Blog do CamarottiPrelados brasileiros próximos ao cardeal Odilo Scherer acreditam que há uma campanha para “queimar” o arcebispo de São Paulo. Um deles disse ao Blog que o objetivo seria reduzir as chances de dom Odilo dentro do conclave. Uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal italiano “la Repubblica” acendeu o sinal de alerta entre os interlocutores próximos do arcebispo de São Paulo.

Segundo a reportagem, Scherer tomou uma posição oposta de outro cardeal brasileiro, João Braz de Aviz, e saiu em defesa da Cúria Romana no último dia de reunião das Congregações Gerais. Braz de Aviz tinha feito um ataque pessoal ao ex-secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, ao questionar as finanças do Vaticano.

A matéria relata que Bertone não gostou das críticas e acusou Braz de Aviz de vazar as informações para a imprensa italiana. Houve tréplica do brasileiro. Nesse momento, Odilo Scherer teria feito uma intervenção para defender a Cúria.

“Dom Odilo defendeu o legado de Bento XVI. Mas querem queimá-lo quando tentam associá-lo ao cardeal Bertone e como defensor da Cúria Romana. Enquanto isso o cardeal Angelo Scola (Milão) aparece como o candidato que vai reformar a Cúria”, rebateu um prelado brasileiro que é do grupo de Odilo Scherer.

Para vaticanistas italianos, ao defender uma posição impopular, Scherer fez um movimento para conquistar votos de cardeais ligados à Cúria Romana. Abaixo, reprodução da reportagem do “la Repubblica”:

* * *

Irmão de D. Odilo aposta em nome de Papa que cardeal escolheria: ‘Paulo’

Globo –  Com o andamento do conclave no Vaticano, a expectativa da família de Dom Odilo Scherer cresce na mesma medida em que o assunto se torna uníssono nas ruas de Toledo, no oeste do Paraná. Ainda que cautelosos diante da eleição que irá escolher o novo Papa, os irmãos do cardeal brasileiro, que está entre os favoritos, já apostam no nome que Odilo irá escolher na hipótese de ser eleito. “Se for o caso, é Paulo”, apostou o irmão Lotário Scherer.

30 Comentários to “Dom Odilo, que segundo família adotaria o nome de Paulo VII, teria defendido a Cúria em discussão acalorada.”

  1. Paulo VII?!?!?!?!? De um brasileiro eleito Papa, liberanos Domine!

  2. Misericórdia Senhor! Meta a santa prudência na cabeça desses cardeais brasileiros que amam os holofotes e expõem a Santa Igreja.

  3. Ai ai… bons tempos aqueles em que haviam verdadeiros pastores de rebanho, que cientes das graves responsabilidades diante de Deus pelo povo fiel temiam cargos de responsabilidade. Sabiam eles que o julgamento desses é mais severo e rigoroso. E se o aceitavam, aceitavam constrangidos pela graça divina e amor por Nosso Senhor, sabedores de que Deus jamais os colocariam em um lugar aonde sua graça não os pudesse sustentar.

    E hoje vemos aí essa briga mesquinha e diabólica por poder na Igreja Católica, onde as posições são disputadas ferrenhamente e muitas vezes são acordadas por políticas e acordos espúrios do que uma abertura a moção do Espírito Santo.

    Senhores, por favor tenham compostura. Trabalhai e procedei não pela própria glória, mas pela glória d’Aquele que vos elevastes a tão alta dignidade, sempre sabedores de que:

    Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir.

    E mais, para esses tempos de obscuras negociações:

    Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido.
    Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados.

    Tudo do cap. 12 de São Lucas.

    Lembrem-se, senhores Cardeais, de que um dia todas as vossas palavras e ações serão manifestadas para o mundo inteiro, para vossa honra ou ignomínia.

  4. Senhor, livrai-nos de mais uma Papa que defenda o super-dogma do Vaticano II. Dai-nos um Papa santo. Dai-nos um Pio, um Bento, um Gregório, um Leão.

  5. Só tenho duas coisas a dizer: “Ó Coração Eucarístico de Jesus, livrai o conclave das insídias de satanás!
    E que a Ssma. Virgem Maria nos defenda de um Papa Brasileiro nas condições atuais!!!

  6. Paulo VII não… por favor, meu Deus…

  7. A mídia tenta fazer do Conclave uma luta de poder.Mas, “O poder” na Igreja é sinônimo de dar a vida.Isso é o poder na Igreja, isso é ser Papa e essa foi a homilia de hoje.

    Acho que Dom Odilo está “desejando muito” esse papado. O que Deus quer com isso, não sei.

  8. Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
    Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam …

  9. Sugiro a todos os que queiram o seguinte: Rezai para que o Senhor nos dê o Papa de que nós precisamos, e não o Papa que nós merecemos.

  10. Sem querer julgar a intenção de Paulo VI, que Deus no livre de tal juízo temerário, mas, esse Papa viu o desmoronamento arquitetado e prático do edifício da Fé Católica, de mãos cruzadas, ou amarradas…
    Ele entregou o leme da barca de Pedro, sobretudo a Liturgia, o coração da nossa fé, em mãos inescrupulosas e ávidas por novidades, sedentas por tudo detonar e colocar algo “novo” no lugar. A angústia dele foi tanta que falou na “fumaça de satanás na Igreja”, agora, a pergunta: Por que não freou os desmandos? Por que permitiu os maiores horrores contra a fé, como o famigerado e herético catecismo Holandês, a maldita comunhão na mão, as falsas e deturpadas inculturações, que nada mais são que paganismo. Por que viu milhares de padres deixando a batina, conventos fechando, seminários destruídos moralmente, e só se angustiou e não deu um BASTA??? A dispensa dos padres era tão facilitada nessa época infeliz, que parece que já estavam prontas nas Cúrias Diocesanas…
    Dizem que às vezes ele mesmo se espantava quando chegava à Sacristia para celebrar certas Solenidades e ficava sabendo, ali, na hora, que esse rito, aquela cerimônia, esta outra, tinham sido abolidos ou totalmente desvirtuados…
    Quem somos nós para jogar na lama a vida pessoal desse Papa, Deus nos defenda… Isso não… Mas, seu Pontificado foi uma lástima…
    Querer comparar de lonnnnge o Pontificado dele com o de Pio XII, por exemplo, é uma paródia…
    Por isso, Paulo VII???
    Ninguém merece…..

  11. Paulo VII? Não sei se digo: “Miserere nobis” vel “Miserabilis nobis.

  12. Paulo VII é simplesmente o pior nome POSSÍVEL! O que é que passa na cabeça desse cardeal!?

    Meu DEUS do céu, por favor nos livre desse homem no papado! Ele está em campanha faz tempo, embriagado de vontade de poder! Representa o que há de mais podre no Vaticano, e não está nem de longe preparado!

  13. Para quem sabe que no Vaticano simbolos valem muito mais do que palavras: o nome que um papa assume e’ um simbolo muito contundente. Em nome de Jesus Cristo imploremos juntos a Deus que salve a Santa Igreja. Imploremos a piedade divina para que expulse da Igreja a fumaca de Satanas e aqueles que abriram uma fresta para Satanas e seus seguidores dentro da Igreja.

    Que pena que mais uma tragedia se abatera’ sobre este nosso pais: o de se associar a tao terrivel simbolo!

  14. Do fundo da minha alma, desejo um papa que elimine na Santa Madre Igreja todas as profanações da Santíssima Eucaristia. Um papa que celebre a Santa Missa de Sempre com a mesma piedade de um Santo Cura d’Ars. Um papa que combata o Modernismo como um outro São Pio X. Um papa que dê apoio total a Sagrada Tradição. Um papa que elimine do Vat. II tudo que é ambíguo e favorecedor de heresias. Um papa que morra mártir pela Santa Igreja. Para Deus nada é impossível! Resta saber se estamos fazendo tudo por merecê-lo. Vou escrever hoje em meu blog um post: “Moisés e a Oração”.

  15. Paulo VII teria significado simbólico razoável por conta da conclusão do Ano da Fé. Claro, o Papa Paulo VI teve pontos grandes em seu pontificado, do pouco que conheço. Mas realmente a impressão que dá é que viu coisas muito ruins acontecerem, lamentou, mas não fez o quanto devia diante da situação.
    A mídia está repetindo e repetindo que o pontificado de Bento XVI foi “marcado por crises e divisões internas”. E isso até mexe com muitos católicos, fazendo com que não enxerguem as grandes coisas do último pontificado: a carta aos católicos chineses, o batismo do ex-muçulmano, a carta aos irlandeses, a questão da hermenêutica da continuidade, o Summorum Pontificum, a retirada das excomunhões, as encíclicas sobre as virtudes, o Ano da Fé, o documento sobre o homossexualismo nos seminários, o caso dos Legionários e outras!
    Se for pelo simbolismo, eu espero um Bento XVII ou um Pio XIII (sobretudo).

  16. Que belas palavras Pe. Elcio.

  17. Em entrevista à Globo News, os irmãos Scherer confirmaram a predileção de dom Odilo por Paulo, mencionaram ainda João. Paulo VII ou João XXIV? Se for mesmo eleito papa, teria que ser nas votações de hoje, pois há quem diga que se passar para amanhã as chances começam a diminuir, tanto para ele quanto para Scola. Se for hoje, adotaria o de João Paulo novamente? Como traz Pedro consigo, adotaria Pedro Paulo? Os irmãos Scherer disseram que a mídia internacional em peso apostam nele. Continuemos em oração! Quem sabe virá Pio XIII?

  18. Não, isso não, meu Deus, “Paulo VII” não!!!! Significará adesão e continuidade ao Pontificado de Paulo VI, ao Concílio de triste memória, ao desmoronamento da liturgia, enfim, a tudo o que nós tradicionalistas rejeitamos. Vou repetir o que disse o Rogério lá em cima: ‘liberanos Domine!’. O meu sonho seria um Pio XIII, mas já fico satisfeito com um Bento XVII, ou até um João Paulo III, desde que as mudanças iniciadas pelo Papa Emérito não sejam sufocadas. Tenho dúvidas se Dom Odilo seria um nome adequado sob a ótica do Tradicionalismo… De qualquer forma, é um tremendo aborrecimento acompanhar as notícias do Conclave na imprensa brasileira, que já transformou tudo em decisão de copa do mundo. Santo Deus, o dito “maior país católico do mundo” se transformou numa nação de debilóides.

  19. Que Deus nos livre de um Papa Paulo VII. Mas que seja feita a vontade dEle acima de tudo.

  20. Vocês conhecem o coração de Dom Odilo? A escolha do nome Paulo pode ser por causa de São Paulo, como o Papa Bento XVI escolheu este nome devido a São Bento e não ao seu antecessor. O mesmo pode ter pensado Dom Odilo. É preciso mais critério, mais justiça e caridade nos comentários.

  21. Brasileiro e com nome de “Paulo VII”…. tomara que não..

  22. Caro amigo LG,
    Um Joao Paulo III seria uma tragedia ao quadrado. Joao XXIII escolheu a admirar o seu tragico antecessor de nome Joao XXII, leia a historia. Paulo VI foi tao ruim e devastador quanto Paulo V. Joao Paulo II uniu os dois, como que simbolizando assim: continuo o trabalho, o pensamento e a filosofica dos meus papas antecessores imediatos, ou seja, sou a consolidacao do Vaticano II. Tenhamos coragem de denunciar a verdade.

  23. Devemos viver a Tradição da Igreja Católica nos tempos atuais (Século XXI) e não querer viver no passado (Séculos passados). Infelizmente existem pessoas que se apegam a Cardeais e Papas do passado, esquecendo que o Espírito Santo renova constantemente a Santa Igreja Católica.

  24. E pensar que Paulo é nome de um Santo Mártir defensor da Verdadeira Fé e o 13º Apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, cujo nome for deturpado para o sentido modernista pelo então Paulo VI, cujo pontificado foi uma tragédia para a Igreja Universal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  25. Apoio integralmente a fala do Revmo. Padre Elcio Murucci em gênero, número e grau.

  26. Padre Elcio, a página que publica no nome do senhor está com o endereço incompleto. O endereço completo do blog do Padre Elcio é: http://zelozelatussum.blogspot.com.br/

  27. Nossa! A “criança” nem nasceu e já estão escolhendo o nome?

  28. Gercione, é normal escolherem o nome antes de nascer qualquer criança!

    ****************
    Vai que ele se {transforma} no papa de Fátima ….

  29. Irmãos, de fato a Luciene tem razão: não conhecemos o coração de Dom Odilo, e na realidade de nenhum dos Cardeais. Mas não creio que os comentários aqui lançados estejam ocupados em “julgar” quem quer que seja, mas em opinar de acordo com aquilo em que nós acreditamos, ou seja, a Tradição. E a Tradição da Igreja indica que o nome que um Cardeal eleito escolhe refere-se, via de regra, à linha de comando e à visão de Igreja que o novel Papa irá adotar. Vimos em outro post como o então Cardeal Sarto não hesitou, quando perguntado sobre o nome que desejaria adotar, em responder: Pio X. Está evidente que seu objetivo foi deixar claro que o seu Pontificado seria sequência do Pontificado de Pio IX. Agora, vejam o que foram os Pontificados de Paulo V e de Paulo VI. O que haveria de pensar um tradicionalista, se o Cardeal eleito assume o nome de Paulo VII? Digo, de minha parte, que eu cairia em choro…

  30. As manifestações da família do Cardeal demonstram uma falta de Fé e humildade incrível. Lamentável.