Nova fumaça preta.

preta

Nova fumaça preta: não houve a eleição do novo Sumo Pontífice nos dois escrutínios desta manhã. Após o almoço, os Cardeais votarão por mais duas vezes; nova fumaça entre 14 e 15 horas (horário do Brasília).

24 Comentários to “Nova fumaça preta.”

  1. Francamente que eu temia fosse rápida a fumaça branca!

  2. Acho q a tarde sai uma fumaça branca……..,

  3. Vem aí o Papa Paulo Pio, indicando a sequência da hermenêutica da continuidade de Bento XVI.

  4. Vox populi, Vox Dei. Espero que esse ditado não se confirme na escolha do Vigário de Cristo.

  5. Acho que hoje não sai não.

  6. Eu temo por um conclave muito curto.

  7. Se hoje não tivermos a definição do novo papa, começo a desconfiar das chances de Scola. Acredito que caso ele não consiga aglutinar uma relativa unidade em torno do seu nome, pode ser que comecem a procurar uma alternativa de consenso. A não ser que a sua posição aparentemente “anti-Cúria” (isto é, anti-Bertone, anti-Sodano e etc.) consiga convencer de que é melhor caminho a ser tomado, mesmo que isso implique em fraturas no colégio de cardeais. Só não sei se existiram 77 cardeais ou mais dispostos a isso.

  8. Fernando, acho o mesmo. Se não terminar hoje, imagino que tenhamos uma “zebra” (ao menos aos olhos da imprensa). Daí poderemos ter um O’Malley, creio, um Bagnasco, um Ranjith.

    Mas não nos cabe nutrir especulações. Rezemos!

  9. Eu torço por um conclave mais longo. Creio que isso reduziria bastante as chances tanto de Scola quanto de Scherer, e pode ser que um Cardeal mais interessante acabe emergindo,como Sean O’Malley ou até mesmo Cañizares…

  10. Tomara que demore a sair fumaça branca. Muita calma nestas horas!

    Ainda bem que a fumaça preta está saindo. O ruim é se a fumaça de Satanás entrar… Chega de clero “defumado” igual a linguiça…

  11. Que o Espirito Santo Paráclito ilumine com muita força o Sagrado Colégio! Nossa Senhora Santíssima Mãe de Deus, medianeira de todas as Graças, medie a Graça da concessão da eleição de um Papa santo nesse Conclave!

  12. Zebra por zebra, poderemos ter também um Schornborn…
    É melhor deixar que Deus mesmo conduza o conclaves e que o Espírito Santo infunda a graça na natureza dos senhores Cardeais…

  13. Machado, a mídia tem especulado o nome do cardeal Peter Erdo também. Dizem (e dizer, neste caso, é realmente pura especulação) que ele poderia ter ficado em terceiro lugar no primeiro escrutínio. Como ele é presidente da conferência episcopal europeia, pode ser que tenha força para ser um candidato de consenso.

    Agora, seria sublime ( e bastante engraçado ) se Ranjith fosse alçado ao Trono de Pedro. Sublime porque nós que o conhecemos bem sabemos o quão grande é o purpurado do Sri Lanka, tanto pelo o seu amor pela liturgia quanto pelo o seu vigor em defesa da ortodoxia católica. E engraçado pelo “susto” que o mundo não-católico (ou os católicos desinformados) tomariam com o primeiro papa asiático da história da Igreja. Mal sabem eles que o cardeal Ranjith é muito mais católico do que muitos europeus posudos que deslizam nas capas dos jornais ocidentais.

    Mas como vc bem disse, não nutramos as especulações, por mais ansiosos que estamos. Rezemos, é o melhor a fazer sempre. No mais, que o conclave demore o tempo certo – se tiver ser muito, que seja, se tiver que ser pouco, que também seja – e, acima de tudo, nos dê a graça de termos um grande papa.

  14. Desejo firmemente que este conclave demore o máximo possível, numa demonstração da atuação do Espirito Santo sobre ele. Rogo ao Espirito Santo que só libere a fumaça branca depois de longa e penosa escolha para que um santo homem de Deus seja indicado. Com o modermismo do Vaticano II não é qualquer um que pode ser eleito, e entre esses cardeais estão muitos que trabalham contra a Barca de Pedro. E são apontados como fortes candidatos.

  15. Quem puder informar: por curiosidade, gostaria de saber em qual língua se dão as discussões no interior do conclave. Serão em italiano ou mesmo em latim?

  16. Segundo uma informação no Rorate Caeli (http://rorate-caeli.blogspot.com/2013/03/conclave-reports-by-dr-john-rao-ii.html), Ranjith entrou no Conclave com cerca de 12 votos. É possível que tal seja verdade, mesmo porque seu nome, nos últimos dias, passou a ser citado por várias fontes independentes como uma possível terceira via.

    Se isto for verdade, então um impasse entre Scola, Scherer e Ouellet (supondo que os três tenham sido os mais votados nos primeiros escrutínios) pode fazer com que nossos sonhos se tornem realidade, visto que o nome de Ranjith atrairia o voto de quase todos os eleitores de Scola e de boa parte dos de Ouellet.

    Contudo, como nenhum cardeal declarou seu voto (ao menos ao que eu saiba), tudo pode não passar de mera especulação dos chamados vaticanistas. Se errarem, neinguém se lembrará do erro no futuro. Se acertarem, terão seus quinze minutos de fama.

    Continuemos com nossas orações.

    • Caro Alexandre, há “vaticanistas” inclusive dizendo que, de ontem para hoje, Dom Odilo teria perdido votos de 3 cardeais influentes. Outros dizendo que esta terceira via à qual você se refere seria Erdo, que teria recibo um bom número de votos. Bem… aqui na caixa de comentários, vocês são livres para abordar essas especulações. Mas nós não difundiremos matérias que disseminam informações provenientes de quebra de sigilo em matéria gravíssima (se é que essas informações são verdadeiras). Salve Maria!

  17. No que dependesse da vontade humana, eu gostaria de prestar minha obediência ao “Papa Ranjith” ou ao “Papa Burke”.
    Eu estranhei que naquela votação (poll) do site houve poucos votos para o Cardeal Arinze, o Cardeal da Redemptionis Sacramentum. Não seria também interessante o Cardeal negro, africano, anti-“dança litúrgica”, e que também já celebrou na Forma Extraordinária? Talvez o grande ponto “impossibilitador” seja a idade de já 80 anos…

    http://www.newliturgicalmovement.org/2011/09/francis-cardinal-arinze-offers-usus.html

    Rezar é o de concretamente melhor que podemos fazer. E aguardemos a fumaça entre 14h30 e 15h30.

  18. Uma pergunta… não houve 4 escrutínios até agora? porque em todo lugar que leio falam que na ”terceira votação não sai papa”

    Ora pro nobis Gregório Magno

  19. Até a família do Schoenborn está preocupada:

    “The whole family is afraid that Christoph will be elected pope,” Eleonore Schoenborn, 92, told the Kleine Zeitung newspaper in an interview printed on Tuesday as 115 Roman Catholic cardinals gathered in Rome to pick the new head of the Church.”.

    Eu estou com ela…obviamente por razões diferentes, mas também estou preocupadissima.

  20. Eduardo, houve uma votação ontem e mais duas hoje pela manhã.
    Haverá mais duas hoje à tarde. A fumaça é esperada, e transmitida ao vivo no Vatican Player, entre 17h30 e 18h30 PM (hora de Roma), ou seja, entre 13h30 e 14h30 (hora de Brasília).

    http://www.vatican.va/video/index.html

  21. Tomara que demore a sair fumaça branca. Muita calma nestas horas!

    Ainda bem que a fumaça preta está saindo. O ruim é se a fumaça de Satanás entrar… Chega de clero “defumado” igual a linguiça… ( II ).

    Penso que se a fumaça hoje for preta novamente, D. Odilo e D. Schola terão menos chances…
    Dobremos nossas orações
    Não deixemos de rezar a Missa “para eleição do Sumo Pontífice”, acompanhada da oração de S. Miguel Arcanjo no final, como no Rito Antigo, até que saia a fumaça branca.

  22. Acredito que existe uma “briga sadia”, necessária e normal – afinal a Igreja não é uma fábrica de salsichas onde todos pensam iguais -, mas existe também uma briga pesada porque os Cardeais velhos demais para querer mudar, sabem que essa é a ulima chance de surgir um papa que faça as mudanças progressistas que eles sonham e que enxergam o CV II como o “sonho de verão”, ” a menina dos olhos”.

    Eles sabem que as próximas gerações não têm por esse Concílio o apreço que eles dão.

  23. Acho que não será nenhum desses que a mídia quer e fica “chutando” ser favorito !