Os sete estágios da heresia.

Por Pat Archbold

As heresias[1] populares não surgem do nada. Elas crescem lentamente.

Estágio 1.

A prática imoral é claramente condenada e anatematizada. A salvação eterna das almas está em perigo. Algumas pessoas ainda a praticam, mas elas são entendidas como pecadoras e, algumas vezes, são condenadas ao ostracismo social.

Estágio 2.

A prática imoral ainda é claramente condenada, mas ninguém realmente fala sobre isso. Mais pessoas a praticam, mas não é considerada ideal.

Estágio 3.

A prática imoral é formalmente condenada, mas tal condenação é raramente ensinada. Muito mais pessoas a praticam, isto é como a vida é algumas vezes.

Estágio 4.

A prática imoral ainda é formalmente condenada, mas a maior parte do clero vê de outra maneira e alguns até mesmo a encorajam. A maioria a pratica, qual o grande problema?

Estágio 5.

A prática imoral ainda é formalmente condenada, mas nós devemos encontrar um modo de agir pastoralmente com todos os que se engajam em tal prática. Entende-se que a Igreja os feriu desnecessariamente com sua intolerância ultrapassada. A fim de sermos mais pastorais, encorajamos mais a prática imoral porque o nosso desenvolvimento nos ensinou que os sentimentos das pessoas são mais importantes do que suas almas.

Estágio 6.

A prática imoral ainda é imoral, mas aqueles encarregados da cura de almas e de salvaguardar a verdade dizem coisas como “o navio já zarpou” ou “não é tão importante” ou “irrelevante” ou “nós não somos obcecados com esses assuntos” ou “devemos ir ao encontro das pessoas onde elas estão” ou, no final das contas, “o sensus fidelium já falou”. Aqueles que não a praticam são considerados aberrações intolerantes, desvairadas e obcecadas que, em última analise, estão atrapalhando a expansão da Igreja.

Estágio 7.

A prática imoral ainda é imoral e a Igreja ainda a condena formalmente, mas a prática imoral em escala mundial já gerou outras piores, então nós temos mais com o que nos preocupar. Parabéns! Você tem uma heresia plenamente desabrochada!!


[1] [N.T.] Heresia aqui entendida lato sensu como a negação obstinada de uma verdade moral infalível.

Tags:

11 Comentários to “Os sete estágios da heresia.”

  1. Nós já estamos no estágio 7. Mas em estágios menores ocorreram revoluções como a francesa e a socialista em que muito sangue correu de vitimas inocentes.

  2. Vem cá, não foi, e é, dessa forma que se comportaram todos os papas conciliares?

  3. Proponho uma revisão de alguns Estágios, com minhas alterações em caixa alta:

    Estágio 1.

    A prática imoral é claramente condenada e anatematizada. A salvação eterna das almas está em perigo. MUITAS pessoas ainda a praticam, mas elas são entendidas como pecadoras e, NA MAIORIA DAS vezes, PASSAM DESPERCEBIDAS POR UM SISTEMA DE APARÊNCIAS.

    Estágio 4.

    A prática imoral ainda é formalmente condenada, mas UMA parte do clero vê de outra maneira e alguns até mesmo a encorajam. A maioria DO CLERO BUSCA UMA ALTERNATIVA PARA CONTORNAR A SITUAÇÃO.

    Estágio 5.

    A prática imoral ainda é formalmente condenada, mas nós devemos encontrar um modo de agir pastoralmente com todos os que se engajam em tal prática. Entende-se que AS PESSOAS JÁ NÃO REAGEM MAIS POR MEIO DE AMEAÇAS E INTERDITOS. A fim de sermos mais pastorais, NÃO ESBRAVEJAMOS MAIS EM VÃO DIANTE DA prática imoral porque o nosso desenvolvimento nos ensinou que os sentimentos das pessoas são HOJE EM DIA UM QUESITO IMPORTANTE A SER LEVADO EM CONTA NO TRATO PESSOAL, MAIS QUE HÁ DÉCADAS PASSADAS.

    Estágio 6.

    A prática imoral ainda é imoral, mas aqueles encarregados da cura de almas e de salvaguardar a verdade dizem coisas como “CUIDADO PARA NÃO AFUGENTAR MAIS AINDA AS OVELHAS JÁ DISPERSAS” ou “nós TEMOS OUTROS ASSUNTOS AO LADO DESSE PARA LIDAR” ou “devemos ir ao encontro das pessoas onde elas estão”. Aqueles que não a praticam são considerados CATÓLICOS FIÉIS À DOUTRINA DA IGREJA, MAS que, em última analise, POR SUA VIOLÊNCIA E FALTA DE MISERICÓRDIA estão atrapalhando a expansão da Igreja.

    Estágio 7.

    A prática imoral ainda é imoral e a Igreja ainda a condena formalmente, mas a prática imoral em escala mundial já gerou outras piores, então nós temos QUE PENSAR EM ALTERNATIVAS PARA LEVAR A MENSAGEM DE CRISTO AO MUNDO DE HOJE. Parabéns! Você tem uma IGREJA COMPROMETIDA COM O ANÚNCIO DO EVANGELHO AO MUNDO CONTEMPORÂNEO!!

    • É, uma Igreja muito inteligente, com uma pastoral eficaz que cada vez mais conquista pessoas em todos os lugares, levando-as a Cristo, e elas veem Cristo e se abrasam de amor na Doutrina de Cristo, dizendo não ao pecado e às mentiras do demônio. É esta a Igreja que vemos hoje, não é? Uma Igreja tão cheia de Cristo que já nem precisa de Cristo praticamente. Que bom, o mundo está convertido e nem precisa que Cristo volte, afinal, o céu é aqui e somos todos santos: bons ou maus, todos santos! (Para os menos atentos: eu fui irônico.)

    • Gostei mais dessa redação mais completa.

    • O Papa e o episcopado brasileiro estão no estágio 5, 6 ou 7?

      Outro título que sugiro: “O Farisaísmo em 7 Fases”.

      O Sinédrio está de volta. A mesma mentalidade que crucifica o Salvador. Puro naturalismo modernista.

  4. Faltou o estágio 8. A prática antes excluida, fundamentalisticamente, declarada como imoral, é reconhecida em sua essência evangelizadora e enfaticamente defendida, anatematizando-se quem a condene. Faz-se um concílio e…

  5. Esse texto é bem didático, precisa circular… inclusive em Roma.

  6. Ai! Ai! Ai! bispos caladinhos continuem assim caladinhos mas se inspirarem com antençao ja devem estar sentindo um cheirinho a enxofre, putrefaçao de cadaveres , e carne queimada … vem do sitio
    para onde vão os traidores de Cristo que em vez de defenderem as almas das ovelhas dos filhos de Deus deixam os lobos devora-las sem piedade e sem levantarem um dedo para as defender quando não é o caso de fazerem parte da alcateia!
    É cheirinho do inferno Srs bispos e padres! vão se abituando com ele!

  7. Quem quiser ver e ouvir ao vivo e a cores um herege falando, bastará assistir no próximo domingo (dia 09/mar), às 18:30h, o famigerado frei Cláudio Van Balen (um ex-carmelita, que ainda usa o “hábito”) sendo entrevista pelo Fernando Gabeira (Globo News).
    Ainda bem que a reportagem não durará mais de 30 minutos.
    Perdoai-lhes Senhor, eles não sabem o que fazem!

    PS.: Enquanto isso, os bispos de Belo Horizonte-MG (um arcebispo e 4 bispos auxiliares continuam agindo com Omissão DOLOSA neste grave escândalo para a Igreja. Após 2.000 anos de história, ainda existem Pilatos que insistem em agradar a “opinião pública” ao invés de anunciar o Evangelho da Vida e denunciar todas as heresias contrárias à Sã doutrina. Mas Deus para aplicar a Sua Santa Justiça, tem a ETERNIDADE (INFERNO ou PURGATÓRIO) para punir a humanidade. É por isso que Ele prolonga o tempo da Misericórdia!

    • Na verdade, o tempo da misericórdia se estendia quando as heresias eram condenadas e deixo-vos como presente uma frase de um padre que fui numa missa.

      Ele disse que: Quando a pessoa comete uma heresia é quando procura partes do evangelho que gosta e procura negar tudo aquilo que não gosta, ela não está desrespeitando somente a Deus mas a si mesmo. Ou seja, essas pessoas estão querendo criar seu próprio evangelho no nome da felicidade, mas o que nós católicos queremos não é essa felicidade do pecado mas a santidade!

      Quando ele falou isso, começei a pensar que essa frase pode ser a porta que irá esclarecer todas as heresias já cometidas pelo atual. Sinceramente, eu acho que o tempo da justiça já começou e que o purgatório está prestes a acabar. Os cientistas falaram que o sol esquentou muito nos últimos meses e as notícias de racionamento não são poucas sem dizer que o mundo inteiro está passando por coisas muito esquisitas. O que resta a nós? Se você quiser que essa dor termine logo e que todas essas pessoas sejam condenadas ao inferno então não faça nada. Mas se quiser que pelo menos uma parcela se salve inclusive você, dobre os joelho e reze. Porque Nossa Senhora já falou há muito tempo que o Purgatório vai terminar em breve, então para se salvar somente estando sem pecado nenhum, o que será muito difícil. Prefiro rezar para que Deus amenize sua justiça e que mais almas sejam salvar e convertidas e não ao contrário dos que acham que todos vão se salvar. Uma santa já disse que no inferno tem uma sala preparada exclusivamente para aqueles que são de outra religião.