Dom João Bosco é nomeado bispo de Osasco (SP).

Por CNBB – O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Ercílio Turco, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, e nomeou hoje, 16, como bispo da diocese de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, transferindo-o da sede episcopal de União da Vitória (PR).

Trajetória

Dom João Bosco Barbosa de Sousa é natural de Guaratinguetá (SP), membro da Ordem dos Frades Menores (OFM). Foi nomeado bispo em 03 de janeiro de 2007, sendo ordenado no dia 23 de março do mesmo ano. É bispo de União da Vitória desde 30 de março de 2007. O lema “Cristo nossa vitória” conduz a missão episcopal de dom João Bosco que atualmente é presidente do Regional Sul 2 da CNBB.

Com formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Comunicação Social pela União Católica Internacional de Imprensa, dom João Bosco dedica-se aos trabalhos da Pastoral da Comunicação, com experiências em mídias audiovisuais, rádio e televisão. Em 2013, integrou a comissão do texto base da 51ª Assembleia Geral da CNBB.

Tags:

16 Comentários to “Dom João Bosco é nomeado bispo de Osasco (SP).”

  1. Bom Dia. Eu sou daqui de Osasco e estou muito feliz pelo novo bispo.
    Pelo fato de ele ser membro da CNBB, Espero que ele seje fiel a Tradição da Igreja!
    Rezemos.

  2. Sou da Diocese de Osasco, alguém conhece o BIspo João BOsco? Poderia nos dar um perfil? Como ele lida com o povo da tradição?

  3. Conheço União da Vitória e região mas não sei de nenhum movimento pela Missa gregoriana por lá. A região foi fortemente influenciada pela imigração polonesa, ucraniana, alemã e italiana, sendo que o povo é muito tradicional no sentido familiar, nos costumes caseiros e na preservação de suas identidades étnicas, com muitos fiéis habitando a área rural e ainda falando os dialetos dos antepassados. Assumindo uma diocese na grande SP, podemos dizer que dom João Bosco “retorna ao Brasil”!

  4. Não entendi…….o Jorge ficou feliz, pelo novo Bispo ser membro da CNBB e ainda tem a esperança que ele seja fiel a Tradição???

    • Corrigindo o que eu escrevi… Fico feliz pela chegada do novo Bispo em Osasco, mesmo sabendo que ele é membro da CNBB. Rezemos para que ele seje fiel a Igreja!

  5. Que ele seja fiel à Tradição não, só que ele seje.

    • Sr. Daniel, muito obrigada pela sua correção. É sempre muito bom ter pessoas cultas e inteligentes corrigindo a nós, pobres mortais, que não possuímos tanta intimidade com a língua portuguesa. Apenas gostaria de lembrar-lhe que este não é um site sobre nosso idioma, portanto seu comentário deveria ser direcionado ao assunto do post. Não esqueça, também, de que estamos na Semana Santa, portanto devemos tentar ser mais humildes e menos arrogantes.

  6. Dom João Bosco, desejo felicidade em sua nova missão, na Catedral de Osasco Santo Antonio.

  7. Deus o prepare para que faça um excelente trabalho, sobretudo com as periferias, visto que muitas paróquias da diocese, incluindo a minha, estão esquecidas, e desconectadas da diocese.

  8. Olá Maria C.
    É um ato de caridade ensinar aos que não sabem.
    É um ato de arrogância ofender-se por ter sido corrigido ao invés de assumir o erro.
    Por fim, de facto, fui irônico, porque sua conclusão de que ser da CNBB dá esperanças de um bom bispo é evidentemente non sequitur – isso tem tudo a ver com o assunto da notícia.
    Espero que tudo tenha ficado mais claro para você agora.

  9. FRATRES;
    Conheço pessoalmente D. João Bosco, dos tempos que era frade.
    É uma excelente pessoa, muito amável e extremamente franciscano: acolhedor, simples, sensível e dócil no trato para com as pessoas, culto e de trato muito simples. Mostrou-se mariano, como a maioria dos franciscanos.
    Apesar de não ser da tchurma do Boff, seu “irmão”, (são ambos da mesma Província Franciscana), e devoto de Nossa Senhora, mostra-se piedoso. É um homem culto, piedoso e amável. Porém, ele é um bispo conciliar, nunca se esqueçam!
    Quanto a fazer parte da CNB do B, não creio que seja dos piores, pois esta malfada instituição tem péssimos membros. Acredito que D. João Bosco será um bom pastor, apesar de membro da seita conciliar.
    Aconselho àqueles que irão apresentar os pedidos da Missa Católica se dirigirem com amabilidade e doçura a este bom frade, que serão acolhidos com um bom sorriso. Mas, é bom se lembrar que ele é membro da igreja conciliar!
    Espero que seja bem acolhido e que tenha um episcopado bem frutuoso.
    Rezemos ao Bom Deus, à Virgem Santíssima e a nosso Pai São francisco, para que possam abençoar este novo bispo da grande São Paulo.
    A todos desejamos uma Santa Páscoa!
    Família Steiner.

  10. Ser membro da CNBB não quer dizer absolutamente nada, até mesmo porque, que eu saiba, todos os bispos residentes no Brasil fazem parte dela. Dos mais tradicionalistas aos TL. Até hoje não soube de um caso de um novo bispo que tenha dito “Não farei parte da CNBB”, não indo nas reuniões, não indo na Assembleia Geral e tirando sua diocese das atividades da CNBB, inclusive de suas pastorais e da Campanha da Fraternidade.

  11. É uma alegria, de ter um novo pastor, que Deus abençoe seu pastoreio e que a graça de Deus seja derramada sobre nossa diocese através de sua visão de verdadeiro pastor,que vela por suas ovelhas,um grande abraço …