Santa Sé autoriza início de processo de beatificação de dom Luciano Mendes.

Por CNBB – A arquidiocese de Mariana (MG) divulgou ontem, dia 13, comunicado da Congregação para a Causa dos Santos sobre o processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida.  “Por parte da Santa Sé, não há nada que impeça, para que se inicie a Causa de Beatificação e Canonização de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”, informa a Congregação. A solicitação de abertura do processo foi feita pelo arcebispo local, dom Geraldo Lyrio Rocha, que poderá instituir o Tribunal que levará adiante o processo.

d lucianoDom Luciano Pedro Mendes de Almeida foi arcebispo de Mariana de 1988 a 2006, quando faleceu aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi secretário geral (de 1979 a 1986) e presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos.

Em nota publicada em 2006 sobre dom Luciano, a Presidência da CNBB destacou entre as marcas que deixou na instituição o dinamismo, a inteligência privilegiada, a dedicação incansável e o testemunho de amor à Igreja.

De origem fluminense, dom Luciano nasceu em 5 de outubro de 1930. Doutor em Filosofia, foi membro do Conselho Permanente da CNBB de 1987 até o ano de sua morte. Também atuou na Pontifícia Comissão Justiça e Paz, foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Comissão Episcopal do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome.

Durante quase duas décadas à frente da arquidiocese de Mariana (MG), o bispo deu forte impulso pastoral àquela Igreja particular, onde a organizou em cinco Regiões Pastorais. Deu atenção à formação permanente do clero, à realização de assembleias pastorais e à reestruturação de conselhos arquidiocesanos. Também organizou pastorais, religiosos, processos formativos do Seminário Arquidiocesano e obras sociais, além do investimento na capacitação e participação dos leigos e na preservação das Igrejas históricas.

Tags:

25 Comentários to “Santa Sé autoriza início de processo de beatificação de dom Luciano Mendes.”

  1. Apocalipse now!

  2. A fábrica de “santos” tá a todo vapor.
    Isso me lembra o romance “Roque Santeiro”.de Dias Gomes.

  3. Dom Luciano santo?! kkkkkkkkkkkkkk Se for canonizado (com essas tretas que se esta utilizando para os novos processos de canonização) Dom Luciano NÃO SERÁ UM SANTO DE MINHA DEVOÇÃO.

  4. sou be belo horizonte e conheço bem a realidade de mariana, ESSE BISPO SIMPLESMENTE DESTRUI COM A ARQUIDIOCESE DE MARIANA, que era uma das melhores do brasil, umas das mais tradicionais. proibiu os padres de usarem batina, perseguiu os tradicionais, foi um desastres, alem dos escandalos sexuais.

    • Prezado, você conhece a Missa Tridentina em Belo Horizonte? Fica na Av. do Contorno, ao lado do hospital Felício Rocho. Todos os domingos, às 09:30 da manhã (no próximo domingo, excepcionalmente, será às 10:30 da manhã). Caso ainda não conheça, venha assistir conosco! Confiram em “Missa Tridentina BH”, no Google. Fique com Deus!

    • Rafael, conheço sim a missa tridentina em bh, já participei varias vezes, somente sinto saudades do padre tarcisio, mas é bom termos em BH, que é um local em que a IGREJA geme. porém atualmente eu moro no rio de janeiro, aonde participo em vários locais. abraços

  5. Mais um futuro “santo” conciliar, mas esse é da marxista CNB do B.

    Próximos “beatos” da “igreja” conciliar será, Karl Marx, Friedrich Engels ,Lênin,Stalin,mao tse tung et caterva.

    Teve um papolatra conciliar que me disse que eu só critico a “igreja” de Bergoglio, no que eu respondi de bate pronto e de modo irônico:

    Vai ver que é por isso que eu não colho os frutos espírituais do ramadã.É bem capaz de eu ser “excomungado” e com isso ficar impossibilitado de beijar o alcorão!!

    In Corde Jesu, semper!!

  6. Esse negócio de ser tradicional não está com nada, vou aceitar e defender o CVII, o comunismo, casamento gay, o aborto, a ordenação de mulheres, todas as mazelas que assolam a Igreja que logo logo eu viro “santo”.

  7. Quem é o próximo? Dom Evaristo Arns ou Leonardo Boff ainda em vida?

  8. So faltam as virtudes…!

  9. Me perdoem, mais esse negócio de canonização e beatificação já ta virando bagunça….

  10. O que pretende a Santa Sé?! Transformar os processos de canonizações parecidos com uma loja R$1,99?

  11. Caríssimos salve Maria,

    Sou de Congonhas, cidade pertencente a Arquidiocese de Mariana, e o que eu tenho a dizer é o que muitos já sabem: Dom Luciano não pode ser canonizado!
    Lembro-me a primeira vez que o vi, ainda criança, realmente via nele a presença de Deus. Com o meu amadurecimento, principalmente na Fé, vi uma decadência religiosa na maioria das paróquias dessa mesma diocese. A teologia da Libertação infestou os seminários e consequentemente criou-se uma visão de “igreja” nunca vista antes.
    A arquidiocese que até os anos 60, 70 era exemplo para o Brasil, sendo que bispos de várias partes de Brasil enviavam seminaristas para estudar em nossos seminários (Inclusive D. Antonio Castro Mayer), com o tempo começou a morrer.
    Tínhamos grandes bispos e padres: Dom Silvério, Servo de Deus Dom Viçoso (esse sim, dignamente em processo de beatificação), Dom Oscar, e inúmeros padres cujo não citarei o nome, mas a lista seria extensa.
    D. Luciano foi um homem de muitas qualidades, caridoso, muito humilde.. porém ele foi omisso no pastoreio da Igreja o qual foi responsável.

    Vitor Milagres

  12. Dá-se inicio à canonização das conferencias episcopais.

  13. Parece-me que esta criança presente na foto ser do sexo feminino. Salvo engano, só o fato desse Exmo Bispo ter colocado a sua mitra episcopal na cabeça de uma mulher ser motivo suficiente para cessar este processo e triturá-lo numa boa desfragmentadora vaticana alocada no Palácio do Santo Ofício.

  14. Puxa! Com esta “fábrica de santos atualmente”. Nós podemos esperar de tudo nesta nova mentalidade. modernistas. Todo mundo pode ser “santo” basta seguir o concílio vaticano II. Já torna-se “santo”. Só que não sabemos que realmente chegou no céu.
    Joelson Ribeiro Ramos.

  15. Na década de 1990, lia diariamente O Estado de São Paulo, e recordo-me que a relação do Vaticano com a CNBB de dom Luciano, não era das melhores.
    Em 1995 dom Lucas Cardeal Moreira Neves foi eleito presidente da CNBB e então foi dado um enfoque mais “espiritual” na entidade.
    Lembro-me de quando dom Lucas deu a bênção em latim, e os bispos presentes NÃO SABIAM A RESPOSTA.
    ***
    Quanto a dom Luciano, não tenho dúvidas de que era um bispo engajado na Teologia da Libertação, mas ao que dizem, pelo menos era coerente naquilo que pregava.
    Quantos outros TL’s pregam a pobreza e às escondidas vivem no luxo.

  16. Está aberta a temporada da liquidação de causas de santos!

  17. Infelizmente estamos vendo uma Igreja de fachada, quase um sepulcro caiado como falou Cristo. Querem mostrar virtudes cristãs com canonizações a granel, onde os escândalos já começam nos Seminários!!

  18. Por falar em diocese de Mariana-MG, por que não tentam beatificar o antigo Bispo D. Viçoso, CM – um homem de santidade e de atividade muito maiores e melhores?

  19. Duvido que aconteça. A Igreja não erra.

    • A Santa Imaculada Igreja católica não erra pois é blindada pelo Espírito Santo mas a “igreja” conciliar nascida do conciliábulo modernista de Metz erra todo dia.

  20. Em um futuro próximo estarão canonizando Michael Jackson, John Lennon ,Martin Luther King, Nelson Mandela e por aí vai..

  21. “A transformação da Arquidiocese de Mariana-MG: o efeito corruptor da Teologia da Libertação” [http://b-braga.blogspot.com.br/2014/03/a-transformacao-da-arquidiocese-de.html].

    Como Dom Luciano promoveu a Teologia da Libertação – e a POLITIZAÇÃO da fé – na Arquidiocese de Mariana (MG) substituindo o jornal “O Arquidiocesano” – destacado pela fidelidade ao catolicismo – pelo “O Pastoral”.