Papa e Patriarca Ortodoxo esperam novo encontro em Nicéia.

Catholic World News | Tradução: Fratres in Unum.com - O Papa Francisco e o Patriarca Ortodoxo Bartolomeu I de Constantinopla concordaram em planejar um encontro ecumênico a ser realizado em Nicéia, em 2025, relata a agência de notícias AsiaNews.

O Patriarca Bartolomeu revelou que ele e o Romano Pontífice haviam “concordado em deixar como legado de si e de seus sucessores um encontro em Nicéia, em 2025, para celebrarem juntos, após 17 séculos, o primeiro sínodo verdadeiramente ecumênico, onde o Credo foi promulgado pela primeira vez.” O Concílio de Nicéia, realizado em 325, reuniu mais de 300 bispos e aprovou a fórmula de fé atualmente conhecida como Credo Niceno.

O Papa Francisco e o Patriarca Ecumênico escolheram Nicéia — atualmente conhecida como Iznik, na Turquia — como local para um concílio que poderia reunir cristãos orientais e ocidentais, como fez o Concílio de Nicéia original.

Nota do Editor de Catholic World News: Uma versão anterior dessa história da CWN mencionava um “concílio” em Nicéia. A natureza do encontro descrita pelo Patriarca Bartolomeu não é totalmente clara e poderia mudar nos anos vindouros. Porém, seria prematuro, pelo menos, dizer que o plano seria de um concílio ecumênico. Pedimos desculpas pelo uso de uma palavra que poderia ser errônea nesse contexto.

12 Comentários to “Papa e Patriarca Ortodoxo esperam novo encontro em Nicéia.”

  1. Com o Papa Francisco caminhamos rumo ao fim de todos os cismas e heresias. O encontro do Papa com o Patriarca Ortodoxo é verdadeiramente redentor para todos os católicos ortodoxos Orientais. O Papa Francisco atualiza, de forma extraordinária, com palavras e com a vida, a essência da oração de Fátima, ensinada pelo Anjo aos Pastorezinhos:”MEU DEUS, EU CREIO, ADORO, ESPERO E AMA-VOS; PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM.” O Papa também perdoa sempre. Perdoar é a melhor e única solução! perdão e Ecumenismo são o mesmo.

  2. Se a igreja da KGB não assassinar o patriarca de Constantinopla antes…

  3. Se fosse o caso, o que esperar de um Concílio assim?

  4. Vai ver que é pra decidir sobre aquela celeuma da FILIOQUE. Com a Igreja Romana adotando, é óbvio, a posição dos Cismáticos, já que pra Bergoglio questões doutrinárias não passam de picuinhas insignificantes.

    • Gercione, é duro ter que admitir isso, mas pelo andar da carruagem e considerando o ânimo de Francisco, o mais provável é que seja isto mesmo.
      Se nós ainda não caímos no tentação de desespero e do sedevacantismo é por obra e graça do Espírito Santo.
      Santa Catarina de Sena, São João Bosco e São Pio de Pietrelcina já viveram este drama e nos deram o exemplo de como não cair nessa tentação. De resto é rezar, meditar e seguir seus testemunhos de vida.

  5. em 2025 o papa francisco provavelmente ja estara longe desta terra

    • Em 2025, o papa Francisco será um ano mais velho que bento XVI hoje (considerando que o aniversário de Francisco é em dezembro, então na maior parte de 2025 ele terá 88 anos).

  6. “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós,
    para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21)

    Sou favorável a este encontro ecumênico promovido pelo papa Francisco. Todavia, sou radicalmente contrário a estes testemunhos disponibilizados no CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), formado pelas seguinte igrejas: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista, a saber:

    “sou um monge beneditino (católico) e padre. E devo confessar: cada vez que vou a qualquer culto ou manifestação do Candomblé, vivo uma experiência intercultural e interreligiosa, mas vai além disso. O Candomblé me conduz a uma vivência profundamente mística e espiritual. Sempre que tive qualquer contato com uma manifestação religiosa afro-descendente, senti no coração o apelo para ser mais humano e isso para mim significou que o Espírito Divino baixou e eu pude compreender e, ao menos um pouco, vivenciar a experiência inefável que o apóstolo Paulo viveu quando escreveu: “Já não sou eu que vivo. É o Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20).

    Confira:
    http://www.conic.org.br/cms/noticias/749-religioes-afro-brasileiras-caminhos-de-espiritualidade

  7. Não estará não; VIVA O SANTO PADRE!
    Vida longa ao Papa e seus projetos de renovação!
    Disse Jesus: “Restaura minha Igreja”, ao santo homônimo.

  8. Como o Papa Francisco já possui seus quase 78 anos e o Patriarca de Constantinopla tem 74, pode ser que daqui a 11 anos eles não ocupem mais seus lugares na sucessão de ambos apóstolos ou então que não estejam com vigor físico para uma viagem e um grande evento como este.

    Muita calma nesta hora, 11 anos é muito tempo, até lá muda muita coisa.

  9. Espero que, antes de 2025, o Papa Francisco consagre a Rússia ao Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria e que a igreja ortodoxa retorne à Igreja Católica Apostólica Romana, a única Igreja de Nosso Senhor!

  10. “Se a igreja da KGB não assassinar o patriarca de Constantinopla antes…” kkkkkkkkkkkk O Patriarcado Russo creio que não ia querer participar dessa união com a Igreja Romana. Pois eles se consideram uma “nova Roma”. Muitos patriarcas não aceitam o poder universal do Bispo da Igreja de Roma(“Patriarca do Ocidente”), como também alguns dogmas marianos. Os ortodoxos deveriam aprender com seus irmãos de liturgia , os católicos orientais , vulgarmente chamados de “uniatas”. Alguns Patriarcados antigos estão divididos , com 2 patriarcas um separado(ortodoxo) e outro unido (católico). Alguns mantêm o patriarca ortodoxo e a outra parte unida a Roma, recebe o título de Arcebispo-Maior.