Corpus Christi: papa não faz a tradicional procissão em Roma.

No ano passado, o pontífice percorreu uma avenida cercado por uma multidão que seguia o pequeno caminhão adornado com flores

O Santíssimo Sacramento passa pelas ruas de Roma sem o Pontífice.

O Santíssimo Sacramento passa pelas ruas de Roma sem o Pontífice.

Terra – O Papa Francisco não realizou nesta quinta-feira a tradicional procissão a pé entre as basílicas romanas de São João de Latrão e Santa Maria Maior, informou o Vaticano.

A procissão é realizada por ocasião da festa de Corpus Christi, durante a qual os pontífices percorrem a pé um trajeto de cerca de um quilômetro e meio.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o papa desistiu de fazer o longo itinerário pé para evitar o cansaço em função de seus próximos compromisso, entre eles uma viagem a Cassano sul Ionio, na Calabria, sul da Itália.

“Também deseja evitar que se perca o espírito da celebração, concentrando a atenção no santo sacramento” ao qual se presta homenagem, explicou Lombardi.

No ano passado, o papa percorreu a ampla avenida cercado por uma multidão que seguia o pequeno caminhão adornado com flores.

Tags:

17 Comentários to “Corpus Christi: papa não faz a tradicional procissão em Roma.”

  1. ele ama quebrar protocolos e a Tradição.

  2. O Papa Francisco pode dar um pulinho lá na Baviera para pegar um poco de vitalidade (se dizia que bento XVI renunciou pela falta de forças então Francisco, deveria voltar lá pra argentina e viver com a Cristina Kirchner):

  3. Sei não…

    Começo a ficar preocupado. Um quilômetro e meio não pode ser considerado um “longo itinerário” a ser evitado para poupar energias. E esta estória de querer que o foco dos fiéis se concentre no Santíssimo Sacramento parece-me daquelas afirmações sacadas na base do “se non è vero, è bene trovato”.

    Talvez a saúde do Pontífice não esteja mesmo muito bem, e, por mais que eu não goste deste pontificado, colocarei mais esta intenção em meus terços diários…

    Abs.

  4. Saúde? Sabemos que pelo menos um dos pulmões de Sua Santidade já teve problemas.

  5. Sem contar a idade, que também pesa muito. E, insisto em dizer, na singularidade de cada organismo, que responde de maneiras diferentes a cada situação.

  6. Acredito que num dia importante como este o Sumo Pontífice teria que caminhar com Jesus. Nada justificaria sua ausência, pq não foi em cima do carro ajoelhado como fazia o Santo Padre o Papa Bento XVI?! Para mim ficou uma coisa esquisita.

  7. Qualquer outro Papa, exclusão de tal ato em função de viagens seria um escândalo. Pelo menos Francisco acertou em não ir. Parece estar guardando mais o silêncio, não sei se por vontade própria ou por cerco da majestade divina. Pelo menos nessa procissão não ouviremos Francisco Falar. Ao menos nessa….

  8. O Papa Francisco tem apenas um pulmão, usa sapatos ortopédicos e está próximo dos 77 anos, os quais ele completará dia 17 de dezembro.

  9. “Também deseja evitar que se perca o espírito da celebração, concentrando a atenção no santo sacramento” ao qual se presta homenagem, explicou Lombardi.

    Não entendi nada. Se a presença do Papa tira a atenção do Santíssimo Sacramento, como quer dar a entender, então está se condenando implicitamente a própria figura do papado, como pregava Lutero.
    O Papa então não deveria celebrar missas para não ofuscar a Eucaristia?
    As declarações do Papa são, de fato, uma provação para muitos católicos.

  10. Santo Hipólito (Século III)

    “E as igrejas também esperarão com uma forte lamentação, porque nem oblação nem incenso é presente, nem um serviço aceitável para Deus; mas os santuários das igrejas se tornarão como uma cabana num jardim, e os Sagrados Corpo e Sangue de Cristo não serão apresentados naqueles dias. O serviço público de Deus deverá ser extinto.”

    Melanie Calvat (Século XIX)
    “A Igreja será eclipsada. Em primeiro lugar, nós não saberemos qual é o verdadeiro papa. Depois, o Santo Sacrifício da Missa cessará de ser ofertado em igrejas e casas; será tal que, por um tempo, não haverá serviços públicos. Mas eu vejo que o Santo Sacrifício não realmente cessou: ele será oferecido em celeiros, em alcovas, em cavernas e de forma subterrânea”.

  11. Tenho péssima memória e não me lembro se São João Paulo II faltou alguma vez e essa gradíssima cerimônia. Mas acho que nunca faltou. Algum outro papa faltou? Será que a saúde do Papa Francisco está mais vulnerável do que a dos seus predecessores? Seja lá o que for, teria sido melhor não dar tão esfarrapada desculpa…

  12. Se a saúde está frágil poderia acompanhar o Santíssimo no carro,ajoelhado ,como foi sugerido acima..

  13. Ajoelhado??? Ele em nenhum momento se ajoelhou. Momentos antes da benção do Santíssimo, quando sempre o celebrante se ajoelha por alguns instantes, ele não se ajoelhou. Havia o genuflexório para que ele o fizesse. Acho que faltaram os carismáticos falando em línguas para que Bergoglio se ajoelhasse. Jesus Eucarístico não era suficiente.

  14. Se tivesse um pouquinho de boa vontade teria ao menos subido no carro onde o Santissimo estava sendo carregado ….

  15. Começo a desconfiar de tantas notícias evasivas a respeito da saúde do Papa Francisco. Ou ele tem estado em uma tremenda má vontade para com os múnus fundamentais da diocese de Roma, como a procissão de Corpus Christi e os encontros com bispos e autoridades, ou realmente a sua saúde está definhando muito rapidamente. Não há justificativa plausível que esteja entre essas duas para fundamentar a sua grave ausência na cerimônia de Corpus Christi, que ele próprio, enquanto arcebispo em Buenos Aires, sempre fez questão de liderar.

  16. Deus nos ajude ! E oriente este Papa

  17. Cada vez mais fico assustado com esse pontificado,será que só eu não consigo nutrir nenhuma simpatia por ele???? Não sei explicar,mas acho que vem muita coisa triste pela frente…pq aceitou ser Papa? Para arrancar a glória do Papado? Meu Deus cada dia rezo para um novo e urgente Conclave!! Perdão irmãos pela sinceridade,mas seria ótimo se Burke fosse o novo Papa,não só pelas vestes e postura,mas pela fidelidade à tudo que a Igreja ensina!!!!! O mundo aplaude esse Papa,os católicos que tem alguma noção das coisas,percebe que tem algo errado na postura e atitudes deste atual papa,me sinto órfão,não enxergo referências no Brasil e no mundo que se destacam como muitos se destacaram no passado….devemos rezar muito clamar por Nossa Senhora para que Ela socorra a Igreja!!!!! Se o Papa não pode presidir a procissão de Corpus Christi ele também não deve celebrar missa nenhuma pública,pois a atenção se voltará para ele….sei,me engana que eu gosto!!!!!! To cansado disso já!