Summorum Pontificum: 7 anos.


Ela ressurgirá,  eu te digo… a Missa ressurgirá, como respondo a muitos que vêm a mim para se lamentar (e eles o fazem, às vezes, chorando); e àquele que me pergunta como eu posso ter tanta certeza disso, eu respondo (como ‘poeta’, se prefere) trazendo-o à beira da janela e mostrando o Sol… Logo virá o entardecer e lá, na igreja de São Domingos, os frades cantarão nas Vésperas:  Iam sol recedit igneus; mas, em poucas horas, estes mesmos dominicanos, meus amigos, cantarão, na Prima: Iam lucis orto sidere – e assim todos os dias.

O Sol, quero dizer, levantar-se-á novamente, brilhará novamente depois da noite, para iluminar a terra desde o céu, por que… porque ele é o Sol, e Deus o estabeleceu para nossa vida e conforto. Então, acrescento eu, assim é e será com a Missa – a Missa que é “nossa”, católica, de sempre e de todos: nosso Sol espiritual, tão bela, tão santa e tão santificante — contra as desilusões dos morcegos, tirados de seu esconderijo pela Reforma [litúrgica], que acreditavam que a sua hora, a hora das trevas, não teria fim. E recordo: nesta minha grande janela nós fomos muitos, nos anos passados, assistindo um total eclipse solar. Eu me lembro, e eu quase posso sentir novamente, o sentimento de frieza, de tristeza, e quase de desilusão ao assistir, em sentir o ar escuro e gelado, pouco a pouco. Recordo o silêncio que se fez na cidade, durante a escuridão… enquanto os pássaros desapareciam, amedrontados, e os repugnantes morcegos apareciam, voando no céu.

Àquele que dizia, quando o Sol estava inteiramente coberto: — “E se não amanhecer nunca mais?” — um pensamento a quem ninguém respondia, quase como não entendendo o gracejo nisso… O Sol apareceu novamente, de fato, o Sol ressurgiu, depois de uma curta noite, tão belo como antes, e como se vê, mais do que antes, enquanto o ar é recheado novamente por pássaros e os morcegos voltam ao seus esconderijos.

Como antes, luminoso e belo, e ainda sendo o mesmo, o Sol parece mais maravilhoso do que era antes, como na [...] lição do Evangelho sobre a moeda perdida e achada. Como era antes, e mais do que era antes: assim será com a missa, assim a missa aparecerá a nossos olhos, culpados por não tê-la estimado como merecia, antes do eclipse; nossos corações culpados por não tê-la amado o bastante.

(Tito Casini, La Tunica Stracciata – Nel fumo di Satana. Verso l’ultimo scontro)

Republicado por ocasião do aniversário do Motu Proprio Summorum Pontificum

* * *

O blog permanecerá em recesso até o final de julho.

10 Comentários to “Summorum Pontificum: 7 anos.”

  1. AMÉM !!!!!!!!!
    Vinde Senhor Jesus !

  2. E ressurgiu… basta acessar o Fratres para vermos tantas comunidades florescendo com a missa na forma extraordinária… Deo Gratias…

  3. Missa que nunca deveria ter saído das Igrejas… e da vida dos Sacerdotes!
    Missa que vem para ” ad perpetuam” ! Para a Eternidade! E que sobre ela pesa uma tradição bi milenar e uma Bula de S. Pio V ” Quo primum tempore “.
    Missa que não é Rito Extraordinário! Extraordinário foi a que os homens inventaram no final da década de 60 com o apoio do Papa e outros!
    Essa Missa é Ordinária! É a Missa Católica! É o Sacrifício de Cristo presente nos nosso altares!

  4. A nossa esperança jamais apagará da nossa mente, A Santa Igreja triunfará! É mais do que certo. Todos nós temos certeza disto. Esta enxurrada de erro, heresias, profanações… Um dia terá um fim. O sol brilhará nos céus novamente. Estas heresia… Será varrida da face da terra. Um Papa 100% católico, irá de surgir quanto menos esperamos. A Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Será feito. A terra voltará ser “orvalhada” de graças abundantes. O coração dos verdadeiros católicos, voltarão à “respirar” o belo odor da cristandade. Os maus, terão um arrependimento tardio, pelos danos que eles causaram.
    Joelson Ribeiro Ramos.

  5. Eu não sei se este blog é no Brasil ou Portugal. Após 7 anos de Summorum Pontificum a situação da Missa Tridentina em Portugal é precária. Espero que haverá futuras missas em todo o país, se os fieis pedir e a evangelização da palavra da Missa deve começar. Nos Estados Unidos o número de Missas Tridentinas aumentou exponencialmente desde do Summorum Pontificum. Por que os padres não têm a coragem de seguir o seu desejo de dizer a Missa, mesmo que seja uma pequena parcela de pessoas. Lisboa é uma das únicas capitais na Europa, que não têm uma Missa Tridentina..

  6. Muitas paróquias e cidades já vêem o sol e já cantam Prima e Laudes.
    Outras tantas dioceses ainda cantam tímidos os Noturnos e aguardam a aurora.
    São Pio V, São João XXIII, Bento XVI, obrigado.

  7. Daniel Gonçalves,

    O problema de Portugal ter poucas Missas deve ser a um legalismo exagerado de alguns sacerdotes, com medo de oferecer aos fiéis a verdadeira Missa. Meu querido em Portugal tem Missa Tridentina sim! Em Lisboa existe o Priorado da FSSPX : Estrada de Chelas, 29-31 ( ao pé da Avenida Afonso III) todo domingo há Padres celebrando a Missa! Telefone de lá : 21 814 3591. Não deixe de ir a Missa! Serás bem recebido!

    • Ir a uma missa SSPX que não pertence á Santa Sé é um pecado. O que eu gostaria é ir a uma Missa onde o Cardeal Patriarca de Lisboa permitisse uma Missa em Lisboa ser celebrada todos os Domingos por um Padre da diocese. Isso sim. Eu posso ir mas nunca poderia comungar.

  8. A noite é sempre mais escura antes de amanhecer pessoal…

  9. É verdade Daniel Gonçalves, a FSSPX não pertence a “Santa” Sé.
    Jamais a FSSPX pertenceria a ela! Jamais! Isso não se quer! Deus a Livre!
    A FSSPX pertence a Igreja Católica!
    Na FSSPX nunca se ensinou outra doutrina ou outra Missa!
    Na FSSPX nunca se ensinou que o Papa não seja papa.
    Nos seus seminários, capelas e priorados nunca se ensinou nada de novo!
    A Liturgia é bem celebrada!
    Os padres ensinam o Catecismo!
    Tudo nela é o que a Igreja sempre ensinou.
    Os seus Bispos, são legítimos! Tem sucessão apostólica, logo seus padres foram legitimamente ordenados!
    Agora lhe pergunto : Aonde está o Pecado?
    Quem na sua tão grande SAPIENTIA lhe falou que é ” Pecado” ir a Missa na FSSPX? O Patriarca? Ou aqueles que querem impedir o sol com um peneira? E quem disse que a Missa é inválida? Quem disse não se pode comungar nas missas celebrada por um Padre da FSSPX ?
    O seu Bispo? Seu Pároco? Algum perito da “Primavera” do CVII? Bento XVI? Ou o Papa Francisco I.
    Eu acho que você não leu direito a matéria do blog e já comentou algo que talvez você nem saiba o que é . Vou lhe explicar tá ok! Leia por favor!
    Aqui se está comemorando o Summorum Pontificum, aonde o Papa ( Bento XVI) deu plena liberdade a qualquer Padre de poder celebrar a Missa Tridentina e ainda disse que essa Missa nunca foi ab rogada, ou seja, nunca foi proibida, e ela deve ser sempre celebrada e etc..
    E isso !O SUMMORUM PONTIFICUM resumido.
    Agora lhe pergunto :
    Por que você está esperando que o Patriarca libere a Missa em Portugal? O Patriarca é maior que uma ordem do Papa? É isso? Ele é quem manda na Igreja em Lisboa? Ele é quem escolhe o que quer e tem o poder Supremo na Igreja é isso? MEU DEUS……. quanta Ignorância!
    Pergunte ao Cardeal ( se ele te receber é claro) se é Pecado, se você comungasse em uma “Missa” Ecumênica, ou em uma “Missa” de Cura, ou em uma “Missa” das Crianças,.
    Pergunte ao Cardeal se é permitido “Rezar” em uma Sinagoga, ou em uma Mesquita…
    Pergunte ao Cardeal se você pode rezar com os Judeus, ou com os de religiões Africanas… e etc…
    Acho que já até imagino a resposta dele… e talvez você não se escandalize por isso, pois parece que você e muitos, são daqueles que abaixam as orelhas quando alguém fala, até quando se fala erros e erros grosseiros!
    Se você perguntasse a ele se poderia comungar em uma Missa da FSSPX com certeza ele diria : NÃOOOOO, ELES SÃO EXCOMUNGADOOSSSS,
    Se é Pecado ir a Missa na FSSPX por que ela não “OBEDECE” a Santa Sé, então o que o Patriarca está fazendo? O que muito Bispos estão fazendo? E a Bula de S. Pio V? E o Summorum Pontificum? Eles não obedecem? E os Padres que tem que celebrar a Missa Tridentina em privado, ou a portas fechadas para um grupo de pessoas, ou as 13h em um Sábado, ou em uma Igrejinha super distante… e aqueles que são obrigados também a celebrar dois ritos se não celebrar é afastamento na hora…. Onde está a Obediência ao Summorum Pontificum? Respondo : NÃO EXISTE!
    Uffaaaa.. cansa.. mas é a Realidade!
    Veja o grave problema que temos e você ainda continua a não perceber isso! Que triste! Vá estudar mais, ler um pouco mais! Entenda a Crise na Igreja! Entenda a Lex Suprema da Igreja, que é a Salvação das Almas!
    Entenda o que é Obediência, por que muitos não tem nem a ideia do que é obedecer , pois confundem Obediência com um Legalismo extremista!
    Enfim… quer uma dica!
    Faça o que você acha que se deve fazer, ou aquilo que os outros falarem pra você.
    Ah.. e não estou aqui apelando pra você ir a FSSPX, até por que se você não for, ou se for e não comungar, a FSSPX será a mesma e continuará a mesma… a mais de 50 anos ela luta para que a Santa Sé volte a ser a Santa Sé… que os Cardeais, Bispos, Padres , religiosos ( as) voltem também a serem o que a Igreja foi antes do CVII
    E outra coisa a FSSPX jamais quis ser ROMA, ou os Bispos da FSSPX serem o Papa, ou os únicos Bispos…. a FSSPX não ensina nada de novo, só ensina tudo que sempre se ensinou na Igreja e isso é FATO!!

    Passar Bem!