Cúria quase perde Cristo.

Por Merval Pereira – O Globo, 1 de agosto de 2014

Chega de Brasília uma informação que pode ser considerada bizarra, mas que também pode ter implicações mais graves. No impasse acerca do filme de José Padilha sobre o Rio, que a Cúria Metropolitana vetou inicialmente por considerar que a figura do Cristo Redentor havia sido desrespeitada, mas depois liberou, a ministra da Cultura Marta Suplicy fez chegar ao cardeal Dom Orani Tempesta uma ameaça de, através de um decreto presidencial que já estaria pronto, retirar da Igreja Católica a tutela sobre a imagem que está implantada no Parque Nacional da Tijuca, sob o controle da União.

Ministra da Cultura Marta Suplicy – Foto: Clayton de Souza / AE

O monumento foi erigido em área cedida pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua é realizado pelo Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Recentemente, a imagem do Cristo Redentor foi eleita, em votação pela internet no mundo todo, uma das modernas Sete Maravilhas do Mundo. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que também atuou para liberar o filme, disse que chegou a conversar com Dom Orani tentando mostrar que a imagem do Cristo Redentor é um ícone da cidade do Rio, e que como tal também deveria ser tratada e não apenas como um santuário religioso. Mas garante que em nenhum momento soube de qualquer tentativa de retirar da Igreja Católica os direitos sobre a imagem.

Os direitos de uso comercial do Cristo no Corcovado pertencem desde 1980 à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, e em outubro de 2006, para comemorar seus 75 anos, a estátua foi transformada num santuário católico. Há também, na base do monumento, uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro não autorizou o uso da imagem do Cristo no filme Inútil paisagem, dirigido por José Padilha, por considerá-lo inicialmente desrespeitoso. Ele é um dos dez curtas que compõem o longa-metragem Rio, eu te amo, da franquia Cities of love .

Em uma sequência do curta, o personagem interpretado por Wagner Moura, durante um voo de asa-delta, conversa com a estátua do Cristo reclamando da vida, dos seus dissabores e da violência da cidade que ele deveria proteger.

O filme foi enviado para a apreciação da arquidiocese em março, tendo sido vetado. Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese do Rio na ocasião, há cenas no filme em questão que foram consideradas ofensivas à imagem do Cristo e, consequentemente, à casa dos católicos. É uma prática absolutamente normal da Arquidiocese a não autorização de qualquer produto audiovisual que avance nesse caminho .

Dias depois, diante da reação negativa à decisão, considerada uma censura artística, o Vicariato para a Comunicação Social e a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese anunciaram em nota a reversão da medida, pois haviam chegado à conclusão de que o episódio não visou interesse religioso no trato à imagem do Cristo Redentor, e portanto não houve desrespeito ao Cristo ou à religião católica .

O excesso de zelo dos encarregados pela imagem do Cristo, sem levar em conta o lado icônico não religioso da estátua que representa a cidade do Rio de Janeiro no mundo, pode levar a uma excessiva intervenção governamental que seria muito bem recebida em setores da sociedade contrários a esse controle da Igreja Católica sobre o monumento.

31 Comentários to “Cúria quase perde Cristo.”

  1. Dom Orani, a púrpura recorda o compromisso que os Cardeais têm de defender a Fé até o derramamento de sangue. Se o preço a pagar por defender a honra de Nosso Senhor é perder benefícios e a perseguição, ora, eminência: que se os perca e que venham os inimigos!

    • Talvez isso não seja oportuno. Se com a administração católica já há risco dessa atitude desrespeitosa, caso não estivéssemos lá, haveria, provavelmente, muito mais. Penso que neste caso o inimigo seria a vaidade, que nos impede de, desta vez, abaixar a cabeça para impedir futuros atos que sejam ainda piores.

  2. Quem dar a propriedade pode tira-la a qualquer hora, porém se isso fosse acontecer o governo federal iria “pegar em bomba”. Lembrando que a Arquidiocese só tem direitos sobre a estátua e a capela o resto é da prefeitura.

  3. Estamos diante de uma violenta ação do governo petista contra a Igreja, prenúncio do que nos acontecerá caso Dilma for reeleita. Não nos podemos calar. Todo católico deve se opor radicalmente contra o PT e sua corja maldita. Cada cristão deveria fazer uma meta: tirar, por dia, pelo menos dez votos da Dilma!

  4. A corja petista é radicalmente contra a Igreja católica.
    Mas não podemos nos esquecer, o quanto o clero esquerdista apoiou o nascimento do PT. E vou além, parte do clero comunga plenamente das ideias do PT (aborto, eutanásia, casamento gay, etc), é que para não correr o risco de perder as mordomias que têm em pertencer ao clero, eles camuflam evitando posições “escritas”.
    Se cada católico, ou pelo menos quem se diz católico, tivesse o mínimo de conhecimento sobre a fé, nunca votaria no PT.
    Para concluir, conheço na cidade onde moro, padre petista, que faz propaganda velada do PT, mas que por outro lado vive bajulando os ricos da cidade.

  5. A matéria vai seguir para todas as comunidades da Igreja, é hora de unirmos o voto católico contra o autoritarismo petista.

  6. PT no poder? Agradeça à CNBB.
    Se cada católico, ou pelo menos quem se diz católico, tivesse o mínimo de conhecimento e amor à fé, jamais apoiaria qualquer membro, secretaria ou campanha da CNBB.

  7. Ora, se há 100, com o maçom Rui Barbosa os cemitérios que deveriam por zelo ser administrados pela igreja foram transferidos ao Estado sem que na época houvesse qualquer pessoa que se levantasse contra. Imagine hoje.

    Sem contar as Santas Casas que até o CVII também era administrado pelos católicos…

  8. Será que Merval Pereira, como de hábito utilizando aquela sua conhecida escrita melíflua e subliminar, estará a dizer que a Arquidiocese do Rio teria cedido e liberado as imagens por que teria sido ameaçada pelo governo federal? É isso que está dizendo, sem dizer, o sempre vasilinoso Merval Pereira? Olha, se for isso mesmo, será mais uma vergonha para nós católicos, embora não surpreenda. Se alguém tiver mais informações de bastidores sobre o caso, que traga o que sabe para luz. Mas que o textinho bamboleante e sinuoso do sr. Pereira deixa a pulga atrás da orelha, lá isso deixa…

  9. Minha avó já dizia: “quem faz de cachorro gente acaba com rabo na mão”.
    Até tempos atrás estavam em uma amizade tão bonita. A Dilma estava tão piedosa, mais um pouco e viraria uma congregada mariana ou então entraria no apostolado da oração. Caiu a farsa por delivery by Marta Suplicy.
    O pior é que a Mitra ainda acabou desmoralizada, pois foram apenas 5 minutos de coragem que depois se dissiparam como a fumaça do incenso, não Fratres?!

  10. Pe. Cristóvão, não se pode falar em “prenúncio” do que acontecer porque já aconteceu. O governo Dilma já está no poder. Veja que Dilma assinou lei abortista logo após a visita do Papa. Os bispos do Rio sempre se mantiveram silenciosos quanto aos desmandos do PT. Ao contrário, a Rádio Catedral até dá guarita a políticos petistas e esquerdistas.

    Antes, durante e depois da JMJ, tão propalada como o grande evento dos últimos anos, nada se falou contra o PT e seus projetos antivida e antifamília. Onde estão os bispos se manifestando sobre projetos concretos dos políticos petistas e contra o pecado desses projetos (casamento gay e aborto)? Por que não se aproveitou tamanha multidão para falar concretamente contra esses projetos e esses políticos? É tudo muito nas entrelinhas.

    É preciso que a Arquidiocese seja firme. Pela notícia parece que o setor de Comunicação Social e Imprensa são independentes da autoridade máxima da arquidiocese. E aquela nota assinada pela arquidiocese proibindo o uso da imagem por considerar o diálogo do filme ofensivo, como fica? Como pode um diálogo ser considerado ofensivo e 15 dias depois não ser mais? Com uma nota daquelas publicada no site oficial seria de se esperar que viesse outra nota explicando as pessoas o porquê da reversão da proibição. A inteligência média não alcança essa mudança. Se não combatermos, estaremos sempre recuando em face a sociedade secularizada. Somos Igreja Militante!

  11. Realmente, nada escandaliza mais. Pois toda Podridão do PT está preocupada não pelo cuidado com Cristo Redentor, mas usa-lo como bem quer, não me espantaria se vestisse o Cristo de vermelho com uma estrela no peito. Até hoje o Cristo é CUIDADO PELA MITRA ARQUIDIOCESANA DO RIO, mas Talvés o Governo, a união, etc. Tenha mais espirito religioso que a Igreja para cuidar de Sacramentais como é o caso do Cristo. Atenção Cristãos despertemos para o combater essa Raça de Corruptos que estão a frente deste País.

  12. Se a suposta ameaça houver sido a razão determinante para a decisão liberatória do cardeal — do que muito duvido –, foi razão tola, que o deveria motivar ainda mais a perseverar na negativa. Sobremaneira porque, caso levada a cabo, a medida seria desastrosa para o partido governante às vésperas de eleições gerais, e não menos crítica se postergada para sua seqüência.

    Por mais que o Inimigo encontre sucesso na dilapidação do senso de catolicidade do bom povo brasileiro, expropriar o ícone carioca seguramente mexeria, ainda, com os brios mesmo de muitos fiéis-de-IBGE e católicos-in-name-only. Pobre do marqueteiro que tivesse de maquilar a medida, caso a Igreja se dispusesse a comprar a briga*.

  13. Estou desobrigado de votar nas eleições por motivo de idade. Mas, nas atuais circunstâncias, estou em dúvida: Está fora de cogitação votar no PT: Votar no PSDB para presidente da República, quando, recentemente, apareceu estampada no Jornal A Cidade sua foto junto aos dirigentes maçons de São Paulo, que o apoiam? Dar um voto perdido aos possíveis demais candidatos? A respeito da ameaça da ministra do PT, acho que ela deu “um tiro no pé”, pois acredito que, ao menos, algum eleitor mais consciente tenha percebido o perigo que representa votar no PT.

  14. Que dizer? Vergonha, vergonha, vergonha! Igreja homologada diante dos métodos stalinistas da “democracia” brasileira e do pensamento único dominante, iluminista e maçonico, da nova ordem mundial. Com o coração contrito rezemos pela Santa Igreja de Deus, única verdadeira, e por seus pastores para que abracem a cruz, não se envergonhem de Cristo e saibam dar, com coragem, testemunho de sua fé. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

  15. Liguei para o Ministério da Cultura , gabinete da ministra , em busca de resposta . Fui informado que tudo não passou de um mal entendido , que irá sair uma nota por parte do Ministério e que Dom Orani também iria se pronunciar . Particularmente não acredito , creio que estava havendo sim persgeuição religiosa , o que esperar de uma ministra que propôs a abolição dos dias das mães e dos pais? De um mulher que é de um partido comunista , inimigo da Igreja , e que é favorável a ideologia de gênero? Esta mulher é pró-casamento gay e pró tudo que vai contra a Igreja . Recomendaria mais pessoas ligarem para lá , para ver que tem católicos com amor a Igreja e que defendem esta Igreja Santa , Templo do Senhor!

    http://www.cultura.gov.br/gabinete (onde tem os contatos , recomendo ligar para o número da ministra que está informado)

    E gostaria de aproveitar o comentário para divulgar esta notícia:

    http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/07/artigo-sobre-homossexualismo-e-aids-faz-mp-abrir-investigacao-no-rn.html

    A Revista Catolicismo está sendo perseguida!

    ”Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!”

  16. A Igreja se dobrando diante dos poderes mundanos, cujo reinado pertence a Satanás, e pedindo benção pare exercer influência e controle naquilo que lhe pertence. Essa estátua foi construída pela contribuição dos católicos. Na época houve grande oposição dos protestantes. Não sei se estou correto ao afirmar isso, mas lembro-me de ter lido isso em algum lugar.

    No caso atual, é ceder a chantagens para a Igreja continuar possuindo aquilo que lhe pertence de direito.

    Bobos que são.

    Não foi agora, mas demonstraram fraqueza. Que coisa!. Já vem demonstrando fraquezas e covardia há décadas, por isso o governo sabia que a chantagem funcionaria. Mas divago. A partir de agora, Dom Orani terá que se dobrar sempre que houver uma ameaça em relação ao Cristo Redentor. Já perceberam sua covardia. Se tivesse ido até o final, com Nosso Senhor a vitória seria garantida, o governo seria desmoralizado e não haveria mais chantagens. E ainda que perdessem, mas vale a pena perder lutando, do que essa vitória que ofende a Nosso Senhor. E não há males que Nosso Senhor não possa retirar um bem maior ainda. Tal fato seria notícia nacional e imagina a reação que ocorrer. A divisão separaria ao menos o joio do trigo.

  17. É preciso ter cautela com essa informação. As Organizações Globo apoiam Aécio Neves. Eu jamais votaria no PT, mas também não posso votar em maçom.
    O saudoso professor Fedeli sempre dizia que votar em maçom é pecado. O candidato da Globo, Aécio Neves, esteve na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, no bairro da Liberdade, no dia 10 de abril deste ano, e discursou para os maçons. Tal fato foi amplamente noticiado na imprensa ( http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1439040-a-macons-aecio-diz-que-se-eleito-vai-propor-reforma-politica.shtml ) e foi gravado também. No Youtube é possível ver a palestra de Aécio Neves para os maçons.
    Não se iludam. A única atitude correta para os católicos é anular o próprio voto. Não sejamos bobos.

  18. Pe. Alessandro,

    me dou no direito de não replicar para não lhe ofender.

  19. Luís, que ninguém se iluda que o PSDB preste, tanto que o candidato a vice de Aécio Neves foi um terrorista comunista e o nome verdadeiro da social-democracia é SOCIALISMO fabiano. Entretanto, deixar de votar só beneficiaria o PT, cuja presidente é ateia e o atual vice é maçon de grau 33.

    Não há uma boa opção para votar, apenas a menos ruim. Nesse caso, Aécio Neves está longe de ser um bom candidato mas é menos prejudicial do que os bolivarianos do PT.

    • Então qual o motivo da Arquidiocese do RJ ter mudado de opinião tão rápido ? Está tudo muito estranho. Precisamos descobrir.

  20. Nota de Esclarecimento:
    Não procedem e nem são verdadeiros os fatos relatados na coluna do jornalista Merval Pereira no jornal O Globo de hoje. Jamais existiu nenhum tipo de ação ou pressão que tenha envolvido o governo brasileiro seja através do Ministério da Cultura ou de qualquer outra instância governamental, frente à questão da imagem do Cristo Redentor.
    O único contato que mantive com o Cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foi há três semanas quando lhe telefonei para saber como estava a situação sobre o uso da imagem do Cristo em filme do cineasta José Padilha. O Cardeal disse que já estava tudo resolvido, e toda conversa foi de forma amistosa.
    Marta Suplicy

  21. Sempre essa tal ex – Súplicy,mulher esquisita. ..Estranherrima

  22. Brasil, tendo que escolher candidatos ou maçons ou comunistas.
    Deus tenha piedade!

  23. Santa Tereza de Avila, em seu livro: Castelo Interior- Moradas, nos diz que de “uma pessoa que vive em pecado mortal devemos nos surpreender não com o que ela faz, mas com o que ela deixa de fazer”, pois é como se ela fosse um cavalo desgovernado, montado pelo demônio que detém as rédeas e ela só obedece ao seu mestre.
    Essa Marta Suplicy há anos vem corrompendo a família brasileira, como se já não bastasse ter destruído a sua própria, pelo adultério público.
    Eu sempre me perguntei qual interesse teria uma “socialite”, uma “sexóloga” num partido que pelo que me consta, foi formado e aclamado para defender os “direitos dos trabalhadores”.
    Que interesse teria uma mulher que nunca pegou num pano-de-prato pra lavar, se filiar e se tornar porta-voz de um partido que foi totalmente patrocinado pela CNBB como o último refúgio dos “pobres” que lutam por libertação.
    Não demorou muito pra ver que os pobres, os trabalhadores foram apenas massa de manobra pra essa “esquerda caviar”, pra ex-terroristas reabilitados e pra uma elite de clérigos heréticos que fizeram do púlpito das igrejas, palco de comício pra promover essa corja.
    E o resultado está aí. Uma vez no poder a hidra de sete cabeças mostrou seus dentes. O trabalhador vive pior do que os escravos do Egito, porque aqueles eram escravos materiais mas ainda preservavam sua fé. Os de hoje constroem “pirâmides de dinheiro” para os faraós esquerdistas, que os governam com mão de ferro e sequer dá-lhes o direito de defender sua própria fé.
    O dia que o Católico brasileiro acordar e ver que a famigerada “teologia da libertação” só lhe trouxe escravidão moral e material, a primeira coisa que ele fará é correr longe de qualquer coisa que tenha cheiro de CNBB.

  24. Bravo, Gercione! Falou, escreveu e disse! Concordo com voce.Quem veste Carolina HERRERA,CHANEL,VERSACE calça BLANICK, LOUBOÚTIN, o que faz no Partido dos Trabalhadores?…nada.

  25. Ao receber a nomeação cardinalícia, o então Arcebispo Tempesta foi pedir a bênção à esta abortista, defensora da ideologia de gênero, da união homo-afetiva, da eutanázia, no Palácio do Planalto. O Santo Padre a recebeu com seu escandaloso gesto bonachão de beijas as bochechas das mulheres no Vaticano. Em nome do diálogo, ambos estão escondendo a covardia em enfrentar essa filha de satanás. DEUS pedirá contas do mal que fazem: um, em sua Igreja particular; outro, à IGREJA universal.

  26. Como bem frisou o Cardeal Muller, o povo virou massa de manobra nas mãos de uma elite que luta por um objetivo inconfessável: marginalizar a Palavra de Deus para poder dirigir ideologicamente toda a sociedade”:

    http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/2066/imprime141430.htm

    E de pensar que ao votar nessa corja, o povo tece o próprio chicote que vai arder-lhe no lombo!