Dom Angelo Amato, novo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos

Substituindo o Cardeal Saraiva Martins. Amato desempenhou importante papel como secretrário do então Cardeal Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé, especialmente em Dominus Iesus e nas últimas respostas da Congregação sobre aspectos controvertidos do Concílio Vaticano II. Seu lugar na secretaria do Santo Ofício será assumido por um jesuíta, agora arcebispo, Luis Francisco Ladaria Ferrer, importante representante da Comissão Teológica Internacional, cujo último trabalho sobre o destino das crianças falecidas sem batismo causou grande alvoroço entre os católicos.
O futuro Cardeal Angelo Amato com o então Cardeal Ratzinger

O futuro Cardeal Angelo Amato com o então Cardeal Ratzinger

Ainda não se tem novidades sobre o novo Prefeito para a Congregação para o Culto Divino, hoje comandada pelo Cardeal Francis Arinze que há poucos meses apresentou sua renúncia ao atingir a idade limite. Amato era um dos fortes concorrentes ao cargo, que agora tem como principal candidato o Cardeal Cañizares Llovera, arcebispo de Toledo e primaz da Espanha — também conhecido como “little Ratzinger”.

Esperamos que Mons. Ranjith, atual secretário da Congregação, não retorne ao seu Sri Lanka como arcebispo de Colombo, cuja Sé vacante aguarda seu novo prelado.
——————–

Jean Madiran escreve um excelente artigo que demonstra a mentalidade e as trapaças do episcopado Francês diante do Motu Proprio, especialmente representado pelo Cardeal Vingt Trois, arcebispo de Paris. Quase tudo que é dito lá pode ser visto na aplicação de Summorum Pontificum no restante do mundo.

É importante analisar a próxima viagem do Papa à França. Noticia-se já atritos entre o episcopado Francês e o mestre de cerimônias do Papa. Há um desconforto com a idéia de distribuir comunhão na boca dos fiéis ajoelhados… Fiquemos de olho!

3 Responses to “Dom Angelo Amato, novo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos”

  1. Olá.
    Fiquei sem saber só uma coisa: quais foram essas “últimas respostas da Congregação sobre aspectos controvertidos do Concílio Vaticano II”?
    Parabéns pelo blog!

  2. Prezado Rodrigo,

    Tratam-se de duas respostas da Congregação; uma, sobre o ecumenismo — respostas a cinco perguntas a respeito da Igreja –, e outra sobre o caráter missionário da Igreja intitulada “Nota doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização”.

    Sob o pontificado do Papa Bento XVI nota-se um crescente número de trabalhos da Congregação, ainda maior que no período em que o próprio Cardeal Ratzinger era prefeito.
    Dê uma olhada: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/doc_doc_index_po.htm

    Angelo Amato é mais um homem de confiança de Bento XVI para instaurar seu projeto de reforma na continuidade.

    Seu blog foi acrescentado aos nossos links.

    um abraço.

Trackbacks