Quem tiver ouvidos, ouça!

Quem tiver ouvidos, que ouça esse bom conselho do Padre Zuhlsdorf! (que não é nenhum tradicionalista, como se sabe).

Um amigo acabou de me ligar para contar sobre uma discussão num forum “trad”.

Eu fui lá e li por um instante.

Nessa discussão, algumas pessoas estavam criticando publicamente padres que vêm celebrando a TLM [Traditional Latin Mass, isto é, missa tradicional] e denegrindo seus ministérios.

Eles afirmam que esses padres não são Católicos o suficiente, nem plenamente ou realmente Católicos. Não são Católicos como eles são.

Então, eles que não têm autoridade na Igreja, leigos que não têm jurisdição e nem credenciais além de serem hobbyists [nota: que faz algo por hobby] da forma antiga do Rito Romano (sinceros, como sua devoção possa ser), eles que leram algumas encíclicas dos Papas de ontem, alguns livros de autores zelosos pela Tradição, eles que não têm outra autoridade senão  suas convicções que ninguém mais pode estar certo ou tão Católicos como eles são, aparecem com uma rixa e mordem a mão consagrada que os alimenta com o Corpo de Cristo e perdoa seus pecados.

Padre John Zuhlsdorf ordenado em 1991 por João Paulo II

E isso sobre alguns padres que provavelmente já se esqueceram mais sobre liturgia e teologia do que aquilo que sequer um dia eles saberão. Padres que sofreram muito em seus anos de ministério até mesmo nas mãos de oficiais da Igreja por causa de suas convicções tradicionais.

Estou num encontro anual de padres nesse momento. Nós discutimos, entre outras coisas, o que é trabalhar para pessoas que então se voltam contra você. Como trabalhar com isso, com eles.

A maior parte do tempo nós estamos esperando você continuar a nos golpear, tentar arruinar nossa reputação, nos levando à exaustão.
Mas isso tem seu preço.
Digo, se você escolher ficar nesse caminho, infortúnio seu que levantou suas mãos contra o ungido do Senhor.

Ao tomar essa visão negativa com e sobre seus padres, você não alcançará seus objetivos.

Não espere que eles sejam calorosos e abertos às suas sugestões quando você não faz nada a não ser estapear sua face e subestimá-lo pelas costas.

Anote minhas palavras, pessoal.

Se algum de vocês estão embebidos dessa atitude que eu estou descrevendo acima… anote minhas palavras, você está num caminho espiritual perigoso.

Você está colocando sua alma em perigo de inferno e causando escândalo aos outros.

Você pode também arruinar tudo para outros que também têm as suas aspirações, mas não a sua falta de prudência.