Ego sum Pastor Bonus II: o risco de ficar sem missa em São Paulo

A maior cidade da América do Sul corre o risco de ficar sem a Missa Tridentina. Motivos? Inúmeros; alguns deles são a guerra interna, os ciúmes, o protagonismo leigo que esfacela a Tradição ao minar o caráter hierárquico determinado pelo próprio Deus como estrutura divina de Sua Igreja. E Deus Nosso Senhor se aproveita disso para colocar as coisas e as pessoas nos seus devidos lugares.

A Divina Providência nos guia por caminhos que por vezes nos são incompreensíveis. Mas não nos esqueçamos do que disse Nosso Senhor: Ego sum Pastor Bonus.

Dos cinco lugares da capital paulista que hoje mantêm a Missa Tradicional em status canônico regular, dois já não mais a têm. Outros dois pontos correm sério risco de se extingüir. E resta um sacerdote religioso que depende, e muito, de seus superiores.

É evidente que Nossa Senhora não nos desamparará. Mas, como nos disse um sábio e exemplar sacerdote, as pessoas da Tradição não foram dignas daquilo que receberam e Deus agora lhes tira. Talvez algumas delas terão que recorrer a inimigos mortais para terem os sacramentos!

Que Nosso Senhor tenha misericórdia de nós.

Leia também: Ego sum Pastor Bonus