Padre Stefano Carusi e Diácono Matthieu Raffray do IBP na Espanha.

Por Marcelo de Souza e Silva

Cerimônia de beija-mãos do Padre Stefano Carusi (centro) e Diácono Raffray à direita do padre.

Cerimônia de beija-mãos do Padre Stefano Carusi (centro) e Diácono Raffray à direita do padre.

De 24 a 30 de Novembro, ocorreram em Cuntis e Pontevedra, próximas a Santiago de Compostela, as I Jornadas de Formação Litúrgica para Sacerdotes. Membros da Fraternidade de Cristo Sacerdote e Maria Rainha e do Instituto do Bom Pastor se empenharam em conjunto para um aprofundamento na liturgia tradicional. Aos clérigos do IBP coube obviamente o papel de formadores, visto que as jornadas eram dirigidas aos padres desejosos de rezarem a Santa Missa de sempre e de descobrir os tesouros da Sã Tradição.

A Fraternidade de Cristo Sacerdote e Maria Rainha, fundada por Don Manuel Folgar, que trabalha pela tradição católica na Espanha, convidou o IBP para as jornadas de formação. Foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre o Santíssimo Sacrifício da Missa, houve também conferências doutrinais sobre a Missa e sobre o Concílio Vaticano II, lembrando que o IBP tem o dever de criticar tal concílio.

Na quarta-feira dia 26, foi celebrada uma Missa solene na igreja do Convento de Santa Clara, na cidade de Pontevedra. Numerosos fiéis acorreram ao convento. O Coral Santa Maria de Cuntis interpretou a Missa de Lorenzo Perossi. Ao fim da Missa houve a cerimônia de beija-mãos do sacerdote celebrante Padre Stefano Carusi, do IBP, ordenado em 11 de outubro último.

I Jornadas de Formação Litúrgica - Frat. Santa Maria Reina e IBP

Durante as jornadas, a cada dia, os padres presentes tiveram a possibilidade de assistir às Missas solenes nas paróquias vizinhas, e deram assim a uma grande multidão a oportunidade e descobrir a beleza do rito.

Quinze sacerdotes aprenderam a celebrar a Missa tridentina: padres da diocese de Santiago de Compostela, de outras dioceses vizinhas e também três padres portugueses participaram das I Jornadas.

No último dia das I Jornadas, foi celebrada uma Missa solene para encerrar com chave de ouro; mais tarde os fiéis ofereceram aos sacerdotes um delicioso chocolate quente.

O ambiente fraterno e caloroso, bem como o entusiasmo dos sacerdotes levaram as I Jornadas a um bom êxito total, de modo que as tornaram históricas para Tradição na Espanha e em Portugal. O Cardeal Castrillon-Hoyos elogiou e incentivou o evento de modo que essas foram as primeiras de muitas jornadas de formação litúrgica.

I Jornadas de Formação Litúrgica - Frat. Santa Maria Reina e IBP

I Jornadas de Formação Litúrgica - Frat. Santa Maria Reina e IBP

Para ver as fotos das I Jornadas e para saber mais sobre a obra da Fraternidade de Cristo Sacerdote e de Maria Rainha: http://santa-maria-reina.blogspot.com

Outras fotos no site do seminário de Courtalain: www.seminairesaintvincent.fr

Tags:

One Trackback to “Padre Stefano Carusi e Diácono Matthieu Raffray do IBP na Espanha.”