O Credo dos Professores de Teologia de Regensburgo.

Os três professores abaixo assinaram uma petição juntamente com outros teólogos ao Papa Bento XVI pedindo-lhe fidelidade ao Vaticano II. Gostaríamos que tal credo fosse também proferido por todos os professores de Teologia atuantes nas universidades católicas brasileiras.

A Sociedade Européia de Teólogos Católicos adverte: “Eventos recentes demonstram que uma grande maioria dos Cristãos perderam confiança de que Roma esteja comprometida a levar a sério a novidade do Vaticano II”.

[Atualização: 21 de fevereiro de 2009, às 11:45] O senhor bispo desistiu de pedir a profissão de fé aos teólogos após uma reunião sobre a crise.

 

Link para o original

Para neutralizar a proibição de sua licença docente, os três professores polêmicos de Regensburgo precisam proferir um credo perante o seu bispo Gerhard Ludwig Müller. Agora o texto original tornou-se conhecido através de um círculo informado:

Confessamos que Deus, a origem e fim de todas as coisas com certeza existe. Nós o reconhecemos como o criador e no futuro manifestaremos essa convicção aos nossos alunos.

Sabemos que existem comprovações claras para a Revelação divina e as reconhecemos.

Cremos firmemente que a Igreja católica romana é a guardiã e a mestra da Palavra revelada, testemunhado através do próprio Cristo verdadeiro e histórico.

A doutrina, na medida em que ela foi transmitida pelos apóstolos através dos Padres [da Igreja], é sempre uma e a mesma e nós também iremos anunciá-la.

A Fé não é nenhum sentimento cego.

A que se condenar o erro de todos aqueles que afirmam que os dogmas católicos não se reconciliaram com o tempo atual.

Sejam condenados todos aqueles que na Tradição cristã não reconhecem de modo algum a divindade ou que interpretam essa Tradição no sentido panteísta.

Cremos que a multidão daqueles que estão unidos a Jesus e Maria no Paraíso constitui a Igreja celeste, que só pode ser alcançado através da única Igreja verdadeira.

Cremos na Igreja una, católica e apostólica, fundada por Jesus Cristo sobre a rocha que é Pedro.

Nosso Papa Bento XVI é o Sucessor direto dos Apóstolos, constituído pelo Espírito Santo. Nós o seguiremos e confiaremos em seu ensinamento.

Amem.

5 Comentários to “O Credo dos Professores de Teologia de Regensburgo.”

  1. Notícia alvissareira diante de tantas coisas ruins…sinal de Nosso Doce Cristo na Terra, S.S. Bento XVI está no caminho certo, isto é, na contramão do Vaticano II.
    Aguardem, a chiadeira ainda vai aumentar consideravelmente…

  2. E bote chiadeira nisto (chiadeira ou silêncio)… Em boa parte dos blogs e sites conservadores, só vejo omissão. Não se fala deste assunto em quase nenhum deles… Por que será?

  3. “Chegou-se a uma pequena praça coberta de mortos e de feridos, dos quais vários pediam conforto em altas vozes. As fileiras da procissão se tornaram bastante ralas. Depois de ter caminhado por um espaço de duzentos levantar do sol, cada um percebeu que não estava mais em Roma”.

    O pequeno trecho acima se refere a um dos vários sonhos proféticos do grande São Dom Bosco.

    A interpretação isso é clara: é sobre a impressão do exílio, este longo tempo de escuridão conciliar de hoje, que o papa e seus súditos (pois o papa é monarca) compreendem que os mesmos estão fora espiritual da alma da Igreja…

    Creio que muitos católicos com honestidade intelectual vão refletir sobre isso. Eles não se deixaram se levar por uma mídia patrocinada por interesses obscuros; procuraram, porém, o essencial: o bem da Igreja através do apoio ao Papa.

  4. Ora Dionisio! é porquê eles querem ser conservadores, e não Católicos Apostólicos Romanos.

  5. Não se fala sobre isso em outros blogs, porque neles não um verdadeiro apoio e entusiasmo pela causa de Cristo, pela pessoa do Soberano Pontíficie! O que ocorre neste momento na Igreja é por demais grave e mostra abertamente a chaga aberta por conta da colegialidade episcopal propalada pelo Concílio. Além dos bispos quererem mandar agora no Santo Padre, qualquer um pretende se arvorar em cabeça da Igreja. Haja paciência!!!