Curtas da semana.

Missa Tridentina em Niterói.

A Forma Extraordinária do Rito Romano passará a ser celebrada na Igreja dos Sagrados Corações em Vila Pereira Carneiro – próximo ao Mercado de Peixes de Niterói, às 10h da manhã de domingo. Esta mudança vigorará a partir do domingo depois da Páscoa.

Cardeal Levada sobre a Fraternidade São Pio X: “diferenças potencialmente insuperáveis”.

Cardeal Levada“[…] O chefe doutrinal do Vaticano, Cardeal Levada, disse a TIME, que diferenças importantes e potencialmente insuperáveis, separam todavia o Vaticano e o grupo conhecido como Sociedade de São Pio X”. Secretum Meum Mihi lembra que enquanto arcebispo de São Francisco, o Cardeal Levada não considerou potencialmente insuperável a situação de padres da Associação Católica Patriótica  (a “igreja” estatal cismática da China) ao conceder-lhes faculdades para atuar em sua arquidiocese. Com o anúncio de que a comissão Ecclesia Dei será incorporada à Congregação para a Doutrina da Fé visando as discussões doutrinais consideradas necessárias tanto pela Fraternidade como pela Santa Sé, fica patente a necessidade de se substituir este Cardeal que desde sua nomeação é considerado um ‘Prefeito tampão’ enquanto não se encontra pessoa competente para tal.

A volta ao mundo com Padre Marcial Maciel.

Padre Marcial Maciel

De Sector Catolico: “Esta é a última imagem de Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo e do movimento de leigos Regnum Christi, que ontem mesmo dava a volta ao mundo. Foi tomada de AP e publicada na Espanha pelo diário El País, em sua edição dominical. Nela vemos Padre Maciel com chapéu panamenho. A fotografia teria sido tirada no México em data indeterminada e nela a batina dá lugar à camisa de listras azul e branca e a uma moderna jaqueta bege”.

Ovos de páscoa e paramentos.

Vaticano. (kreuz.net) O Papa Bento XVI enviou quinhentos ovos de chocolate para a região do terremoto na cidade de L’Aquila. Guardas do Vaticano levaram o presente para a paróquia San Francesco a Pettino de L’Aquila. Além disso, o Papa doou uma quantia de dinheiro considerável, bem como paramentos litúrgicos, cálices e patenas para as comunidades que perderam seus objetos litúrgicos.

Pe. Basilio Méramo expulso da Fraternidade São Pio X.

Radio Cristiandad informa que Mons. Bernard Fellay assinou a expulsão do Pe. Basilio Méramo da Fraternidade São Pio X. Tal expulsão já teria sido comunicada ao superior do distrito do México, Pe. Mario Trejo. Pe. Méramo ficou conhecido por sua postura crítica com relação ao Motu Proprio Summorum Pontificum e hoje faz coro com alguns poucos sacerdotes da Fraternidade que, pela internet (mas  nunca neste blog), de maneira absolutamente subversiva desafiam seus legítimos superiores e difundem seus manifestos contra uma suposta traição à obra de Mons. Lefebvre. Inelutavelmente farão coro, logo logo, com os sedevacantistas.

A Fraternidade Sacerdotal de São Pio X continua rezando pela conversão dos judeus.

Padre Franz Schmidberger e o PapaEm contraposição ao slogan do Comitê Central dos Católicos na Alemanha: “Não à catequese aos judeus, sim ao diálogo entre judeus e cristãos”, Padre Franz Schmidberger, Superior Distrital da FSSPX na Alemanha, anunciou que os padres da Fraternidade Sacerdotal São Pio X continuariam fazendo as orações de intercessão próprias da liturgia de Sexta-Feira Santa, incluindo as preces pelo povo judeu. Segundo o religioso, essas orações pertencem à Tradição imemorial da Igreja. Em sua redação atual elas remontariam à segunda metade do século IV. Pe. Schmidberger acrescentou que a Fraternidade gostaria de enfatizar que essas orações não querem provocar muito menos de alguma maneira ferir os sentimentos religiosos dos não católicos. “A oração pelos judeus faz parte de uma longa intercessão, em cuja primeira parte a Igreja reza por si mesma, por todos os seus membros, e também por pessoas de outras religiões”.Segundo, Pe. Schmidberger, “justamente para o povo judeu, o passo de Fé para Jesus de Nazaré pode ser mais fácil, uma vez que esse Messias é ele próprio judeu e descendente do povo judeu, nas palavras de São Paulo”. Ao final de sua declaração, Pe. Schmidberger faz uma reflexão sobre as 15 benções do le Schabbat, nas quais os judeus dizem: “Senhor, eu vos agradeço por ser judeu e não um pagão. Eu vos agradeço por ser um homem e não uma mulher”. “Quem quis ler a partir daí uma depreciação dos não judeus – os assim chamados Goyim?” “Quem quis enxergar uma discriminação das mulheres nessas palavras?”, indaga o religioso.

Nova cruzada de Rosários?

Circulam boatos de que uma nova cruzada de rosários a ser iniciada pela Fraternidade São Pio X terá como intenções a Consagração da Rússia e o aumento da devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Eles não cansam.

A Folha de São Paulo publicou uma notícia acusando a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney de anti-semitismo. Motivo? Encontraram a antiga oração para os judeus em um livreto sobre a Liturgia da Semana Santa utilizado atualmente pela Administração. Só esqueceram de notar que a edição é de 2005, anterior, portanto, à mudança efetuada pelo Papa Bento XVI em 4 de fevereiro de 2008. [Errata – 13 de abril de 2009, às 17:40: Nosso leitor Augusto Romulo informa que sim, a Folha de São Paulo sabia que o livro era anterior à nova oração em vigor a partir de 2008].

Tensão Obama-Vaticano.

Impasse sobre a nomeação do novo embaixador americano na Santa Sé. A substituir Mary Ann Glendon, nomeada por G.W. Bush e muito próxima às posições do Papa Bento XVI, Barack Obama pretende nomear algum companheiro democrata que o apoiou em sua campanha. A Santa Sé exige um democrata católico que não seja “pro choice”. Sonhar não custa nada.

Fernando Lugo, bispo, pai e presidente.

O antigo bispo de San Pedro, Paraguai, que abandonou seu ministério e hoje é o atual presidente daquele país, foi processado no último dia 8 acusado de ter tido um filho enquanto ainda era bispo. [Atualização, 13 de abril de 2009 às 16:01: Fernando Lugo assumiu a paternidade]

13 Responses to “Curtas da semana.”

  1. Ainda sobre Julio Severo:
    Por mais que ele critique a Igeja em alguns de seus artigos isso não me espenata, afinal ele é de fora, é protestante.

    Pior é os de dentro. Pior é Bispo autorizar a venda a católicos de uma biblia protestante que diz;

    “Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu”(Mateus 1:25)

    Isso é uma ABERRAÇÃO!

  2. DFLD,

    concordo com você que muitos que se dizem católicos, são verdadeiros lobos em pele de cordeiro. Mas nós temos que reconhecer que esse tipo de bagunça dentro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, devido ao comportamento anti-católico da comunista CNBB no Brasil, é comemorado no meio protestante.

    Julio Severo, sendo filho da Reforma, deve estar até gostando desta confusão dentro da Santa Igreja.

    A prova?

    É só você ver como os protestantes, incluindo-se ai o sr. Julio Severo, gostam de colocar a anti-católica e comunista CNBB como ”exemplo de católicos”.

    PS: Por que a anti-católica CNBB gosta tanto do diálogo ecumênico ”com os irmãos separados?”

    Vai ver é para impor essas bíblias protestantes para confundir ainda mais as cabeças dos católicos mal imformados.

  3. Editor, o pessoal da Folha citou sim o fato do livro dos Padres de Campos ter sido publicado antes da nova oração de Bento XVI: “O grupo brasileiro de adeptos da missa em latim alega que o livro azul e o DVD foram produzidos antes da revisão feita pelo papa” (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1004200912.htm)

  4. Caro Renato,

    Conheço Julio Severo há anos e ele NÃO admira a CNBB e seus prelados esquerdistas. Disso você pode estar bem certo. E mais, para um protestante, as críticas que ele faz aos maus padres, são as mesmas que nós fazemos. Em seu blog ele até coloca notícias sobre pronunciamentos do Papa em questões morais.

    Naturalmente, não concordo com algumas de suas percepções, como, por exemplo, a posição de Israel no conflito com os árabes palestinos ou do papel dos EUA no Iraque, mas, DE UMA MANEIRA GERAL, não o vejo atacando a Igreja como fazem os de dentro.

    Julio só não se tornou católico porque não foi apresentado ao Catolicismo. Penso que se ele tivesse participado daquele retiro em Riga, noticiado aqui, voltaria católico.

  5. Olá Fratres in Unum.
    Houve um pequeno erro sobre o termo não judeus.
    É goyim e não gojim.
    No singular seria goy.
    Eduardo Ramirez – Rio de Janeiro
    Sucesso e vida longa para o blog ;)

  6. Maria, preste atenção nestes comentários deste artigo do gnóstico Julio Severo. Preste atenção no comentário de um anônimo:

    http://juliosevero.blogspot.com/2008/10/0-autoritarismo-de-ontem-moldando-o.html

    O anônimo pode ter se confundido em algumas coisas – como falar que o sr. Julio era funcionário público -, mas no geral faz sentido o resto do seu comentário.

    Agora preste atenção na resposta do gnóstico… ele utiliza a velha tática protestante de tentar colocar a anti-católica CNBB como ”exemplo de católico” e utiliza para isso a velha tática de distorcer informações.

    Muito comum entre os protestantes.

  7. Maria, o endereço é esse:

    http://juliosevero.blogspot.com/2008/10/o-autoritarismo-de-ontem-moldando-o.html

    O Julio ainda não ter se convertido ao catolicismo é porque ele quer conviver com o erro do protestantismo. E hoje em dia isso para mim é má vontade em querer conhecer a Verdade o Caminho e a Vida: Jesus Cristo.

  8. É mas parece que o Bispo nunca leu Apocalipse! Esquece que os administradores prestarão contas a Deus! Ao que mais foi dado, mais será cobrado!

  9. Imaginava que o tal padre Maciel dos Legionários, fosse mais “conservador”, no mínimo.
    Se essa é sua “última imagem”, dá-me a impressão de que já estava mais “prá lá do que prá cá”, como se diz…
    O abandono do hábito sagrado, ao meu ver, é o primeiro indício da perda do gosto pela vocação sagrada.
    Nas capelas da FSSPX, sempre terminamos as orações com a seguinte jáculatória, que pode, evidentemente, ser rezada por todos:

    “Senhor, dai-nos sacerdotes,
    Senhor, dai-nos muitos sacerdotes,
    Senhor, dai-nos muitos e santos sacerdotes,
    Senhor, dai-nos muitas e santas vocações religiosas.
    São Pio X, rogai por nós”

    Rezemos pelas vocações.

    Fiquem com Deus.

    fausto

  10. Deste feixe de notícias quero salientar duas.
    A oração pela conversão dos judeus na Sexta-feira Santa. Só está contra essa oração os “ex-católicos”, sejam cardeais, sacritães ou coviros. E nós damos demasiada atenção a estes “ex-católicos”. Não devemos dar atenção nehuma ao que eles dizem; apenas devenos orar para a sua re-conversão.Eles estão do lado contrário a Cristo, com os judeus que condenaram Cristo. Sem dúvida, o mau da história é Jesus.
    O outro comentário é para o senhor arcebispo Dom Rimo Fisichella. Cometeu um erro gravíssimo; foi um useiro-vezeiro onde devia estar calado; disse uma série de mentiras demonstrando uma ignorância catastrófica; deu dois ot~es tabefes no grnade Arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho, quando em verdade devia beijar-lhe as mãos. Enfim, verdadeiramente só foi infeliz, mas ele julga que alguém lhe deu a infalibilidade e não pode voltatr atrás. Todos nós sabemos que a humildade é uma característica inseparável da grandeza do homem. Porque é que somos tão orgulhosos e vaidosos.

  11. Sr. Fabio Fausto.

    Fica cada vez mais difícil defender a Santa Igreja do veneno das cobras por causa dos atos de alguns de nossos sacerdotes.Tens grande razão quando afirmas que o abandono do hábito é o início de uma queda vergonhosa.Na minha cidade natal(Itapetininga-SP) a situação é crítica.Os padre e até mesmo Bispos se misturam em meio aos leigos,é impossível indentificá-los por falta da véstia piedosa.Recusam o hábito até mesmo para a confissão.
    As pessoas mais simples que recebem notícias como as que estamos vendo nos últimos meses certamente abandona a Santa Igreja e cede ao proselitismo protestante,mas nós que conhecemos a Verdade devemos rezar muito pelos sacerdotes e para que surjam vocações verdadeiramente santas.
    Peçamos a São José,padroeiro das vocações,por esta causa.
    Lucineia.

  12. Olá Fratres in Unum.

    Encontrei no Catholic Apologetics dois artigos sobre a consagração da Rússia.

    1 – Russia Must Be Consecrated to the Immaculate Heart

    http://www.catholicapologetics.info/catholicteaching/privaterevelation/consecrate.htm

    2 – Has Russia Been Consecrated?

    http://www.catholicapologetics.info/catholicteaching/privaterevelation/russia.htm

Trackbacks