A guerra na cúria: rumores sobre transferência de Mons. Ranjith para Colombo.

ranjith1Conforme mencionado anteriormente aqui há cerca de um ano, as crescentes pressões contra o formidável Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Arcebispo Malcolm Ranjith, finalmente deixará seu cargo. O vaticanista italiano Andrea Tornielli informou hoje que a nomeação de Ranjith como Arcebispo de Colombo, capital de sua terra natal, o Sri Lanka, será anunciado no próximo sábado.

Tornielli sugere que Ranjith poderia se tornar Cardeal (somente um ocupante da Sé de Colombo se tornou Cardeal) no que será o Segundo exílio da Cúria Romana – o seu primeiro exílio ocorreu em 2004, quando, na condição de secretário adjunto da Propaganda Fide, ele foi nomeado repentinamente Núncio para a Indonésia pelo Papa João Paulo II.

Tornielli menciona também que um prelado de uma nação de língua inglesa poderia ser o novo Secretário do Culto Divino, um homem que iria “pacificar o campo de batalha litúrgico” …

Veja todas as notícias relacionadas a Dom Ranjith aqui.

Fonte: Rorate Caeli

3 Comentários to “A guerra na cúria: rumores sobre transferência de Mons. Ranjith para Colombo.”

  1. Li algo parecido também no blog secretum meum mihi… Receber o chapéu cardinalício seria ao menos um alento, já que faria dele um eleitor num futuro conclave, mas vou rezar para que essa notícia seja um alarme falso, embora pareça que não…

  2. Normalmente, Andrea Tornielli é muito bem informado e dificilmente erra alguma informação nessa linha. Mas, vamos torcer para que ele esteja errado neste caso. O ideal seria que o Arcebispo Rajith continuasse na Cúria Romana e, ao mesmo tempo, se tornasse Cardeal.

  3. Poderia ser pior.
    Na “novela” “Windswept House”, de Malachi Martin, há uma passagem curiosa.
    Um monsenhor do Vaticano, após interferir na política pontifícia, é transferido para uma missão em Bangladesh, onde deverá “lavar pratos até a aposentadoria”…