Inquietação entre os tradicionalistas.

O destino dos tradicionalistas está por um fio na Cúria romana, porque lá os prelados sem convicção flertam de bom grado com o liberalismo dos últimos séculos.

Link para o originalO semanário liberal francês ‘Golias’ informa em seu sítio na Internet que se agrava a discordância entre o Papa Bento XVI e o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé nomeado pelo mesmo, Cardeal William Levada (72). O motivo: a questão dos tradicionalistas.

Em maio de 2005 o Cardeal Levada foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé pelo Papa. Anteriormente, ele havia atuado como arcebispo liberal de São Francisco, no estado da Califórnia.

Sem reconhecimento de desempenho considerável

O Prelado é um velho amigo do Santo Padre. O Papa deve tê-lo escolhido devido a sua discrição, sua diligência e seu pragmatismo.

Contudo, o Cardeal Levada era notório em sua arquidiocese devido a sua administração liberal e sua postura simpática aos homossexuais. Ele não interveio contra a atividade de uma paróquia envolvida em escândalo homossexual na Arquidiocese.

Por outro lado, no tempo do Arcebispo Levada em São Francisco era muito difícil obter uma autorização para a celebração do Missa Antiga.

Depois de sua nomeação para a Cúria romana ele desejou ser como o liberal Arcebispo George Niederauer, que continuou a obra de destruição em São Francisco.

Futuro incerto

Cardeal LevadaSegundo o ‘Golias’, o Cardeal Levada permaneceu fiel à sua antiga postura liberal como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Para os tradicionalistas isso é motivo para uma profunda inquietação, pois recentemente tornou-se fato conhecido que futuramente a Comissão ‘Ecclesia Dei’deverá se unir à Congregação para a Doutrina da Fé. A Comissão ocupa-se dos tradicionalistas.

Nas discussões internas da Cúria, o Cardinal sempre se expressou de maneira contrária à benevolência em relação aos tradicionalistas.

Sem dúvida correm boatos em Roma que o Cardeal não ficará por muito tempo no cargo e que devido a “um problema real de saúde”– conforme se expressa o ‘Golias’ – poderia se tornar emérito prematuramente.

De acordo com informações do ‘Golias’, essa perspectiva consola os tradicionalistas apenas pela metade.

Assim, até mesmo o Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o Arcebispo Luis Ladaria (65), é polêmico do ponto de vista teológico.

Mons. Ladaria é um jesuíta, que, segundo o ‘Golias’, não abriu mão da linha teológica do Teólogo liberal Padre Karl Rahner († 1984). Padre Rahner tornou-se conhecido por reduzir a mensagem cristã à sua dimensão humana.

Agora alguns tradicionalistas temem que anos difíceis estão por vir aos tradicionalistas dentro do Vaticano.

5 Comentários to “Inquietação entre os tradicionalistas.”

  1. Não que eu queira anos difíceis, mas nada do que já não tenha experimentado na pele, na alma, no coração nos últimos anos: a marginalização. Esperança? Sempre terei!

  2. Esse tal Levada é um escândalo ambulante.. Não entendo o porquê do Santo Padre ainda permitir o cidadão à frente de uma comissão pontifícia tão importante… Para piorar, os abusos litúrgicos são lugar comum em suas missas, com objetos litúrgicos inapropriados e outras coisitas mais…

    É realmente um herege destes bem LEVADOS!

    A saída dele até que seria um alento se o presumível sucessor não fosse um fã de carteirinha de Karl Rahner, outro herege amante da teologia antropocêntrica!

    No meio de tantas notícias alentadoras, agora só falta vir como novo cardeal de Salvador nomeado pelo papa um fã de Henry DeLubac e Yves Congar… É verdade, como diz o Bruno, “abismo atrai abismo”…

    Rezemos pela Igreja, rezemos pelo Santo Padre, rezemos por Salvador e Limeira!

  3. A corja modernista está pululando nos diversos dicastérios vaticanos. Esses abutres com chapéu cardinalício a cada novo cargo recebido devoram a alma de muitos fiéis, pois têm o condão de destruir a Santa Igreja (como se isso lhes fosse possível)e Seu Sagrado Depósito da Fé.
    Continuo não entendendo por que o Santo Padre escolhe tais prelados para cargos de extrema delicadeza e responsabilidade. Não penso que S.S.Bento XVI e o Cardeal Levada tenham idéias afinadas.
    A grande verdade é que, realmente, a apostasia vem de cima.
    Cabe aos fiéis, conscientes da gravidade das coisas, permanecerem firmes em seus postos e prontos para o combate, pois há ainda o prenúncio de dias difíceis.
    Que Deus nos ajude e que ilumine a Pedro.
    S.Pio X, rogai por nós! Rogai por S.S.Bento XVI!

  4. Dionisio, Salve Maria!

    Você conhece alguém no Vaticano que não seja fan de Henry de Lobac??

    Salve Maria!

  5. IN TE DOMINE SPERAVI, NON CONFUNDAR IN AETERNUM !!