O destino dos tradicionalistas está por um fio na Cúria romana, porque lá os prelados sem convicção flertam de bom grado com o liberalismo dos últimos séculos.
O semanário liberal francês ‘Golias’ informa em seu sítio na Internet que se agrava a discordância entre o Papa Bento XVI e o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé nomeado pelo mesmo, Cardeal William Levada (72). O motivo: a questão dos tradicionalistas.
Em maio de 2005 o Cardeal Levada foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé pelo Papa. Anteriormente, ele havia atuado como arcebispo liberal de São Francisco, no estado da Califórnia.
Sem reconhecimento de desempenho considerável
O Prelado é um velho amigo do Santo Padre. O Papa deve tê-lo escolhido devido a sua discrição, sua diligência e seu pragmatismo.
Contudo, o Cardeal Levada era notório em sua arquidiocese devido a sua administração liberal e sua postura simpática aos homossexuais. Ele não interveio contra a atividade de uma paróquia envolvida em escândalo homossexual na Arquidiocese.
Por outro lado, no tempo do Arcebispo Levada em São Francisco era muito difícil obter uma autorização para a celebração do Missa Antiga.
Depois de sua nomeação para a Cúria romana ele desejou ser como o liberal Arcebispo George Niederauer, que continuou a obra de destruição em São Francisco.
Futuro incerto
Segundo o ‘Golias’, o Cardeal Levada permaneceu fiel à sua antiga postura liberal como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Para os tradicionalistas isso é motivo para uma profunda inquietação, pois recentemente tornou-se fato conhecido que futuramente a Comissão ‘Ecclesia Dei’deverá se unir à Congregação para a Doutrina da Fé. A Comissão ocupa-se dos tradicionalistas.
Nas discussões internas da Cúria, o Cardinal sempre se expressou de maneira contrária à benevolência em relação aos tradicionalistas.
Sem dúvida correm boatos em Roma que o Cardeal não ficará por muito tempo no cargo e que devido a “um problema real de saúde”– conforme se expressa o ‘Golias’ – poderia se tornar emérito prematuramente.
De acordo com informações do ‘Golias’, essa perspectiva consola os tradicionalistas apenas pela metade.
Assim, até mesmo o Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o Arcebispo Luis Ladaria (65), é polêmico do ponto de vista teológico.
Mons. Ladaria é um jesuíta, que, segundo o ‘Golias’, não abriu mão da linha teológica do Teólogo liberal Padre Karl Rahner († 1984). Padre Rahner tornou-se conhecido por reduzir a mensagem cristã à sua dimensão humana.
Agora alguns tradicionalistas temem que anos difíceis estão por vir aos tradicionalistas dentro do Vaticano.