Nenhuma surpresa…

Ordenações em Winona - Festa do Sagrado Coração de Jesus, 2009causaram as ordenações sacerdotais da Fraternidade Sacerdotal São Pio X em Winona, Estados Unidos, aos que conhecem o mínimo de sua vida. As mesmas já estavam oficialmente previstas no calendário acadêmico 2008-2009 do seminário Saint Thomas Aquinas e seu convite estava disponível a qualquer um que se interessasse a diligentemente esclarecer notícias comumente imprecisas da blogosfera pouco inteirada. Também outros meios católicos noticiavam com razoável antecedência a realização das ordenações, de modo que não poderiam nunca ser consideradas “às escondidas” ou “por debaixo dos panos” [1, 2, 3].

As ordenações de Winona seguem a mesma política adotada pela Fraternidade em relação às ordenações de Zaitzkofen e Ecône: “Quando, em 21 de janeiro de 2009, Roma retirou o decreto de excomunhão de 1988 contra os quatro bispos da Fraternidade, o Santo Padre certamente tinha em vista uma medida de vida e não de morte”, explicou o reitor do seminário alemão, padre Stefan Frey. “Não podemos simplesmente dizer agora, ‘parem de respirar’. Nós precisamos respirar. E, definitivamente, se o Papa foi tão bom ao retirar as excomunhões, significa que ele não quer que agora morramos”, recentemente declarou Dom Bernard Fellay. Sua Excelência ainda afirmou que “o problema é apenas na Alemanha. Em Roma há simpatia por estas ordenações, mesmo se dizem que é ilegal e não está de acordo com o Direito Canônico. Disseram-nos que estamos em um estado intermediário no qual podemos falar de paz, no qual Roma pode também observar-nos”.

O que surgiu como surpresa a alguns se deve ao fato dos bispos americanos e suíços não terem se juntado ao episcopado alemão em seu “escândalo farisaico”, consequentemente, não atraindo os olhos da mídia anti-católica ávida em atacar a Igreja. Entretanto, o que surpreende na verdade são aqueles que inconscientemente acabam apoiando, por um suposto zelo, a postura de boicote sistemático dos bispos germânicos ao Papa Bento XVI.

Tags: ,

One Comment to “Nenhuma surpresa…”

  1. Quando se trata de aliviar os teólogos progressistas os Bispos progresistas falam de misericáordia e perdão.Porém com os tradicionalistas exigem a aplicação da lei.
    As ordenações serão realizadas e após o retorno da SÃO PIO X a plena regularização jurídica eles terão pelna liberdade de ação para a glória de Deus e da Igreja .