Por Simon Caldwell
The Daily Mail
26 de julho de 2009
O Papa laicizou o padre no centro das alegações de que a Virgem Maria vem aparecendo na cidade bosniana de Medjugorje.
O Vaticano decidiu punir o Padre Tomislav Vlasic depois de uma investigação em crescentes preocupações sobre as supostas aparições.
Padre Vlasic é o antigo ‘diretor espiritual’ de seis videntes que afirmam que Nossa Senhora as visitou aproximadamente 40.000 vezes em 28 anos. Ele também foi suspeito de inventar histórias das aparições da Virgem Maria.
O local atrai milhares de visitantes ingleses [ndt: e brasileiros também, especialmente de ‘peregrinações’ promovidas pela Canção Nova – vide abaixo) todo ano.
[Padre Vlasic] pediu para deixar o sacerdócio após o Vaticano também investigar acusações de que era culpado de imoralidade sexual ‘agravadas por motivações místicas’, depois de engravidar uma freira e então persuadi-la a silenciar o assunto.
Padre Vlasic se negou a cooperar com a investigação desde o princípio e foi exilado para um mosteiro em L’Aquila, Itália, onde foi proibido de se comunicar com qualquer pessoa, até mesmo seus advogados, sem a permissão de seu superior.
Veio à tona ontem que ele escolheu deixar o sacerdócio e sua ordem, uma mudança que levou a investigação a um fim abrupto.
A laicização de Padre Vlasic significa que ele está deposto de seu estado clerical.
Ela foi secretamente finalizada pelo Papa em março e representa um forte golpe em milhões de seguidores de Medjugorje por todo o mundo que esperavam que o Vaticano um dia reconhecesse o controverso santuário.
Padre Vlasic foi chamado de ‘criador’ do fenômeno, conforme Pavao Zanic, bispo local quando então as aparições começaram em 1981.
Mais cedo, em meio a uma discussão com o bispo local e o Vaticano, ele fez uma profecia de que a Virgem Maria apareceria na Bósnia.
Meses depois, seis crianças da região – Mirjana Dragićević, Marija Pavlović, Vicka Ivanković, Ivan Dragićević, Ivanka Ivanković e Jakov Colo – disseram ter visto a Virgem numa montanha próxima à sua cidade.
Logo depois, Padre Vlasic anunciou que era ‘diretor espiritual’ delas e em 1984 até mesmo ostentou ao Papa João Paulo II que ele era aquele ‘por meio de quem a providência divina guia os videntes de Medjugorje’.
Mas o clérigo bosniano posteriormente tomou uma posição mais modesta quando se soube que ele seria pai de uma criança com uma freira chamada Irmã Rufina e que se negou a deixar sua ordem para se casar com ela.
Padre Vlasic então se mudou para Parma, Itália, onde fundou uma comunidade religiosa mista (masculina e feminina) chamada Rainha da Paz, que foi dedicada às aparições.
Ele foi suspenso no ano passado pela Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé em meio a uma investigação sobre sua conduta depois de três comissões eclesiásticas terem fracassado em encontrar evidências para sustentar as afirmações dos videntes.
Os bispos da antiga Iugoslávia finalmente declararam que “não pode ser afirmado que estas matérias digam respeito a aparições ou revelações sobrenaturais”.
O Cardeal Joseph Ratzinger – agora Papa Bento XVI – também tinha proscrito peregrinações ao local, mas isso foi amplamente ignorado.
Pelo contrário, os videntes se enriqueceram como resultado de suas alegações – assim como sua cidade, que sofreu um boom como conseqüência da “corrida pelo ouro da Madonna”.
Alguns hoje são proprietários de casas inteligentes com jardins refinados, garagens duplas e entradas de segurança, uma delas possuindo uma quadra de tênis.
Também possuem carros caros e um deles, Ivan Dragicevic, se casou com uma antiga miss americana.
————————-
OFÍCIO DO SUPERIOR GERAL DA ORDEM DOS FRADES MENORES
ORDO FRATRUM MINORUM
MINISTER GENERALIS
Prot. N. 098714
Aos Superiores Provinciais da Bósnia Herzegovina, Croácia e Itália.
Caro Irmão Superior,
O Santo Padre, aceitando a requisição do frade Tomislav Vlasic, O.F.M., membro da província dos frades menores de S. Bernardino de Siena (L’Aquila), responsável por conduta nociva à comunhão eclesial tanto na esfera doutrinal como disciplinar, e sob a censura de interdito, lhe concedeu o favor da redução ao estado laico (amissio status clericalis) e demissão da Ordem.
Além disso, o Santo Padre concedeu ao peticionário, motu proprio, a remissão da censura incorrida assim como o favor da dispensa dos votos religiosos e de todas as responsabilidades associadas às ordens sagradas, inclusive celibato.
Como um preceito penal salutar – sob pena de excomunhão que a Santa Sé declararia, e, se necessário, sem advertência canônica prévia – as seguintes ordens são impostas ao Sr. Tomislav Vlasic:
a) Absoluta proibição de exercer qualquer forma de apostolado (por exemplo, promover devoções públicas ou privadas, ensinar doutrina Cristã, direção espiritual, participação em associações leigas, etc) assim como aquisição e administração de bens destinados a propósitos religiosos;
b) Absoluta proibição de publicar declarações sobre matérias religiosas, especialmente a respeito do “fenômeno de Medjugorje”;
c) Absoluta proibição de residir em casas da Ordem dos Frades Menores.
Para a execução das medidas sérias impostas pela Santa Sé com respeito ao Sr. Tomislav Vlasic, a mesma Sé Apostólica comunica diretamente aos Superiores de Ordem.
Portanto, volto-me a vós para que sejais vigilantes e informeis aos Guardiães e superiores das casas filhas, respeitosamente, a respeito de Tomislav Vlasic, das medidas pontifícias a ele concernentes, em particular a respeito da proibição de residir em qualquer causa pertencente à Ordem dos Frades menores, sob pena de remoção do cargo.
Confiando em vossa plena compreensão e pronta cooperação, cumprimento-vos fraternalmente.
Roma, 10 de março de 2009.
Fr. José Rodriguez Carballo, OFM
Superior Geral
Fonte: Catholic Light
————————-
“Com suas aparições, há anos consecutivos, em Medjugorje, onde pude estar presente, ela vem arrastando multidões no mundo todo a voltarem-se para Deus, numa conversão alicerçada no arrependimento dos pecados, na Confissão, na oração, no jejum, nos sacrifícios e na fé. Esses frutos autênticos são a maior prova de que as aparições são reais e aceitas por centenas de bispos, milhares de sacerdotes e milhões de fiéis. O Papa, embora não tenha ainda se pronunciado oficialmente, não desaprova as peregrinações de Medjugorje e se refere freqüentemente à Virgem Santíssima como a ‘Senhora das Mensagens’…” (Felipe Aquino em A Estrela da Evangelização, 25 de fevereiro de 2007 – documento já salvo, caso misteriosamente saia do ar).
Sobrer este assunto favor ler o artigo:
POR AMOR A VERDADE que está na primeira página do site http://www.queridosfilhos.com.br
http://www.queridosfilhos.com.br/vejaindextxt.html
CurtirCurtir
Excelente medida da Santa Sé.
Pena que tenha demorado tanto tempo… mas antes tarde do que nunca…`
Parabéns ao Santo Padre pelas atitudes corajosas frente a este escândalo “mercantilista” que se tornou este Santuário.
CurtirCurtir
Lamento pelo povo, que em sua boa fé, foi ludibriado.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja, tende piedade de nós!
CurtirCurtir
Já fui chamado de “protestante” por recusar links com mensagens dessas “aparições” em minha comunidade de orkut. Infelizmente as pessoas vem desacatando os pedidos para que se evite Medjugorje há muito tempo.
Chegou a hora de uma declaração oficial do Vaticano a respeito.
CurtirCurtir
Lamento profundamente. É uma bomba, mas uma bomba atómica. É desconcertante que este “imbroglio” tivesse demorado tanto tempo. 28 anos é muito tempo. Pessoalmente nunca fui a Medjugorje e até li muito pouco sobre este fenómeno, mas tenho muitos amigos, alguns crentes católicos convictos e lúcidos que lá foram e diziam maravilhas.
Ainda bem que muitos forama Medjugorje e se converteram. É o resultado do apelo à conversão que está em nossos corações e que um choque psicológico faza vir à tona. Peçamos que eles aceitem a situação atual sem diminuição do seu amor a Deus.
CurtirCurtir
Bento XVI deu um passo na boa direção.
CurtirCurtir
Uma pena sr. Dário, que prefira ainda continuar acreditando numa fraude tão grotesca como Medjugorje.
Que a Nossa Mãe Santíssima – a verdadeira virgem Maria – nos livre dessa fraude!
CurtirCurtir
Outra bomba, caro Ferreti.
Leia essas links abaixo:
http://fidesetforma.blogspot.com/2009/07/sul-massone-bugnini.html
http://fidesetforma.blogspot.com/2009/07/bugnini-era-massone-lo-conferma-un.html
CurtirCurtir
Tanto para o prof. Felipe Aquino, quanto para aquele site indicado nos comentários, foi remetida esta reportagem sobre o saneamento da fé concernente a estas “aparições”.
Espero que se manifestem publicamente e acatem esse ato docente – tanto com obediência, quanto com contrição e arrependimento.
MMLP
CurtirCurtir
“…seis videntes que afirmam que Nossa Senhora as visitou aproximadamente 40.000 vezes em 28 anos.”
Espera aí… 28 anos correspondem a 10.220 dias. Quer dizer que Nossa Senhora deva ter visitado as videntes numa média de 3 a 4 vezes por dia!!!
CurtirCurtir
Conhecereis a verdade e ela vos libertara,é com este ensinamento de Nosso senhor que o Santo Padre Bento XVI começa a purificar a Igreja dos falsos profetas e vendilhões do templo, que Deus conserve o nosso Sumo Pontifice com saúde e sabedoria para continuar comandando a barca de São Pedro no caminho da verdade,a luta é dificil mas no final a verdadeira Igreja saira vencedora quem viver vera!
CurtirCurtir
Adilson
Talvez estejam contando cada aparição por vidente.
CurtirCurtir
Muito bom!!
Saiu certa vez num jornal famoso de noticias de Medjugorje daqui do Brasil, que o Papa tinha rezado de frente para a imagem modernizante de Nossa Senhora. Queriam fazer os leitores acreditarem que se tratava de uma aceitação prévia de Roma.
CurtirCurtir
Caro Antonio,
Não entendi…
Mas, se Nossa Senhora apareceu 40.000 vezes nos últimos 28 anos naquela cidade, para quem quer que seja, ela então deva ter aparecido entre 3 a 4 vezes por dia (naquele lugar).
CurtirCurtir
O fato é que essa discussão é uma perfeita analogia com que quantas vezes o Papai Noel aparece ou apareceu no Natal de cada ano, ou seja, é inútil. Se aparece alguma coisa lá, essa “aparição” é o próprio diabo.
CurtirCurtir
Meu pai nasceu a 30 km de Medjugorje e ano passado estive lá por tal motivo, conhecer a região. O povo lá é bem devoto de Medugorje é verdade, mas muitos se esforçam em manter a fidelidade à Nossa Senhora e não se ocupam tanto em estudar o que a Virgem teria dito todas essas vezes aos videntes (também pudera, seria muita coisa! 40.000 vezes!)
Aquela região sempre foi de católicos bem aguerridos…inclusive, o maior orgulho daquele povo não é Medugorje propriamente dita…e sim, mais de 40 frades franciscanos que foram assassinados pelos comunistas iugoslavos na época da segunda guerra. Alguns foram assassinados na frente de seus alunos, no Colégio que era maior referencia intelectual na Iugoslavia naquela época(ameaça clara ao governo comunista), e outros, foram queimados vivos em um esconderijo subterraneo, criado justamente para que se escondessem das revistas comunistas…mas algum traidor os delatou…E hoje, nada mais natural do que alguma historia muito bem articulada para esconder a força do sangue desses mártires…e ainda mais iniciada por um “franciscano” tal como os martires…um “franciscano” traidor…outro…
Com certeza, a Ssma Virgem e todos esses martires estão a proteger aquela região…e essas confusões serão logo extirpadas de lá. Que Deus abençoe para que assim seja.
CurtirCurtir
Vejam coom os modernistas ainda querem insistir no erro:
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=NOVIDADE1&id=ni10488
CurtirCurtir
A perseguição ja ta começando la no ninho da serpentes mais venenosas.Mas diz nas SAGRADAS ESCRITURA: (São Mateus 16,18).
E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
CurtirCurtir
Os pastorinhos de Fátima, e seus familiares, eram pobres e pobres ficaram…
Que diferença para Medjugorie!
Faziam sacrifícios e penitências para agradar a Nosssa Senhora. A Quem procuraram servir, bem como a Seu Filho.
Estes bósnios aproveitaram e bem a fama de terem “conversas” com a Nossa Senhora. Serviram-se, mas não serviram. Um logro absoluto! Parvo quem acreditou, sem ter a palavra final da Igreja,
CurtirCurtir
O que mais impressiona nestas aparições ( fraude isso) é o número delas. Quase cinco por dia ! Outra coisa é a cegueira do nosso povo católico que acredita nestas coisas altamente danosas para a Igreja de Pedro!
OUTRA MAIS CÍNICA:
A RIQUEZA E AVIDEZ DOS FALSOS VIDENTES POR DINHEIRO !
CurtirCurtir