Missa Gregoriana Pontifical na Basílica de São Pedro pela primeira vez depois de quarenta anos.

Pontifical San Pedro Burke Oct-18-2009-2

Dom Raymond Burke celebra missa pontifical em São Pedro, 18 de outubro de 2009

Uma Missa Pontifical segundo o Rito Antigo foi celebrada neste domingo pela manhã pelo Prefeito da Assinatura Apostólica, Arcebispo Raymond Leo Burke [recém nomeado, junto do Cardeal Cañizares, membro da Congregação para os Bispos] na Capela do Santíssimo da Basílica de São Pedro, como anunciamos anteriormente.

A Santa Missa representou o ápice da Conferência sobre o motu proprio Summorum Pontificum intitulada “O Motu Proprio Summorum Pontificum de Bento XVI: Um Grande Dom para Toda a Igreja“. O evento, que transcorreu de 16 a 18 de outubro, foi organizado pelo Pe. Vincenzo Nuara OP, fundador e líder espiritual do grupo Giovani e Tradizione (Jovens e Tradição), uma associação de jovens com sede em Acireale, na Sicília.

O simpósio contou com a participação de centenas de padres, freiras e leigos interessados na liturgia tradicional, incluindo representantes seniores de organizações tradicionalistas de religiosos e leigos, como, por exemplo, a Fraternidade de São Pedro, o Instituto Cristo Rei e Soberano Sacerdote, a editora Fede&Cultura, o Centro Cultural Lepanto, Instituto do Bom Pastor e muitos outros. Também esteve presente o secretário da Comissão Ecclesia Dei, Monsenhor Guido Pozzo. Informações dão conta que membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X também compareceram ao congresso.

Dom Raymond Burke canta missa pontifical em São Pedro. À sua esquerda o padre brasileiro Almir de Andrade, assistente da FSSP.

Dom Raymond Burke canta missa pontifical em São Pedro. À esquerda o padre brasileiro Almir de Andrade, assistente da FSSP.

Entre os palestrantes estavam o Monsenhor Athanasius Schneider, bispo auxiliar de Karaganda no Cazaquistão; Monsenhor Valentino Miserachs, o chefe do Instituto Pontifício para Música Sacra; o Abade Michael John Zielinski, presidente substituto da Comissão Pontifícia para o Patrimônio e Arqueologia Sacra da Igreja; o Monsenhor Professor Brunero Gherardini, decano emérito da faculdade de Teologia na Universidade Lateraense; o Padre Stefano Manelli, fundador e superior dos Franciscanos da Imaculada; e o Professor Roberto de Mattei, professor de História do Cristianismo na Universidade Européia de Roma.

Após a Santa Missa os participantes da conferência foram contemplados com uma saudação especial do Santo Padre Bento XVI na oração do Ângelus. Deo Gratias!

Fratres in Unum, com informações de The Moynihan Report

6 Comentários to “Missa Gregoriana Pontifical na Basílica de São Pedro pela primeira vez depois de quarenta anos.”

  1. Louvado seja Deus!

    A Verdade e o Imaculado Coração Triunfará!

  2. Eu te glorifico Senhor, porque Tu cuidaste de mim, e por causa de mim Tu não deste alegria a meu inimigo’”.

  3. Grande Bento XVI!
    Deus te ama e eu tbm!!

  4. Maravilhas de Deus e da Santa Igreja!

  5. Falta agora o Papa celebrá-la e assim desencadear a Missa de Sempre para os bispos.

  6. Graças a Deus!
    Eu estava ansiosa esperando por esse momento. Que a Virgem Santíssima nos ajude a converter nosso coração, livrando-o de julgamentos quanto a missa nova, más eu amo a missa de sempre.