Mudanças na Cúria à vista.

Dom BertelloSegundo Marco Tossatti, do La Stampa, “[e]ntre a Páscoa do próximo ano, segundo vozes recorrentes da Cúria, o Cardeal Giovanni Battista Re deve deixar o cargo de Prefeito da Congregação para os Bispos, um dos pontos-chave em termos de responsabilidade e delicadeza do governo central da Igreja”.  “O seu lugar, segundo fontes bem informadas, poderia ser ocupado pelo atual núncio na Itália, Dom Giuseppe Bertello”. […] “A decisão de colocá-lo à frente da Congregação para os Bispos é – segundo dizem – do Secretário de Estado, o Cardeal Tarcisio Bertone. Monsenhor Bertello desfruta da total confiança do Secretário de Estado…”

Outra mudança esperada seria a partida do Cardeal Walter Kasper, que “não teria visto com bons olhos o momento e o modo do ingresso dos dissidentes anglicanos, gerida de maneira totalmente autônoma (ou quase …) pela Congregação para a Doutrina da Fé. Em seu lugar assumiria o ex-aluno e amigo de Joseph Ratzinger, o Bispo de Regensburg, Gerhard Ludwig Muller.

Rocco Palmo informa que “círculos católicos em Roma e na Austrália estão alvoroçados com os rumores de que o Papa Bento XVI logo irá nomear o Cardeal australiano George Pell a um cargo prestigioso nos altos escalões da Cúria Romana” […]

Entre os Cardeais que já completaram 75 anos estão, além dos Cardeais Walter Kasper e Giovanni Battista Re, o Cardeal Franc Rode (prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica) e o Cardeal Paul Josef Cordes (presidente do Pontifício Conselho Cor Unum).

2 Comentários to “Mudanças na Cúria à vista.”

  1. O blog Igreja Una fala algo do tipo colocar o Cardeal Perl no posto do Cardeal Marcha-a-Ré, ops, Giovanni Ré.
    Espero que isso se dê antes da aceitação da renúncia do cardeal Majella de Salvador, para quem sabe o novo prefeito possa escolher algum sucessor mais ortodoxo, ao invés de repetir com Salvador a bofetada que Recife levou em cheio…

  2. Se for falta de tchau…
    Vão tarde…