Os modernistas são revolucionários.

Se assim é, como entender então a falsa tese modernista sobre um evolucionismo religioso com base na patrística?

Os modernistas são revolucionários. Os revolucionários são utopistas. As utopias fundam-se no mito de uma idade de ouro onde havia total liberdade. Assim, por exemplo, as ideologias de Rousseau e Marx. Antes da propriedade privada havia o bom selvagem, o homem livre e feliz…Nutrindo-se desse mito, os revolucionários projetam um futuro de devaneios.

Pois bem. Os modernistas fabricam o mito de um cristianismo primitivo, pré-constantiniano, de plena liberdade e igualdade. Sem os espartilhos da dogmática, onde tudo é fluido e vago. Combatem a Igreja tradicional, hierárquica e dogmática. Em sua utopia de um pan-cristianismo, síntese de todas as crenças, a religião universal do futuro tem de inspirar-se no mito do cristianismo primitivo.

Como se vê, a crise religiosa atual é gravíssima. O único remédio é defender a continuidade  doutrinária da Igreja contra o espírito de ruptura com o passado. Mas, como os modernistas são astutos, também eles falam em continuidade para legitimar suas inovações. Cabe-lhes o ônus da prova.

Do excelente artigo “O modernismo e a patrística segundo o cardeal Billot”, Padre João Batista de Almeida Prado Ferraz Costa.

4 Comentários to “Os modernistas são revolucionários.”

  1. O Revendíssimo Padre João Batista é um dos poucos sacerdotes que honram os paramentos que ostenta.
    Que Nossa Senhora o conserve assim e que os demais o vejam como referência.

  2. Rezo todos os dias para que Deus possa dar forças e coragem ao Rev. Pe. João Batista, para que o mesmo persevere no caminho certo e ensine muitos católicos ainda na escuridão do progressismo.

    Que Nossa Senhora o proteja das ciladas dos inimigos, principalmente os mais próximos!

  3. Então o padre está a traduzir o Imutabilidade da Tradição? Bem, isso significa que pararei com as traduções em meu blogue, que recém começaram. Certamente fará um trabalho muitíssimo superior ao meu! Valerá cada letra a tradução desta obra ao Português.

  4. Salve Maria, Luiz.

    Sim, o Pe. João Batista está traduzindo o livro do Cardeal Billot, que será publicado pela Editora Pinus, que em breve começará a lançar algumas obras importantes.

    http://www.editorapinus.com.br

    Um abraço.
    Alexandre