Exercícios espirituais em Caçapava, SP.

Por Vladimir A. Sesar

Entre os dias 20 e 22 de novembro deste ano, ocorreu em Caçapava, interior de São Paulo, um retiro espiritual pregado pelo Reverendíssimo Padre Renato Leite, da diocese de Santo Amaro, para mais de 40 pessoas advindas de regiões do estado de São Paulo como ABC, Vale do Paraíba, Interlagos e Paróquia São Filipe Neri (zona Leste da capital). O retiro teve como base os Exercicios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que foi guia das meditações:  “Sobre o fim do homem”, “Da malícia do pecado”, “Da morte do justo e do pecador”, “Das duas bandeiras e das duas classes de homens”, “Do Reino de Jesus Cristo” e, por fim, “Do Santissimo Sacramento e da Devoção à Maria”.

Os exercícios espirituais.

Nas palavras de Santo Inácio, “por este nome, exercícios espirituais, entende-se todo o modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e de outras operações espirituais”, pois “assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, da mesma maneira todo o modo de preparar e dispor a alma, para tirar de si todas as afeições desordenadas e, depois de tiradas, buscar e achar a vontade divina na disposição da sua vida para a salvação da alma, se chamam exercícios espirituais” (Exercícios espirituais, anotação 1ª).

Os exercícios completos duram quatro semanas. “A primeira, que é a consideração e contemplação dos pecados; a segunda, a vida de Cristo nosso Senhor até ao dia de Ramos, inclusive; a terceira, a Paixão de Cristo nosso Senhor; a quarta, a Ressurreição e Ascensão, a que se juntam três modos de orar” (Exercícios espirituais, 4).

Silêncio, meditação e contemplação.

No perfeito ambiente para o recolhimento, cercado de natureza e bem distante de qualquer foco urbano proporcionado pela Casa Kolbe, os fiéis tiveram a oportunidade de refletir sobre temas espirituais muito sérios e hoje quase esquecidos, e de se fortalecer para ter condições de resistir ao mundo que nos bombardeia de prazeres que nos afastam de Nosso Senhor Jesus Cristo. O estrito silêncio, a audição atenta da Imitação de Cristo nas refeições, a fuga de toda dissipação, a Santa Missa diária no rito de São Pio V, a oração do terço e a benção do Santíssimo Sacramento, acenderam nos retirantes o desejo de santidade e o fogo do apostolado.

Para muitos este foi o primeiro retiro espiritual católico do qual participaram, e a repercussão não poderia ter sido melhor, tanto que um novo retiro já pode estar em vista daqui a alguns meses. Rezemos para que os frutos espirituais sejam verdadeiros e ajudem a todos no apostolado pela Santa Igreja e em sua restauração.

Tags:

4 Comentários to “Exercícios espirituais em Caçapava, SP.”

  1. Deus abençoe esse Padre tradicional nessa Diocese Carismática. Muito Bom isso. Parabéns a todos!

  2. Todos os anos os padres da FSSPX pregam exercícios espirituais de Santo Inácio aqui no Brasil (e já anunciaram os retiros de 2010 no site deles). Por que não se fala nada do retiro deles? Alguém ainda tem medo de que eles estejam fora da Igreja?

  3. eu tenho a graça de ver este Santo sacerdote; ele está na paróquia Santa Isabel, Rainha de Portugal aqui em Interlagos, o nome dele é Padre Renato; imito a virtude de Santidade dele, um santo sacerdote q Deus concedeu a diocese, de santo Amaro; quando posso eu vou as missas dele, uma homilia extremamente explicada, com toda a sabedoria e inteligência nos Ensinamentos q a Santa Igreja deixou; ele também celebra Missas Tradicionais, ele ainda segue e guarda pia e fervorosamente todos os ritos antigos e a santa sabedoria q a Igreja escreveu em seus documentos.