Um ano: levantamento do decreto das excomunhões sobre os bispos da Fraternidade São Pio X.

Dossiê do Levantamento das Excomunhões - Documentação completa. Repercussão. Entrevistas.

Documentação completa. Repercussão. Entrevistas.

Há um ano era publicado o decreto da Congregação para os Bispos que remitia “a censura de excomunhão latae sententiae declarada por esta Congregação em 1 de julho de 1988” e declarava “privado de efeitos jurídicos a partir do dia de hoje o decreto então publicado”.

O Papa, “paternamente sensível ao desconforto espiritual” manifestado pelos bispos, confiando em sua disposição de não “poupar esforço algum para aprofundar as questões ainda abertas” visando “assim chegar rapidamente a uma plena e satisfatória solução do problema”, decidiu atender a este que era o último dos pedidos feitos pela Fraternidade para se recobrar a confiança perdida por tantos infortúnios nos últimos 20 anos.

Através do ato, que Dom Bernard Fellay qualificou de “corajoso”, “católicos do mundo inteiro unidos à Tradição não serão mais injustamente estigmatizados e condenados por ter mantido a Fé de seus pais. A Tradição católica não está mais excomungada”, segundo as palavras do mesmo bispo a seus fiéis.

Nosso blog acompanhou atentamente cada passo do acontecimento, desde os rumores três meses antes de sua concretização até a reação de todos os setores da Igreja — e inclusive de fora dela. O leitor pode rememorar essa trajetória cheia de expectativas clicando na imagem acima.

3 Comentários to “Um ano: levantamento do decreto das excomunhões sobre os bispos da Fraternidade São Pio X.”

  1. E há um ano permanece a indagação se essa remissão seria o reconhecimento da liceidade dessas excomunhões injustas!

  2. achei que fosse 24 de Janeiro, tinha marcado por essa data por ser meu aniversário :))

  3. Lefebvre Wins: Flawless Victory!