Bento XVI visitará os túmulos dos videntes de Fátima.

O Santo Padre Bento XVI, na sua peregrinação a Fátima, pretende visitar, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, as capelas onde estão tumulados os videntes Jacinta Marto e Lúcia de Jesus (capela do lado poente) e Francisco Marto (capela lado nascente).

A visita decorrerá após as celebrações de 13 de Maio, que o próprio Papa presidirá.

Terão nesse dia passado dez anos da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta, pelo Papa João Paulo II, em celebração realizada em Fátima.

“«Eu Te bendigo, ó Pai, porque revelaste estas verdades aos pequeninos». O louvor de Jesus toma hoje a forma solene da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta. A Igreja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Sejam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima”, afirmou João Paulo II na homilia desse dia 13 de Maio de 2000.

Concretamente sobre as aparições em Fátima, o falecido Papa, que visitou este Santuário por três vezes (1982, 1991 e em 2000) disse:

“Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio aqui, a Fátima, pedir aos homens para «não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido». É a dor de mãe que A faz falar; está em jogo a sorte de seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: «Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas».”

A todas as crianças, o Papa João Paulo II exortou, na mesma homilia, “pedi aos vossos pais e educadores que vos metam na «escola» de Nossa Senhora, para que Ela vos ensine a ser como os pastorinhos, que procuravam fazer tudo o que lhes pedia.”

Conforme sublinhou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em Nota Pastoral escrita para esta viagem papal do ano 2000, “esta beatificação vem reconhecer que também elas (as crianças) podem viver heroicamente as virtudes cristãs e constituir exemplo para os membros da Igreja”.

Bento XVI estará no país em peregrinação e visita oficial, a convite da Conferência Episcopal Portuguesa e da Presidência da República de Portugal, entre 11 e 14 de Maio de 2010, com paragens, celebrações e encontros nas cidades de Lisboa, Fátima e Porto.

No próximo dia 20 de Fevereiro o Santuário de Fátima celebra a Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, com programa já anunciado e disponível em www.fatima.pt

LeopolDina Simões,

Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Tags:

3 Comentários to “Bento XVI visitará os túmulos dos videntes de Fátima.”

  1. Salve Maria!

    Quem quer viver espiritualmente neste mundo e ser de fato santo, tem que recorrer à Nossa Senhora, principalmente pela devoção de Fátima. É preciso trazer a Devoção de Fátima para o nosso dia a dia, que é a Devoção mais adequada para o santo do século presente, talvez até para o santo do fim do mundo. Por isso, muita Oração, Penitência e Mortificação! A Devoção ao Imaculado Coração de Maria é o nosso refúgio e o socorro para o homem contemporâneo.
    Fátima é atualíssima!!!

    “Ó Maria Concebida sem pecado: Rogai por nós que recorremos a Vós!”

    “Nossa Senhora do Rosário de Fátima: Convertei os pecadores!”

    “Pela Vossa Pura, Santa e Imaculada Conceição, ó Maria: Purificai meu corpo, santificai minha alma!”

    “Doce e Imaculado Coração de Maria: Sede a nossa Salvação!”

    A Mãe alerta no perigo, e 1917 é o ano do Aviso. “Salvai-nos ó Mãe!”

  2. 13 de maio será um grande dia!

  3. Eu ouvi comentários de que o Santo Padre poderia declarar o Dógma da Intercessão de Nossa Senhora em sua visita a Fátima e também revelar a explicação da visão do terceiro segredo.

    Alguém sabe dizer se isso é possível ?