Sua esmola a serviço da revolução.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010

Destinação dos recursos arrecadados no Domingo de Ramos.

60% da Coleta das Igrejas ficarão à disposição de cada comunidade eclesial local (diocese, presbitério etc.) e segundo os costumes tradicionais de cada uma delas será destinado à solidariedade local apoiando projetos relacionados com o tema da Campanha [Nota dos editores: O Texto base dá a entender que os projetos sociais estão em aberto]. As comunidades locais são convidadas a reproduzir, onde for possível, em âmbito local ou regional, um gesto ecumênico como é realizado em âmbito nacional.

40% da Coleta das Igrejas serão enviado para a constituição do Fundo Ecumênico de Solidariedade Nacional que apoiará projetos relacionados com o tema da Campanha.

O Fundo Ecumênico de Solidariedade (soma dos 40% de contribuição das Igrejas; das doações pessoais e rendimentos bancários) tem a finalidade de apoiar projetos para contribuir com os processos de superação da exclusão social e econômica.

Atividades piedosas propostas pelos Bispos Brasileiros para a Quaresma:

Preservação do meio ambiente e Reforma Agrária

119. Preservar o meio ambiente de modo a mantê-lo ecologicamente equilibrado é dever e tarefa da sociedade e do Estado e é parte essencial da missão das Igrejas cristãs que continuam lutando para:

• Impedir a depredação dos recursos naturais: floresta e solo, degradação do ambiente urbano, poluição industrial e agrícola revertendo a tendência destrutiva dos agentes causadores das mudanças climáticas.

• Garantir o acesso à água como direito humano e bem público que não pode ser privatizado e mercantilizado.

• Continuar a luta pela Reforma Agrária que é uma luta histórica de entidades e de Igrejas e uma necessidade de toda a sociedade, tanto dos moradores da cidade como dos moradores do campo.

120. Limitar a acumulação de capitais e do patrimônio é sinal de mudança de uma economia individualista para uma economia de solidariedade. Concretamente, a CFE apóia e reforça através de uma ampla mobilização, a campanha nacional pelo Limite de Propriedade da Terra, em defesa da Reforma Agrária e da Soberania Territorial e Alimentar para que sejam estabelecidas outras prioridades no uso da terra e no desenvolvimento solidário da sociedade brasileira.

Fonte: Texto base da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010

* * *

Enquanto isso, em Roma…

Mensagem do Santo Padre Bento XVI por ocasião da Campanha da Fraternidade:

“Por isso, encorajo-vos a preservar no testemunho do amor de Deus, do Filho de Deus que se fez homem, do amor agraciado com a vida de Deus, do único bem que pode saciar o coração da gente, pois, “mais do que de pão, [o homem] de fato precisa de Deus” […].

Se “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (Mt 12, 34), podeis conhecer vosso coração a partir das vossas palavras. “Reconciliai-vos com Deus”, de modo que as vossas palavras sirvam sobretudo para falar de Deus e a Deus