Curtas da semana.

Um indigno sucessor de Dom José Cardoso Sobrinho.

Excertos de entrevista concedida por Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, ao Diário de Pernambuco:

Então, o senhor é contra o aborto em qualquer situação?

A Igreja defende que o aborto deve ser evitado. Mas é claro que tem que ver as condições médicas. Se existe um risco muito grande, há um consenso nesse sentido, então é algo a se considerar.

Se a menina corre risco de vida, o aborto poderia ser uma opção?

Essa decisão é médica, muito mais do que eclesial.

Mas teria apoio do senhor ou o senhor condenaria essa decisão?

Depende do parecer médico, da situação. Não pode radicalizar também as coisas. Às vezes você faz um ato para defender a vida de uma pessoa, então tem sentido.

Então se a criança grávida corre risco de morrer, o aborto deve ser uma opção a ser pensada para preservar a vida da criança?

Depende dos fundamentos. Se houver um consenso médico, de que o caso é comprovadamente necessário, então claro que aí tem que se pensar. Mas em casos onde é possível levar a gestação adiante, se deve preservar as duas vidas.

Ninguém sabe quem, mas alguém barrou Boff em Petrópolis.

Diário de Petrópolis – O “teólogo” e “filósofo” Leonardo Boff foi vetado de proferir de uma palestra que aconteceria na II Conferência Municipal de Saúde Mental, que começou na manhã de ontem na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O veto teria partido do bispo Dom Filippo Santoro, chanceler da universidade. Em nota enviada ao “Diário”, a assessoria de imprensa do bispo informou que o veto partiu da reitoria. Esta, não se pronunciou. […] Boff disse que novamente voltou a sofrer censura e represália, pois o bispo Dom Filippo Santoro teria impedido que ele ministrasse uma palestra durante a Conferencia Municipal de Saúde Mental, onde abordaria o tema “O cuidado em Saúde”. “O tema não tem nada a ver com a religião”, explicou. Ele acusou o bispo de cometer um atentado contra os direitos humanos e de ofender a comunidade médica que se deslocou de diversas cidades para ouvir as suas palavras. “Sou ouvido sem veto em várias cidades no mundo e nunca fui proibido de falar”, continuou. Leonardo Boff continuou dizendo que o bispo é conservador e não aceita e nem exerce a democracia.

L’Osservatore Romano homenageia os Beatles. De novo.

Catholic Culture – A edição de 10 de abril de L’Osservatore Romano incluiu uma coluna comemamorando o 40º aniversário da separação dos Beatles. Prestando homenagem à “mágica alquimia criativa” dos Beatles, Giuseppe Fiorentino e Gaetano Vallini escrevem que o “valor de sua herança musical” é “inestimável”.

Monsenhor Gänswein escreve um livro sobre o Papa

Kreuz.net – Vaticano. O Secretário Privado do Papa, Monsenhor Georg Gänswein, publicou um livro de fotografias sobre Bento XVI pela editora Herder. O livro surgiu por ocasião do quinto aniversário da escolha de Bento XVI, em 19 de abril. Ele contém cerca de 200 fotos e citações do Papa e se chama: “Urbi et Orbi”.

Instituto de Cristo Rei oferece buquê espiritual ao Papa.

Instituto de Cristo Rei – O Instituto de Cristo Rei Soberano Sacerdote está preparando o envio de um buquê espiritual a Sua Santidade, o Papa Bento XVI. Através de um formulário online você pode contribuir neste buquê, junto de outros espalhados pelo mundo, que será apresentado diretamente a Sua Santidade. Todos são convidados a contribuir com Santas Missas, Rosários, novenas, Horas Santas ou obras de caridade para o Santo Padre neste momento em que ele está sendo injustamente atacado.

Congregação para a Doutrina da Fé publica guia sobre os procedimentos em casos de abusos sexuais contra menores.

Vatican Information Service – O site do Vaticano publicou hoje um guia para compreensão dos procedimentos básicos em casos de abusos sexuais contra menores. Trata-se da aplicação do motu proprio “Sacramentorum sanctitatis tutela”, de 2001, juntamente com as disposições do Código de Direito Canônico de 1983. Dentre outras disposições, é ressaltado que qualquer alegação com “aparência” de verdade deve ser submetida pelo bispo diocesano à Congregação para a Doutrina da Fé, salientando ainda que a lei civil “deve ser sempre seguida”. São previstos casos extremos onde a Congregação reserva a decisão diretamente ao Santo Padre, sem possibilidade de recursos.

Requiescant in pace.

Nossos pêsames aos poloneses pela morte do Presidente Lech Kaczyński e de outras 95 pessoas, dentre elas o Bispo Tadeuz Ploski, do Ordinariato Militar, em um acidente aéreo enquanto partiam para a Rússia prestar homenagem às vítimas do Comunismo na década de 40.

O telegrama de condolências do Santo Padre pode ser visto aqui.

Novo blog do Serviço de Informação do Vaticano.

Foi lançado o novo blog do VIS:  http://www.visnews.org/

24 Comentários to “Curtas da semana.”

  1. Coisa raríssima hoje é um bispo católico. Provavelmente, esse aí deu sinal verde para os seus padres participarem daquele encontro fajuto sobre o motu proprio em Garanhuns. Encontro esse que contradiz as proprias diretrizes do motu proprio que determina que qualquer padre pode dizer a missa tradicional sem necessidade de licença do ordinário local.
    Como obedecer a um monstro abortista? Outro defendia casamento homossexual. Tempos apocalipticos!

  2. Dom Fernando Saburido esta mostrando para que veio a Olinda e Recife: descatolicizá-la e fazer o desmonte da herança de Dom José Cardoso. Vergonhosas e repetitivas são as opiniões divulgadas por este prelado: omissão na condenação ao mal do aborto, opiniões vagas sobre temas relevantes, desejo de agradar a muitos [da Teologia da Libertação] e apologias a Chico Xavier. Sem contar com o “fechamento” do Seminário de Olinda, transformando-o numa república estudantil e entregando a formação dos seminaristas aos jesuítas, num curso repleto de ateus, TL’s e anticlericais. Vergonhoso!

    A propósito do encontro que ocorrerá em Garanhuns, Saburido já vem demonstrando verdadeiro ódio à missa tradicional e está orquestrando uma perseguição aos fiéis sensíveis à tradição litúrgica pré-conciliar da Arquidiocese.

  3. Rezemos pela arquidiocese de Olinda e Recife.
    Que o exemplo de Dom José inspire sentimentos e ações de todo o clero.

  4. Dom Fernando Saburido conseguiu ultrapassar Dom Fisichella!

    Rezemos para que seja chamado àtenção de seus superiores sem falta. Um tipo de declaração dessas põe tudo a perder. Que Deus dê forças a Dom Sobrinho, que deve estar se sentindo ultra-humilhado. Ter que ouvir isso depois de sua árdua batalha é dose.

    Infelizmente, teremos mais uma “nota de imprensa” tentando desdizer o que ele disse.

    Quanto a notícia da proibição de Boff, é o máximo. Não dá pra saber se foi mesmo Dom Filipo. Se foi, está de parabéns. O problema é que eles também não têm coragem de assumir que foram o autor da bendita proibição (que aliás nada mais é do que a obrigação de impedir uma ovelha negra num estabelecimento que se diz católico).

  5. Prezados(as),
    Salve Maria!

    Que encontro fajuto??? Por acaso reunir os que são perseguidos por rezarem a missa tradicional para melhor se organizarem é um encontro fajuto?
    É cada vez mais verossímel o que vejo como fato. Estes meios tradicionalistas (uma grande parte) não passam de sede-vacantistas…plantam o anti-clericarismo por início para depois partir para o sede-vacantismo.

    Por acaso é melhor ficar isolado, rezando a missa de S.Pio V sem qualquer ação para se reunir??? Porque não dar força a causa, resistindo ao modernismo dentro da própria igreja (enquanto a meios para isso, como um motu-próprio).

    Resistir, agir, rezar e reunir forças para retornar – dentro de nossa miséria e pequenez – a barca de Pedro, Igreja de Cristo, de volta as colunas preconizadas por S. João Bosco.

    Até que me provem ao contrário, fica difícil acreditar em outra coisa, senão isso.

    Ad Majorem Dei Gloriam,
    RVGarcia

  6. Parece-me que, de todas as notícias expostas, a única com reais proveitos é a campanha do ICRSS para apoiar o Santo Padre através de orações, rosários, etc.

    Recomendo vivamente a todos os católicos que frequentam este sítio a participar desta campanha pia. Orações especiais pelo Santo Padre! Aliás, orações pela Cúria inteira! Vejam aí o diabo falando por Boff e Saburido!

  7. Não sei o que foi o encontro de Garanhuns. Não posso apreciar, nem seria o caso para o apreciar. Mas se foi o que diz Robson, ainda bem que se realizou
    A entrevista do Arcebispo de Olinda e Recife é, pelo menos, 400% errada. 100% errada porque não há uma só resposta coincidente com a doutrina católica. Mais 100% errada, porque o seu fluxo condutor é exatamente contrário às normas. Mais 100% errada porque o exemplo focado na entrevista visa a atacar directamente o Bispo anterior; não há ponta de caridade fraterna. Masi 100% errada porque mostrou que a inteligência do novo Bispo não deve nada a ninguém; é pobre, pobrezinha. E é claro anida se podiam arranjar mais vários 100%.
    Ao fim e ao cabo, mais um tiro no pé. De quem é a culpa? do Núncio? Ou de mais acima?
    Infelizmente, não há muitos, mas ainda há bispos. Dom Fillipo Santoro é um exemplo.

  8. GLORIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CEUS,.parabens a D.Fellipo Santoro bispo de Petrópolis RJ,por proibir este heresiarca Leonardo Boff de ministrar uma palestra em sua diocese, que maravilha se todos os bisbos proibissem o senhor Boff de soltar o seu veneno por ai.

  9. quanto ao bispo de recife, cuidado católicos OLHA AI MAIS UM LOBO NA PELE DE CORDEIRO

  10. Tiraram um pilar e colocaram um bolha no lugar…
    Tristes tempos esses quando vemos um ordenado negar as suas Ordens…

    O nome desse sujeito não deveria ser Boff, mas “Bostta”!
    Desculpe-me, Ferretti, mas não pude resistir. Me perdoe e me compreenda, por favor.

    Beatles, Michael Jackson… o que mais virá?! Madonna, Lady GaGa, Slayer ou Lula?…

    Bom livro: só fotografias é bom – eu não sei alemão!…

    O ICRSS junta-se a FSSPX e faz uma cruzada espiritual pelo Santo Padre! Graças sejam dadas por essa iniciativa louvável!

    As prevenções canônicas sobre delitos são mais que bem-vindas!
    São lembretes de procedimentos antigos, mas “esquecidos” por certos clérigos que deveriam zelar pelo seu rebanhos e MATAR os lobos – mesmo os travestidos…

    A Polônia é um país sofrido, mas com brio!
    Mais detalhes aqui
    http://www.paramountbrasil.com.br/reportagens/katyn/veja.pdf
    http://www.paramountbrasil.com.br/nossos_filmes_ficha.asp?idP=&id=4711
    E não me venham dizer que a rússia detetou “falha humana no acidente”! Isso me cheira a atentado…
    Mais informações aqui
    http://www.sovietstory.com/

  11. Há mais no “Motu Proprio” e nos institutos de indulto que a simples liberação da Missa Tridentina. A liberação (!) da Missa de Sempre e a “regularização” para a “plena comunhão” (sejá lá o que isso significa) é condicionada à aceitação do Concílio Vatricano II e da missa nova. Ou seja,o “Motu Proprio”, documento ambíguo, iguala a doutrina imutável da Igreja e a Missa de Sempre às novidades do Vaticano II e aos graves erros da missa nova. Ao invés de um retorno verdadeiro, é um Cavalo de Tróia contra o que ainda resta da Igreja.

  12. Carissimos,

    um novo slogan:

    “Brasil, um pais de todos aqueles que tem o direito de nascer”.

    Existem exclusivismo legitimos e verdadeiros, mas o exclusivismo abortista, è nojento ao extremo. Todas as crianças, praticamente ja nascem condenadas, se a sociedade determina quando a vida começa e a mae decide se a criança vive ou nao, pra mim, ela ja esta mota. Neste caso, as maes estariam trocando a amamentaçao pelo tribunal (e pela corda). Mas pensem bem, o aborto nao iria para frente se as pessoas que o defendem, tivessem sido abortadas. Para essas pessoas o “nao faças a teu proximo, aquilo que nao queres que te façam”, nao faz nenhum sentido. Talvez eles mesmos tivessem desejado serem abortados…

    Imaginem sò o Genesio dando palestra sobre saude mental (e ainda tem gente que escuta). Parabens a Dom Filippo que preservou a saude mental de seu rebanho.

    Bento XVI, apesar de documentos, como Caritas in Veritate, è o melhor Papa desde Pio XII. O mais prazeroso em seu pontificado, è ver que a “Gaudium et Spes”, nao vale mais nada: o Glaudium esta de volta (e a spes tambèm). E o Glaudium de Bento XVI, nos laicistas deve doer com força. Nunca tinha visto um movimento tao ridiculo e imbecil, como este que iniciaram para difamà-lo, e isso quando todos sabemos que a culpa mesmo pelos escandalos de pedofilia, è das diretrizes conciliares que fez a mentalidade mundana transformar o altar em mesa. Algo que a renascença, a reforma e a revoluçao francesa nao conseguiram. Viva o Papa!

    Fiquem com Deus!!!

    P.S.: Sera que Richard Dawkins ainda nao se tocou que è um biologo, nao è um intelectual?

  13. VERGONHA é a única palavra que posso dizer a respeito das palavras de D. Saburido! Triste é a Igreja que já não sabe o que é “sim” e o que é “não”!!!

  14. O pseudo Bispo católico Dom Fernando Saburido veio com a anuência do covarde Núncio Apostólico destruir toda a obra de catlicidade que Dom José Cardoso Sobrinho defendeu e instituio em Olinda e Recife! Amemos a Igreja e o Papa! Dominus Vobiscum!

  15. Esse indigno sucessor de Dom José Cardoso Sobrinho terá que prestar terríveis contas a Deus pelo seu ministério.

    “… além de cristãos, tendo de prestar contas a Deus de nossa vida, somos também Bispos, e teremos de responder a Deus por nossa administração” (Início do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo).

  16. Confesso que não me surpreendo com as declarações do arcebispo, aliás são bem coerentes com as que emitiu no início de seu pontificado. Só não esperava que ele fosse tão estupidamente explícito; não haverá nota que diminua a gravidade das posições expostas na entrevista.

    O que diria o arcebispo? Que foi mal interpretado? Ora, então que se faça compreender usando palavras inequívocas, como as de Dom José.

    As declarações são tão absurdas que mereceriam uma ação imediata e definitiva da Suprema Autoridade, ou seja, do Papa.

    Fará algo o Papa? Não creio! Mas estamos diante de algo mais terrível que os escândalos de pedofilia, diante de uma ameaça não somente à inocência de uma criança mas à sua própria vida.

    Do “estupra, mas não mata” ao “mata, mas não estupra” – vejam aonde chegou a irracionalidade e a impiedade humana.

  17. Tenho pena da alma dele! Daqui a pouco ele vai começar a perseguir a Missa Tradicional lá. Vai mudar o Reitor do Seminário, se não mudou ainda.E colocar os filhos de Dom Helder para esculhambar de novo a Arquidiocese. A nomeação desse homem sem fé deve ser sido tramada pelo Núncio.

  18. Meus parabéns ao senhor Roberto Elias Costa pelo explanado em tópico anterior. Realmente é algo absurdo.

  19. Alguém falou para o Papa para ele saber????

  20. Muito bem, está tudo explicado agora.

  21. A entrevista pode ter sido distorcida, não é incomum a imprensa fazer isso. Agora, essa nota de Dom Saburido é bem direta, inequívoca, e conforme o ensinamento da Igreja. Clara como a luz do sol, certa como 2 e 2 são quatro. Quiçá não houve um mal entendido e, na verdade, seja ele um bom apóstolo, digno sucessor de Dom José Cardoso Sobrinho. O tempo dirá.

  22. A entrevista foi tendenciosa e não expressa o pensamento do Exmo. Arcebispo Dom Fernando Saburido.
    Em nota me enviada por e-mail, este Exmo. Arcebispo esclarece o seguinte:

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Diante do mal entendido ocorrido em função de uma entrevista minha publicada no Diário de Pernambuco, no último dia 10 do corrente mês, sobre ABORTO, gostaria de esclarecer os seguintes pontos:

    1. Comungo, em todos os sentidos, com a orientação da nossa Santa Igreja que defende a vida e não admite, em hipótese alguma, que ela seja eliminada porque é um dom de Deus e somente a Ele cabe tirá-la.

    2. Em nosso país, não é penalizado o aborto em casos específicos. Com a Igreja, entendo que esta norma contraria os princípios básicos da ética cristã e não pode ser aceita por tratar-se de uma lei que mata.

    3. No caso específico da menina de 10 anos, grávida de quatro meses, vítima de estupro do seu padrasto e submetida a aborto, discordo da solução tomada. Considerei anticristã por ceifar uma vida que poderia perfeitamente ser salva. Não faltaria família que se dispusesse a adotar o bebê, oferecendo-lhe afeto e dignidade.

    4. Neste mesmo dia 10 de abril, dei entrevistas à imprensa pernambucana e, facilmente, pode-se comparar e verificar, na quase totalidade dos casos, o meu posicionamento contrário ao aborto em qualquer situação.

    5. No caso específico do Diário de Pernambuco, considero a entrevista tendenciosa, com perguntas repetitivas, e reconheço que posso não ter sido claro, deixando margem para dúvidas que desejo retificar através desta nota.

    6. Acredito que todos que me conhecem e sabem da minha história, jamais terão dúvidas do meu amor à Igreja e fidelidade ao seu Magistério.

    Recife, 15 de abril de 2010.

    Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

    Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife

  23. Bom… ou o Eminetíssimo Arcebispo percebeu a mancada de suas declarações “instrumentalizadas” ou, perante a repercussão negativa, deu uma “arredondada” nas palavras para não chocar a platéia.
    Lembro que o mesmo Arcebispo, quando assumiu reverberou os mesmíssimos conteúdos que agora diz não ter proferido.
    http://oblatvs.blogspot.com/2009/07/novo-arcebispo-de-olinda-e-recife.html
    http://oblatvs.blogspot.com/2009/08/de-volta-para-o-passado.html
    Bom… percebe-se pelo “estilo” que o novo Arcebispo é “pastoral”…