Caso Williamson longe do fim.

A Fraternidade de São Pio X teria proibido Dom Richard Williamson de fazer qualquer comunicação pública.

Em uma carta dirigida no início de março a Dom Richard Williamson pelo Secretário Geral da Fraternidade, Padre Christian Thouvenot,  em nome do Superior Geral, o bispo inglês teria recebido “ordem expressa” de não comparecer ao tribunal em Regensburg hoje, sexta-feira.  É o que afirma o jornal Der Tagesspiegel, que diz ter tido acesso à cópia desta carta. Dom Williamson foi representado por seu advogado. Na terça-feira [13] foi anunciado que Williamson não tomaria parte no processo movido contra ele por acusações de crime de incitação a ódio.

Segundo o jornal, a carta também acrescentaria que “Williamson será proibido ainda de dar entrevistas públicas que tratem de outros temas que não as questões estritamente religiosas. E também para essas questões ele precisará da permissão do Superior Geral”.

Além disso, Dom Williamson seria “encorajado” a encerrar todas as suas atividades na Internet. “O Superior Geral pede para incluir [no pedido de silêncio] toda a comunicação via Internet, seja em um blog, fórum ou sua página”, escreve o Secretário Geral, Padre Thouvenot. Dom Williamson inclusive  teria sido instruído a cancelar seu atual endereço de e-mail, passando a usar um novo fornecido pela Fraternidade.

Dom Richard Williamson é acusado de crime de incitação a ódio, depois de uma entrevista concedida a uma equipe de TV sueca, em novembro de 2008, em que questionava o uso das câmaras de gás  e o número dos judeus mortos pelo regime nazista. Consequentemente, o tribunal distrital de Regensburg enviou-lhe uma multa com taxa diária por 120 dias, o que significa uma condenação prévia. Em seguida, Dom Williamson optou pelo processo judicial, cuja sentença proferida hoje confirmou a multa aplicada.

O porta-voz da Casa Geral da Fraternidade, em Menzingen, na Suíça, não quis falar nada sobre a carta recebida pelo Tagesspiegel – “sem comentários”.

13 Responses to “Caso Williamson longe do fim.”

  1. Podem dizer o que quiserem.
    Eu sou fã desse Bispo.

  2. Dois vexames inquestionáveis:

    Uma acusação de incitação ao ódio quando ele apenas questionou o número de mortos e os métodos aplicados na matança.

    E o abandono irracional da FSSPX ao bispo, que não cometeu crime algum, mas foi punido como se fosse culpado só pq isso agrada judeus e modernistas!

  3. Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.

  4. Poxa…os tribunais não respeitam mais o direito de livre expressão?
    Holocauto é dogma?

    Essa sociedade é muito contraditória mesmo..Vinde Senhor Jesus!

  5. Não sou a favor das idéias dele, mas ele não cometeu nenhum erro contra a fé católica ao se expressar. Vergonha pra mim é ver o silêncio de Bispos e Padres ante as mais vis acusações contra o Santo Padre. Vergonha prá mim é a omissão dos Bispos quanto a má celebração da Liturgia e a decadência dos costumes.
    Só tem direito de expressão nesse mundo quem atacar a Igreja. É a idéia do `politicamente correto`.

  6. Concordo com a expressão “Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”. Tenho imenso respeito e admiração pelos Eminentíssimos Bispos da FSSPX, sem exceção. Mas, penso que S. Em.cia Rev.ma Dom Willianson deveria polemizar somente no choque entre Doutrina Católica e o pensamento liberal hedonista do mundo atual. Só de a Igreja denunciar certos atentados a moral, como o homossexualismo, os críticos de plantão desferem o veneno contra a Igreja, imagine contra a “raça de víboras”.

  7. O que eu acho engraçado é que quando se viu algum judeu pedir perdão à Igreja Católica por eles terem matado Jesus Cristo????

    Quando se viu os judeus pedirem perdão a Igreja Católica pelas centenas de anos de perseguições ao católicos convertidos no começo do cristianismo???????

    Que Dom Richard Williamson tenha paciência porque os bons são perseguidos e passam por diversas provações e realmente o que estão fazendo com ele tem apenas o objetivo de agradar judeus e modernistas que odeiam os tradicionalistas, porque esses sim são Católicos com vergonha na cara, isto é VERDADEIROS!!!!

  8. Pois, além da enorme admiração e mesmo estima que lhe tenho, agora também sinto pena dele. A ser verdade tudo isto, deve estar a passar por um momento de muita tribulação interior. Pobre Dom Williamson, não merecia isto.

    Mas também, para quê fala tanto sem medir o que diz? Nesse e noutros assuntos rsrsrss

    Rezo muito por ele, para que Deus seja a sua fortaleza e rocha nestes momentos de especial provação. Não deve ser nada fácil passar pelo que ele está a passar.

    Mas não aprende! Obstinado como é, faria e diria tudo outravez! rsrsrs

  9. Não creio que a Fraternidade o está abandonando, mas acho que estão blindando D. Williamson, se precavendo, porque, com o fim – e o êxito – da Cruzada do Rosário, mais um grande acontecimento pode vir nos próximos dias, e ele certamente será muito assediado pela imprensa novamente.

  10. E por falar em censura, é verdade que os membros da Fraternidade S. Pio X estão proibidos de acessar os sites “Tradition In Action” e “Courier de Tichyque”?

  11. Eu não sei de nada nesse sentido, até tenho um desses links adicionados! Mas também, aqui em Portugal, quase nada é proibido srsrs. Posso perguntar, mas não creio que essa proibição seja comunicada aos fiéis, caso seja verdadeira.

    In Iesu et Maria

  12. Penso que o Senhor Bispo deve ser apoiado, pois é um grande defensor da fé catolica.

Trackbacks