Comissão da CNBB prepara a comemoração dos 50 anos da Sacrosanctum Concilium.

A trupe acima — Equipe de Reflexão do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (ufa!) — está reunida em São Paulo para a “preparação da comemoração dos 50 anos da Sacrosanctum Concilium, em comunhão com o projeto que será assumido pela CNBB, na celebração dos 50 anos do Vaticano II”. Este mesmo grupo terá uma reunião em setembro com o Cardeal Antonio Cañizares Lllovera: “Nesta reunião será refletido sobre a vida litúrgica no Continente”, esclarece padre Gustavo Haas, assessor da comissão.

Estes senhores fariam bem se desengavetassem suas batinas — e as senhoras os seus véus — e fossem refletir sobre a liturgia católica, e não só a do continente, por exemplo, na ordenação sacerdotal que o mesmo Cardeal Cañizares celebrará na Igreja de Saint-Eloi, do Instituto do Bom Pastor, em Bourdeaux, no próximo mês de julho.

37 comentários sobre “Comissão da CNBB prepara a comemoração dos 50 anos da Sacrosanctum Concilium.

  1. Estes aí perderam o bonde da História… e do jeito que vai, ainda ouviremos muito “O Senhor esteja convosco” e os fiéis respondendo: “Ele está no meio de nós”… isto sem contar o “por muitos” no lugar do “por muitos’…

    Sejamos sinceros, parece um Clube da Melhor Idade… Agora eu me pergunto: o que vão fazer em Roma? passear?

    Curtir

  2. A (irma?) Ione Buyst, participante da tal comissão, é autora dos infames livros de catequese infantil. Basta dar uma pulo nas Paulinas e folhear alguns.

    Curtir

  3. Salve Maria.

    São bispos na foto? Achei que fosse uma reunião pra jogarem damas ou dominó…

    “A batina recorda aos homens que sois discípulos de Jesus Cristo e é um sinal de que existe algo que ultrapassa a realidade dos homens: a fé, as realidades sobrenaturais. Sim, a batina fala e prega: diante dela os homens reagem, talvez mal, mas são com frequência afectados positivamente. Vêmos uma batina e vêmos um sacerdote. Hoje, esta imagem já não faz parte da realidade, salvo entre os tradicionalistas e na publicidade, precisamente porque sabem que, na alma dos cristãos, o sacerdote é o sacerdote de batina. E quando se pensa no sacerdote, pensa-se noutro Jesus, num homem que não é como os outros homens, que está separado do mundo. O preto da batina é o preto do luto, da morte ao mundo, da renúncia a ele. A batina é já um sacrifício, não pelo prazer do sacrifício como fim em si mesmo, como um estóico ou um masoquista, mas para se pôr à disposição das almas. E se essa batina se comporta bem, é uma verdadeira chama; se se comporta mal, é imediatamente um escândalo que produz um imenso mal”.
    (Sermão de D. Fellay por ocasião da imposição da batina a 13 novos seminaristas em França)

    U.I.O.G.D.

    Curtir

  4. Amigos(as),
    Salve Maria!

    Há irmãs na foto???? Meu Deus!!!
    (risos, para não ser lágrimas). Está parecendo jogo de “onde está Wally?” pq. só depois que vi um post comentando sobre alguma Irmã é que vi alguma pessoas que me parecem mulheres (duas não?).

    Que situação!?!?! Realmente, é vergonhoso. Só nos resta rezar e testemunhar como nossas vidas.

    A.M.D.G.

    RVGarcia

    Curtir

  5. Quando vi a foto pensei que se tratasse de um reunião de executivos de uma empresa …triste a situação da Igreja no Brasil.

    E mais : a Sacrosantum Concilum se fosse bem entendida não dá azo a radical reforma litúrgica de Bugnini.Lida corretamente seria um remédio para a revisão da reforma litúrgica.

    Mas eles a leem dentro do “espirito do concílio” e não partindo da continuidade orgânica da liturgia.

    Curtir

  6. A batina é uma mortalha ao homem que morreu para o mundo. Eu estou louco eu tem um padre do lado esquerto de batina. É um dos mais novos, será?
    Teologia da Libertação do inferno.

    Curtir

  7. Acredito que os 50 anos da “Sacrossantum Concilium” mereceriam, muito mais que comemorações, uma séria reflexão sobre tudo o que foi destruído e sobre os amargos e venenosos frutos que dela derivaram, sendo oferecidos a Deus sacrifícios de expiação pelos altares destruídos, pelos templos profanados e quase completa destruição da vida religiosa…

    Curtir

  8. Sinceramente não espero muito desse encontro com o Prefeito dom Cañizares: os nossos “BISPOS À PAISANA” vão fantasiados de prelados católicos, como fizeram na visita do Papa. Tirarão as batinas dos armários para ver o cardeal conhecido como “pequeno Ratzinger”. Fingirão que no Brasil se interpreta a SC “à luz da Tradição”, mostrarão fotos das missas dos mosteiros beneditinos e de dom Antonio Rossi Keller, e tudo vai ficar por isso mesmo.

    Curtir

  9. Celso,
    Se eles lessem esté tóico, certamente fariam igual à comediante global:

    “Sacrifícios de expiação? Isso não te pertence mais…”

    Curtir

  10. A única palavra que me vem a mente quando vejo estes senhores é:dessacralização. Nem de longe parecem príncipes da Igreja ( que são!).

    Curtir

  11. Solicito ao administrador deste site que troque a foto. Evidentemente a imagem trata da reunião do clube dos desocupados e não de membros da Igreja Católica.Se não, o que vão pensar? Que após o CVII, os religiosos se vestem como tal?

    Curtir

  12. Rezemos para que o Espirito Santo de Deus converta o coração desses modernistas da CNBB para que acabem com a baderna liturgica implantada no Brasil,ninguem aguenta mais a RCC e a TL, badernando a Santa Missa.

    Curtir

  13. Vamos combinar. Os padres abandonaram a batina e as freiras os seus respectivos hábitos e passaram a se vestir muito mal. Parece que arrumaram as roupas em bazar de caridade. Digam as esses senhores e a essas senhoras que seus hábitos davam testemunho de Cristo. Sem eles dão testemunho de mau gosto e cafonice.

    Curtir

  14. RSSSSSSSSSSSSSS……..

    As pessoas nas fotos são padres e freiras??????

    Bricadeirinha de mau gosto…

    Parecem mais um grupo de quem não tem o que fazer, de senhores e senhoras frustradas que sabem, que os 50 anos tentando dar um novo impulso à Liturgia no Brasil, foi uma derrocada só…

    A tal da Ionne Buyst está nesse meio???
    Por favor…

    Não seria melhor esta senhora procurar o que fazer, do que unir-se ao arqui-herege Marcelo Barros e vomitar, para não usar uma expressão pior, e vomitar uns livrecos nojentos e abjetos, pelo Brasil a fora, falando baboseiras sobre a Liturgia e promovendo verdadeiras orgias litúrgicassss????

    Por que essa senhora Buyst, ficaria melhor, senhora BUCHOOOOOOOOOOOOOOOO, não passa para o candomblé junto com aquele senhor…horroroso…que se intitula, perversamente, monge beneditino, marcelo barros…e fundam juntos a igrejola deles…com muito defumador e pipoca…e cachaça…e mato querimado…

    Mas isso eles não têm coragem de fazer…

    Não mamariam mais da Igreja de Deus…

    Teriam que trabalhar para manter suas idéias idiotas…Isso eles não querem….

    Que foto lamentável…

    Comemoração…

    De que????????

    Da destruição e da profanação da nossa Liturgia?

    Onde está a participação ativa do povo, como pede a SC, mandando que os padres ensinem o povo a cantar, em gregoriano, as partes fixas da Missa? Pelo menos a Missa de Ângelis, que é a mais conhecida?

    Onde estão os tesouros da Harpa de Sião, que o senhores “liturgistassssss”…(dá vontade de usar uma expressão bem xula) substituiram por forrós, por pontos de macumbas, por marchinhas de carnaval, ainda assim, de mau gosto, dentro das Igrejas nas celebrações?

    Onde estão os corais de pelo menos duas vozes, e sérios, que até nas capelas do interior havia que, muitos padres, mesmo sem saber bem música, ao menos sabiam ensaiá-los com carinho e dedicação?

    As ladainhas deste mês de maio, diárias, com exposição e bênção do SSmo. Sacramento, todos os dias?

    Onde estão??????

    Mas não havia a novela das 8 ainda…

    Os padres ainda tinham tempo pra rezar seu Breviário…

    Onde está o ÓRGÃO de TUBOS…?
    Ao menos, se não é possível este, um teclado, bem tocado, como manda a S.C.????

    Onde estão os hábitos dessas senhoras, mau vestidas, que a Presbiterorum Ordinis pediu que fossem adaptados, não abolidos…

    Essas doidas, nem se vestem como religiosas, nem como seculares… ficam ridículassss…querendo ser uma e outra coisa ao mesmo tempo, acabam parecendo uma figura híbrida…Quando não se vestem como madames da alta sociedade que não perdem o salão de beleza todo fim de semana e a praia…

    Onde estão as batinas, ao menos os clarygmans, que a mesma P. O. pede que os padres usem?

    Comemoração da renovação litúrgica…

    Brincadeira de mau gosto falar isso…

    Sejamos honestos: COMEMORAÇÃO DA DEPREDAÇÃO E DESTRUIÇÃO DIABÓLICA da Liturgia e da vida religiosa no Brasil.

    Mas, aguardemos…

    As figuras decadentes desta foto, quando forem a Roma se encontrar com o cardeal, colocarão o clarygman, quiçá a batina…

    É capaz de tirarem uma foto com o Papa, tamanha é a hipocrisia dessa turminha, tamanha é a falta de vergonha na caraaaa desses senhores(as)…

    As freirinhas colocarão alguma coisa menos ridícula, do que costumam usar na CNBB e em seus encontros macumbíferos pelo Brasil a fora…Por que hábitos??? Elas fizeram, deles, panos para limpar o chão…

    Ainda mais que os conventos, os grandes conventos de outrora, estão fechando, por estarem morrendo a míngua de vocação…Com 1 dúzia( para ser generoso) de madames frustradas e metidas a empresárias, que se encontram uma vez…uma vez por dia…de manhã…para uma “oração” em comum…Imaginem o tipo de oração…assim mesmo quando não estão cansadas e precisam dormir mais…

    Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

    São Pio X, olhai pela Liturgia do nosso Brasil!

    Curtir

  15. VAMOS IMPRIMIR ESTA FOTO E ENVIAR AO VATICANO AOS CUIDADOS DO EMMTE. CARDEAL.
    PARA ELE JÁ TOMAR CONHECIMENTO.

    Curtir

  16. ATENÇÃOOOOOOOOOOOOOOOO…PAULO MORSE……..

    PAULO MORSE, IMPRIMA E FAÇA CHEGAR ÀS MÃOS DO
    CARDEAL CAÑIZARES, QUEM SABE TAMBÉM AO CARDEAL LEVADA.

    MAS SEJA CUIDADOSO…
    ESSA TRUPE INFAME TEM SEUS ALIDADOS TAMBÉM EM ROMA E PODEM CONSEGUIR DESVIAR E IMPEDIR DE CHEGAR AO DESTINO…

    FAÇA O QUANTO ANTES…

    CHEGA DE HIPOCRISIA DESSES SENHORES(AS)…

    MANDE UM PEQUENO EXEMPLAR DE ALGUM LIVRECO DA TAL IONE BUCHOOOOOOO, SÓ PARA ELE TER IDÉIA DA ORGIA LITÚRGICA QUE ESSA SENHORA MALUCAAAAA, DOIDA…ESCREVE E VOMITA PELO BRASIL A FORA, INCLUSIVE PARA SEMINARISTAS…

    FAÇA ISSO…

    O QUANTO ANTES…

    O ÊXITO DOS MAUS DEVE-SE, MUITAS VEZES, À OMISSÃO DOS BONS!!!!

    Curtir

  17. Salve Maria!

    Não sei se estes srs. da foto a cima são Bispos, Padres ou Religiosos, mas farei meu comentário supondo que sejam. Caso não sejam, o comentário valerá para as milhares de pessoas semelhantes.

    O primeiro a respeitar sua batina ou seu hábito, tem que ser o Sacerdote ou Religioso.

    Estamos diante de uma situação em que milhares de padres e religiosos não respeitam e não querem sua batina ou seu hábito. Não respeitam e não querem coisas que são específicas de seu Ministério. Isso é o Laicismo.

    Como bem comentou aqui um célebre leitor em outro post, estamos numa situação em que “padre quer fazer o que é de leigo, e leigo o que é de padre”. É a desordem, oriunda da concupscência da natureza humana, pois os padres saem do altar, da igreja, com a “desculpa perrapada” de buscar as pessoas, e como o padre não fica na igreja, vêm os leigos para fazerem as funções sagradas, quando o padre deveria ser o primeiro a fazer as funções sagradas. Coisas que só se justificam nos mais distantes rincões, como nas dioceses da Amazônia [o que não significa que tudo de lá é justificável] acontecem normalmente nas urbanas dioceses, com os “diáconos permanentes”, “ministros da Eucaristia”, que fazem as vezes de padres, sem qualquer necessidade real.

    Tudo isso é o laicismo, ou melhor, o abandono do Sagrado, característica de nossa época, e que conduz os homens ao ateísmo (pelo menos prático), ao invés de fazê-los aproximarem-se do Sagrado.

    A sociedade atual é Atropocêntrica, nela tudo é voltado a atender as “exigências” do homem, e se esquece das de Deus (que são ainda para salvar a humanidade varrida pelo pecado). Nesta sociedade, a “regra” é viver como se Deus não existisse, daí a eliminação ou esquecimento de tudo que possa trazer de imediato a lembrança de Deus, Sua Lei, Sua Igreja, Sua Graça.

    Os padres sem batina e os religiosos sem hábito são frutos desta sociedade, não raro se incomodam com os “colegas” que usam batina ou hábito, pois estes fazem o mais difícil e heróico, o que menos agrada o homem moderno, pois isso é fruto da Ação da Graça e exige sacrifício para se andar na rua e conversar com as pessoas. O homem espiritual é morto para as pessoas e vivo para Deus, por isso não vive para agradar ou ser aconxegante às pessoas, mas vive para agradar a Deus, o que possibilita um reflexo também no relacionamento pacífico e agradável com as pessoas, mas tal agradabilidade e paz será como Deus quer e não como os homens esperam que seja.

    Estes Bispos, Padres e Religiosos sem batina ou sem hábito, não são dignos de usar batina ou hábito no dia-a-dia, pois se preocupam com os homens e não com Deus. Então, Deus os permite não usá-los, porque não são dignos (já que não correspondem à Graça) de usufluir da plenitude do Ministério Sagrado. Tais pessoas são carnais e pouco tem de espiritualidade, por isso não se voltam como deveriam para o Sagrado, e conseqüentemente não usufluem da Liberdade dos Filhos de Deus e continuam a repudiar a batina e o hábito, já que estes são expressões imediatas do Sagrado.

    De forma que quando vemos um “padre sem batina” ou “religioso sem hábito”, por livre opção, devemos não nos escandalizar, mas ter pena deles, porque não correspondem à Graça que Deus quer lhes dar, e assim, o Sagrado não opera muito neles. São pessoas carnais, sem a devida espiritualidade, e por isso não são dignas de usar a batina ou hábito no momento em que preferem não usá-los, já que quando preferem não usá-los estão mais afastados de Deus.

    Curtir

  18. Concordo com o que diz o Vítor José, acima.

    E ainda me atrevo a dizer mais: apesar de tanto caos, creio que esta tendência laicista está entrando aos poucos em extinção.

    Provavelmente demorará mais no Brasil, porque aqui apesar da demanda imensa por clérigos e religiosos, não se pode dizer que há uma crise nos seminários. Não. Há muitos seminários em funcionamento no Brasil, mesmo aqui em Salvador, há sempre ordenações presbiteriais, e surpreendentemente considero até uma quantidade boa!

    Mas quanto à qualidade ou motivos para ser padre, aí eu realmente não ponho a mão no fogo.

    Há realmente muito a se fazer. Mas a restauração, este processo que se acelera agora com Bento XVI é uma realidade que tende a se impor cada vez mais… Ninguém se iluda: o hábito não faz o mundo.

    Não faz, porém, como disse o padre Jahir – Mas ajuda!

    Curtir

  19. Perdão amigos, mas hoje em dia o hábito faz o Monge, pois é difícil encontrarmos um Padre de Batina e quando encontramos trata-se sempre de um Santo Sacerdote, que não se envergonha de usá-la e que não usa roupas comuns para se acobertar dentro da multidão das cidades.

    Curtir

  20. Renato, desculpe perguntar, mas essa fonte será confiável? Pelo que entendi, Conchiglia é o pseudônimo de uma vidente, ligada às aparições de Dozulé, que até hojé não goza de reconhecimento eclesiástico. e que já está na terceira geração de videntes, começou com uma Sra. Madeleine Aumont, depois com outra que escreveu livros sob o pseudônimo J.N.S.R (abreviação de não sou ninguém, em francês), e agora com Conchigilia. Uma das pretensões do movimento de Dozulé é erguer nessa cidade uma cruz gigantesca, maior que a torre Eiffel, e espalhar grandes gruzes brancas pelo mundo, como você pode ver nesse mesmo site que indicou.

    Curtir

  21. Pedro, eu não estou afirmando nada.

    Coloquei o artigo mais para uma averiguação daqueles que estão mais informados sobre o assunto abordado.

    Também coloquei o artigo pela clara semelhança das coincidências sobre a protestantização da Santa Missa e sobre o modernismo dentro da Igreja Católica.

    Curtir

  22. Adorei: “O hábito pode n fazer o monge, mas o distingue de um pagão…. ainda mais em tempos de plena comunhão!! é isso mesmo! ainda mais em tempos de plena comunhão!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.