Catequese do Papa: o verdadeiro sentido de hierarquia.

De fato, ninguém é realmente capaz de apascentar o rebanho de Cristo se não vive em profunda e verdadeira obediência a Cristo e à Igreja, e a própria docilidade do povo para com os seus sacerdotes depende da obediência dos sacerdotes a Cristo; por isso, na base do ministério pastoral está sempre o encontro pessoal e constante com o Senhor, o conhecimento profundo Dele, o conformar a própria vontade à vontade de Cristo.

Nas últimas décadas, utilizou-se frequentemente o adjetivo “pastoral” quase em oposição ao conceito de “hierárquico”, assim como foi interpretada na mesma oposição a idéia de “comunhão”. […] Prevalece na opinião pública, para a realidade “hierarquia”, o elemento de subordinação e o elemento jurídico; por isso, para muitos a idéia de hierarquia aparece em oposição à flexibilidade e à vitalidade do senso pastoral e também contraria à humildade do Evangelho. Mas este é um sentido mal compreendido de hierarquia, também causado historicamente pelo abuso de autoridade e pelo carreirismo, que são exatamente abusos e não derivam do próprio ser da realidade “hierarquia”.

A opinião comum é que a “hierarquia” é sempre alguma coisa ligada ao domínio e, portanto, não corresponde ao verdadeiro sentido da Igreja, da unidade no amor de Cristo. Mas como disse, esta é interpretação errada, que se originou em abusos da história, mas não corresponde ao verdadeiro significado daquilo que é a hierarquia. Comecemos com a palavra. Geralmente, diz-se que o significado da palavra “hierarquia” seria “sacro dominio”, mas o verdadeiro significado não é esse, mas sim “sacra origine”, isto é: esta autoridade não vem do próprio homem, mas tem suas origens no sagrado, no Sacramento; submete-se, então, a pessoa à vocação, ao mistério de Cristo; faz do indivíduo um servo de Cristo e só enquanto servo de Cristo ele pode governar, guiar por Cristo e com Cristo. Por isso, aqueles que ingressam na sagrada Ordem do Sacramento,  a “hierarquia”, não é um autocrata, mas entra em um novo vínculo de obediência a Cristo: é ligado a Ele em comunhão com os outros membros da sagrada Ordem, do sacerdócio.

E mesmo o Papa — ponto de referência de todos os outros pastores e da comunhão da Igreja — não pode fazer aquilo que quer; pelo contrário, o Papa é o guardião da obediência a Cristo, à Sua palavra resumida na “regula fidei”, no Credo da Igreja, e deve preceder na obediência a Cristo e à sua Igreja. Hierarquia implica, portanto, um vínculo tríplice: aquele, antes de tudo, com Cristo e a ordem dada pelo Senhor à sua Igreja; depois, o vínculo com os outros pastores na única comunhão da Igreja; e, finalmente, o vínculo com os fiéis confiados ao indivíduo na ordem da Igreja.

[…]

Queridos irmãos e irmãs, gostaria de convidá-los a rezar por mim, Sucessor de Pedro, que tenho um dever específico ao governar a Igreja de Cristo, bem como por todos os seus  bispos e sacerdotes. Rezem para que nós saibamos tomar conta de todas as ovelhas, mesmo as extraviadas, do rebanho a nós confiado.

Catequese do Santo Padre, o Papa Bento XVI – 26 de maio de 2010.

Anúncios
Tags:

7 Responses to “Catequese do Papa: o verdadeiro sentido de hierarquia.”

  1. Deus te abençõe e defenda das ciladas do demônio ó amado Bento XVI!!!

  2. É Santo Padre…

    Talvez nós, nem o sr. nem eu, nem muitos da vossa nem da minha geração, veremos a Santa Igreja, nuns dias mais ensolarados que os de hoje…

    Mas…

    Com certeza, Vossa Santidade, está fazendo o possível para afastar as nuvens negras que cobrem o céu da Mãe Igreja há décadas…Principalmente aqui no Brasil…

    Conte com nossas orações, com nosso carinho.

    “Nas últimas décadas, utilizou-se frequentemente o adjetivo “pastoral” quase em oposição ao conceito de “hierárquico”, assim como foi interpretada na mesma oposição a idéia de “comunhão”. […]

    Não foi isso que jogou na lama a vida religiosa???

    Não foi isso que levou os Seminários a se tornarem, alguns, é claro, numas gaiolas de loucas???

    Não foi isso que levou as malfadadas equipes de liturgia a fazerem da Igreja a casa da mãe Joana???

    Não foi isso que levou a CNBB a se reunir, se reunir, se reunir, a multiplicar os tão famosos assessores(as), e nada decidir???

    Não foi isso que levou certos padres a se nivilarem aos ministros(as) extraorninários da comunhão que, na grande maioria das nossas Paróquias, se tornaram ordinários e até mini-padrecos????

    Não existe mais Superior(as)…

    Agora existe coordenadores(as), diz a esquerda festiva e em extinção…Graças a Deus…

    Mas esses coordenadores(as) são piores, mais tiranos que os piores dos superiores(as) de outrora.

    Outrora, quando havia um superior(a) tirano, e houve sem dúvidas, ao menos, pelas atitudes deles(as), sabia-se que eram terríveis e, na maioria das vezes infelizes e frustrados na vida religiosa ou sacerdotal. Para essa situação, vale a máxima de S. Agostinho: “os maus , ou existem para se converter ou para nos santificar”…

    Hoje não, os coordenadores(as) modernos, são uma branduuuura de pessoa, um encantoooo de bondade, massss…ai dos seus súditos…súditos não…companheirosssss(as) de caminhada… que se atreverem a desdizer ou pensar diferente do que eles(as), democraaaaaaticamente impõe e pensam…São tachados de retrogados, de romanos, de papistas, e deixados de escanteio…

    São empurrados, empurrados, PASTORALMENTEEEEE, pra fora da Comunidade, ou do Seminário, ou mesmo da Paróquia…Tudo com muiiiiiita “caridade pastoralll”..

    Rezemos e lutemos juntos ao nosso Papa que, por ter segurado as rédeas com mão firme, já foi quase morto pela Imprensa mas, continua seguro no leme da Mãe Igreja, sem precipitação nem a pressa de muitos “católicos” mais “católicos” que ele, nem com a apatia de um “cão mudo” que deixa os lobos devorarem as ovelhas e nada faz…

    Mãe Aparecida, rogai por nós!

  3. Perfeito o Santo Padre.
    É como se colocasse uma pedra, uma rocha sobre o assunto “hierarquia”, não se mexe mais.
    O Sumo Pontífice falou de “comunhão”.
    Quem sabe a próxima catequese seja sobre isso?!

  4. “…um servo de Cristo e só enquanto servo de Cristo ele pode governar, guiar por Cristo e com Cristo. Por isso, aqueles que ingressam na sagrada Ordem do Sacramento, a “hierarquia”, não é um autocrata, mas entra em um novo vínculo de obediência a Cristo: é ligado a Ele em comunhão com os outros membros da sagrada Ordem, do sacerdócio…”
    Muito interessante !…rezemos pelo Papa !

  5. Caro Ferreti,
    Gostaria de sua permição para,embora off-topic,divulgar a campanha das obras da Capela FSSPX (São Paulo), falta pouco para termionar.
    Desde já obrigado.
    Abaixo a cópia do e-mail de divulgação:
    Notar que é sem o anexo das fotos.

    Salve Maria!

    Esta é a 6ª semana de divulgação da Campanha para arrecadação do piso da Capela São Pio X em São Paulo, e faltam 188m² de piso para serem doados.

    Para o término das obras contamos com os esforços, generosidade e orações de todos.

    Em anexo poderão ver mais algumas fotos da obra, temos a foto da fachada, do coro para o altar e do altar para o coro.

    Lembrando:
    O m² do piso é R$ 150,00, se não puder ajudar doando 1m² juntem-se com amigos para doarem 1m², ou doem o valor de acordo com suas possibilidades e vamos completando com as quantidades que doaram, de pouquinho em pouquinho completamos os m².

    IMPORTANTE:
    Pedimos para os que optarem por depósitos bancários informar a data e valor do depósito para que possamos contabilizar como piso da capela.

    Podem divulgar esta campanha a todos que acharem necessário e que saibam que poderão nos ajudar, mesmo que não seja fiel da capela.

    Para maiores informações entre em contato com um dos padres ou com Alexandra no email: obrascapela.saopiox@yahoo.com.br

    Contamos com a ajuda de todos,

    São Pio X, rogai por nós,

  6. Save Maria.

    Parece que isso foi um aviso aos defensores da colegialidade.
    “Queridos irmãos e irmãs, gostaria de convidá-los a rezar por mim, Sucessor de Pedro, que tenho um dever específico ao governar a Igreja de Cristo…”, o que seria esse dever específico?

    UIOGD

Trackbacks