Rumores…

Fontes confiáveis indicam duas importantes nomeações episcopais para o Brasil: Dom Dimas Lara Barbosa, atual secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, seria nomeado arcebispo de Aparecida (Sé para qual a nomeação não traz consigo, necessariamente, a púrpura cardinalícia); já Dom Fernando Guimarães, bispo de Garanhuns, seria nomeado o novo primaz do Brasil e futuro Cardeal ao assumir a Sé de São Salvador da Bahia. Nos próximos meses veremos confirmados — ou não — estes rumores.

30 Responses to “Rumores…”

  1. Caro Ferreti e amigos…

    Se estes rumores forem verdadeiros, a babel litúrgica e teológica que tomou conta de Salvador, com seus abusos escandalosos, clero rebelde, probição da Missa Tradicional e omissões das mais altas autoridades arquidiocesanas vai sofrer seus maiores revezes.

    Não podemos esquecer que a Arquidiocese recebeu de braços abertos o caquético Joseph Comblin e o hoje esquecido Piero Marini, o primeiro uma das eminências da TL no mundo e o outro um dos maiores apoiadores de Annibale Bugnini (artífice da missa nova), o qual ainda celebrou na Basílica do Bonfim.

    De fato, Salvador se descristianizou faz tempo e se D. Fernando for nomeado para Salvador (e eu rezo todos os dias por isto, inclusive nas minhas intenções do Terço) terá muito o que sofrer, mas é preciso colocar a casa em ordem e há muita coisa para ser feita, inclusive no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, o qual era uma referência de virtude nos tempos dos saudosos arcebispos D. Augusto Cardeal da Silva, D. Avelar Brandão Vilela e D. Lucas Moreira Neves, os quais deixaram saudades pelas qualidades e coerência de fé… e hoje… sem maiores comentários… para se ter uma idéia, dois amigos meus ex-seminaristas de lá, ante as coisas dantescas que por lá aconteciam, se retiraram para outros seminários da Bahia com menos problemas que o daqui, segundo eles “para não perder a fé”…

    Enfim, como diz meu amigo Bruno Santana, “é bom demais para ser verdade, pois normalmente abismo atrai abismo…”, porém, nos meus ouvidos eu escuto rumores… “Ah, quando novembro chegar, não ficará pedra sobre pedra no bastião modernista de Salvador”…

    Que Deus ajude D. Fernando Guimarães se ele for escolhido pela Santa Sé como novo Cardeal Arcebispo de Salvador, dando-lhe coragem, sabedoria e força para combater os lobos, que, há muito, estão instalados por aqui… então eu e as outras ovelhas do rebanho receberemos de braços abertos e bom grado ao meu pastor!

  2. Um rumor e tanto! Queira Deus que, no tocante à Dom Fernando Guimarães tal rumor seja verdade! A Sé primacial de Salvador receberá um fôlego novo com a nomeação desse grande bispo que, sem dúvida nenhuma, terá muito trabalho a fazer e, com certeza, o fará! Salvador já estava a necessitar de uma lavagem que não a da escadaria do Bonfim. E, tendo o cardinalato pela frente será um digno candidato a suceder S.S.Bento XVI. Praza à Deus que seja verdade!
    Deo Gratias!

  3. Amén, Senhor. Que os anjos digam amem.

    E muita, muita força e energia para o novo arcebispo daqui, porque este clero não é apenas altamente rebelde, mas desde a missa rezada pelo antigo arcebispo Avelar Brandão Vilela em ação de graças à maçonaria, houve aqui em Salvador uma simibiose entre o clero e a seita, que torna particularmente muito difícil o pastoreio destas almas.

    A situação da arquidiocese aqui é muito ruim. Aqui os padres são muito ignorantes e desinteressados.

  4. REVISTA CARAS…

    Aguardemos este desfecho…
    Não vamos criar expectativas como nas outras vezes…

  5. Caros, Salve Maria!
    E o que vcs tem a dizer sobre Dom Dimas Lara Barbosa?
    Abraço.

  6. Só pra registrar. A possibilidade de nomeação de um novo arcebispo para a Aparecida me fez recuperar um outro rumor, que disseram-me ser também de fonte confiável (há mais de dois meses), a respeito da nomeação iminente do atual arcebispo de Aparecida como Arcebispo de Brasília. Agora o rumor volta a ficar interessante.

    Mas, enfim, é melhor aguardar e esperar os fatos.

  7. Kiko, eu acho que é trocar 6 por meia dúzia. Aparecida já é bastante progressista. Assista a TV Aparecida (basta algus minutos) e você vai constatar.

  8. No dia 14 de maio do ano passado, ante uma carta pastoral escrita por Dom Fernando Guimarães aos Sacerdotes de sua diocese, Garunhuns, postada aqui no FiU, você, Bruno Santana, postou o seguinte comentário:
    “Que D. Fernando seja um exemplo aos bispos de todo o Brasil… Ficaria contente em tê-lo como arcebispo primaz!”

    Que boca, heim?! Esperamos que seja assim.
    Natália

  9. Deo Gratias! (se verdade)

    A melhor notícia, no dia de São Filipe Neri, apóstolo de Roma!
    Sendo o primaz o grande exemplo da nação, Aparecida seria secundária – não menosprezando-a.

    Viva a Igreja de Cristo!

    (colocarei em minhas orações para que seja verdade)

    [ ]s fraternos,

    RVGarcia

  10. É Maria, depois fui olhar o CV dele e realmente não é inspirador; já colocar Dom Fernando Guimaraes como Primaz já é algo muitissimo bom.

  11. Queira Deus que se confirme a respeito de Dom Fernando. A respeito de Dom Dimas não digo o mesmo.Ele é assustadoramente progressista e apesar de tudo Aparecida é uma Arquidiocese importante que atrai muitas pessoas e muita mídia. Os abusos liturgicos que lá acontecem são vistos em todo mundo. Eu prefiro outro nome para lá. Alguem saberia qual é essa fonte segura?

  12. Alguém mais reparou que Dom Damasceno tem “só” 73 anos?

  13. Tenho medo de estar me cegando pela alegria da possibilidade, mas acho que deveríamos fazer uma espécie de petição,informando ao Santo Padre quem somos e o número de nossos filhos, pais e mães, parentes, enfim, o mais íntimos que rezamos para a nomeação de Dom Fernando para a Sé Primaz do Brasil.

    Porque se for depender da CNBB, estamos desamparados. Farão de tudo para colocar um progressista em Salvador.

    Deveríamos fazer uma espécie de parceria entre alguns blogs para isso. Temos o blog São Pio V, o Fratres e outros mais. Me proponho a fazer o design gráfico para publicidade da campanha.

    Mera sugestão!

  14. N há motivos para euforia…

  15. Eu imaginava que D. Fernando iria para Aparecida, uma vez que ele é redentorista…

  16. A nomeação de D. Dimas a uma sede cardinalícia não me parece boa coisa. Mas, fazer o quê, né? Paciência. Agora se D. Fernando Guimarães for eleito Primaz do Brasil aí vai ser muito bom! Que Deus assim o faça!

    Abraço,
    Gustavo Souza

  17. D. Fernando para primaz? Aquele que subscreveu e despachou, como secretário da Congregação para o Clero, carta do Cardeal Castrillon apoiando bispo que deixou de denunciar um padre pedófilo? Aliás, enquanto Castrillon era só o que estava trazendo de volta os “lefevrianos”, tudo bem; depois que apareceu a tal carta, cuidadosamente foi colocado de escanteio, como parte da ala da Cúria ligada a João Paulo II, ao Sodano, etc. Interessante a postura, não? E agora: vão esconder a assinatura do então pe. Fernando para salientar o “lefevriano” que ele é? Um pouco mais de coerência seria de bom tom…

  18. Bem, não sei praticamente nada a respeito de D. Fernando. Apenas que ele trabalhou na Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, é até agora o único bispo brasileiro que foi a Campos rezar Missa Tradicional, e segundo o blog Igreja Una, até agora foi o único a fazer uma espécie de simpósio convidando todos os padres que atualmente rezam Missa Tradicional por autorização dos seus pastores diocesanos a comparecer, enriquecendo-se assim com mais know how do que andam fazendo por aí.

    Diante do perfil de bispos que nós temos, é muito difícil dar as costas para um Dom Fernando, quando sabemos que até agora nenhum fez nem 10% disto.

  19. Não se pode esquecer que Dom Fernando subscreveu a carta do cardeal, apenas se referindo firmeza do cardeal, de não ignorar seu dever segredo com relação às confições.

    Se o cardeal não agiu de outra maneira era problema dele e d. Fernando não tinha poder para fazer nada.

    Garanto que ele não aprovaria nenhum tipo de acobertamento a erros. É… garanto não. Não ponho minha mão no fogo. Afinal Malditodo homem que confia…

  20. É bom mesmonão colocar a mão no fogo, e muito menos achar que os fins justificam os meios. É muito fácil colocar a culpa em quem já morreu ou descartar que, ainda vivo, não mais serve àquilo que julgamos autoritariamente ser a única verdade. Um padre que se presta a assinar uma carta desse teor não pode ser justificado por simpósios ou outra coisa que o valha, da mesma forma que o cardeal. Vamos deixar a hipocrisia de lado!!!

  21. Pelos vistos isto no Brasil ainda está pior que aqui em Portugal! Pelo menos aqui sempre trazem um “cabeçãozito”! Mas o modernismo é o mesmo!
    Precisamos rezar mais por eles e por nós para que também sejamos mais fieis.

  22. EU GOSTARIA DE VER DOM FERNANDO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE E NÃO AQUELE QUE ESTÁ LÁ RESGATANDO A TL E PADRES APÓSTATAS..

  23. Caro Ferreti, acho que esse tipo de rumor não devia ser divulgado, pois a simples noticiação dele pode “queimar” um candidato. Aqui em Pernambuco fala-se que D. Fernando irá para uma diocese diferente da de Salvador.

  24. Thiago

    Acontece que D. Fernando Guimarães é cotado para Salvador, assim como D. Walmor, o atual arcebispo de Belo Horizonte… o Ferreti noticiou apenas rumores e estes podem se confirmar ou não!

    Pessoalmente eu acredito mais na vinda de D. Walmor que na de D. Fernando Guimarães… Agora, que a vinda de D. Fernando seria excelente, disto eu não teria dúvida, porém, como diz o velho ditado: “alegria de pobre dura pouco”…

    Fato é que do jeito que a Arquidiocese de Salvador está (uma beleza, vcs nem imaginam o que tem de modernista e comunista por aqui…), é bem capaz de nos mandarem de presente D. Geraldo Lyrio e enviarem D. Fernando para Aparecida… Nós viraríamos sucursal da TL e a igreja de São Francisco, no centro histórico de Salvador, muito provavelmente teria todo seu interior de ouro derretido, vendido e o dinheiro seria doado aos pobres para se resolver a “questão social” e para uma “divisão de renda mas justa”, já que “não se pode servir a Deus e ao dinheiro”…

    É, aguardemos…

    De qualquer forma, PEÇO AOS IRMÃOS, MAIS UMA VEZ, ORAÇÕES PELA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR!

  25. É, Dionisio, como não se pode relativizar nada, menos a palavra de Jesus segundo a qual “não se pode servir a Deus e ao dinheiro” (que em sua mensagem, desculpe-me não só é relativizada como ridicularizada), assim vamos nós, sonhando com um novo arcebispo que subscreveu (sim, subscreveu [e não me venham com essa de que ‘ele não podia fazer nada’]) carta em apoio a bispo que encobriucaso de pedofilia em sua diocese. A que ponto chegamos…

  26. Pode queimar? urulll, falemos muito então!

  27. Claro que esse tipo de rumor pode e deve ser divulgado. O Thiago e sua conhecida mania de fazer segredinhos, rs. Ninguém pode saber de nada, só ele.

    Esse tipo de divulgação queimaria o candidato com quem? Com o papa? É ruim, hein? Se fosse assim, Dom André Mutien teria se queimado na Bélgica, pois o nome dele foi divulgado antes, e ele tinha ampla oposição.

    Vai se queimar com a CNBB? Já está queimado. Ou alguém acha que os bispos do Brasil vão sugerir ao Vaticano o nome de Dom Fernando?

    Eu acho muito mellhor divulgar. Dá a oportunidade das pessoas se manifestarem e mostrarem como o tal rumor é uma boa idéia. Se a CNBB tiver de se mobilizar contra a indicação de Dom Fernando, vai fazer isso com ou sem divulgação de rumores, pois certamente se um rumor chega a um veículo como o Fratres in Unum, já é conhecido nos bastidores políticos da CNBB.

    O engraçado é que o Thiago acabou divulgando um outro rumor: o de que D. Fernando vai sair de Garanhuns e vai para uma outra diocese que não é a de Salvador. Se ele vai sair de Garanhuns, naturalmente é para ir para uma diocese mais importante(e isso mesmo já seria bom). Mas pela sua própria lógica, o Thiago acabou de queimar o nome de Dom Fernando. Ele vai morrer em Garanhuns por culpa do Fratres in Unum(não vai mais para Salvador) e do próprio Thiago(não vai mais para lugar nenhum). Quanta bobagem.

    Ferretti, não liga para isso não. Divulga tudo. O Thiago gosta de conservar informações privilegiadas só para si, mas tenho certeza que esse não é o caso nem o interesse do Fratres in Unum.

    P.S. Mas não é que a teoria da “queimação” seria até boa no caso de Dom Dimas? Será que o Fratres conseguiu a maravilhosa façanha de queimar esse nome também?

  28. Concordo com o Fernando Steinberg e com a Ana Maria Nunes… Ferreti, as informações DEVEM ser divulgadas! Se o nome de D. Fernando Guimarães é cotado, então é certo que a CNB do B fará de tudo para queimar o filme dele, quer haja divulgação ou não disto! De qualquer forma, os leitores fiéis deste blog devem ser inteirados de tudo!

    Não podemos esquecer que a Sagrada Congregação dos bispos em breve estará em outras mãos (D. Pell) e acredito que o papa esteja preocupado em ter na Arquidiocese Primacial do Brasil alguém mais afinado com ele do que o atual, que permite que Comblins e Pieros Marinis pintem e bordem (e com todas as bênçãos) enquanto veda de todas as maneiras possíveis a Missa Tridentina…

    Peço orações pela Arquidiocese de Salvador

  29. Uma boa notícia e outra ruim.

    Dom Dimas Arcebispo seria uma desgraça para a Igreja.Como Bispo auxiliar já é ruim imaginem como Arcebispo.

Trackbacks