Chamado à ordem: comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé a respeito da audiência concedida pelo Papa Bento XVI ao Cardeal Schonborn.

CIDADE DO VATICANO, 28 JUN 2010 (VIS) – A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o seguinte comunicado no início desta tarde:

“(1) O Santo Padre recebeu hoje em audiência o Cardeal Christoph Schonborn O.P., arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal Austríaca. O Cardeal pediu um encontro com o Soberano Pontífice pessoalmente a fim de relatar a atual situação da Igreja na Áustria. Em particular, o Cardeal Schonborn quis esclarecer o significado exato de suas recentes declarações a respeito de alguns aspectos de atual disciplina eclesiástica, e alguns de seus juízos acerca de posições adotadas pela Secretaria de Estado — e em particular pelo então Secretário de Estado do Papa João Paulo II — a respeito do finado Cardeal Hans Hermann Groer, arcebispo de Viena de 1986 a 1995.

“(2) O Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio dos Cardeais, e o Cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone S.D.B, foram convidados posteriormente a participar do encontro.

“Na segunda parte da audiência, certos equívocos difundidos foram esclarecidos e resolvidos, equívocos advindos parcialmente de certas declarações do Cardeal Christoph Schonborn, que expressou seu desagrado por interpretações dadas a suas palavras.

“Em particular:

“(a) Deve ser reiterado que, na Igreja, quando acusações são feitas contra um Cardeal, a competência cabe exclusivamente ao Papa; outras partes podem ter uma função consultativa, enquanto sempre mantém o devido respeito às pessoas.

“(b) A palavra ‘chiacchiericcio’ (fofoca) foi erroneamente interpretada como desrespeitosa às vítimas de abuso sexual, para com as quais o Cardeal Angelo Sodano nutre os mesmos sentimentos de compaixão e de condenação do mal, como expressado em várias ocasiões pelo Santo Padre. A palavra pronunciada durante a saudação de Páscoa ao Papa Bento XVI foi tomada literalmente da homilia pontifical do Domingo de Ramos e se referia à “coragem que não se deixa ser intimidada por fofocas de opiniões predominantes”.

“(3) O Santo Padre, recordando com grande afeto sua viagem pastoral à Áustria, envia através do Cardeal Christoph Schonborn seus cumprimentos e encorajamento à Igreja na Áustria, e a seus pastores, confiando à proteção da Santíssima Virgem, tão venerada em Mariazell, uma jornada a uma renovada comunhão eclesial”.

Fonte: Vatican Information Service

Nota do editor: É digno de nota a ausência de uma retratação por parte do senhor Cardeal C. Schonborn de declarações como :“deveríamos dar mais consideração à qualidade dos relacionamentos homossexuais” ou “um relacionamento estável certamente é melhor do que se alguém opta por ser promíscuo”. Outras polêmicas do mesmo Cardeal podem ser vistas aqui.

3 Responses to “Chamado à ordem: comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé a respeito da audiência concedida pelo Papa Bento XVI ao Cardeal Schonborn.”

  1. O Cardeal Schucruteborn bem que merecia umas palmadas!!!
    Quem se candidata?…

  2. Pena que o Cardeal Sodano não disse nada sobre a celebração do Rito funerário maçonico do Pai do Cardeal Schonborn. Deviamos fazer uma lista dos prelados que tem slgum genitor maçom. Eu sei que Dom Helder e Paulo VI, tinham pais maçons. Parece que existe um processo de beatificação de Paulo VI. Imaginem só se tivermos o “beato Paulo VI”?

    Na Duomo de Milão tem uma imagem dele… Vocês tem que ver que coisa estranha as mesas na frente dos altares tradicionais nas Catedrais. A impressão que se tem é exatamente de uma ruptura, uma vez que se dá as costss para o altar tradicional…

Trackbacks