Enfim, um bispo que fala claro no Brasil.

Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

Na condição de Bispo Diocesano, como r e s p o n s á v e l pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que – por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender. A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; MT 5,21).

Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações”, independentemente do partido a que pertençam.

Palavras de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo de Guarulhos

21 Comentários to “Enfim, um bispo que fala claro no Brasil.”

  1. Muito bom, mas eu me pergunto se a CNBB não irá fazê-lo voltar atrás e se retratar de suas palavras católicas.

  2. Deus seja louvado, Salve Maria,

    PARABÉNS, É ASSIM QUE SE ESCREVE, NÃO DEIXOU DÚVIDAS. ME LEMBREI DO “SIM,SIM. NÃO, NÃO.”

    PARABÉNS AO BISPO LUIZ GONZAGA BERGONZINI.

    A SAU BENÇÃO.

  3. Fico feliz que o Blog Fratres in Unum reproduza o texto de Dom Luiz.
    Nosso bispo escreve no jornal a Folha Diocesana na coluna A Voz do Pastor.
    Possam os católicos de Guarulhos e, claro, de todo o nosso país seguir esta orientação de Dom Luiz e não votar em quem descaradamente atenta contra a vida, dom de Deus.

  4. UAU! Depois de um período de inverno, as notícias boas começam a chegar….

    Glória3xGlória

  5. Impressionantes e admiráveis as palavras condenatórias de Dom Bergonzini! Dignas de um pastor consciente de sua missão! Que Deus ilumine aos demais bispos, infelizmente, “deitados em berço esplêndido” para que acordem de seu sono letárgico!
    Dom Bergonzini é um exemplo louvável de fidelidade à ortodoxia católica!

  6. CNBB, covil de Judas Iscariotes. “Eis um israelita no qual não se encontra fraude”.

  7. Será martirizado pela mídia e pelos Bispos do Leste, Oeste, Norte e Sul CNBdoB Zero . Fará seu purgatório aqui na terra. Salve o Bispo!

  8. A CNNNB teria autoridade para faze-lo retratar-se? Os bispos não independentes em suas dioceses? Um bispo pode recusar-se a não integrar a conferencia dos bispos no país?

  9. Deus abençoe esse Bispo, um BISPO de fato em meio ao deserto brasileiro!
    Meu coração alegrou-se muitíssimo as ler as palavras de Dom Bergonzini, não o conhecia mas a partir de agora fará parte de minhas orações! Que Deus o recompense por sua postura de BISPO verdadeiramente Católico!

  10. não, a CNBB do B não tem autoridade para fazer nenhum bispo voltar atrás em suas opiniões, ou em nada, a dita organização não é hierarquia, mas uma mera conferência, sem nenhum poder de intervenção nas dioceses. se algum bispo a deixa interferir na sua diocese é porque é um bocó de marca maior.

  11. Eis um verdadeiro Bispo da Igreja Católica!!!
    Que ELE não tenha medo dos traidores filhos do diabo que estão na CNBB irão perseguí-lo

  12. Tivéssemos nós bispos destes em Portugal…

  13. “Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações”, independentemente do partido a que pertençam.”

    GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!!!
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!!
    AVE MARIA PURÍSSIMA!!! SEM PECADO CONCEBIDA!!!

    PARABÉNS SR. BISPO, DEUS O CONSERVE!
    Quem sou eu para dizer como V. Exa. deve fazer ou agir…
    Mas, peço a Deus Nosso Senhor, que continue o iluminando e fazendo-o um astro brilhante e, quase só, numa Conferência Episcopal gigantesca, na maioria de cães mudos e omissos, que querem tapar o sol com a peneira, que vêem suas ovelhas serem engolidas pelos lobos e fecham os olhos, cinicamenteeeeeeee…
    Sr. Bispo, não tenha medo. Dê nome aos lobos como o sr. fez. Chega de hipocrisia pra angarear simpatia de políticos imorais, incompetentes, “caóticos”, e de uma sociedade depravada.
    Se a CNBB, numerosa com é, se juntasse ao sr.e, em uníssono, fizesse dela a vossa declaração, como o cenário político e religioso do Brasil estaria diferente…

    “No exercício de seu múnus apostólico, que visa à salvação das almas, os Bispos gozam de per si de pela e perfeita liberdade e independência diante de qualquer poder civil. Por isso não é lícito impedir-lhes o exercício do ofício eclesiástico, direta ou indiretamente, nem proibir-lhes que se comuniquem livremente com a Sé A postólica ou outras Autoridades Eclesiásticas e com seus súditos”(Concílio Vat II, Decreto “Christus Dominus”, 19).

    V. Exa. está amparada pela lei vigente da Igreja.
    Se a CNBB, ousar, repreendê-lo por vossa atitude, mande que ela estude e leia mais o MAGISTÉRIO da Igreja, ao invés se meter e dar palpites onde não é seu campo.
    Peça aos vossos irmãos Bispos que dêem, ao menos, para aquele bando de assessores(as), um exemplar do “Compêndio do Vat II, do CIC, que garanto, que nunca leram, pois estão assoberbaaaaados em lerem e “estudarrrr” os livrecos, os artigozinhos, as cartilhas abjetas da moribunda TL, dos trenzinhos cômicos e ridículos das agonizantes e mórbidas cebs…

    AD MULTOS ANNOS!!! D. Luis.

  14. Bispo bom!

  15. Meus irmãos, não podemos deixar S. Eminência batalhar sozinho. Ele precisa de nosso apoio por esse iniciativa. Escrevam para a Diocese de Guarulhos agradecendo por ele ter alertado os fiéis sobre nossa responsabilidade em não permitir que os inimigos de Deus seduzam o povo e tomem o poder; eu já escrevi.

    Que Nosso Senhor guarde e fortaleça D. Luiz e o Pe. Lodi da Cruz!

  16. Eu concordo com o Fernando Vieira Seixas,

    Acho importante o Eminentissimo Bispo saber que ele não está sozinho nessa batalha contra os inimigos internos da Igreja

  17. Que belas palavras! Palavras de coragem num tempo ímpio, onde falar dos valores cristãos e católicos é sofrer estigmas e condenações. Mas ainda há padres na Igreja de Nosso Senhor. Glória a Deus! E é por eles que ainda haveremos de vencer.
    Mantenho a fé de que um dia ainda haveremos de reencontrar a Igreja onde bispos desse jaez serão maioria.

  18. Vamos enviar e-mail parabenizando esse bispo. Pudera todos os bispos do Brasil falarem a verdade como esse… entrem no site e enviem sua mensagem de agradecimento pela coragem desse bispo;

  19. Eu havia visto este artigo do Bispo no site da cnbb ontem, porém hoje já não está mais. Será que foi a justiça que forçou a restirada ou a própria CNBB? Se foi a CNBB será muito triste.

    A igreja não pode ficar de lado nenhum em campanha eleitoral, mas pode sim indicar quem não respeita a vida e o valor do ser humano. Parabéns ao bispo.

  20. Acredito que é hora de espalharmos esse artigo de Dom Luiz para todos nossos amigos. Espalhemos para o número máximo de pessoas que pudermos. Assim o Brasil tomará conhecimento da verdade de Cristo anunciada, mesmo que por poucos.
    Façamos a pastoral de espalhar a verdade a todos