Comunicado do Arcebispo de Campinas sobre a Fraternidade Toca de Assis e seu Fundador.

Agradecimento à Ana Maria, do Sucessão Apostólica, pelo envio.

43 Comentários to “Comunicado do Arcebispo de Campinas sobre a Fraternidade Toca de Assis e seu Fundador.”

  1. O que ele quis dizer com “madura, sólida e estável”?

  2. Alguem pode explicar o que aconteceu com seu fundador? Não sei de nada que desabone.

  3. Quer dizer que não era nada disso! :-D
    Ops.!
    Na realidade a Toca de Assis tinha muitas arestas que precisavam ser aparadas, que fugiam do sentido de vida religiosa… espera-se que estas mudanças tragam uma vida religiosa de fato (pelo menos nos moldes de Vaticano II)

    P.S.: existe vida religiosa de fato no CVII? :-D

  4. Caros amigos,

    Conheci uma casa da Toca de Assis no centro de SP, e no mínimo, posso dizer que o trabalho deles é ADMIRÁVEL ! Eles cuidam de pessoas que muitos não querem nem chegar perto,cuidam de suas feridas, limpam, ensinam a doutrina católica, etc…. a única sala com certo “luxo” fica o Santíssimo onde os irmãos fazem a adoração. Na clausura não existem camas, dormem no chão ! Se tiverem oportunidade visitem. Eu fiquei edificado.

    Abraços,
    lucas

  5. Alguém poderia esclarecer o que houve com a Toca de Assis?

  6. Ninguém sabe ao certo o que houve. Gosto da Toca, realizam um belíssimo trabalho.

  7. Aqui em BH há uma casa da Toca de Assis no bairro de Santa Teresa. Antigamente se via muitos jovens “toqueiros” pelas ruas, ajudando os mendigos, fazendo trabalhos de caridade. Hoje em dia não se vê mais nenhum. Acredito que o trabalho da Toca de Assis é louvável. Mas também acredito que a prática do Repouso no Espírito feita pelo Pe. Roberto era abominável. Rezemos a Deus para que os pastores não desviem do caminho.

    Ps: Ouve-se aqui BOATOS que o Pe. Roberto foi afastado por desavenças com a maçonaria.

  8. Que seja corrigido o que não esteja de acordo com a Igreja, e que eles levem o evangelho aos acolhidos.

  9. Sinceramente eu não sabia o que estava acontecendo com A Toca de Assis,A unica coisa que podia perceber é que Pe.Roberto estava se aproximando do catolicismo tradicional.

  10. O trabalho deles é sim admirável, massssssssss deveria ter ficado no campo da verdade que é a Igreja.

    Dentro da rc”c”, nos bastidores, falo do que vivi, infelizmente fui rccista DEUS ME LIVRE, é um ninho de cobras. Abusa-se de dons por pura vaidade.Mente-se abertamente e inventam visão, curas e tal, Deus precisa da boca do profeta….

    Como há muitos “ungidos” perde-se a razão dentro da própria vontade de querer ser mais que o outro e o quem tem mais dons, é mais ungido. OS líderes tb se perdem nesse devaneio, e acabam se achando o próprio Cristo.

    O fundador deles é proibido de pisar em São José Campos pelo Bispo( n lembro se pelo atual ou pelo antigo), segundo informação de rccistas, devido a uma pregação que detonou a política local, no Teatrão num tal de Hallel.

    Há outros detalhes gravíssimos. A informação vazou e muita gente sabe SIM o que houve.

  11. as acusações contra o pe. roberto, e outros membros da toca de assis, são graves e estão sendo apuradas pelo arcebispo de campinas e pelo tribunal eclesiástico. não posso explicitar nada aqui, prq o caso corre em segredo de justiça, pois até o julgamento final ele tem a presunção da inocência.

    mas, rezemos por eles.

  12. por favor onde está escrito presunção, leia-se presuposição

  13. Não nos cabe levantar boatos sobre o que de fato ocorreu ou está ocorrendo, ao menos se o motivo for puramente para saciar . Confiemos na reestruturação, nas verdadeiras vocações que na Toca se encontram e, junto a elas, rezemos para que a família cresça em fé e caridade.

    Em tempo (e em OFF): chegou aos meus ouvidos que haverá Missa Tridentina no Outeiro da Glória (RJ) ainda este mês. Alguém saberia informar o dia exato e o horário?

    A Paz.

  14. Correção:

    Uma frase do meu comentário acima saiu cortada. Retifico: “ao menos se o motivo for puramente para saciar nossos desejo por ‘fofoca’.”

  15. “GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA”

  16. O que importa é que Cristo esteja no centro de tudo e não os homens…

  17. O trabalho dos toqueiros, a adoração a Jesus na hóstia consasagrada, são louváveis e admiráveis. Posso afirmar isso sem medo e com certeza, por conhecer e participar de uma casa deles na diocese de Nova Friburgo.
    Quanto ao pe. Roberto não sei porque ele sumiu de cena, repentinamente… Só sei que ele estava tendo certas atitudes, certas pragações, muito duras e ofensivas à própria CNBB.
    Andou pareticipando em Campos, com D. Roberto e D. Fernando, inclusive há no google, partes de uma Missa celebrada por D. Fernando, no rito antigo, para um grupo da Toca de Assis.
    O Pe. Roberto, nas Missas, beirava à encenação, com certas atitudes, sobretudo na Consagração e na purificação; coisas próprias de carismáticos extremados,que fazem uma salada horrível e fora do normal, e no fim, nem obedecem ao Novo Ordo, nem tão pouco ao Antigo, criando costumes e inventando rubricas; cai no extremo oposto dos tresloucados e mórbidos padrecos das cebs, caducas e moribundas, que insistem em purular e infectar algumas paróquias e Dioceses, que não querem admitir, que o trenzinhoooo delas, caiu por terra há muito tempo, por ter trazido à Igreja, profanações, desrespeitos, irreverências, e indiferença para com a Santa Missa, além disso, detonaram com a Doutrina Católica.

  18. Sempre achei estranhíssimo a “toca” fazer “caridade” com filmadora em mãos, quando Cristo nos diz: “Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita” (Mt 6,3).

    Os santos não propagandeiam suas obras.

    Para começar a reforma de tal comunidade, deveriam jogar fora suas filmadoras e fazer as boas obras em segredo.

    Pobres românticos esses que seguem de boa-fé tal “movimento”.

    Pedro José.

  19. L.M. A missa no Outeiro será dia / às 12:30 celebrada pelo Revº Padre Leonardo Holtz. Eu, se Deus quiser estarei lá. Grande abraço.
    Quanto à Toca de Assis, bem… fui num evento em São Gonçalo aqui no Rio de Janeiro e pude ver com meus próprios olhos que não obstante o bonito trabalho por eles realizado o que houve neste evento foi sobremodo escandaloso, a tristemente prática do tal “Repouso no Espírito” e outras aberraçoes do tipo: gente caindo para trás na hora da comunhão, gritaria excessiva, etc. Na época eu fiz um relato e enviei ao bispo da Arquidiocese de Niterói Dom Alano. O desrespeito com o Santíssimo era terrível. Vejam vcs mesmos neste pequeno vídeo gravado no dia pela minha irmã:http://www.youtube.com/watch?v=JcAV3XiTLz8
    Grande abraço à todos.

  20. Espero mesmo sinceramente que esta reestruturação “mais madura, sólida e estável” transforme a “Toca” em um Templo digno de Nosso Senhor.
    Depois do que eu vi no YOU TUBE, aqueles meninos e moças fantasiados de São Francisco dançando funk de favela com direito a “trenzinho” no alto de um palco, só me restou rezar pela purificação destes jovens bitolados pela mentalidade modernista do CVII.

  21. L.M.
    a missa no Outeiro da Glória será no sábado, dia 21/8 ao meio-dia.

  22. absolutamente ridiculo isso tudo, um completo desrespeito a todos que direta ou indiretamente contribuiram junto a toca de assis para que ela seja o que e hoje. Um esclareciemnto objetivo iria resolver tudo. Quem nao deve nao teve.

  23. por favor, suprimir o teve e substitir por teme.

    Grato

  24. Prezado Cleir, prezado Paulo,

    com alguma demora, agradeço pela informação.
    Nos veremos lá, certamente.

    Um grande abraço!

  25. Só quem é de uma mesma familia pode saber oque se passa dentro dela, quem esta de fora e dá palpite, critica, etc.. nao sabe , só julga! Irmãos e irmãs, vigiemos e nao julguemos! A Toca, o padre Ro, devolveram e devolvem a vida a muitos filhos amados de Deus! Quanta maldade nesses comentários..misericordia. Amemo-nos, entre nós não devemos ser assim…

  26. Por que nunca houve uma resstruturação dos jesuítas , franciscanos e dominicanos que se secularizaram ao extremo caindo nas garras do modernismo e da TL ?

    Isso por si só já é suficiente para mostrar a ambiguidade de nossos pastores hoje em dia.

    Que a RCC tenha problemas e que a Toca também quem nega ? O que é estranho é ver os Bispos disciplinarem só estes movimentos , enquanto os teólogos da libertação (muito mais perigosos que qualquer outro movimento ) tem livre voz , não sendo punidos por ninguém.

    Lembro aqui que a TL no Brasil elegeu a RCC e movimentos afins como inimiga de morte e por que ?

    Por que apesar dos excessos existem fortes elementos de piedade católica no movimento que eles querem eliminar a todo custo em nome de uma Igreja voltada só para o social , que dê primazia a luta revolucionária.

    Flar de reestruturação da Toca é ambíguo quando OFM , SCJ , OP , Cia de Jesus e diversos seminários do Brasil são celeiros de Hereges.

  27. Hoje no episcopado em geral prevalece aquela máxima:

    Aos Amigos os favores da Lei , aos inimigos os rigores da lei.

  28. acho baixo e anti-ético ao catolicismo em toda sua grandeza de áreas esses comentários contra Toca, RCC, TL, enfim, pois vejo que aqui são comentários de quem não vive de fato a fé católica na sua proporção, são pessoas MORNAS, pois a maior riqueza de nossa igreja é termos diversas áreas dentro dela, e não precisamos abrir outras religiões qdo não concordamos com algo, basta mudar de paróquia, mas mesmo asism o Cristo é o mesmo, então é mais fácil meter a boca sem conhecimento REAL DE CAUSA do quê buscar 100% sua identidade dentro da Santa Igreja.
    Como dizia Pe Léo : Vc são um Bando de Cristãos LIGHT, que querem Deus ao seu molde, e não como de fato ele é, e é terrível generalizar uma obra na sua grandeza por causa de uma ou mais pessoas que não agradam seu modo de evangelizar ou, qdo estão envolvidos em escândalos, pedofilias,etc, pensam muuuito pequeno quem se apega a isso e não ao CRISTO que dentro de nossa Igreja está a nos esperar a cada dia. Imagine se eu não fosse mais ao médico pq ele me deu remédio errado e eu quase morri? vou falar que nenhum presta?
    Bom, deixa pra lá, criticar é inventar é muito fácil, VIVER E SE DOAR é para poucos.

  29. Ouvem-se boatos de todo tipo minha gente. O melhor q se tem a fazer é rezar pela Toca. Pe. Roberto é humano lembram disso?? #ficaadica

  30. Prezado Fabio Carvalho. Não sei se foi o P. Léo que disse todo o texto que você transcreveu. Acredito que não, pois a metáfora do médico receitar remédio errado e você voltar a ele é sofrível. Se ALGUM MÉDICO lhe deu um remédio errado, você tem é de denunciá-lo ao CRM, lutar para retirar seu registro. Você não deve, aí sim, culpar A MEDICINA.

  31. Prezado Fábio:

    Desculpe-me, mas o senhor está com o pensamento invertido. Toca, RCC e TL tem erros graves que devem ser combatidos. Ou o senhor acha que Jesus Cristo não criticava os fariseus (que eram um “ramo” do judaísmo)? Ajudar na conversão de alguém e tirá-lo do erro é mais que direito, é um dever de todo católico. É um dever de caridade. E uma das primeira coisas a se fazer é mostrar onde está o erro, onde estão os lobos e mostrar o correto caminho. Como disse Nosso Senhor: se um cego guiar outro cego, ambos cairão no abismo.
    O morno é querer achar o feio bonito. É fechar os olhos para o erro por causa do número. Lembre-se do “sim,sim, não, não”. Sim à doutrina católica INTEIRA, não à doutrina católica MUTILADA como ensinam essas perversas instituições.
    Quando não concordamos com algo na doutrina católica, devemos nos submeter a ela. Caso contrário, corremos sérios riscos de nos condenarmos. E isso por que? Por capricho? Egoismo? Não, senhor. Não podemos mudar de paróquia quando o padre não canta a música que nós queremos ouvir, ou quando não dá a liturgia para o meu grupinho. Isso sim é querer Deus ao seu molde. Eu não quero isso. Eu é que devo me adaptar a Deus. Não é fácil, minha natureza decaída aliada a quase trinta nos de mundanismo não ajudam nem um pouco. Mas conto com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora para vencer o mundo e salvar a minha alma. Mas preciso me adaptar às leis de Deus, ou seja, à sua doutrina bimilenar. As novidades, senhor Fábio, é que não fazem parte da Igreja. As novidades é que criaram tantas seitas. A novidade foi o que criou a RCC advinda de um retiro de jovens (até então) católicos com protestantes pentecostalistas. Nosso Senhor não fundou uma igreja em 1965, meu caro, mas em Pentecostes (que só houve um ).
    Quanto ao médico que me deu um remédio errado, eu contaria o fato para o maior número de pessoas que eu pudesse, a fim de não deixar que nenhuma delas sofra ou até mesmo morra por simples respeito humano.
    Não digo nada disso com raiva, senhor Fábio. Pense em tudo isso. Caso o senhor queira uma discussão sadia, católicos estarão aqui todos os dias para ajudar. Caso queira conversar em particular, diga isso em outro post que te enviarei meu e-mail.

    Um abraço e reze o terço todos os dias.

    Marcelo

  32. padre Ro????????

    Cruz credo de onde saiu tanto rccista?

    Se o bispo falasse o que ocorreu lá, muitos dos irmãozinhos aleluia iam perder a fé. Aí sim, vcs irão ver o que é ser morno! Aaah, e quem n vive a grandeza de ser Católico são vcs, que aceitam muletas do protestantismo, para enrolar a língua e se debater no chão.
    ************************

    A tal frase que dizem que o tal padre léo falou, deve ser dele mesmo, tá a cara dele, repleta besteira.

    Desde quando pedofilia é coisa pouca? Tem mais que mandar para cadeia pedófilo, aliás, defendo pena de morte para pedófilo, seja quem for.

    *********************
    Outra frase de uma pregação do tal padre léo: católico que tem depressão e morre de câncer é pq n tem fé.

    DE QUE ELE MORREU MESMO?? Câncer e teve depressão.

    E agora? Quem explica? Sem orar em línguas, sejam claros e objetivos!

    Expliquem tb o pq abib está sumido, foi mesmo um cala boca da cnbb, por conselho, via Roma?

  33. [b]Rezemos pelo pe. Roberto[/b]

  34. Ana Maria,
    Concordo com seus argumentos contrários a RC”C”, mas pela caridade devo lhe dizer que não foi nada caridosa sua afirmação acerca do padre Leonardo (ao qual chamam Léo).
    Dos erros divulgados pela RC”C” e , logo, por ele, nós sabemos. Mas isto não é forma de se falar com ninguém…Fora o juízo temerário…
    Como disse S. Agostinho, “amai os homens, destrói os erros”.

  35. Que tal de julagrmos o que tal pessoa diz de Pe Roberto, com seu lindo dom, ou de Rcc, nao nos juntamos para ir conhecer o trabalho do lindo dom da Toca de Assis, ver o que realmente ela quer mostrar, ver que a caridade esta acima de tudo, mais do que discussoes sobre quem esta certo na igreja…Ja esperimentaram levar um cobertor neste frio e sentir a reação de morador de rua com seu agredecimento? Pois nao tem preço…entao conhecer este carisma é algo extraordinario, experimente vc tb…Paz e bem a todos

  36. errata
    experimentaram

  37. É isso ai rezemos pelo sacerdocio do Pe Roberto, nao so dele, mas pela conversao diaria de todos nós…

  38. “…Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. (João 13, 31-35)

  39. ” SE VOÇÊ, VIVE JULGANDO AS PESSOAS NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS ”
    (Madre Teresa)
    …O que tenho a dizer queridos irmãos é que precisamos amar mais e deixar de querermos fazer o que cabe somente ao bom Deus..(julgar).Pertenci a esse instituto abençoado e posso garantir que Deus abita ali…Vamos AMAR mais e REZAR mais…o resto DEUS CUIDA…PAZ E BEM

  40. Thiago “Maza”, mas ele falou!!!! N tenho culpa se ele falava besteira.

    ***********************

    Julia, Juliana e Silvana, rezem sim, mas pelo amor Deus!!!!!! N deixem de fazer uso da massa encefálica!!!

  41. aki muito se fala e pouco se reza…
    por favooor irmãozinhos queridos
    vamos parar de falar contra as instituições religiosa e rezar mais por elas..
    independente do movimento a igreja eh una e santa
    então rezemos por ela…

  42. Penso que não há nada a fazer a não ser rezar e confiar na Misericórdia infinita de Deus.