Consistório em novembro?

Atualmente, existem apenas 101 cardeais eleitores. Assim, o Papa tem a possibilidade de nomear, pelo menos, 19 novos purpurados. Pelo Dr. Armin Schwibach.

Roma (Kath.net/as) A partir de 1 de janeiro de 2011, o número de cardeais eleitores abaixo de 80 anos de idade cai para 101. O Papa João Paulo II afirmou, com a Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis” (Nº 33), que o número máximo dos cardeais eleitores não deve ser maior do que 120.

Contudo, essa regra deve ser entendida como uma regra ideal. O Papa é livre para nomear mais de 120 cardeais eleitores. O Papa João Paulo II ultrapassou, muitas vezes, o número máximo que ele mesmo estipulou.

É provável que o Papa Bento XVI anuncie um novo consistório durante a Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, no próximo mês de outubro, para a criação de novos cardeais.

Se isso acontecer, segundo a Tradição, o consistório ocorrerá um mês depois, ou seja, em novembro. O Papa terá assim a possibilidade de nomear, pelo menos, 19 novos purpurados eleitores.

Os candidatos à dignidade cardinalícia incluem os arcebispos da Cúria Angelo Amato (Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos); Raymond Leo Burke (Prefeito do Tribunal Superior da Assinatura Apostólica); Kurt Koch (Presidente do Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos); Gianfranco Ravasi (Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura); Paolo Sardi (Pró-Patrono da Soberana Ordem de Malta).

Dos Estados Unidos da América, o arcebispo de Washington, Donald W. Wuerl, será elevado ao cardinalato. Os arcebispos de Baltimore e Dolan [arcebispo de Nova Iorque] precisam esperar até o próximo consistório, uma vez que os arcebispos cardeais eméritos das dioceses têm menos de 80 anos e, portanto, ainda são eleitores. No Canadá, o Arcebispo de Toronto, Christopher Collins, consta na lista.

Na Europa ficam à disposição as sés cardinalícias de Munique (Reinhard Marx), Toledo (Braulio Rodríguez Plaza), Westminster (Vincent Nichols), Utrecht (Willem Jacobus Eijk), Mechelen-Brüssel (André-Joseph Léonard) e Warschau (Kazimierz Nycz).

Como cardeais italianos adicionais, receberão a púrpura dos mártires de Cristo os arcebispos das dioceses de Palermo (Paolo Romeo) e Florença (Giuseppe Betori).

Para a Ásia serão nomeados três cardeais: Malcolm Ranjith (Arquidiocese de Colombo), Charles Maung Bo (Rangun/Yangon) e Peter Takeo Okada (Tóquio).

Para a América do Sul são tidos como certos os arcebispos de Montevideo (Nicolás Cotugno Fanizzi) e Rio de Janeiro (Orani João Tempesta). Um terceiro cardeal é aguardado para o Brasil.

O continente africano consta na lista com três cardeais: Simon-Victor Tonyé Bakot (Yaoundé), Laurent Monsengwo Pasinya (Kinshasa) e Cyprian Kizito Lwanga (Kampala).

Além disso, há a possibilidade de que o patriarcado de Jerusalém seja elevado ao cardinalato e o atual patriarca Fouad Twal seja assim admitido no colégio de cardeais.

29 comentários sobre “Consistório em novembro?

  1. Também gostaria de saber quantos desses 19 novos purpurados são favoráveis ao Rito Extraordinário. Alguém saberia responder?

    Curtir

  2. Paulo, creio que Dom Raymond Burke e Dom Ranjith sejam mais favoráveis à celebração do Rito Extraordinário, quanto aos outros, pouco sei.

    Curtir

  3. Paulo, após uma rápida pesquisa, encontrei esses nomes: Monsenhores Malcolm Ranjith, Raymond Burke, Donald Wuerl, Vincent Nichols, Willem Jacobus Eijk, André-Joseph Léonard, Giuseppe Betori.

    Curtir

  4. Fiz uma extensa pesquisa, na internet,nos livros,nos documentos, nas praças.Só não consultei as paróquias, os padres e os bispos…
    Eis os nomes que encontrei que dariam bons cardeais e são favoráveis ao rito de São Pio V:
    -Bernard Fellay
    -Bernard Tissier de Mallerais
    -Richard Williamson
    -Alfonso de Galarreta

    Roberto F Santana
    robertofsantana@aol.com

    Curtir

  5. Segundo o Blog Igreja Una, monsenhor Kurt Koch quando era bispo diocesano rezou várias missas tridentinas. O mesmo assumiu o lugar de Walter Kasper, mas disse coisas que assombrariam os progressistas, ao menos no campo disciplinar e litúrgico:

    Em uma entrevista, ele disse:

    “Todas aquelas coisas que algumas pessoas disseram que eram novas depois do Vaticano II não eram temas da Constituição sobre a Liturgia (Sacrossanctum Concilium). Por exemplo, celebrar a Eucaristia de frente para os fieíe nunca foi um objeto da Tradição. A Tradição sempre foi celebrar ad orientem, porque era a posição da ressurreição.(…)A segunda coisa foi a língua vernácula. O Concílio desejou que o Latim permanecesse a lingua da liturgia.

    Ninguém pode celebrar os mistérios pascais sem SACRIFÍCIO (…)

    Enfim, pelo visto o sucessor de Kasper é católico!

    Curtir

  6. Cara Ana Maria,tenhamos calma D.Orani recentemente permitiu a celebração do rito tridentino aos domingos na missa das 9Hs na antiga sé do RJ, tratasse de um horario exelente e em uma Igreja importantissima da capital fluminense, a Antiga sé esta no centro da cidade e é de facíl localização,pode não ser perfeito mas creio que seja um importante avanço para os tradicionalistas do RJ.

    Curtir

  7. José Jr

    Orani n vale nada!! É um disperdício ele ser cardeal, pq n colocaram Dom Bergonzini,Dom Sobrinho, Dom Alano, Dom João Vitti(de Brasilia)?

    O fato dele ter permitido a Missa: N FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO DELE, n nos fez favor algum.

    Tenho um amigo em Belém, ele me contava o que se passava lá. TB n esqueci a missa show que ele promoveu há lguns meses no Rio de Janeiro.

    São trevas!!

    **************

    O outro Brasileiro deve ser: taveira ou dimas lara(esse é o Schumacher da Igreja)

    Curtir

  8. Prezados(as),

    Salve Maria!

    D. Williansom como Cardeal?
    Covenhamos, por favor. Como sempre, joga-se dois pesos e duas medidas…Da mesma forma que muitos da lista pendem para a esquerda, pender para a direita também náo é ortodoxo. Bispos que não conseguem atender o voto de obediência, fica difícil se tornar Cardeal. E o “pito” não é meu, mas de seu superior, D. Fellay.

    A.M.D.G.,

    E.M. RVGarcia

    Curtir

  9. Ana Maria.
    A sra fala que admira Dom João Brás por ele não ter permitido a palestra do herege ”Boff” mas ao que me consta ele era até favorável a isso sim, só não permitiu por que o Núncio Apostólico o pressionou. Não sei se é verdade, mas não creio que ele seria um bom nome não.

    Curtir

  10. alvaro é Dom João Braz, sei lá de onde tirei esse vitti :))) Obrigada!

    ***********************

    Pedro H. L, tb por aquele episódio e por ter conhecidos lá que falam muito bem dele. Nunca me falaram que ele fosse favorável a tl, mas se é, então, retiro o que falei.

    Curtir

  11. D. RANJITH SERÁ ELEVADO A CARDEAL PARA SER ELEITO PAPA.
    ELE É “O PAPA NÃO-ITALIANO” DAS PROFECIAS DE FÁTIMA QUE TOMBARÁ SOB OS TIROS DE SOLDADOS.
    ELE SERÁ O PAPA QUE VAI TOMAR O LEME E MUDAR O RUMO DA BARCA EM DIREÇÃO À EUCARISTIA SEGUNDO O SONHO DE D. BOSCO.
    QUEM VIVER VERÁ.

    Curtir

  12. cara Ana Maria, não estou aqui para defender D.Orani, até porque ele não precisa que ninguem o defenda,entretanto apesar dos erros que ele já possa ter e louvavel sim a atitude de reservar um espaço aos tradicionalistas no RJ,se analisarmos friamente a situação atual veremos que é a minoria dos bispos que permitem missas tridentinas em suas dioceses,em um ato de desrespeito aberto ao Santo Padre,para o bem da Igreja como um todo não podemos nos deixar levar por simpatias ou antipatias pessoais, se um bispo permite a verdadeira liturgia em sua diocese, obedecendo o que já foi determinado pelo Santo Padre,devemos apoiar a decisão mesmo que não nos afinemos com a linha pastoral deste bispo.

    Curtir

  13. D. RANJITH SERÁ ELEVADO A CARDEAL PARA SER ELEITO PAPA.
    ELE É “O PAPA NÃO-ITALIANO” DAS PROFECIAS DE FÁTIMA QUE TOMBARÁ SOB OS TIROS DE SOLDADOS.
    ELE SERÁ O PAPA QUE VAI TOMAR O LEME E MUDAR O RUMO DA BARCA EM DIREÇÃO À EUCARISTIA SEGUNDO O SONHO DE D. BOSCO.
    QUEM VIVER VERÁ.
    Cleir

    Deus o oiça!!!

    Curtir

  14. Cara Ana Maria, Salve Maria!

    D. Brás é sim fã da TL, basta ver os seminários como andam empestados desta ideologia marxista.

    Segundo conversas que também ouvi, há algum tempo, ele havia confirmado presença em uma reunião ou congresso, não sei bem, da tal NOVA ORDEM MUNDIAL, mas, devido “indisposição repentina” não pôde comparecer.

    Quanto à Santa Missa Tridentina, ele só permitiu depois de muito torrarmos a paciência dele e depois do Motu Próprio, que, nas prévias de sua publicação, em reunião entre ele e o grupo ao qual pertenço ele disse que “quando eu ver o documento, o MP, analisarei!”, ou seja, se eu gostar ou se for obrigado a cumprir, “cederei”. Permitiu uma única paróquia, um único padre e proibiu, ainda segundo um antigo seminarista, em reunião diocesana que qualquer outro padre rezasse.

    Entre outras, D. Brás também vetou casamentos (inclusive o meu), batizados e até crismas que um bispo emérito se dispôs a administrar, porém, não o fez porque o arcebispo não permitiu que fosse segundo o rito antigo.

    A lista ainda iria bem longe, mas, não nos desesperemos, pois, já mandamos “ALGUNS elogios e expomos todas estas suas qualidades” ao Vaticano, que foram devidamente entregues em “mãos” à Ecclesia Dei.

    Rezemos pela Santa Igreja.

    Salve Maria!

    Cleir, pensei nisto ainda ontem. Rezemos!

    Curtir

  15. Prezados, Salve Maria.

    Bem que D. Fellay daria um excelente Cardeal… Mas, convenhamos, a possibilidade é tão remota quanto surgir agora no Brasil um Bispo em plena comunhão que combata a Missa nova.

    Quanto a D. Tissier e D. Williamson, fico aqui com o sr. Robson. De bispos neogalicanos (i.e., que defendem o fim da hierarquia papal), já estamos cheios destes no clero modernista. Tudo o que não convém neste momento de crise – e Deus nos livre disso – é um Cardeal perguntando se há um Papa em Roma…

    Entre nomes possíveis – dentre os “um pouco mais ortodoxos” – creio que o nome de D. Aldo, Arcebispo da Paraíba, seria uma boa pedida para o terceiro Cardeal brasileiro a ser criado no próximo Consistório. O que me dizem? :)

    Curtir

  16. José Jr, caríssimo, já respondi logo acima, releia lá.

    ********************

    missaembrasilia, lamento pelo que vcs passam ai, mas qual seminário n é da tl?? Triste.

    ******************

    Pedro, vc viu que te respondi lá em cima? abraço

    Curtir

  17. “Bem que D. Fellay daria um excelente Cardeal… Mas, convenhamos, a possibilidade é tão remota quanto surgir agora no Brasil um Bispo em plena comunhão”

    Olhe que não, olhe que não!

    Recordar que João Paulo II fez cardeal um chinês sem que ninguém tivesse tomado conhecimento disso.

    Muito sinceramente? Não acho a possibilidade tão remota assim, e até acho precisamente o contrário. Pode parecer optimismo, mas tenho plena convicção de que Dom Fellay será cardeal com este Papa.

    É convicção minha, não é que tenha conhecimento de nada. É só um palpite, algo que me parece que ocorrerá.

    Nada é impossível, mas isso parece-me nem sequer ser improvável.

    Veremos!

    Curtir

  18. Cara Ana Maria e demais, salve Maria!

    Esqueci de me identificar no comentário feito às 12:40 do dia 09, deixando apenas o atalho para o blog da Santa Missa em Brasília, e como o blog tem dois moderadores, Cleber o Vitor, e este fui eu quem fez, identifico-me aqui: Cleber Lourenço.

    Salve Maria!

    Curtir

Os comentários estão desativados.