Na CNBB, o que é bom dura pouco: a força do lobby pró Teologia da Libertação e a cumplicidade episcopal move Sul 1 a rediscutir folheto sobre o aborto.

José Maria Mayrink – O Estado de S.Paulo

Os bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as 41 dioceses do Estado de São Paulo, vão rediscutir em assembleia, em Itaici, de amanhã a domingo, a questão do aborto que vem dividindo os católicos na campanha eleitoral.

O presidente do Regional Sul 1, d. Nelson Westrupp, bispo de Santo André, informou ontem, por intermédio de sua secretária, que desautorizou a divulgação de uma nota assinada por ele, em 26 de agosto, condenando o voto em candidatos favoráveis ao aborto. A nota tem a assinatura de mais dois bispos, d. Benedito Beni dos Santos e d. Airton José dos Santos, respectivamente vice-presidente e secretário-geral do Conselho Episcopal Regional Sul 1.

D. Nelson esclarece que o apoio dado ao Apelo a todos os Brasileiros e Brasileiras, divulgado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, foi uma decisão tomada no primeiro turno das eleições que deve ser reavaliada. Cópias do texto estão sendo distribuídas em paróquias de São Paulo e outros Estados.

D. Demétrio Valentini, de Jales, informou que, na véspera das eleições, padres de sua diocese foram procurados por pessoas que se apresentavam como militantes de movimentos católicos e pediam que cópias da nota do Regional Sul 1 fossem distribuídas nas igrejas. “Numa paróquia de Fernandópolis, essas pessoas diziam ser membros da Renovação Carismática de Votuporanga”, disse o bispo.

Em carta do dia 12 dirigida aos colegas de episcopado, o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, justificou a orientação que deu a seus diocesanos para não votarem em Dilma Rousseff nem em qualquer candidato do PT, por serem a favor da legalização do aborto. No texto, o bispo se queixa de d. Demétrio e promete recorrer ao papa Bento XVI contra ele. D. Demétrio, segundo o bispo de Guarulhos, tem posição a favor de Lula e o atacou em entrevistas à imprensa.

Mantenho minha posição contra Dilma, porque ela já mudou de opinião três vezes e agora se faz de santinha para dizer que é contra o aborto”, disse d. Luiz Gonzaga. O bispo informou que, depois de ter enviado a carta ao episcopado paulista, só vai se manifestar no encontro se provocado.

Ele diz que, embora tenha recebido apoio de outras dioceses, não partiu dele a orientação para distribuir panfletos contra candidatos fora de Guarulhos. Em Aparecida, onde o texto foi distribuído dentro e fora do Santuário Nacional, anteontem, padres tentam identificar os responsáveis pela distribuição.

16 comentários sobre “Na CNBB, o que é bom dura pouco: a força do lobby pró Teologia da Libertação e a cumplicidade episcopal move Sul 1 a rediscutir folheto sobre o aborto.

  1. Dom Nelson sempre foi bastante coerente em suas ações. O jeito é esperar para ver sua posição final enquanto presidente da Sul-1.

    Curtir

  2. Pois é, e além disso, os satanistas navamente estão ameaçando D. Aldo Pagotto. Não podemos deixá-lo sozinho, nem aos bispos que heroicamente assinaram esse Apelo. Sugiro mensagens ao Núncio Apostólico e a cada um desses dignos pastores.

    Curtir

  3. Vou falar de novo, quem é dom nelson? ex bispo de são josé dos campos que foi embora depois dos paroquianos do padre wagner terem acusado ele pela morte do padre. Pq? pq Wagner cansou de falar que o outro padre, tinha um moleque como amante.

    Curtir

  4. Reavaliar o que? Quem está reavaliando, é a Dilmá que está negando (mentindo) suas inteções muloquianas de sacrifícios humanos.

    A quem serve essa mulher? A quem serviremos se a elegermos.

    Curtir

  5. Caso alguém seja da Diocese de Dom Bergonzini, ou tenha o e-mail pessoal dele, por favor mande-me por gentileza pelo meu e-mail: apologista_@hotmail.com

    Peço-lhes isso pois na matéria é dito que Dom Bergonzini poderá levar até o Papa o que tem sido feito e dito por Dom Demétrio, em ofensa a ele e apoio ao PT.

    Sou da Diocese de Jales e conheço os gravíssimos problemas daqui,e são problemas voluntários – por posturas heréticas do Bispo e Padres – se Dom Bergonzini quiser eu posso até fazer um “dossiê” (tá na moda a palavra, né?) sobre os desmandos da Diocese de Jales.

    E gostaria também de enviar a ele a carta aberta que escrevi.

    Grato desde já.

    Diogo Ferreira.

    Curtir

  6. Esse é o momento!

    Já que Dom Luiz Gonzaga Bergonzini já ameaçou denunciar o comunistazinho Dom Demetrio ao Santo Papa, devemos agora pedir que algum bispo (quem sabe o prórpio Dom Luiz Gonzaga Bergonzini) lidere uma caravana até Roma elevando dossiês e mais dossiês dos escândalso da CNBB e também aproveitar e mantar dossiês mostrando os escândalos da RC”C”.

    Alguém pode criar um blog ou site só para isso?

    Com os escândalos da nossa vergonhosa Conferência Episcopal CNBB e movimentos pentecostais carismáticos RC”C”?

    A Ana Maria Nunes já tem um blog muito bom onde se encontra escândalos e mais escândalos do nosso clero. Se alguém bispo quiser liderar uma caravana até Roma, o blog da Ana vai ser de grande ajuda.

    Curtir

  7. Diria, se não conhecesse o Evangelho, que o catolicismo se esfacela debaixo das orientações dos bispos: há bispos que servem Cristo, a grande maioria, quero crer, e há alguns bispos que servem o Anti-Cristo, mas apoiados por ele são ruidosos. Sempre foi assim: os filhos das trevas são mais eficientes que os filhos da luz (mais eficientes nas coisas do mundo).
    Valerá a pena ir a Roma? Acredito que hoje valha. Mas nós sabemos que o Arcebispo de Mariana acusou publicamente o Bispo de São Felix do Araguaia de ser comunista. O assunto foi para Roma e jamais veio a resposta que os católicos tinham necessidade de receber.
    Os bispos estão muito preocupados em saber quem espalhou panfletos que falam sobre uma nota editada por Bispos e que está de acordo com a doutrina católica. Qual foi o “crime” desses distribuidores de panfletos. Foi o de divulgarem a boa doutrina? Os Bispos andam tão fora do norte e tomam decisões sem qualquer sentido. Por exemplo, o Arcebispo do Rio de janeiro, no dia do Nascituro, proibiu que na rua pública em frente à Igreja de Nossa Senhora do Parto onde se concentraram as manifestações religiosas do dia, se distribuíssem panfletos mostrando o horror do aborto e os outros horrores do PNDH-3. O que tem o Arcebispo com o que se passa na rua? E a distribuição destes panfletos criava algum problema à Igreja, por eles difundirem uma doutrina errada? Oh! meu Deus, já ninguém é capaz de dizer o que é certo e errado!
    Mas como os bispos estão muito preocupados em saber quem distribuiu panfletos em Aparecida, eu livro-os dessa sua apreensão: Fui eu, ou melhor, tenho muito pena de não ter sido eu, mas dou todo o apoio a quem fez essa obra de misericórdia espiritual. São o autor moral.

    Curtir

  8. “Valerá a pena ir a Roma? Acredito que hoje valha. Mas nós sabemos que o Arcebispo de Mariana acusou publicamente o Bispo de São Felix do Araguaia de ser comunista. O assunto foi para Roma e jamais veio a resposta que os católicos tinham necessidade de receber.”

    joão Guilherme Barbedo Marques, acontece que não deve ir uma única vez a Roma. Chegamos em um momento que se deve ir a Roma o tempo todo, como eu disse anteriormente, levando dossiês e mais dossiês ao Santo Papa dos escândalso da CNBB e dos movimentos carimáticos.

    Pelos seus disseres acima, me dá a impressão que você parece querer desistir!

    Nossa luta é diária.

    Curtir

  9. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, é outro seguidorzinho da TL. Esperar que Dom Orani faça alguma coisa, é mostrar ignorância em relação aos nossos prelados.

    Curtir

Os comentários estão desativados.