Consistório poderia ser anunciado amanhã. Cardeal Bartolucci?

Segundo informações de Roma, o Papa Bento XVI poderia anunciar amanhã, em sua audiência geral, a convocação de um consistório para a criação de novos Cardeais, a se realizar na festa de Cristo Rei, no próximo mês de novembro.

Os nomes dos futuros purpurados já foram cogitados aqui.

No entanto, a grande novidade levantada nas últimas horas seria a possível elevação ao cardinalato, embora não mais como votante num eventual conclave, de Monsenhor Domenico Bartolucci [já conhecido de nossos leitores], nomeado por Pio XII maestro “ad vitam” da Capela Sixtina, mas afastado do cargo em 1997 por intervenção do mestre de cerimônias de João Paulo II, Mons. Piero Marini. Tal demissão foi veementemente lamentada pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, que agora, ao que tudo indica, pretende fazer justiça ao velho e sofrido Monsenhor.

14 comentários sobre “Consistório poderia ser anunciado amanhã. Cardeal Bartolucci?

  1. Lembrando que JPII elevou (pasmem) ao cardinalato Urs Von Balthasar em idade avançada, seria bastante significativa a elevaçao de Mons. Domenico Bartolucci.

    Curtir

  2. Enfim, um pequeno ato de justiça…
    Li a tradução da Montfort sobre a subida de monsenhor Piacenza e do provável retorno da Tiara Papal, segundo o Site Golias.

    Bem, quanto a msgr. Piacenza, parece-me uma boa notícia… Quanto à Tiara, bem, melhor não ter expectativas, afinal de contas também já se especulou muito acerca do retorno da Sedia Gestatoria.

    Poderia-se utilizar novamente outros detalhes próprios do Sumo Pontífice, porém não polêmicos, como o fânon, por exemplo, que é um tipo de mozeta listrada que se coloca em cima da casula romana, e que até João Paulo II usou em pelo menos uma ocasião… Também tem a falda, que é um tecido comprido que era sempre segurado por dois prelados romanos que caminhavam à frente do papa.
    E a cruz papal de três braços, que João Paulo II usou na abertura da Porta Santa, no Jubileu de 2000? Poderia utilizá-la também… Aproveitasse e mandasse trazer de volta os flabelli, ressuscitar a corte papal, as cornetas que anunciavam a presença do papa, etc…

    Curtir

  3. Bruno, a Montfort continua com sua praxe tendenciosa na apresentação dos fatos, mesmo com a morte de seu mentor.

    Primeiro, desconhecimento do básico: CARDEAL Piacenza? O consistório só será anunciado amanhã e já o fizeram Cardeal? Depois, citar Schönbrum (quem é esse?), em referência ao arcebispo de Viena, lamentando os frutos do Vaticano II é demais! Justamente ele que é um dos mais safados progressistas vivos…

    Depois: nem tudo que Golias diz deve ser aplaudido, apenas pelo fato de ser dito por Golias. Por que? Muito do que eles informam é pura imaginação, tal como faz a Montfort por aqui. Talvez esteja aí a causa do aplauso…

    Que Dom Piacenza e o retorno da Tiara sejam coisas boas, sem dúvida! Graças a Deus!

    No entanto, a Montfort, assim como Golias, continua apresentando Bento XVI como um restaurador, um “reacionário”. Ora, é fato que ele é mais cauteloso e moderado que seus antecessores, mas não a ponto de rejeitar o Concílio Vaticano II e suas reformas.

    Desta maneira, usam praticamente os mesmos meios que o PT: tentam enfiar goela abaixo dos outros a verdade como mentira e a mentira como verdade, numa campanha de boatos irreais que esperam acabar pegando!

    Curtir

  4. Andrea Tornielli acaba de dizer que o Brasil terá feito Cardeal o Arcebispo de Aparecida. Dom Orani certamente não estará entre os escolhidos, posto que a regra da impossibilidade de dois cardeais eleitores numa mesma Sé foi aplicada com rigor.

    Curtir

  5. Caro Lucas Carvalho, fico contente de saber que Dom Damasceno pode ser feito Cardeal. Ele é o arcebispo de Aparecida.

    Quando fui seminarista tive a oportunidade de conversar um pouco com ele. Ele tinha vindo à minha diocese pregar um retiro no seminário.

    É uma pessoa muito gentil e simpática.

    Curtir

  6. Ferreti, o senhor poderia comentar a notícia do Tornielli, segundo a qual Dom Damasceno poderia ser feito Cardeal?

    Curtir

    1. Caro Alex, prefiro aguardar. Tornielli costuma acertar; o rumor se torna ainda mais consistente por ser quase certa a ausência de Dom Orani, já que Dom Eusébio ainda votaria num eventual conclave (tem 78 anos, sendo a idade limite 80) e não é usual a existência de dois cardeais da mesma Sé.

      Curtir

  7. Aguardemos ao menos até amanhã, então… Para sabermos acerca do que se fará com D. Burke, D. Ranjith, D. Piacenza…

    Sinceramente, nenhuma Sé Cardinalícia no Brasil atualmente me anima a receber o cardinalato… Ao contrário, o Santo Padre poderia até cassar alguns chapéus por aqui.

    Curtir

Os comentários estão desativados.