Íntegra da carta de Dom Bergonzini aos Bispos: “Diante desses fatos, sou obrigado a enviar uma reclamação ao Papa Bento XVI…”

Caríssimos irmãos,

Como é de conhecimento de todos, em 01.07.2010, iniciei uma campanha contra os candidatos favoráveis ao aborto, de todos os partidos, a qualquer cargo. O PT – Partido dos Trabalhadores – é o principal articulador dessa ação no Brasil e, também, do “casamento” de homossexuais. Desde 1991, vem tentando implantar o aborto, com o projeto de lei n. 1.135/91, dos então deputados do PT Sandra Starling e Eduardo Jorge. Os Congressos do PT aprovaram a liberação do aborto como programa do partido. O projeto de lei 1935/91 foi derrotado na Comissão de Seguridade e Saúde por 33 a 0 e na Comissão de Constituição e Justiça, dor 57 a 4., na Câmara Federal. O deputado do PT, José Genoino, demonstrando o ferrenho propósito de implantar o aborto, requereu a aprovação do projeto de lei 1935/91 diretamente pelo plenário, onde a bancada de deputados da “base aliada” do governo tem a maioria e pode ser aprovado a qualquer momento. Projeto de Lei n.º 1.151/95, sobre o casamento civil entre homossexuais, foi apresentado por Marta Suplicy em 26 de outubro de 1995, quando ela ocupava a cadeira de deputada federal pelo PT. Iara Bernardes, então deputada federal do PT, apresentou o projeto de lei 122/ 2006, que impede as pessoas e os religiosos de emitirem opinião sobre homossexuais, sob pena de prisão.

O meu comportamento é baseado em minha consciência e no Evangelho. E visa a discussão de valores com a sociedade. Seja qual for o resultado das eleições, filósofos, sociólogos, antropólogos, religiosos e a população já começaram a debater o que chamam de “agenda de valores”. O relativismo na sociedade e na Igreja Católica, sempre lembrado pelo Papa Bento XVI, também tem sido questionado: o meu sim é sim e o meu não é não. Não estou me esquecendo dos problemas dos pobres. Para isso, no Brasil, há leis especiais que devem ser cumpridas por qualquer governante. Sem contar a ajuda voluntária dos católicos realizada em todas as paróquias, pelas várias pastorais.

Ocorre que, no dia 07.10.2010, tive uma grande surpresa. Dom Demétrio Valentini, da Diocese de Jales, publicou uma matéria de meia página, no jornal Diário de Guarulhos, editado em minha diocese, com uma acusação de crime eleitoral. Um bispo acusando outro de crime, pela imprensa. É algo muito grave e inadmissível. Anteriormente, recebi uma carta anônima com velada ameaça à minha vida, que já está nas mãos da polícia.

Imaginava ter sido um destempero momentâneo do bispo de Jales. Enviei-lhe uma carta, com cópia ao presidente da CNBB-Regional Sul-1, Dom Nelson Westrupp, reclamando do fato e apontando a suspeita de o bispo de Jales estar atuando partidariamente.

A confirmação da atuação partidária de Dom Demétrio Valentini veio na revista Isto É, pg. 40, edição 2135, de 13.10.2010. Nessa revista está escrito: ” A exemplo do pastor Manoel Ferreira, dom Valentim é amigo de Lula, tem exercido papel fundamental no diálogo com os católicos.” Além disso, Dom Valentini insiste em que “esta situação precisa ser esclarecida e denunciada” dando a entender que existe qualquer interesse além do Evangelho.

Há igrejas evangélicas no Brasil, cujos pastores são a favor do aborto ou tem interesses políticos, que estão se posicionando partidariamente a favor da candidatura do PT.

Por essas circunstâncias, sou forçado a concluir que: a) a matéria publicada no jornal de Guarulhos teve a mão do Partido dos Trabalhadores e visou me amedrontar; b) a matéria visou, também, assustar os fiéis de minha diocese; c) em âmbito nacional, visou assustar os Bispos e a comunidade cristã e d) parece que há Bispos da Igreja Católica, no Brasil, que estão trocando o Evangelho do Senhor pela política partidária e por amizades pessoais.

O histórico do aborto, desde 1974, pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch ?v=4cJZZzWysN4

Dom Aldo Pagotto lembra que situação semelhante à brasileira, com a destruição da moral e da ética, para implantação do comunismo na Itália, somente não aconteceu por conta da atuação do Papa. Dom Aldo historiou os fatos no vídeo postado no link http://www.youtube.com/watch?v=j2q2DI9RsUo

Como lembrou Dom Aldo, na época o Papa disse “Não podemos nos calar.” Nós, agora no Brasil, também não podemos nos calar. Vamos agir e orientar o povo para que não se deixe enganar pelos oportunismos de última hora.

Diante desses fatos, sou obrigado a enviar uma reclamação ao Papa Bento XVI, imediatamente, com toda a documentação, pedindo-lhe que tome as providências que julgar cabíveis e necessárias, para reorientar a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, inclusive me orientar, se eu estiver agindo em desconformidade com o Evangelho.

Quero deixar claro que nunca indiquei apoio a qualquer candidato, como agora não o faço. Estou sendo coerente com meu artigo “Daí a César o que é de César”, publicado em 01/07/2010.

Estou comunicando, também, estes fatos todos os irmãos Bispos e Cardeais do Brasil, e a imprensa, através de replicação deste email. A carta a Dom Demétrio Valentim será publicada no site www.diocesedeguarulhos.org.br.

Não tenho intenção de polemizar, mas simplesmente de deixar clara a minha posição como Bispo, em defesa da Igreja, dos mandamentos de Deus.

Rogo a Deus Nosso Senhor e a Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil, que proteja a Igreja Católica e nos proteja a todos.

Guarulhos, 12 de outubro de 2010, dia da Mãe Aparecida.

Luiz Gonzaga Bergonzini
Bispo Diocesano de Guarulhos

59 comentários sobre “Íntegra da carta de Dom Bergonzini aos Bispos: “Diante desses fatos, sou obrigado a enviar uma reclamação ao Papa Bento XVI…”

  1. Apelou ao Papa!!!

    Que maravilha!
    Que golpe indireto contra o conciliarismo.
    Que golpe indireto contra as pretensões da “igreja brasileira”, que é um galicanismo refervido…

    E que pressão sobre a Santa Sé, para que a mesma se pronuncie publicamente! Sim, porque o apelo foi feito por um bispo da Igreja, e publicado nacionalmente…

    Será que o leviatã vermelho precisará tomar a nação para que tenhamos um episcopado fiel?
    Será preciso a vitória do PT para que o CNédrio caia?
    Espero que tais coisas aconteçam, mas não a custo da tragédia institucionalizada!

    Curtir

  2. Só de curiosidade…será que esse Bispo já foi de alguma forma contra a liturgia tradicional? Não posso acreditar que tenha sido…

    Viva Dom Bergonzini!

    Beato Cardeal Stepinac, que morreu nas garras do comunismo, proteja Dom Bergonzini!!!

    Curtir

  3. Agora falta reclamar ao Papa dos abusos litúrgicos, das heresias que se ensinam nos seminários, nas escolas e universidades católicas, da instrumentalização ideológica da Campanha da Fraternidade, da falta de generosidade em relação à aplicação do Sumorum Pontificum, dos abusos da Rc”c” e de sua sede máxima: Canção Nova, …

    Curtir

  4. Ferretti, tentei entrar no primeiro link que Dom Bergonzini indicou, mas a informação foi: “not found”. Será que foi tirado do youtube? Ou será coisa momentânea?

    E que o Bom Deus guarde o Bispo de Guarulhos, que botou a mão no vespeiro por amor a Nosso Senhor…

    Curtir

  5. Prezados, Salve Maria!
    Mas justiça seja feita: não existem santos nesta eleição, pois se o PT tem todo este histórico de luta a favor do aborto, o cadidato José Serra, quando ministro da saúde foi quem o aprovou… só gostaria que os que aqui postam, inclusive as matérias que são selecionadas para irem ao ar por este nobre site, que tanto gosto, não se “esquecessem” de mencionar que o outro candidato tem propostas bem semelhantes, pq senão fico com a impressão que aqui também se quer fazer política e não apenas esclarecer a nós católicos. Grato se minha sugestão for levada em consideração. Jeferson

    Curtir

  6. Com a carta deste corajoso bispo eu agora posso dizer com certeza que o racha na CNBB esta oficialmente consumado! Deo gratias! Vejam tambem a declaracao dos bispos do estado do RJ http://www.zenit.org/article-26305?l=portuguese .

    “Os bispos do Rio de Janeiro dizem “compartilhar plenamente” a orientação da CNBB manifestada na nota do dia 8 de outubro, em que se afirma o “direito – e mesmo, dever – de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã”.”

    Curtir

  7. Salve Regina, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini!
    E disse o bruno acima >>> Agora só falta reclamar ao Papa dos abusos litúrgicos, das heresias que se ensinam nos seminários, nas escolas e universidades católicas. Da influência da Teologia da Libertação na Campanha da Fraternidade. Da falta de obediência da CNBB ao Pro Multis e do impedimento por parte dos párocos e bispos à aplicação do Sumorum Pontificum e por fim dos abusos da D(Deformação)P(Pentecostal)P(Protestante) dentro da Sancta Mater Ecclesia…

    Viva o Papa Bento XVI: http://www.youtube.com/watch?v=jYyuGbcF_7w

    Curtir

  8. Sugiro a todos os irmãos que mandem cartas ao Núncio Apostólico e à CNBB contra D. Demétrio, o Apóstata. D. Luiz não será o único a denunciar os abusos desses inimigo da Igreja infiltrado em nosso meio. Deus salve D. Luiz! Nossa Senhora nos livre da maldição do aborto e dos abortistas!

    Curtir

  9. Só o fato de o pronunciamento de Dom Bergonzini vir à público pela imprensa já significa uma mudança de rumos na aparente harmonia da CNBB. É óbvio que esse imbróglio envolvendo o apóstata Dom Demétrio já chegou aos ouvidos de S.S. Bento XVI via núncio apostólico, por bem ou por mal. O mal-estar provocado por essa crise episcopal não passou despercebido. Além do mais, a carta de um bispo ao Santo Padre não tem as mesmas vias duvidosas de uma mísera carta de um fiel qualquer nas mãos da cúria romana. Algumas coisas mudaram em Roma desde a morte de João Paulo II, quer alguns concordem, quer não.
    Como bem afirmou o Paulo Frade acima, o racha já está consumado, diria até que a ferida está bem infeccionada e exposta demais para ser escondida.
    No mais, continuemos rezando por Dom Bergonzini que, ao que parece, é o bispo com mais mostras de coragem e amor ao Evangelho que qualquer outro nesse Brasil.
    E quanto à Dom Demétrio: descarga nele!!!

    Curtir

  10. Caramba!!!! Êta Bispo arretado!!!
    V. Exa. Revma. está com presença de espírito perante toda essa situação: posição inamovível em favor do reinado social de N. S. Jesus Cristo!
    Vamos ver agora como ficam as coisas com as posições declaradas e bem nítidas…
    Senhor, que seja feita a tua vontade!
    Dê-nos força para enfrentar toda essa canalha!

    Curtir

  11. Ana Maria Nunes, já estou falando isso a muito tempo!

    Não vai adiantar mandar cartinha para a Santa Sé, essa carta vai ser jogada na lata de lixo pelo clero modernista.

    Deixar também Dom Bergonzini ir sozinho até Roma também não é uma boa, visto que o mesmo clero modernista com certeza irá impedi-lo de cumprir sua missão.

    Temos que nos unirmos e levar uma “caravana” até Roma com grupos de católicos fieis a Santa Madre Igreja Católica.

    Pessoas com mais poder aquisitivo poderiam nos ajudar contribuindo com dinheiro para comprarmos passagens.

    E se alguém tem outras ideias, seja bem-vindo para colocá-la aqui.

    Curtir

  12. Caro Jeferson de Belem,

    O fratres está publicando noticias que demonstram como há um racha na CNBB. E há um racha por questões seríssimas, em que Bispos apoiam forças comunistas descaradamente. É até uma forma de defender um bom Bispo.

    Afinal, do que o senhor reclama?
    Da atitude do Bispo em atacar a candidatura de uma comunista? Reclama do que o Bispo pensa? Reclama de um posicionamento católico?

    O fratres simplesmente deu publicidade a um fato que é alarmante, e que ataca um Bispo de sua Igreja no exercicio legitimo de sua Missão como tal.

    Ou você prefere que os bispos se calem?

    O outro candidato também não é boa opção para os católicos, mas não é tão ruim quanto a candidata do PT, ou o senhor discorda? Neste caso, o senhor acha que deveriamos anular o voto e deixar a militância comunista decidir quem entrará no poder?

    Curtir

  13. O sr. Núncio está mais preocupado em boicotar as ações restauradoras de Bento XVI e tocar piano do que ser os olhos do Papa aqui no Brasil.
    O sr. Núcio, segundo deixou escapar o Bispo de Limeira, num ato falho providencial, foi o articulador, junto à CNBB, dos obstáculos “pastorais” à implantação do Motu Proprio Summorum Pontificum.
    O sr. Núncio teve o seu CD e uma série de concertos financiados pela CNBB.
    O sr. Núncio está mais preocupado com o século do que com a eternidade.
    Resumindo: o sr. Núncio, como disse muito bem a Ana, faz parte de uma escumalha modernista.

    Curtir

  14. D. Bergonzini até que tem zelo pela Liturgia. Na foto, ele está com paramentos muito belos, alva, casula e mitra elogiosas. Sem contar que, nas outras fotos que podem ser vistas no site da Diocese de Guarulhos, ele aparece na igreja com vestes corais, e quando a Missa terminou, fica de batina. Notório também é o arranjo beneditino no altar. Logo se vê que não dá para separar a lex orandi da lex credendi: um Bispo de fé firme também terá a Liturgia mais resguardada de tantos e infindáveis abusos.

    Curtir

  15. Renato Lima e Ana,
    também reafirmo a mesma posição de vocês.
    Posso apoiar financeiramente a proposta de formar uma Comissão de leigos para viajar à Roma junto com D. Bergonzini.
    Não poderei fazer parte da Comitiva pessoalmente, mas posso colaborar financeiramente quem se dispuser a organizar este importante evento.
    Precisamos conclamar católicos tradicionalistas de todo o Brasil para fazer o nosso movimento do GRITO DOS “EXCLUÍDOS”.
    “Excluídos” da catequese;
    “Excluídos” da formação cristã tradicional;
    “Excluídos” da Santa Missa Tridentina;
    “Excluídos” da apologética cristã;
    por favor, alguém divulgue o e-mail de D. Bergonzini para eu falar com ele.

    Curtir

  16. Renato Lima, Ana, Cleir,

    ótimo projeto. E certamente teríamos nomes conscientes para compor a caravana. Só penso se não seria possível melhor incluir, além dos leigos, sacerdotes de punho firme, como certamente temos.

    Curtir

  17. Ferretti,não consigo entrar nos links que D. Luis Gonzaga indica na sua carta. A informação é: “not found”. Será que foram retirados do youtube?
    NO de. D. Aldo é possével entrar.

    Curtir

  18. Já que vários bispos demonstraram sua opinião o que teria Dom Fernando Rifan da Administração Apostólica São João Maria Vianey para dizer a respeito? Parabéns Dom Luiz por sua atitude corajosa.

    Curtir

  19. Prezados,

    Lembro-me que quando Dom Demétrio voltou da visita ad limina em Roma, colocou no site da Diocese que o ponto alto da visita foi o encontro com o Cardeal Kasper. Ou seja, ele não está se importando muito com o Papa, mas sim em encontrar-se com aliados… e o núncio, ao que eu saiba é bem amigo de Dom Demétrio. Caso o Papa ao receber a carta de Dom Bergonzini queira mesmo enfraquecer a teologia da libertação no Brasil, o que primeiro tem de fazer é trocar o núncio, aposentar compulsoriamente Dom Demétrio e mais uma meia duzia de bispos vermelhos, daí um pouco de paz haverá.

    Prezados, eu resido na Diocese de Jales… rezem por mim e pelos meus. Rezem por todos daqui, pois alguns já estão presos aos esquemas mentais da filo-socialista TL, enquanto outros estão tomados pelo desânimo. Eu, embora cansado e irritado com os absurdos que ocorrem aqui, dou graças a Deus por ter sido algumas vezes maltratado pelos modernistas… e não digo isso para me enaltecer, na verdade faço muito menos do que posso e ganho muito mais que mereço.

    Por isso é que suplico orações aos leigos e padres daqui.

    Curtir

  20. Eis um Bispo que honra a Mitra e não se omite como os Sucessores de Iscariotes que infestam a CNBB.

    Curtir

  21. Lindo cenário! A “colegialidade” hipócrita mais uma vez desmascarada, como não acontecia desde os tempos de dom Castro Mayer! Desejo sinceramente o agravamento deste quadro, até a CNB do B rachar ao meio, como tipicamente acontece ÀS MELHORES AGREMIAÇÕES COMUNISTAS. Uma vez separadas as alas progressista e “conservadora”, os católicos vão poder distinguir melhor pastores e mercenários. Mas há problemas mais urgentes do que as eleições: segue violado o direito sagrado dos fiéis à Santa Missa de Sempre e à verdadeira doutrina.
    Que venha o escândalo, para que caiam as máscaras. O tempo dos sorrisos e do falar adocicado terminou.

    Curtir

  22. Marcelo, o primeiro link funciona se você copiar e colar e remover o espaço entre “watch” e “?”
    O link corrigido é:

    Corresponde ao vídeo “MAE DO BRASIL”.
    Wagner

    Curtir

  23. Prezados,

    vejam só:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/site-petista-dilmista-propoe-luta-contra-a-igreja-catolica-como-chavez-fez-na-venezuela/

    Proponho enviar a todos os bispos/dioceses brasileiros a notícia acima, cobrando deles uma posição firme, mesmo os “vermelhos”.

    Agora, não se trata de apoiar “A” ou “B”, mas de rezarmos com o Pai-Nosso: SED LIBERA NOS A MALO. AMEN.

    Depois… será tarde.

    Pedro José.

    Curtir

  24. Pessoal, para colaborar com o link postado por Dom Bergonzini:

    http://www.documentos2010.com

    Rezemos, pois acho que a ferida que nossa Igreja está finalmente aparecendo, com as dimensões e profundidade reais. Quem sabe Nosso Senhor permitirá que com isso ela possa começar a ser curada.

    Que o Senhor nos dê a graça de sermos instrumentos nesta fase de “tratamento” e purificação do Corpo.

    Abraços,

    André

    Curtir

  25. Dom Bergonzini, eu te admiro muito!!! a CNBB deveria seguir seu exemplo! o Sr. é fiel ao magistério da IGreja custe o que custar!!! e faça sim reclamaçao ao Papa, pode dizer que eu tb estou reclamando!
    Deus lhe pague!
    fique com Deus
    ana beatriz ries

    Curtir

  26. Meu Deus!!

    D. Bergonzini tem de ir à Roma…. nada de mandar carta!! Que vá fartamente documentado (isto será fácil, fácil…) e, com absoluta certeza, com uma comissão! Podemos fazer uma campanha se for necessário grana para custear a viagem (se não houver condições financeiras para a sede do senhor bispo)!!
    A hora é agora!!!

    Em Jesus e Maria!

    Curtir

  27. Bruno vc é de onde? Pode me enviar um email?

    ************ Quem mais aceita ir na Catedral de Guarulhos rezar o rosário?
    Chega de ficar nos blogues, vamos mostrar as nossas caras.

    Curtir

  28. Contrariamente ao que muitos bispos parecem pensar, a sua sagração não lhes dá a garantia de estarem sempre na verdade, nem a certeza da sua salvação, nem sequer lhes traz privilégios dentro da Igreja. A sagração torna-os mais “servos” dos fieis que devem instruir e orientar, obriga-os ainda a uma vida mais exemplar e totalmente dedicada ao Senhor, obriga-os a estarem numa união viva com o Papa, sem a qual não pertencem à Igreja.
    Como recebeu mais graças, tem mais responsabilidades; como se aproxima mais de Deus, tem de O servir melhor. Ele está naquela posição para, servindo Cristo, melhor servir os fieis. E o que é servir os fieis? Jesus, dirigindo-se a Pedro, disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. E Pedro dirigindo-se aos bispos lhes dirá: apascenta as ovelhas do Senhor no teu território. E o que será apascentar? É guardá-las, vigiá-las, conduzi-las, dar-lhes alimentação e bebida; é ensiná-las, corrigi-las, protegê-las; é fazer tudo o necessário para que o rebanho se mantenha unido, para que possa prosperar e crescer e, principalmente, para que viva sempre rumo ao Senhor, na esperança da salvação.
    E para isso, o Bispo não pode ter amizades que prejudiquem uma obediência total ao Evangelho, o bispo não pode inventar doutrinas vistosas que o tornem querido, mas que atraiçoam o Senhor. O bispo tem de ter a noção perfeita que uma traição feita por ele é bem pior do a de Judas: Judas não sabia bem quem era Jesus e até se sentiu traído por Ele, mas quando se apercebeu da verdade, tal foi a dor que sentiu que pagou o erro com a vida. Hoje, o Bispo sabe perfeitamente quem é o Senhor.
    Evidentemente, em qualquer posição da vida, muitos sabem o que devem fazer e não o fazem. E Deus, como na parábola do trigo e do joio, não cobra de imediato, na esperança de quem errou se torne num filho pródigo. E o Espírito Santo assiste de forma particular o bispo, para que ele não erre, porque o erro dele tem consequências muito graves, pois pode arrastar muitos ao erro, porque pode desorientar os seus fieis, porque pode destruir o o rebanho do Senhor.
    E é fácil saber o que é o erro ou a verdade? É. E por isso é que todos somos responsáveis pelos nossos erros, evidentemente, no nível em que cada um pode julgar. E porque é fácil? Porque a nossa doutrina é divina. Foi-nos ensinada por Jesus Cristo que é Deus e em nada pode ser alterada e ninguém a pode alterar, o que quer dizer que o foi sempre verdade, continua verdade e o que foi sempre erro, continua erro, se bem que possam aparecer novidades que a queiram alterar. Porém, essas novidades não são de Deus e devem ser rejeitadas.
    É profundamente triste e desolador vermos bispos que trocam com facilidade e, mais ainda, com leviandade, a boa doutrina de sempre por “um prato de lentilhas”. Não podendo resolver o assunto, parece-me que há que perdoar a estes bispos, mas atuar de forma que o mal criado se desenvolva o mínimo possível. Seremos nós amanhã interrogados por Cristo pelo nosso nulo empenho na resolução destes casos? não seremos todos solidariamente responsáveis?
    Por outro lado, esta situação torna mais visível a atuação de um bispos que abandona tudo para seguir o Evangelho, que vai no caminho de espinhos e flagelos para com todo o amor seguir a Jesus, que não tem medo da crucificação em praça pública, porque sabe que é isso que Jesus espera dele, se necessário. Que Jesus e que nós esperamos para nos galvanizar no sentido de vivermos por Cristo, com Cristo e em Cristo.
    E por consequência, embora estes bispos cumpram o seu dever, nós temos antes de tudo de agradecer a Deus que nos deu tal bispo e temos de rezar para que ele confie que Deus o não abandonará e isso seja o alimento necessário à continuação do seu caminho para Deus.
    Neste momento agradeço do fundo do coração a Dom Luis Bergonzini a sua extraordinária estatura e dirijo a minha oração ao Senhor para que os seus irmãos sejam capazes, também, de nos confirmar e converter.

    Curtir

  29. Wagner, obrigado, vi o vídeo.
    É estarrecedor pensar que muitos de nossos Bispos pensam que esse tema do aborto seja secundáriooo…
    Digo e direi enquanto viver: NÃO SÓ A FUMAÇA DE SATANÁS ENTROU NA IGREJA, como afirmou Paulo VI; SATANÁS INTEIRO, COM SEUS SEQUAZES, TOMARAM CONTA DE ALTOS POSTOS DA HIERARQUIA E TEM PASSE LIVRE NA IGREJA…
    SÃO MIGUEL ARCANJO, ROGAI POR NÓS!

    Curtir

  30. Oi Ana Maria!

    Muito bom idéia.
    Pode contar comigo.
    Meu email não aparece mas creio que o Ferreti possa nos colocar em contato.

    Att,

    Vladimir

    Curtir

  31. Parabéns D. Luiz.
    E aos demais Bispos que estão enfrentando o PT e sua
    agenda diabólica.

    A conferir:

    Os Bispos de SP tem viagem “ad limina” em Novembro
    próximo.

    Curtir

  32. Prezado Antonio S, Salve Maria!

    Sugiro que você leia novamente o que escrevi e talvez entenda do que “reclamo”. E quem sabe entenda que é justamente de uma atitude assim como a sua que chamo a atenção para que seja evitada. Não ignoro o racha na CNBB, e assim como muitos preferiria que ela não existisse.

    Mas primo sobretudo pela verdade dos fatos, e pelo menos um, foi esquecido na carta do venerável Bispo.

    Em tempo, para que o amigo se acalme, não sou petista nem votarei na Dilma.

    “O outro candidato também não é boa opção para os católicos, mas não é tão ruim quanto a candidata do PT(…)”, ingenuidade das ingenuidades, é tudo ingenuidade.

    Jeferson

    Curtir

  33. Na meu humilde e rude entendimento, vejo a atuação nítida da Teologia da Libertação envolvida nestas questões, visto que o Frei Beto, Leonardo Boffe e tantos outros que se dizem católicos, porém andam na contramão da fé denegrindo a imagem dos verdadeiros católicos que em obediência às suas consciências votam pelo direito à vida, e assim como os antigos mártires, exorto a permanecerem firmes na fé sem arredarem o pé desses princípios, confiantes que mesmo sendo minorias, saibam que Deus está conosco. “Estamos em uma época em que o cão não é mais amigo do homem e sim o homem amigo do cão”. Com isso acredito que para aqueles partidários do relativismo moderno e mundano, visando o lucro e o poder, o destino deles “é o centro dos quintos dos infernos” e que o Senhor tenha piedade de suas almas. Oremos a Deus pelo futuro do nosso Brasil, pelos nossos sacerdotes e pelo nosso Papa.

    Curtir

  34. Jeferson, você atribui esta ingenuidade também ao Padre Lodi, grande defensor da vida no Brasil, muito mais do que qualquer outro, inclusive você. Ingênuo na realidade é vc, meu caro.

    Curtir

  35. Augusto, Salve Maria.

    Não sei do que você está falando, porque em momento algum me arroguei o direito de ser defensor da vida, muito menos me comparar com o grande Pe. Lodi. Se você entendeu isso tem o mesmo problema de leitura que o Antonio e, me desculpe, é tão ingênuo quanto ele pq faz julgamentos apressados e levianos.

    Curtir

  36. Jeferson, quem tem problema não só com leitura, mas também com lógica, é vc.

    Você considera ingenuidade dizer que Serra é menos ruim que Dilma. O grande defensor da vida do Brasil (mais que qualquer outro, o que inclui vc, mesmo que não tenha dito nada. Isso se chama lógica.), Pe. Lodi, diz que não se trata de ingenuidade.

    Logo, você teria acusado o grande defensor da vida do país de apoiar uma ingenuidade.

    Quem é mais ingênuo: você ou ele?

    Curtir

  37. Wladimir Sesar e Brumo Lima

    Favor clicar no meu nome e ir para o meu blogue , deixem email.

    ***************** Que coisa! Somente 4 pessoas deram sinal vital.

    Quando os muçulmanos tentaram nos aniquilar, deram de cara com os cruzados.

    Comunistas ameaçam um Bispo e o nosso País e dão de cara com católicos virtuais.

    Curtir

  38. Augusto, Salve Maria.

    Não quero polemizar aqui, pois todos os católicos devem se unir em oração nesse momento, tão grave para o nosso amado país.

    Você me acusa de ser mal leitor, ilógico e ingênuo. Certamente tenhos muitos defeitos e eventualmente estes estão incluídos.

    Todavia, peço ao irmão que verifique a minha primeira intervenção a qual referia-se a uma omissão do pretigioso bispo, que esqueceu-se de mencionar, no histórico do aborto, a grande contribuição do candidato José Serra, e a partir dela o aborto passou a ser tratado como questão de saúde pública… Daí se resulta, que em se tratando de aborto, ambos são favoráveis: um por ação, outro por omissão. Esquecer-se disso é, no mínimo, uma grande omissão histórica, seja ela cometida por quem for, que pode gerar a ingênua pretensão de que Serra é menos pior que Dilma, o que não é verdade, pois na verdade ambos são de partidos de esquerda e ambos cooperam ou cooperaram com a causa abortista. Isso, creio, não deve jamais ser esquecido por todo e qualquer católico com obrigação de votar nas próximas eleições.

    Creio que esse posicionamento não é incoerente e é fruto de uma correta e realista percepção dos fatos atuais.

    Jeferson

    Jeferson

    Curtir

  39. Caros irmãos,
    Li todos os comentários postados. E fiquei triste conosco. Parece-me que nos falta a caridade. Devemos ter caridade uns com os outros. Vamos também nos rachar?
    Devemos também respeitar, evitando palavras chulas, aqueles que são representantes – por terem a ordem – de Jesus. Vibrei com a carta de D. Bergonzini, acho frustante e estarrecedor que outros bispos não tenham a mesma posição. Creio também que é hora de cada um mostrar a sua cara e a quem realmente serve. Mas isto não nos dá o direito de nos referirmos aos bispos e padres disertores da verdadeira doutrina de Cristo como canalhas. Se alguém tem dúvida disso, leia o livro da vida do Pe. Pio ou veja o filme. Vamos deixar esse tipo de julgamento para Deus. No mais, Cristo derramou seu sangue por todos nós, por todos eles também. Que seu sangue não seja derramado em vão. Rezemos por todos. Como já foi dito, a prestação de conta deles é mais severa. Que Deus tenha pena deles. E de nós também.

    Curtir

  40. Jeferson – Belém

    Entenda: Todos sabemos que o serra é um desgraçado! Quem decidiu votar nele – e eu tb – depois do padre Lodi ter feito o texto sobre voto nulo, é pq o serra embora desgraçado n é comunista.

    VC sabe o que é o comunismo? Já sacou que o eixo do mal é amigo do molusco e da dilma? Morales, chavez, os castros, ahmadinejad, zelaia ….

    Ninguém vai votar no serra feliz, vota pra impedir que o comunismo avançe mais.

    No segundo turno,estamos no segundo turno, é segundo turno n há histórico do serra que seja pior que o comunismo.

    Curtir

  41. Prezada Ana,

    Entendo o que você diz e compartilho da sua angústia. Se voltei ao assunto repetidas vezes foi para esclarecer pontos que geraram atritos.

    Com relação ao comunismo, sei o suficiente para repudiá-lo com todo o meu coração e se você me permite, sugiro que veja o excelente documentário THE SOVIET HISTORY (verdadeiramente estarrecedor na denúncia dos crimes da ditadura soviética).

    Curtir

  42. Querido e Exmo. Dom Luiz – Da mihi virtutem contra hostes tuos”; estou acompanhando as noticias sobre sua tomada de postura evangelica, catolica e apostolica contra questões que ferem a ética, a moral, a fé….enfim a defesa da vida. Confesso, que estou edificado e a sua postura é para mim e para muitos cristãos católicos uma esperança, sobretudo, quando querem relativisar o evangelho de Nosso Jesus e suas leis; confesso que ficar em cima do muro ou calar-se diplomaticamente, de fato, tem sido situações que, infelizmente, tem escandalizado grande parte do Rebanho do Senhor, sobretudo aqueles que ouvem sua vóz na vós de seus pastores. Receba minhas orações certeiras, meu apoio e meus parabéns e meu agradecimento pelo seu exemplo. Defenda a vida, erga sua vóz, “nolite timere!” – Oportet illum cresce et mihi minui!”, seja fiel ao seu lema. E desde já peço-lhe sua benção de apostolo defensor da vida.

    Seu amigo e irmão no sacerdócio

    Curtir

  43. Ótima carta…

    Eu também não quero que o aborto seja legalizado, e eu tenho um motivo pessoal para isso.

    Eu fiquei gravida com 13 anos e a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi abortar, ams eu fiquei com medo e não tive coragem, acho que no final meu amor de mãe venceu. Mas quem sabe que se o aborto fosse legal eu não teria abortado? Porque da muito medo de assumir um filho tão nova, e eu não tinha muita responsabilidade, era um pouco inconsequente. Hoje eu agradeço por não ter abortado, pois não viver todas as alegrias que vivo com meu filho.

    E eu acho que se tivermos essas opção de abortar em um momento de fraqueza poderemos decidir pelo aborto e depois só restar arrependimento.

    Curtir

  44. APOIO TOTAL AOS BISPOS DA CNBB SUL !
    É preciso UNIR A IGREJA DE CRISTO CONTRA OS ABUSOS QUE ESTÂO SENDO PRATICADOS, INDISCRIMINADAMENTE !
    As pessoas paracem não estar percebendo que o que está em RISCO é a DEMOCRACIA NESTE PAIS ! NA SURDINA estão sendo CASSADOS os DIREITOS HUMANOS, INALIENAVEIS À VIDA, À SAUDE, AO RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, O DIREITO DE ACESSO À JUSTIÇA, O DIREITO DE LIBERDADE, o respeito pelo TRABALHO DIGNO e HONESTO de VIDA INTEIRA dos APOSENTADOS e pensionistas – NÃO EXISTE MAIS NENHUM RESPEITO PELA PROPRIEDADE PUBLICA E NEM PELA PROPRIEDADE PRIVADA ! ESTAS PESSOAS QUE DEFENDEM O TOTALITARISMO, QUE NEGAM A VERDADE DOCUMENTAL DOS FATOS – EM AUDIO e VIDEO , QUE DEFENDEM O ABORTO – DEFENDEM È O DIREITO DE MATAR , QUANDO DEFENDEM O NOVO CODIGO FLORESTAL – DEFENDEM O DESMATAMENTO, DESTRUIÇÂO DO PLANETA – QUANDO DEFENDEM O PNHD3 DEFENDEM A VIOLAÇÂO DOS DIREITOS HUMANOS E A CASSAÇÂO DA LIBERDADE, QUANDO ACREDITAM EM PESSOAS QUE ASSINAM LEIS GRAVISSIMAS – ALEGANDO QUE NAO LERAM ANTES DE ASSINAR – ESTAS PESSOAS ESTÃO CEGAS – OU NAO QUEREM VER O OBVIO
    ESTE ARGUMENTO DE QUE TODAS AS INJUSTIÇAS E ILEGALIDADES SE JUSTIFICAM A PRETEXTO DE UMA SUPOSTA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE ALGUNS,
    SE ESQUECEM QUE A CASSAÇÃO DE DIREITOS VEM EM PREJUIZO DE TODOS .
    SE DIZER CRISTÃO E APOIAR O CRIME , A MENTIRA, A VIOLAÇÃO AUTORIZADA POR LEI HUMANA DE TODOS OS 10 MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS É ANTI-ETICO, É ANTI-CRISTÂO , é CONTRA A LEI DE DEUS !!!!
    DEUS É LUZ E NELE NAO HÁ TREVA ALGUMA . SE DIZEMOS TER COMUNHÃO COM ELE MAS ANDAMOS NAS TREVAS , MENTIMOS E NAO SEGUIMOS A VERDADE – SÃO JOAO PRIMEIRA EPISTOLA 1:5 -6

    Curtir

  45. Parabéns, D. Luiz..

    Como católica, tenho orgulho de tê-lo como bispo em nossa Diocese. Pessoas como o sr. nos ensinam que Cristo não morreu em vão. Parabéns.

    Curtir

Os comentários estão desativados.